terça-feira, 17 de novembro de 2015

os seriados japoneses parte 1: os heróis da manchete

   Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos para mais uma postagem especial,hoje irei falar sobre uma das coisas mais legais para quem foi moleque nos anos 80:os seriados japoneses.


eles marcaram uma geração

   No final da década de 1980,existiam poucas opções de diversão na televisão para um garoto na faixa entre 8 e 12 anos de idade, além dos desenhos animados, tínhamos a sessão da tarde e os seriados norte americanos da sessão aventura,nessa época até tínhamos contato com produções japonesas como animes e os seriados ultraman, o regresso de ultraman e spectreman nas reprises da TVS(primeiro nome do SBT) mas não era nem de longe a febre que se tornou quando no ano de 1988 a TV Manchete estreou dois novos seirados: Jaspion e Changeman.
    Em uma época sem canais a cabo,o surgimento desses dois seriados foi como a "explosão de uma bomba atômica", pois até então nada igual havia chegado na tv brasileira voltado para crianças: histórias bem elaboradas,personagens cativantes, efeitos especiais bacanas, robôs gigantes, tudo o que uma criança poderia gostar.
    Além disso, pela primeira vez além da exibição dos seriados, houve uma grande campanha de marketing, com a produção de brinquedos,álbuns de figurinhas,discos de vinil, camisetas,fitas VHS e um circo show que eu irei falar em outra postagem.

uma pequena amostra do que foi lançado na época
   
   O sucesso foi tanto, que cada emissora brasileira queria ter o seu seriado japonês e foi o que aconteceu,chegou um ponto que havia exibição de tokusatsus(como esses seriados são chamados) das 08 hs da manhã até as 21 hs da noite, devido a essa enorme quantidade de seriados,resolvi separar por emissoras.

REDE MANCHETE

a era de ouro dos tokusatsus

   Muitos podem não concordar mas costumo dizer que a manchete era a primeira divisão dos seriados japoneses,foram ao todos quinze seriados exibidos de 1988 até 1995, a emissora além de exibi-los no clube da criança a tarde,criou o programa cometa alegria para exibir as séries na parte da manhã, irei falar sobre elas nessa postagem:

 *primeira leva de seriados: nos anos de 1988 e 1989, a manchete trouxe três seriados para o Brasil: jaspion,changeman e flashman que foram sucesso absoluto dando um ponta pé para a febre dos seriados japoneses no Brasil.

O FANTÁSTICO JASPION:

ele dispensa apresentações 

    No planeta de Edin, a muitos anos-luz de distância da Terra, o profeta Edin encontra um garoto humano que sobreviveu à queda de uma nave espacial em seu planeta, acidente no qual seus pais morreram. Acreditando nas profecias da Bíblia Galáctica, a qual dizia que um guerreiro celestial salvaria a galáxia e o universo das forças do mal, Edin crê ser este o garoto predestinado a se tornar o lendário guerreiro. Ele adota o menino e o cria sozinho, dando-lhe o nome de Jaspion, na esperança de que, algum dia, o garoto venha a combater as ameaças do temível Satan Goss e impedir a criação do Império dos Monstros.

  satan goss tem o poder de enfurecer seres e fazer estes se tornarem monstros.

   Após algumas aventuras em planetas desconhecidos (num deles tendo resgatado a alienígena Miya, que é adotada e passa a acompanhar ambos), Jaspion e Anri chegam à Terra, alvo do maligno Satan Goss e seu filho MacGaren, que torna-se o rival do herói. Aqui, ganham novos aliados, como Boomerman, o professor Nambara, e seus filhos, Kanoko e Kenta.
   Jaspion foi quem deu o pontapé inicial a febre dos seriados japoneses no Brasil,até hoje tem uma legião de fãs.

Mac Garen e seus capangas

ESQUADRÃO RELÂMPAGO CHANGEMAN:

o esquadrão relâmpago 

   Cinco soldados são banhados pela força terrena,uma aura emanada pelo planeta quando ele está em perigo e se tornam o esquadrão relâmpago changeman.
Comandados pelo rigoroso sargento Ibuki os jovens Tsurugi Hiryuu(change dragon),Shou Hayate(change griffon),Youma Ozora(change pegasus),Sayaka Nagisa (change marmaid) e Mai Tsubasa(change phoenix) lutam contra o império Gozma que pretende dominar o planeta.

a equipe sem uniforme

   O império gozma é formado por: senhor Bazoo,comandante Giluke,rainha Ahames, Buba, shima, Gaata e Gyodai;durante a série é revelado que muitos vilões servem ao senhor bazoo com medo de terem seus planetas destruídos.

o império gozma

COMANDO ESTELAR FLASHMAN:

os órfãos que tentavam salvar a Terra

   Como não se lembrar da famosa narração da abertura?: "Um dia, cinco crianças foram raptadas da Terra e levadas aos confins do Universo. E após 20 anos... Comando Estelar Flashman!
  Na minha humilde opinião,foi o melhor super sentai a ser exibido no Brasil,com tramas que envolvem comédia,ação,drama,suspense a história vai crescendo tanto que você fica comovido com o drama dos personagens.
   Na história em 1966, cinco crianças são raptadas da Terra por caçadores espaciais, mas acabaram sendo salvos pelo povo do Planeta Flash. Durante vinte anos os jovens viveram e treinaram no Planeta Flash e seus satélites.

os flashman em suas roupas espalhafatosas

   Ao saberem que o cruzador Imperial Mess, liderado pelo Monarca La Deus e o cientista Doutor Keflen, está prestes a invadir o planeta; Jin(red flash),Dan(green flash)Go(blue flash), sara(yellow flash) e Lu (Pink flash) resolvem voltar para a Terra para protegê-la além de procurar os seus pais. 

o império mess

  Durante a série surge o caçador espacial Kaura responsável por sequestrar os heróis quando crianças, dando ainda mais peso a trama, além disso ele traz o monstro Za Scounder que destrói o robô gigante Flash king.

pense em um vilão foda

*segunda leva de seriados: em 1989 com o sucesso das séries anteriores a manchete trouxe mais cinco séries japonesas que fizeram ainda mais sucesso causando o auge dos tokusatus por aqui, foram elas:

JIRAIYA:O INCRÍVEL NINJA:

o incrível ninja

   Ninjas de todo o mundo estão atrás de Pako,um tesouro antigo que concede poderes a quem o descobrir.O jovem Toha e sua família adotiva guardam um pedaço da inscrição que revela o esconderijo do objeto, a outra metade está nas mão da família de ninjas feiticeiros liderada por Dokusai.

os vilões de jiraiya

  Caberá a Toha assumir a armadura de Jiraya e lutar contra seus inimigos;durante a série Jiraiya acaba fazendo muitos aliados como: reiha,spiker, barão owl, Haburamu entre outros na batalha contra Dokusai.

os aliados de jiraiya

POLICIAL DE AÇO JIBAN:

o robocop japonês

   O policial Naoto Tamura sacrificou sua vida para derrotar um dos monstros da organização Biolon, mas renasceu como o Policial de Aço Jiban, passando a combater o grupo maligno, liderado pelo Doutor Jean Marrie.

o óculos do meme existe!

   Jiban foi inspirado no filme norte-americano Robocop,a produtora Toei Company, na época em que Jiraiya estava sendo gravada, estava no projeto da série que a sucederia, e se tornaria uma continuação direta, enfocando as aventuras de um "Policial Ninja". No entanto, graças ao ótimo êxito do "homem-máquina" de Detroit, a Toei mudou completamente o planejamento, e para pegar carona, criou às pressas a história de Jiban.

CYBERCOPS,OS POLICIAIS DO FUTURO:

isso é que tropa de elite

   Em 1999, o esquadrão especial da polícia de Tóquio conhecido como ZAC,cria o Cybercop, um grupo de policiais de elite com armaduras tecnológicas. Os Cybercops  são formados por: Takeda(júpiter),  Akira(marte), Ryouichi (Saturno),Osamu(mercúrio),além da policial Tomoko.

a equipe sem armadura

   Os cybercops passam a combater a organização criminosa Destrap liderada pelo computador Fuhrer, uma criação de Barão Kageyama, o verdadeiro líder do grupo.

os vilões da destrap

   Durante a série ocorre a chegada de Lúcifer,vindo de um futuro onde as máquinas dominaram a humanidade,inicialmente ele combate os cybercops e depois torna-se aliado deles,é revelado que Takeda também veio do futuro e que ele pode ser um possível traidor da raça humana.

o Ikki dos cybercops 

PODEROSO LION MAN (O LEÃO LARANJA):

o leão samurai

    No Japão feudal,o samurai Dan Shimaru, um samurai de 21 anos que, após ter o irmão morto por Nezuma, um monstro humano aliado da inescrupulosa família Mantor do Diabo , parte para a batalha movido por um desejo misto de vingança e justiça transformando-se em Lion Man um leão antropomórfico.

sem o capacete

   Misturando histórias de samurais com um clima de faroeste,além de uma trama séria e violenta a série fez pouco sucesso no Brasil,por ter sido exibido ao lado de aventuras bem mais modernas, ainda ocorreu uma confusão pois ela é continuação de uma outra série chamada Lion Man que foi exibida posteriormente por aqui fazendo com que os fãs achassem que era continuação dessa.

TEMPESTUOSO LION MAN (O LEÃO BRANCO):

o que veio antes

   O espadachim Shi shimaru jura vingança contra o diabo Gozun e seus monstros pela morte de seu mestre, passando a se transformar em Lion Man um Leão Branco.
   A série original do Lion Man foi exibida no Brasil depois de sua sequência, dando um nó na cabeça dos fãs e para piorar a série não foi exibida por completo

*terceira leva de seriados:No ano de 1991 a manchete trouxe mais uma leva de seriados japoneses que deu um gás extra a febre por aqui:

BLACK KAMEN RIDER:

pense em uma série foda

   Exibida na Manchete com o nome de blackman,a série conta a história dos irmãos de criação Issamu Minami e Nobuhiko Aikizuki  que comemoram o aniversário de 19 anos de ambos, rodeados por convidados influentes: políticos, artistas, etc. De repente, uma nuvem de gafanhotos surge do nada atacando a todos, mas estranhamente ninguém, exceto os irmãos aniversariantes, se abala com isso. Era o primeiro sinal do que estaria por vir. Os irmãos são transportados subitamente para a base secreta dos Gorgom, uma organização temível que deseja dominar o mundo enganando os humanos. 

a organização gorgom

    Por intervenção do pai de Nobuhiko, Issamu é o único a conseguir fugir, antes de ter a memória apagada. Mas ele já tem em seu corpo o King Stone, a pedra responsável pela mutação, e é com estes poderes que ele se torna o Black Kamen Rider.

o herói e suas motos

    Com a memória preservada, Issamu tem a consciência das pretensões malignas dos Gorgom,por isso, para vingar a morte de seus pais biológicos (depois também do adotivo) e tentar salvar o irmão, além de livrar a Terra da escravidão, usará os poderes excepcionais para lutar contra essa organização do mal. Porém, mesmo determinado a libertar Nobuhiko, Issamu não consegue impedir que ele se torne o Imperador Secular Shadow Moon, seu arqui-inimigo na segunda metade da série.

shadow moon

  Violenta e sombria,Black Kamen Rider foi a melhor série dessa leva exibida pela manchete fazendo um sucesso estrondoso.

GUERREIRO DIMENSIONAL SPIELVAN (JASPION 2):

não é o jaspion

No Brasil, a série foi batizada de Jaspion 2, dando a falsa ideia de uma continuação do sucesso da primeira leva,as duas séries não tinham nenhuma relação quanto ao enredo.

picaretagem das boas

 A história tem início quando o Império Water destrói o Planeta Clean e os sobreviventes enviam dois representantes do planeta ao espaço para, após um período de doze anos em animação suspensa, iniciarem o combate ao malévolo império impedindo que este conquiste o seu próximo alvo, a Terra, cobiçada em razão de seus recursos naturais e da imensa quantidade de água em sua superfície. 

o império water

  Os escolhidos para a tarefa são o garoto Spielvan e a sua amiga Diana. Além de lutar contra as ambições do Império Water, o herói busca um outro objetivo, resgatar seu pai e sua irmã das mãos de Water, visto que estes foram sequestrados e postos à serviço dos objetivos funestos deste último. 

spielvan e diana sem armadura

   O que Spielvan não sabe é que sua família fora convertida em fiéis servos de seus captores: o Professor Paul, seu pai, se transformou no insensível Dr. Bio, e sua irmã Helen foi transformada pelo próprio pai na fria e calculista Herbaira, cujo objetivo é um só: assassinar seu irmão Spielvan.

DEFENSORES DA LUZ MASKMAN:

os defensores da luz

   Tudo começa com Sanjuurou Sugata, estudioso dos poderes da mente. Ele descobre a existência do Império Subterrâneo Tube, uma força maligna que quer dominar a Terra, o qual localiza-se nos subterrâneos do Japão. De início o Império Subterrâneo Tube era pacífico, porém quando Zeba sobe ao poder passa a querer dominar o mundo inteiro, querendo transformar a Terra em um planeta frio e sombrio.

o império tube

    Diante de tal ameaça, Sugata reúne cinco jovens: Takeo(red mask),Kenta(black mask),Akira(blue mask),Sayaka(yellow mask) e Keiko( pink mask) cada um especializado em um estilo de artes marciais e começa a treiná-los para que desenvolvam o poder aura e lutem contra Tube.

a equipe sem uniforme

  Apesar de excelente, com uma trama séria e dramática,maskman não teve tanta fama como suas antecessoras,talvez pelo saturamento dos tokusatsus no Brasil.

*Ultima leva de seriados: entre 1994 e 1995 a manchete fez a ultima leva de seriados,três fatores pesaram contra esses últimos seriados:

1º a saturação dos tokusatsus (que irei falar em outra postagem)
2º a situação econômica da manchete
3º a febre cavaleiros do zodíaco

KAMEN RIDER BLACK RX:

a excelente continuação de black kamen rider

   Continuação de black kamen rider,investigando o misterioso aparecimento de três estacas enquanto pilotava um helicóptero,Issamu Minami encontra três monstros chamados Kaima, cujo aspecto lembrava aos sacerdotes da série anterior, que conseguem impedir sua transformação em Kamen Rider Black. Issamu é levado à base do Império Crisis, que propõe uma aliança em troca de dobrar seus poderes como Kamen Rider Black. 

o império crisis

   Ao recusar a oferta, Issamu é jogado à deriva no espaço. No entanto, a radiação do sol que entra em contato com o Kingstone existente em seu corpo provoca uma inesperada mutação e Issamu é lançado na Terra renascido como Kamen Rider Black RX, o Filho do Sol. 

o novo Kamen rider

   Ao longo da série, RX ganhará ainda outras duas formas alternativas: RoboRider e BioRider trazendo uma nova dinâmica ao personagem.

as novas formas de RX

   Das últimas séries apresentadas pela manchete, foi a que fez mais sucesso devido aos fãs da primeira série.

ESQUADRÃO ESPECIAL WINSPECTOR:

a policia especial

   Em um futuro próximo o chefe Masaki organiza uma força especial de combate a crimes, como forma de equilibrar as forças do bem e do mal, surgindo assim Winspector.
   Composto por Liuma Ogawa usando a armadura especial Fire; Biker e Highter, magníficos robôs criados pelos cientistas da polícia; a policial campeã olímpica de tiro ao alvo Junko Fugino combatem os mais variados perigos.
   Um diferencial de wispector é que não havia um grupo de vilões definido,mas sim diversos bandidos que não queriam dominar a Terra.
   Ao final da série, os integrantes de Winspector são promovidos e vão para a França, para fazer parte da Winspector Internacional. O Chefe Masaki fica no Japão e cria uma nova equipe, chamada Solbrain, para continuar combatendo o crime, já que o Japão não poderia ficar desprotegido.
  Winspector foi uma série que cativou os fãs porém um mês após a sua estreia ocorreu o lançamento do furacão cavaleiros do zodíaco que jogos a série de lado.

SUPER EQUIPE DE RESGATE SOLBRAIN:

a força de resgate

   Após a partida do Esquadrão Especial Winspector para a Europa, o Japão não poderia ficar desprotegido. Foi pensando nisso que, sem perda de tempo, o Chefe Massaki organizou um novo grupo de heróis tão ou mais poderosos que o Winspector. Nascia então a Super Equipe de Resgate Solbrain, um super grupo de heróis equipados com a mais alta tecnologia.
   Em comparação à Winspector, a série Solbrain teve diferença no fato de usar mais a importância das investigações do que as batalhas, que a maioria são rápidas e possui uma carga dramática maior que a antecessora que era mais cômica.
  A continuação de wisnpector também fez sucesso mediano,mas assim como sua sucessora,solbrain foi eclipsado pelos defensores de Atena.

ESTRELA FASCINANTE PATRINE:

sem comentários

     A jovem colegial Sayuri Nakami recebe de um estranho velhinho o poder de se transformar na Estrela Fascinante Patrine, a fim de proteger a paz na cidade,tudo piora com o aparecimento do terrível Diabo do Inferno.
    Pense em uma série ruim, me desculpem os fãs de patrine(se é que existe algum) mas na minha humilde opinião ela foi o prego no caixão dos seriados japoneses, uma série pobre,surreal e sem graça,até hoje não entendo porque a manchete investiu nisso,poderia ter exibido a continuação de solbrain:exceedraft ou o espetacular sentai solar jatman.

 
a continuação de solbrain que nunca vimos 

     Após a exibição de Patrine a manchete parou de investir em seriados japoneses, era o auge da febre cavaleiros do zodíaco e a emissora preferiu investir em animes, o máximo de novidade foi a exibição de super human samurai, um seriado estilo power rangers,além das reprises de nacional kidd e ultraman.
    Assim terminou a era manchete de seriados japoneses o que começou de maneira espetacular terminou de forma melancólica,mas deixou uma marca no coração dos fãs.
  Apesar de gigantesco,espero que tenham gostado da minha postagem,na parte 2 irei falar das série da BAND e da Globo e na parte 3 (isso mesmo) irei falar de curiosidades a respeito da febre dos seriados japoneses no Brasil, até a próxima.






















Um comentário:

  1. Lembro que quando apareceu o Lucifer nos Cybercops, foi algo parecido com o que ocorreu com o Mr. Satan em Dragon Ball Z, as mães ficavam loucas!!!
    Bons tempos, o cara que fazia Marte inclusive se suicidou no começo dos anos 2000.

    ResponderExcluir