quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Os seriados japoneses parte 2: os heróis da BAND, da Globo ,do SBT e da Record

    Olá a todos que acompanham o blog,sejam bem vindos a mais uma postagem,espero que tenham gostado da primeira parte da matéria dos seriados japoneses.Como falei anteriormente devido ao tamanho do assunto resolvi dividir o tema em três partes,hoje irei falar sobre as séries da BAND,da Globo,da Record e do SBT.


eles também fizeram sucesso 

    No ano de 1990, no auge da febre dos seriados japoneses na Manchete, as outras emissoras resolveram que queriam ter as suas próprias séries,algumas foram bem sucedidas outras nem tanto,agora vamos ver como cada uma delas ficou com a fatia do mercado de tokusatsus que a manchete deixou de lado.

BANDEIRANTES

   A emissora paulista foi a primeira a seguir os passos da manchete no auge dos seriados japoneses e ela foi muito bem,a emissora tinha séries para todos os gostos e públicos e o mais bacana: exibia elas em horário nobre das 19 Hs as 21Hs, eu costumava dizer que a BAND era a série B dos tokusatsus, não que isso fosse demérito,pelo contrário, os seriados exibidos por ela eram excelentes,mas como a manchete foi pioneira, ela acabou ficando meio como uma mera cópia,as séries exibidas pela BAND foram:

GIGANTES GUERREIROS GOGGLE FIVE:

os heróis e seus cachecóis 

   Nos últimos 20 anos o professor Hongo investigou secretamente e descobriu que no Castelo Wolf, situado na Alemanha, reuniam-se grupos misteriosos de cientistas de diversas partes do mundo. Tais cientistas, considerados perversos, se concentram no Império da Ciência Maligna Desdark, liderado pelo chefe Taboo, que é um exército que semeia a destruição e a discórdia no universo através de sua Ciência Maligna.

o império desdark

   Para combatê-los o Professor Hongo recruta a equipe goggle five,com poderes relativos as civilizações perdidas,são eles: Akama (Goggle Red,civilização:Atlântida),Kuroda (Goggle Black,civilização:Asiática), Aoyama (Goggle Blue,civilização:Egípcia),Kijima (Goggle Yellow, civilização: Muçulmana),Miki (Goggle Pink,civilização: Inca).O grupo é ajudado pelos computers boys and girls, um grupo de crianças superdotadas.

os heróis sem seus uniformes 

   A série era muito divertida,com personagens carismáticos,porém a versão brasileira praticamente destruiu a trilha sonora original, com uma edição mal feita e cortes a todo momento, resultando numa finalização pavorosa.

MACHINEMAN:

o visual mais exótico dos tokusatsus 

   O estudante espacial universitário Ken Takase,vem para Terra colher dados para seu trabalho de conclusão de curso,juntamente com o robô em forma de bola de baseball chamada ball boy.

o carismático ball boy

    Ken acaba salvando de um acidente a bela fotógrafa Gunko, a qual se apaixona, ao mesmo tempo combate as organizações polvo e tentáculo que pretendem acabar com as crianças da Terra.

o vovô vilão 

   Machineman foi outra série japonesa que fez sucesso por aqui,graças aos personagens carismáticos e ao peculiar visual do herói.

METALDER O HOMEM MÁQUINA:

a máquina da segunda guerra mundial

    Em meio à 2ª Guerra Mundial, o Doutor Koga, um especialista em robótica, desenvolveu o androide Metalder, como arma secreta do exército japonês para ser usado na Guerra do Pacífico contra os EUA. Como modelo, o Doutor Koga utilizou o seu finado filho, Tatsuo Koga, segundo subtenente da Marinha Imperial,no entanto, o projeto foi abandonado. 

metalder em sua forma humana

   Em 1987, Koga descobre a existência do Império Neroz liderado pelo empresário Makoto Dolbara,pouco antes de morrer, ativa Metalder, que desperta como o andróide Hideki Kond. Hideki assiste à morte de seu criador pelos soldados de Neroz e se enfurece, assumindo a forma de Metalder; como tal, decide combater o Império.

Neroz e seu império

    A série teve fraquíssima repercussão em seu país de origem, sendo encurtada para 39 episódios devido ao fracasso. Especula-se que isso se deu devido ao tom sério e altamente melancólico da produção, que tinha fortes doses de drama, e da temática da série, considerada adulta por muitos, e por isso, não chamou a atenção do público-alvo.
   Até hoje, a série divide opiniões, sendo por alguns considerada uma produção desnecessária, e por outros uma das melhores séries do gênero tokusatsu já produzidas.
   No Brasil metalder fez relativo sucesso entre os fãs mais velhos justamente devido a sua trama adulta.

DETETIVE ESPACIAL SHARIVAN:

o "jaspion" vermelho

   O jovem Den Iga passa a ocupar o posto de Detetive Espacial da Terra,para combater a ameaça da Sociedade Secreta Mad,que é uma organização de criminosos psíquicos. Sua fortaleza é o Castelo da Alucinação.

os vilões da mad

   Na verdade sharivan faz parte da trilogia dos detetives espaciais formada por:Gavan,Sharivan e Shaider,foram séries de muito sucesso no Japão,mas por aqui foram exibidas fora de ordem e em emissoras diferentes,como havia ligação entre elas causou uma certa confusão nos espectadores brasileiros.

os detetives espaciais

   Outra série da BAND que eu adorava, era nos mesmos moldes de jaspion (na verdade, no Japão jaspion foi a série que sucedeu os detetives espaciais) por isso fez sucesso por aqui também.

SBT

   Na época dos seriados japoneses o SBT  (que já havia exibido anteriormente séries da família ultra e Spectreman) resolveu tirar uma casquinha da febre,mas ao invés de trazer alguma coisa nova preferiu reprisar a clássica Spectreman.

SPECTREMAN:

o herói ecologicamente correto

   Como não lembrar da abertura da série? "Planeta: Terra. Cidade: Tóquio. Como em todas as metrópoles deste planeta, Tóquio se acha hoje em desvantagem em sua luta contra o maior inimigo do homem: a poluição. E apesar dos esforços das autoridades de todo o mundo, pode chegar um dia em que a terra, o ar e as águas venham a se tornar letais para toda e qualquer forma de vida. Quem poderá intervir? Spectreman

   Era com a frase apocalíptica acima que o narrador iniciava cada episódio da série, inicialmente, Spectreman foi enviado à Terra pelos Dominantes para salvar a humanidade da destruição causada pela poluição. Para que o androide não fosse identificado pelos nativos do planeta, ele tinha a capacidade de se transformar no humano kenji.

Dominantes! as ordens! 

   Durante a primeira tarefa, Spectreman se deparou com um monstro gigante que surgiu nas águas da baía de Tokyo. O androide e a população local acreditavam que o ser não identificado era uma mutação genética, resultado do excesso de sujeira na água. Na verdade, o monstro era obra de dois alienígenas: os simioides DR.Gori (cuja inteligência superava a de qualquer ser humano) e seu auxiliar o gorila Karas. Ambos eram originários do planeta Épsilon. 

de volta ao planeta dos macacos 

    Apesar da produção pobre,a série trazia uma interessante ambiguidade. Apesar de suas ideias imperialistas, o Dr. Gori justificava seus planos de dominar a Terra com um argumento muito racional e atual: os seres humanos estão destruindo o planeta com a poluição e, por isso, não merecem viver nele. Gori queria extinguir a população terráquea para recriar as belezas naturais.             

monstros do lixo

  Spectreman foi uma série a frente de seu tempo,por trás das lutas e dos efeitos precários ela falava de ecologia,poluição,reciclagem e aquecimento global em uma época que ninguém falava sobre isso,No Brasil fez muito sucesso onde criou uma legião de fãs.

REDE GLOBO

   Querendo pegar a audiência da febre dos tokusatsus,a globo também exibiu algumas séries,porém daquele jeito que os telespectadores da emissora estão acostumados:troca de horários,corte de episódios e a não exibição completa da série, resultado: baixa audiência,só em 1995 é que ela deu a volta por cima com a exibição de power ranger,além deles as séries que a globo exibiu foram:

BICROSSERS:

os irmãos porradeiros

    Bicrossers tinha um tom muito bem humorado e era direcionado ao publico mais infantil, mas isto não tira o seu lado mais dramático. A série conta a história dos irmãos Mizuno (Ken e Ginjiro), nascidos para serem heróis e que receberam de uma entidade cósmica um grande poder. Através da telepatia e dos poderes mentais, eles se comunicam entre si, conseguem ouvir os gritos a longas distancias, e se transportam para quarta dimensão onde se tornavam Bicrosser Ken e Bicrosser Gin.
   Os vilões da série pertencem à poderosa Organização Destler, formada pelo malvado Doutor. Q, que odeia as crianças e as maltrata para gravar seu choro, que faz com que a estatua do monstro “Demonio Gowla” cuspa jóias. Seu braço direito é a vilã muito fiel à causa Silvia.

a organização destler

   Na segunda fase, o irmão do monstro Gowla. o Demonio Gowla-Zonguer o substitui e o grupo passa a querer dominar o mundo. Também entra na série sua neta Rita, que sempre chamava o Dr. Q de vovozinho, o que o irritava.
   Exibida pela globo na a tarde na sessão aventura, a série fez um sucesso mediano,mas misteriosamente vários episódios não foram exibidos,prejudicando o entendimento da série.


POLICIAL DO ESPAÇO GAVAN (SPACECOP):

o primeiro detetive espacial

  A Organização Criminosa Makuu percorre o espaço conquistando planetas, matando seus habitantes e escravizando seus povos. A União da Polícia Galáctica envia o oficial Takeshi Ichijouji para a Terra para que detenha a invasão de Makuu. 

o império makuu

    Apesar de ter feito um sucesso estrondoso no Japão,chegando a ser considerada a "salvadora" da Toei Company, que na época estava passando por uma grave crise financeira, Gavan não fez tanto sucesso por aqui(diferente de sharivan a série sucessora) pois apesar de ter sido o primeiro dos três policiais do Espaço,foi a última série a ser exibida no Brasil,para piorar inicialmente passou na sessão aventura,depois de 10 episódios,migrou para o xou da xuxa,como a primeira atração do programa as 08 Hs da manhã.

POLICIAL DO ESPAÇO SHAIDER:

a armadura era bonita

   O terceiro Policial do Espaço a defender a Terra é Dai Sawamura, codinome Shaider, sua parceira Annie, é uma ótima lutadora e sempre ajuda a decidir os combates, A dupla luta contra o maligno Império Mágico Fuuma.

o império fuuma

   No Japão,Shaider não obteve o mesmo sucesso de Gavan e Sharivan,sendo considerada a mais fraca da trilogia,devido a formula das três serie já estar desgastada,no Brasil a série também não fez sucesso, pois inicialmente foi exibida na pouco conhecida TV Gazeta que não transmite para todo o país, depois passou a ser exibida na TV globo aos Sábados as 07 Hs da manhã.
    Depois disso a globo passou a exibir em 1995 a série power rangers,que irei falar em um futuro próximo pois seria heresia falar sobre ela no meio dos tokusatsus originais.

REDE  RECORD

   A record também exibiu uma série japonesa,foi em 1995 quando transmitiu ultraman tiga,era a volta da família ultra a terras brasileiras. 

ULTRAMAN TIGA:

a volta de ultraman

   Na história um novo membro da família ultra vem para a Terra para protegê-la de diversos monstros, diferentes da séries ultra anteriores Tiga podia se transformar em outras versões( parecido com o kamen rider black RX), são elas:
*Normal: através dessa forma, Tiga possui a capacidade de lançar raios ou até mesmos Raios Espaciais. Possui a capacidade de usar sua força para alteração da estrutura molecular.
*Vermelho: sua força muscular aumenta, mas seu corpo fica lento.
*Roxo: sua velocidade aumenta, mas perde força muscular, possui a capacidade de lançar feixes e até mesmo raios congelantes.

tiga em suas três formas

   O timing da Record foi péssimo, a febre dos tokusatsus já havia passado a muito tempo e o que fazia sucesso na época eram os animes,devido as baixas audiências a série foi exibida incompleta e retirada do ar.
   Como puderam ver todas as emissoras tiveram sua fatia do bolo dos seriados japoneses,algumas se deram muito bem, outras se deram muito mal,além disso essa demanda custou muito caro,pois o mercado ficou saturado.
   Bem espero que tenham curtido essa segunda parte da postagem sobre tokusatsus,na última parte vamos ver os produtos derivados da febre dos seriados japoneses e entender os motivos que levaram ao fim dos tokusatsus no Brasil, até a próxima.













Um comentário:

  1. Gostava muito do Spectreman. Hoje eu falo pra minha esposa sobre a abertura e ela ri, dizendo que dá a impressão de que só existe Tóquio no planeta Terra.

    ResponderExcluir