terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Os 100 momentos mais marcantes da Marvel Comics parte 1: 100º ao 91º lugar.


       Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma postagem do Canil do Beagle. Hoje começa o primeiro especial do ano no blog, onde irei listar os 100 momentos mais marcantes da história da Marvel Comics na minha opinião.

momentos marcantes

       Já faz um tempo que eu queria fazer essa postagem, porém por falta de oportunidade, fui deixando ela de lado, mas nada melhor do que um novo ano aqui no blog, para concretizar essa ideia. Esse especial será dividido em 10 partes em ordem decrescente.
      Antes de mais nada, gostaria de deixar bem claro que tentei buscar desde momentos importantes até os mais triviais da história da editora, óbvio que muitos leitores vão discordar da lista, seja da posição, seja pela falta de algum personagem, mas não se preocupem, pois os que estão aqui realmente representam toda a grandeza da Marvel, então sem mais enrolação.
  
100º- A PRIMEIRA APARIÇÃO DE DRÁCULA NO UNIVERSO MARVEL:


    Depois de anos da censura imposta pelo Comic Codes, houve um relaxamento durante a década de 1970, se aproveitando dessa brecha, a Marvel passou a produzir histórias de terror e nada melhor que começar isso com o rei dos vampiros. 
   Na trama, Frank Drake, um descendente de Drácula herda o castelo do conde na Transilvânia e decide verificar o lugar com sua namorada e seu melhor amigo; o problema é que esse amigo também é seu rival no amor e ao encontrar o caixão de Drácula, retira a estaca do coração do esqueleto, trazendo o rei dos vampiros a vida. Uma nova era de monstros acabava de nascer na casa das ideias.
    No Brasil: Coleção Marvel Terror- A Tumba de Drácula número:1 (Panini).

99º- A MORTE DO PETER PARKER ULTIMATE:


     No final dos anos 2000, a Marvel teve uma sacada genial criar uma nova linha de títulos contando como seria se os heróis da editora surgissem naquele ano. Era um sopro de criatividade para atrair uma nova geração de leitores com origens modernizadas, o escolhido para iniciar o chamado universo Ultimate foi o Homem-Aranha, que fez um sucesso absurdo chegando a influenciar até mesmo a sua primeira versão cinematográfica.
     O que os fãs não esperavam era que em 2011, o Homem-Aranha morresse, após uma dura batalha contra o Sexteto Sinistro, Peter encara o Duende Verde e acaba morrendo nos braços de Mary Jane.
     No Brasil: Coleção Graphic Novels Marvel- A Morte do Homem-Aranha Ultimate número: 85 (Salvat).

98º- SURGE O JUSTICEIRO:


     Na história Justiceiro ano 1, que reconta a origem do vigilante, acompanhamos o drama de Frank Castle, um fuzileiro naval que tem sua família assassinada após presenciarem uma execução da máfia. Castle é o único sobrevivente e acaba descobrindo que a justiça tradicional e a máfia possuem ligações estreitas.
    Após sofrer um segundo atentado e sobreviver, o militar decide que é hora de fazer justiça com as próprias mãos ou em suas palavras: "-Frank Castle está morto, agora só existe o Justiceiro."
    No Brasil: Justiceiro ano 1, número: 2 (Abril).

97º- A PRIMEIRA EQUIPE DOS X-MEN ULTIMATE:


    Assim como o Homem-Aranha, os X-men também surgiram no selo Ultimate, era uma oportunidade perfeita para os novos fãs acompanharem os heróis sem precisar conhecer sua complicada cronologia. A nova versão da equipe era mais enxuta, com os heróis mais jovens usando trajes pretos, uma influência do primeiro filme dos mutantes que acabara de estrear no cinema.
    No Brasil: Ultimate X-men- O Povo do amanhã (Panini).

96º- DR. DESTINO MATA A MULHER QUE AMA:


    Que o Dr. Destino é o maior vilão da Marvel todo mundo sabe, mas o que ninguém esperava era que ele fosse capa de uma crueldade desse tamanho. Em uma história singela, Victor Von Doom resolve procurar seu amor de adolescência: a cigana Valéria; a história leva o leitor ao passado dos dois, fazendo acreditar que o vilão buscava a paz ou recuperar o amor perdido, porém em uma reviravolta no final, Victor usa um dispositivo místico e arranca a pele de Valéria para fazer uma armadura mística para derrotar o quarteto Fantástico.
   No Brasil: Coleção Graphic Novels Marvel- Quarteto Fantástico: Inconcebível, número: 40 (Salvat) 

95º- O HOMEM-ARANHA DE TODD MC'FARLANE:


     O desenhista Todd Mc'Farlane revolucionou os traços do Homem-Aranha no final dos anos 80, porém em 1990, o artista ganhou um título próprio chamado simplesmente de Spiderman, onde estilizou ainda mais o traço do herói fazendo com que ele ficasse em poses quase impossíveis. Resultado? Um dos títulos mais vendidos daquela década.
    No Brasil: Homem-Aranha Tormento (Panini).

94º- DR. SAMSOM PSICANALISA O HULK:


     Depois de meses de um conflito psicológico, onde o Hulk Cinza (esperto porém mais fraco) e o Hulk Verde (mais forte porém quase irracional) lutam para dominar a sua mente, Bruce Banner decide procurar a ajuda do Dr. Samsom. O "super- psicólogo" inicia aquela que é a maior sessão de psicanálise dos quadrinhos para tentar compreender todos os traumas do Hulk. Ao final surge a versão definitiva do herói: Forte como o verde, inteligente como o cinza e com Bruce Banner no controle.
    No Brasil:  Coleção Graphic Novels Marvel- Hulk: Gritos Silenciosos, número: 52 (Salvat).

93º- APOCALIPSE SE APRESENTA AO X-FACTOR:


    Um dos maiores vilões dos X-men surgiu no título do X-factor, logo no começo da equipe, Apocalipse enfrentou rapidamente os heróis. Porém, foi durante a saga A Queda dos Mutantes, que o vilão se apresentou como o primeiro mutante da humanidade, surgido nos tempos do antigo Egito e agindo nos bastidores. Ele explica que é adorado como o Deus da morte deixando claro que é a antítese do sonho do professor Xavier.
  No Brasil: X-men- A queda dos Mutantes,número:1 (Panini).

92º- PETER REENCONTRA O CLONE:


      Na década de 1970, a Marvel criou uma história onde o vilão Chacal, cria um clone de Gwen Stacy e do Homem-Aranha, ao final o vilão e o clone do herói são dados como mortos em uma explosão. Ou não?
    Para o bem ou para o mal, a saga do clone que aconteceu durante a década de 1990, marcou a vida do Aranha, logo nesse começo explosivo Peter descobre que seu clone está vivo e mais, ele afirma ser o verdadeiro Parker enquanto o outro era a cópia que vivia a vida dele.
   De maneira surpreendente, a editora deixava a dúvida no ar: quem saiu ileso da explosão foi o Peter original ou o clone?
   No Brasil: O Homem-Aranha, número 165 (Abril).

91º- HULK DÁ UMA LIÇÃO DE MORAL EM SABRA:


   Todos conhecem o Hulk como uma criatura feroz e irracional, porém suas histórias são marcadas por sentimentalismo. Na trama o Hulk acaba parando em Tel Aviv e acaba se afeiçoando a um garoto palestino, o problema é que a heroína israelense Sabra está em seu encalço, durante o combate o menino acaba falecendo em um ataque terrorista e o Golias esmeralda dá uma grande lição de humanidade que Sabra jamais esquecerá.
  No Brasil: Coleção Histórica Marvel O Incrível Hulk, Número: 5 (Panini).

   Bem é isso ai pessoal, espero que tenham gostado desse começo, ou final da lista, que está apenas esquentando.
   Em breve teremos muitos momentos marcantes que vão aparecer conforme nos aproximamos do primeiro lugar, até a próxima.


Um comentário:

  1. Na posicao 91, o dialogo original, Hulk chama a Biblia de "livro velho", sendo ainda mais forte a polemica! Bill Mantlo GENIAL

    ResponderExcluir