terça-feira, 10 de novembro de 2015

Heróis em ação e Superamigos

      Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma postagem. Hoje irei falar de duas revistas que marcaram uma geração de leitores de HQs e que foram as primeiras revistas Mix da DC na Abril, estou falando de Heróis em Ação e Superamigos.
     No ano de 1984, após anos na EBAL, os personagens da DC foram para uma nova editora, no caso a editora ABRIL, na época ela lançou apenas três revistas: Super-Homem, Batman e Heróis em Ação.

o início da DC na editora ABRIL

HERÓIS EM AÇÃO

   Heróis em Ação era uma revista mix nos moldes de Heróis da TV, que publicava diversos títulos  da Marvel em uma só revista, no caso da versão da DC foram apresentados os seguintes personagens: Superboy, Supergirl, Sr.Destino, Arqueiro Verde, Jonah Hex, Sociedade da Justiça, o Guerreiro, Esquadrão Atari e o carro chefe de heróis em ação:Os Novos Titãs de Marv Wofman e George Pérez, ou seja, era um mix só com coisas bacanas.



apesar da vida curta, foi uma revista de respeito

    Porém Heróis em Ação teve vida curta, durando apenas 10 edições, em uma mudança inexplicável a editora Abril, cancelou a revista juntamente com a revista do Batman, porém a frustração dos fãs durou pouco, pois as duas foram unidas em uma só publicação chamada Superamigos.

SUPERAMIGOS

     Nascida da união das duas revistas canceladas e pegando o nome do desenho animado que fazia sucesso na época, Superamigos se destacava das demais publicações: tinha 134 páginas, lombada quadrada e de 5 a 7 histórias por edição. Em seus primeiros números ela poderia ser comparada a Superaventuras Marvel, tamanha a qualidade de suas histórias. Devido a sua longa duração a revista Superamigos pode ser dividida em fases:

Fase 1 (do número 1 até o número 10)

   A era de ouro da revista, tudo aqui era perfeito graças ao mix: a conclusão de Camelot 3000, o Guerreiro de Mike Grell, os Novos Titãs de Marv Wolfman e George Pérez, Arqueiro Verde/Lanterna Verde de Danny O'Neil, Esquadrão Atari e o Batman de Marshal Rogers, somente histórias clássicas e perfeitas; Arrisco a dizer que nunca mais houve uma revista mix da DC com essa qualidade na Abril.

   




um mix mais que perfeito

fase 2 (do número 11 até o número 26)

    A revista continuava excelente, mas aqui as coisas começaram a ficar preocupantes, os Novos Titãs saíram na edição 10 para terem suas histórias publicadas em uma nova revista própria, mas no número 11 começaram as histórias da Liga da Justiça que deram um novo fôlego a superamigos, porém na edição 13 o número de páginas foi reduzido para 84, a partir da edição 17 a revista perdeu a lombada quadrada, os Renegados estrearam na edição 21 em que ocorreu um dos erros mais bizarros da Abril: ela trocou as capas dos números 21 e 22. Pena que o grupo teve apenas seu primeiro arco publicado em umas das várias burradas editoriais que afundaram o título, a saga Crise nas Infinitas Terras teve capítulos publicados entre os números 24 a 26, dando uma sobre vida ao titulo, porém  Batman saiu no número 26 para ter sua segunda revista própria e as coisas afundaram de vez.





apesar dos erros ainda foi uma fase memorável 

fase 3 (do número 27 até o número 44)

    Aqui foi a fase decadente de superamigos, um dos maiores erros foi ter deixado como carro chefe da revista o Lanterna Verde, que na época tinha histórias mais sem graças que água de salsicha. O mix ficou uma coisa de louco pra tentar salvar a publicação: Corporação Infinito, Legião dos Super-Heróis, Etrigan, Monstro do Pantâno de Alan Moore, Nuclear, o Vigilante, Desafiador, Aquaman, nada dava certo, tentaram até colocar histórias do Super-Homem para dar um gás, mas não deu. Os últimos números contaram com histórias do Nuclear e o fim da Liga da Justiça Detroit durante a saga Lendas, o pior é que a Abril não publicou a saga que mostrava a nova formação da Liga (dos números 228 a 230 e anual 2).






a fase decadente foi a mais demorada 

    O último e melancólico número contava com uma história do Esquadrão Suicida e uma carta de despedida absurda que a própria ABRIL admitia que havia sabotado a revista, que ela seria cancelada para dar lugar a nova revista da Liga da Justiça, foi um triste fim para uma revista que deu muitas alegrias para os decenautas.

a melancólica carta de despedida 

      Dia desses passando em um sebo achei um pacote quase completo com 38 edições de Superamigos por um preço irrisório, peguei na hora. Espero que tenham gostado da postagem, se tiverem a oportunidade corram atrás desses dois títulos. Até a próxima pessoal.





5 comentários:

  1. nossa amigo que fase é essa pena que acabou nessa época pode ter erros mais era bem melhor que hoje muitos gostam dessa fase da dc mais das trevas a luz sempre prevalece otimo post

    ResponderExcluir
  2. Essas capas chegam a dar água na boca. Quando a Abril começou a publicar os heróis da DC, aí sim ficou completo! Novos Titãs do Wolfam/Pérez e Camelot 3000 eram de arrasar. Espero que saia um post com Super-Homem e Batman Vol.1.

    ResponderExcluir
  3. Bons tempos em que valia a pena ir à banca comprar uma revista de estórias em quadrinhos. Bons argumentos e desenhistas de primeira. Jorge Pérez, Neil Adams com seu traço bem realista, Mike Greel cujo desenho era de uma perfeição incrível, Garcia Lopez e outros. As estórias do Esquadrão Atari não eram das minhas favoritas, mas o desenho era muito bom. As estórias do dr. Espectro eram muito místicas (o argumentista devia ter certo conhecimento esotérico) 😃. No entanto achava um erro a publicação de um faroeste em uma HQ com super heróis. HA era uma revista muito boa, acompanhei até o ano de 1986.

    ResponderExcluir
  4. Apenas corrigindo eu quisou dizer sr. Destino e escrevi dr. Espectro.

    ResponderExcluir
  5. Texto muito bacana.

    Superamigos encontro muito dificilmente em sebos e Heróis em Ação nunca vi uma 'ao vivo'.

    Aliás, pacote com a coleção completa da revista? Parabéns pelo achado!

    ResponderExcluir