sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Lendas

     Olá a todos que acompanham o blog,sejam bem vindos a mais uma postagem,hoje irei falar de uma das melhores mini-séries da DC: lendas.
   Em 1986,após a maxi-série crise nas infinitas terras, a DC resolveu dar um novo rumo a alguns heróis que haviam sidos reformulados na saga anterior,no caso da mulher maravilha,do flash,do capitão marvel e principalmente da liga da justiça que vivia sua pior fase:a liga detroit. a saga foi elaborada por John Ostrander,Len Wien e teve desenhos de John Byrne.

os protagonistas da trama

  Na trama O vilão Darkseid cria um plano para atacar os heróis da Terra. Mas, desta vez, pretende evitar o confronto direto. Sua idéia é abalar os ideais de seus inimigos, fazendo com que percam a credibilidade.
o plano de darkseid

      Para que o plano dê certo, darkseid envia para Terra, o manipulador de mentes Glorioso Godfrey, disfarçado como o escritor G. Gordon Godfrey que elaborou uma extensa campanha publicitária contra os superseres, afirmando que eles só traziam maus exemplos, que incentivavam a violência, que a população não deveria confiar sua segurança a mascarados, e que os supervilões não existiriam se não fossem os heróis. 

 
as duas faces de Godfrey

   Existe um boato que godfrey foi inspirado em um personagem real,o psiquiatra Frederich Werthan que na década de 1950 realizou uma caça as bruxas contras as revistas em quadrinhos nos EUA,utilizando os argumentos idênticos aos do personagem da trama.

Godfrey ou Werthan?

   O Presidente Ronald Reagan, temendo pânico em alto escala, proibiu por decreto a atividade de superseres inclusive o superman durante o episódio,muitos anos antes de guerra civil da marvel. 


heróis proibidos de atuar anos antes de guerra civil

    A partir daqui a coisa começa a ficar feia para os heróis: o Doutor Bendlam outro enviado de darkseid encarna em um construto chamado macroman que, engana o Capitão Marvel, fazendo o herói acreditar que matou um ser vivo com seu raio mágico. Assim, Billy Batson desiste de usar seus poderes.

a queda do capitão marvel

    Por sua vez mesmo com o decreto presidencial batman e robin continuam a agir e são atacados por  uma multidão hipnotizada por Godfrey,robin é espancado e internado.

 
a queda da dupla dinâmica 

  Já nuclear acaba entrando em confronto com o herói rapina ao tentar conter uma invasão e quase é morto pelo monstro enxofre.

a queda de nuclear

   A liga detroit tenta deter o monstro enxofre enviado por darkseid,mas ela é derrotada e humilhada, durante a saga a liga é atacada por um de seus antigos inimigos e dois membros são mortos,ajax-o caçador de marte decide acabar com a equipe.

a liga Detroit

  O superman acaba sequestrado por darkseid e levado para apokolipse,onde sofre uma lavagem cerebral e acredita ser o seu filho,somente após uma batalha contra orion é que o super recobra a memória e volta para a terra para ajudar os heróis.

superman campeão de apokolipse

   Sem a liga da justiça para deter enxofre  a agente do governo amanda waller juntamente com o coronel rick flag recruta um grupo de vilões para deter a ameaça em troca da redução de suas penas,criando o esquadrão suicida.

surge o esquadrão suicida 

   Nesse meio tempo vários heróis passam a agir na clandestinidade,mas quando Godfrey decide tirar o presidente do poder e a vitoria de darkseid era quase certa o sr.destino reúne batman,superman,bezouro azul,canário negro,guy gardner,flash,mutano e capitão marvel para derrotar o glorioso Godfrey.
a volta dos heróis

   Godfrey decide invocar os parademonios e os cães de guerra de darkseid, no meio da batalha surge a mulher maravilha em sua primeira aparição pública após a reformulação de crise nas infinitas terras.

surge a mulher maravilha

Godfrey em um ato de desespero é derrotado pelas forças da ordem e do caos após tentar colocar o poderoso elmo do dr. destino.
a derrota de godfrey

   Ao fim da saga surge uma nova  e poderosa versão da liga da justiça contando com os novos heróis

a nova liga da justiça

  Eu adoro essa saga,na minha opinião foi uma das melhores participações do vilão darkseid ,onde ele manipula a todos dos bastidores,no Brasil Lendas foi publicada pela primeira vez em uma mini-série em seis partes com a saga principal e seus spin off pela editora abril, em 2007 a panini relançou a saga principal em grandes clássicos DC 10 sem cortes e com nova tradução que hoje é uma raridade.

 
as duas versões de lendas

  Por isso se você gosta de uma trama bem elaborada, trate de procurar seja a mini série da abril ou a da panini, nos sebos ou mercado livre,espero que tenham gostado da dica e até a próxima.













Um comentário:

  1. Também considero Lendas uma de minhas sagas preferidas da DC. Lembro que na época, fiquei chocado ao ver o desmantelamento da Liga da Justiça. Acho que essas histórias da Liga estavam sendo publicadas em Superamigos. A Abril fez um trabalho sensacional incluindo algumas histórias de tie-ins como as do Super-Homem dentro da própria minissérie.

    ResponderExcluir