quinta-feira, 21 de maio de 2015

Histórias Reais de Drácula

   Olá a todos mais uma vez espero que tenha alguém lendo essas linhas que escrevo, a dica de hoje é de HQs, na verdade é uma dica muito especial,pois trata-se da minha coleção favorita de HQs: HISTÓRIAS REAIS DE DRÁCULA!
    Mas antes de começar vamos saber um pouco de história: na década de 1970 a editora Bloch conseguiu os direitos de publicação dos personagens marvel no Brasil e lançou diversas revistas que marcaram uma geração,apesar de fazer muito sucesso elas possuíam uma coloração no mínimo bizarra( na verdade eles coloriam de qualquer maneira),cheia de gírias da época, fora alguns cortes e histórias que começavam e não terminavam!! 

homem-aranha com uma tremenda patota de super-heróis

   A  marvel não gostou nem um pouco do tratamento que a bloch estava dando as suas revistas e alguns anos depois cancelou o contrato com a editora, nesse período que a Bloch publicava os personagens da marvel ela lançou a linha de terror deles pelo selo capitão mistério:a tumba de drácula, lobisomem, frankenstein, blade, morbius... fazendo um sucesso estrondoso, arrisco a dizer que eram as revistas que mais faziam sucesso com suas capas chamativas e tramas bem elaboradas.

o famoso selo capitão mistério,sinônimo de revistas de terror na bloch

   Porém quando o contrato da marvel acabou,a Bloch decidiu continuar com sua linha de terror já que esses monstros eram genéricos e seus direitos haviam caído em domínio público, com isso a tumba de drácula foi renomeada para o conde drácula continuando a numeração de onde havia parado.
o contrato com a Marvel acabou mas continuaram a revista com histórias produzidas aqui

   Pouco depois,a série foi cancelada e uma nova série foi lançada:capitão mistério apresenta drácula, a revista contava com desenhos de Edmundo Rodrigues e Antonino Homobono essa série durou 34 edições!

a segunda série com o drácula no traço de Homobono

    Em 1986 foi lançada uma Terceira série chamada:histórias reais de drácula, apesar de conter histórias inéditas do conde a revista republicava muitas histórias da série anterior,não esqueço a primeira vez que comprei foi a edição número 7: estava com a minha família no antigo supermercado Freeway na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, quando entrei na banca e dei de cara com aquela revista foi como se o próprio drácula tivesse me hipnotizado, eu já gostava de filmes de terror e conhecia o personagem, insisti para a minha avó comprar e não deu outra, foi a primeira revista que colecionei religiosamente, ela não tinha uma periodicidade  definida mas lembro que comprei todas as edições da 7 até a derradeira 25 entre 1987 e 1991.

a Primeira revista do drácula que comprei

   Muitas coisas chamavam a  minha atenção naquela revista:o terror, o vilão que sempre fugia no final e o principal, as mulheres nuas,sim eu era um guri sem vergonha e a única forma que eu tinha de ver isso era comprando a revista! o principal desenhista era Antonino Homobono que desenhava o conde da mesma forma que o drácula da marvel.

castelos góticos,mulheres sensuais e o conde na arte de Homobono antes de ser colorida

   A revista tinha mulheres nuas e castelos fantasmagóricos,tudo que um moleque dos anos 80 poderia querer! a Bloch acabou falindo e a revista descontinuada, a editora lançou duas edições especiais em 1993 com republicações de histórias do conde pegando embalo no filme do Copolla,com o tempo eu acabei perdendo essas revistas.

as derradeiras edições

   No ano de 2009 achei a tal edição especial num camelô  em uma feira livre  me deu um comichão de novo,resolvi que teria novamente a minha coleção de volta e foi uma verdadeira caça ao tesouro pois agora com mais dinheiro poderia comprar várias edições:a primeira coisa que fiz foi passar  na extinta gibimania e comprei uns nove números,depois comecei a caçada pelo mercado livre disputando vários leilões.

 recuperando a coleção

   Resolvi dar um plus a mais na minha coleção decidi que não pegaria apenas a histórias reais mas também a segunda série (capitão mistério apresenta)  e seus almanaques.


 a segunda série e seus almanaques!

    Nessa caçada ainda comprei a raríssima tumba de drácula 1 da bloch em perfeito estado!!!


sim é a tumba de drácula 1 em prefeito estado 

   Hoje em dia essas revistas só podem ser achadas em poucos sebos e principalmente pelo mercado livre porém quem tiver interesse a editora panini está relançando o drácula da marvel na série:coleção marvel terror a tumba do drácula que está no numero 2,por isso corram atrás

  o relançamento da panini

  Quem quiser saber um pouco mais desse lançamento indico o canal no youtube do meu amigo o grande Ricardo Quartim, o Drops do Ricardo Quartim Número 9 fala justamente sobre o Drácula da Marvel passem por lá e assistam e até a próxima !!! 







3 comentários:

  1. Olá,sua história é bem interessante.Também estou numa caçada pelas revistas Histórias Reais de Drácula que tive e não cuidei em guardá-las.Vi que você tem uma que me interessa muito:a ed.25 que morro de procurar e não acho.Lógico que você não irá me vender,mas se você pudesse tirar xerox dela pra mim,mesmo em preto e branco,eu compraria sim e ficaria muito feliz.Pense com carinho...Meu email é mariaitacyra@hotmail.com,meu telefone é (88)35234249 fixo da oi.Valeu!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Teve uma série da Press mara também do Paulo Yokota teve algumas edições. Anos 80.

    ResponderExcluir
  3. ...caro senhor, excelente texto, a mim também fascinavam muitíssimo as tais histórias de dracula, delas cheguei a adquirir alguns exemplares, numa banda de jornal da Siqueira Campos, com silva castro, no meu bairro natal de Copacabana,

    ResponderExcluir