terça-feira, 8 de setembro de 2015

Superalmanaque Marvel

     Olá a todos sejam bem vindos a mais uma postagem do canil do beagle,hoje irei falar de umas das publicações mais bacanas que a editora Abril já lançou entre 1989 e 1994:o superalmanaque marvel.
   O superalmanaque marvel foi uma publicação que marcou época, afinal era uma edição com nada menos que 260 páginas,contendo arcos fechados ou super-sagas,até aquela época nunca uma publicação marvel teve tantas páginas.
    Mas como era possível uma publicação ter tantas páginas? explico:antigamente havia uma grande defasagem no tempo das histórias publicadas pela editora Abril: cerca de 3 a 6 anos, então a editora  dava uma acelerada colocando várias histórias ou até mesmo sagas completas nestes almanaques.
   O primeiro Superalmanaque Marvel  chegou em Dezembro de 1989 com nada menos que 11 histórias, estrelando Homem Aranha em uma batalha contra o duende macabro, Quarteto Fantástico contra mefisto ,os X-Men enfrentando a ira do irmão do pássaro trovejante,wolverine sendo perseguido por dentes de sabre e Rom com o final da Guerra dos Espectros.

o primeiro e épico superalmanaque marvel

    A segunda edição também foi marcante pois era totalmente dedicada ao homem-aranha,isso mesmo um gibi de 260 páginas do amigão da vizinhança, onde ele encarava o duende macabro e dezenas de outros inimigos, essa segunda edição foi um verdadeiro presente de natal,pois foi lançada em Dezembro de 1990,essa edição me marcou completamente pois lembro que em meados do mês,fui com meus avós no Barra-shopping na zona Oeste do Rio de Janeiro para fazer as compras de natal,na entrada do shopping havia uma banca de jornal,meu avô resolveu comprar uma revista para mim e adivinhei qual escolhi? basta dizer que enquanto eles faziam as demoradas compras eu ia lendo aquele "tijolinho".
o melhor presente de natal que um nerd poderia ganhar

    O número três chegou nas bancas em meados de 1991 com 260 páginas e personagens variados, nessa edição temos um seleção excelentes de histórias:os vingadores da costa leste e oeste sendo presos pelo governo e tendo que encarar a traição de um de seus membros, o x-factor e o homem de ferro lutando lado a lado,os x-men e os novos mutantes enfrentando o vilão mojo.

volta o mix de personagens mas a qualidade continua

   O quarto superalmanque marvel veio em Outubro do mesmo ano e tinha duas atrações: Thor e Homem de Ferro.A revista tinha dois lados onde um ficava de cabeça para baixo do outro (no lado B Thor vinha com a conclusão da saga de Walter Simonson e no lado A Homem de Ferro mostrava o vingador com sua armadura prateada), acho esse um dos superalmanaque mais fraco de todos.

dois heróis dividindo um mesmo superalmanaque

   O quinto superalmanaque marvel  saiu em 1992 e foi o que eu mais tive dificuldades de achar, só consegui em 2012 e considero o mais raro de todos,ele apresenta os arcos principais da saga a queda de mutantes, com a participação dos x-men,x-factor e novos mutantes.Essa saga foi relançada completa em três encadernado da Panini em 2013.

 uma bela capa para uma bela edição

    A saga: a Guerra do Alto Evolucionário foi tão grande que teve que ser publicada em dois superalmanaques: na sexta e sétima edição lançadas em junho e julho de 1992  a história envolvia diversos personagens da marvel encarando o vilão alto evolucionário.

 foram precisos duas edições para contar a saga do alto evolucionário

    No ano de 1993, novamente uma supersaga dividiu o superalmanaque marvel,nas edições 8 e 9 com Ataques Atlantes,uma aventura onde diversos heróis da marvel enfrentam em momentos distintos investidas dos atlantes, que tentavam ressuscitar o deus serpente.

novamente uma saga em duas edições de superalmanaque mavel

   Depois disso foi ladeira abaixo,foram lançados dois superalmanaques com histórias bem abaixo da média:o número 10 saiu no ano de 1994 e contava com a história: o fator terminus onde os vingadores encaravam o vilão espacial em um história bem sem graça.

apesar da capa a história é bem fraca

  O último superalmanaque marvel saiu em 1995 com uma história bem fraca envolvendo homem-aranha,justiceiro,cavaleiro da lua e os novos guerreiros;Uma despedida melancólica que não lembrava em nada a espetacular publicação que marcou toda uma geração,depois disso a editora Abril desistiu da publicação em mais uma de suas decisões editoriais erradas.

a melancólica edição final 
  
   Espero que tenham gostado,matado as saudades do superalmanaque marvel e quem não conhece trate de correr nos sebos para procurar,até a próxima pessoal!


3 comentários:

  1. Me lembro que quando comprei a edição #1 do Superalmanaque, fiquei meio perdido. As histórias eram praticamente continuações ou conclusões, e nessa época, mesmo comprando de tudo, eu não conseguia ler todas as histórias. A conclusão do ROM foi bacana, era um de meus heróis preferidos.

    ResponderExcluir
  2. A saga rom foi épica!! Só o final que foi uma bosta!! Bem que eles poderiam relançar o heroi!! Uma pena que a marvel não tenha os direitos do personagem!!

    ResponderExcluir
  3. Clássicos!!!

    Saudosos formatinhos.

    ResponderExcluir