segunda-feira, 25 de maio de 2015

Revista Mundo dos Super-Heróis

  Olá a todos que acompanham o blog,se alguém estiver lendo espero que estejam gostando das postagem, estou me empolgando com essa história de blog já estou com uns doze textos na cabeça e espero postar todos aqui.

   A dica de hoje não é sobre HQS, mas sobre uma publicação que fala sobre o universos das histórias em quadrinhos,estou falando da revista MUNDO DOS SUPER-HERÓIS( MSH para os íntimos), posso falar sem sobra de duvidas que essa é uma das minhas publicações favoritas e possuo Todas as edições(ela se encontra no número 67), mas que revista é essa como eu a conheci?
   A revista é um sonho do Editor Manoel de Souza que desde pequeno gostava de super-heróis e chegou a criar alguns personagens para seus gibis quando criança,depois de adulto ele realizou seu sonho de trabalhar com HQs,a MSH chegou as bancas em junho de 2006 como uma edição especial, sua capa estampava uma matéria sobre o filme superman o retorno, lembro que quando vi a revista na banca eu nem dei bola e pensei:"- ah é só mais uma revista caça níquel pegando carona no filme não vai passar dessa edição".

a histórica edição número 1,só adquiri ela em 2013 em um sebo

   O tempo passou e nunca mais vi a revista,porém em Fevereiro de 2007 o segundo número aportou nas bancas, quando vi a capa sobre o homem-aranha,comprei na hora e adorei, diferente de outras revistas como a wizard e a herói a MSH se diferenciava pelos seus dossiês sendo quase uma enciclopédia sobre super heróis,outro diferencial é o contato da redação com os leitores pelas redes sociais( seja pelo antigo orkut seja pelo facebook) onde pedem e aceitam sugestões de pautas,querem saber sobre a opinião dos leitores entre outras coisas, arrisco a dizer que a MSH é a única revista que conheço que mantém um contato quase pessoal com seus leitores graças a simpatia  do Manoel e dos colaboradores:Jota Silvestre,Ricardo Quartim,Eduardo Marchiori,Clayton Godinho,Heitor Pitombo, entre outros (não... eu não estou puxando o saco ou ganhei um $ para falar bem,os caras são gente fina mesmo).

eu de jaqueta com o Heitor Pitombo e o Manoel de Souza em um encontro sobre HQs no Rio de Janeiro
  
 A  história da MSH pode ser dividida em fases,inicialmente bimestral a revista passou a ter 100 páginas,depois mensal,passou a falar sobre cultura POP em geral,depois diminuiu o número de páginas mas deu origem a outra revista a MUNDO NERD,a partir de agora vou falar um pouco de cada uma dessas fases e falar sobre as minhas edições favoritas:

a primeira parte da minha coleção

 1ª fase - edição 1 até a 13:

   Na primeira fase da MSH a revista possuía 84 páginas e tinha como foco os dossiês detalhados dos super-heróis,arrisco a dizer que ela engrenou a partir da edição 5 com a matéria do quarteto fantástico, nesse período minhas edições favoritas são: o número 6 (dossiê Liga da Justiça), número 9 (o segundo dossiê do homem-aranha) e a número 11 (o segundo dossiê do batman),nessa época a revista já tinha ganhado dois prêmios como melhor publicação sobre HQs do país e também lançou o livro: os super-heróis no cinema.
   O grande problema foi a edição 13 com a capa do demolidor que vendeu muito pouco e colocou em risco a revista..era preciso mudança radicais e elas vieram...
primeiro livro da MSH-acho que já está na hora de uma edição ampliada rs

segunda parte da minha coleção

2ª fase edição 14 até 25:

   Nessa fase a revista passou a ter 100 páginas e focou em personagens cada vez mais famosos e matérias saudosistas como os bonecos da gulliver,os bonecos das séries superpowers e secret wars além de falar sobre os álbuns de figurinhas de super-heróis dos anos 70/80.
   A primeira edição dessa fase já chegou com o pé na porta com uma capa dourada e um dossiê gigantesco sobre a vida de Stan Lee além de matérias sobre os bonecos  dos superpowers e do desenho do he-man, tudo para apagar o gosto amargo da edição anterior e deu certo, nessa fase recomendo: edição 14(dossiê Stan Lee) edição 15 (encontros MARVEL VS DC) edição 18 (superman 75 anos),edição 23 (DC 75 anos) e edição 25 (dossiê sobre a carreira de Jack Kirby).
terceira parte da minha coleção 

   Nessa fase foram lançados os livros os super heróis nos desenhos animados e vampiros na cultura POP verdadeiras raridades esgotadas
super-heróis nos desenhos e vampiros,livros esgotados

3ª fase edição 26 até  41:

  Essa foi a fase mais longa da MSH o foco agora era a cultura POP em geral não apenas super-heróis de quadrinhos,mas seriados,filmes,animes,aqui é uma fase muito difícil de indicar uma edição pois todas são excelentes,mas vou indicar: a edição 27(dossiê Mauricio de Sousa, talvez a maior matéria sobre ele publicada no Brasil), edição 37 (dossiê 007, mas uma vez arrisco a dizer que foi a maior matéria sobre James Bond já feita no país) edição 40 (os animes que revolucionaram a cultura pop) e edição 41 (dossiê Star Trek também gigantesco).
quarta parte da minha coleção

Durante a terceira fase a MSH lançou um novo livro: os heróis nos animes,originária da matéria de capa da edição 40.

o livro sobre animes e a quinta parte da minha coleção

4 ª fase 42 até 65:

  Aqui a revista diminuiu de páginas caiu de 100 para 58 não sei os motivos mas acredito que foi para o lançamento da revista irmã mundo nerd,assim o foco da MSH volta para os super-heróis enquanto a outra revista fica com a cultura POP, nessa fase destaco:a edição 49 (super vilões) a edição 51 (dossiê robocop) , a edição 58 (dossiê flash), a edição 59( marvel 75 anos) e a edição 64 (dossiê coringa)

sexta e sétima parte da minha coleção

5ª fase edição 66 em diante:

  Nessa nova fase a MSH conta com um novo projeto gráfico ainda mais moderno,destaque para a matéria da edição 67 sobre o seriado do demolidor na NET FLIX.
oitava parte da minha coleção
 
Já me alonguei demais nesse post ,para vocês verem o quanto eu curto a revista,quem quiser adquirir é só procurar nas bancas,sebos,gibiterias, no site da editora ou até mesmo em  scan pois vale muito a pena.

Até outro post!

2 comentários:

  1. também compro religiosamente, e tenho todas as edições.Como fã sinto falta de textos sobre grandes mestres que construiram nossa paixão e que estão esquecidos.

    ResponderExcluir
  2. Maneiro eu trabalhei em algumas edições infelizmente não lembro quais e não tenho nenhuma mas eu fazia as seções dos super-heróis brasileiros e os da América latina.

    ResponderExcluir