quinta-feira, 28 de maio de 2015

Hulk Cinza de Peter David e Todd Mc'Farlane

   Olá novamente a quem estiver lendo esse blog,gostaria de fazer uma pergunta:qual é a cor do incrível hulk? a resposta óbvia é verde,mas sabiam que originalmente ele estreou com outra cor? isso mesmo em sua primeira revista o gigante era cinza,mas devido a dificuldades de impressão em muitas páginas ele saiu verde,para facilitar na edição seguinte o hulk passou a ter a cor que tradicionalmente conhecemos.
   Mas porque fiz essa introdução? porque hoje resolvi falar sobre a minha fase favorita do hulk,quando ele voltou a ser cinza e passou a ter uma personalidade marcante,
porém antes de começar vamos falar um pouco de história:na década de 1980 o super roteirista John Byrne assumiu os roteiros do hulk e fez uma revolução,separou ele de seu alter ego transformando-o em uma criatura violenta e irracional,criou os caça hulks e casou Bruce Banner e Beth Ross, pena que Byrne se desentendeu com o editor da revista e deixou a mesma após seis edições e coube ao roteirista Al Milgrom continuar a série.
o início da fase Byrne 
  
  Al Milgrom acabou rapidamente com a fase do hulk irracional e juntou novamente os corpos de Banner e do golias esmeralda,porém algumas edições depois ele resolveu sacudir um pouco a vida do personagem, após uma experiência da S.H.I.E.L.D. o hulk acabou se tornando cinza, o seu amigo Rick Jones virou um novo hulk verde e cabeludo e o general Ross se fundiu ao vilão zzzax.

o começo da fase do hulk cinza

  Mesmo com essas mudanças as vendas continuaram a cair e Milgrom foi substituído pelo roteirista Peter David que revolucionou o personagem com a ajuda de um então desenhista novato: Todd  Mc'Farlane,logo de cara, foi dada uma nova personalidade ao gigante cinza ,nada de: HULK ESMAGA,agora ele falava fluentemente, era sacana,cruel, sarcástico,manipulador,interesseiro enfim um anti herói,nessa nova fase Banner só se transformava no hulk a noite,os desenhos de Mc'Farlane mostravam que a transformação de Banner em hulk era dolorosa.
a dolorosa transformação no traço estilizado de Todd Mc'Farlane

  Essa situação gerava uma corrida contra o tempo em cada transformação dando margem pra situações que eu nunca iria imaginar no contexto do personagem, por exemplo em uma história o hulk, percebe que o amanhecer  está acontecendo e não querendo que Banner volte para a base gama, invade uma loja de bebidas e enche os cornos tomando um porre épico, quando volta a ser normal Banner desmaia de tanta bebida.

hulk tomando um porre

   Uma das minhas histórias favoritas dessa fase é quando o hulk encara um xerife "bombado" que espanca a mulher e é temido por toda a sua cidadezinha,é muito foda ver o agressor sentando o pau no gigante cinza e o monstro nem sua,fica rindo e humilhando o cara na frente de toda a cidade.
Hulk contra o xerife agressor de mulheres

   Outra história foda é quando o Hulk encara o homem búfalo aqui ele age como um verdadeiro vilão enquanto a coitada da criatura só queria paz.
hulk versus o homem búfalo

   Além disso tivemos um quebra espetacular entre o hulk e o wolverine que rendeu uma das melhores capas dessa fase.
ao olhar essa capa vocês percebem que o "tempo vai fechar"

    Por que eu gosto dessa fase? quando eu era pequeno eu comprava HQs de forma aleatória pela capa,ou me concentrava em um arco, no homem-aranha foi a saga do uniforme negro,x-men foi massacre de mutantes e do hulk foi justamente a fase do hulk cinza,eu curtia o personagem dos desenhos e do seriado dos anos 1970 que a globo reprisava e já tinha pego uma ou outra revista dele (fase encruzilhada e algumas do Byrne),  mas quando vi a capa com o "novo" hulk cinza na edição 78 eu pirei! entre Dezembro de 1989 e Janeiro de 1992 foi a revista que eu comprava religiosamente todos os meses, adorava o hulk/Jones cabeludo,o hulk cinza,mas quando a Dupla Peter David e Todd Mc'Farlane se uniram na edição 87 foi uma revolução!! muita gente detesta o seu traço mas eu adoro principalmente quando ele assumiu a revista do homem aranha após essa fase no hulk.
Bruce e Betty no traço de Mc'Farlane

   A revista ficou com um clima de road movie com Banner,Jones e Clay Quartermain (o mais carismático dessa fase) na estrada enfrentando novos inimigos a cada edição em busca das bombas gamas roubadas pelo vilão líder que ganhou um visual ainda mais grotesco, cortesia de Mc'Farlane.
o novo e grotesco líder

 Além disso tudo o mix da revista era espetacular:

-hulk cinza de David e Mc'Farlane,
-novos mutantes de Claremont e Sienkiewickz
 -homem de ferro de Denny Oneil com a saga do centurião prateado
-além de histórias ocasionais do aranha e a saga do noturno!!!

  Em Dezembro de 2014 consegui achar dois encadernados que foram lançados pela PANINI e que abrange  justamente essa fase, comprei na hora e me dei de presente de natal, ler novamente essas histórias foi como entrar em uma máquina do tempo e voltar para 1991 quando eu estava na 3ª série e só me preocupava e tirar notas altas em matemática,jogar master system, assistir seriados japoneses e comprar as revistas do hulk.

os encadernados da PANINI, voltei a ter 10 anos de idade!

Por isso corra atrás desses encadernados,garanto que você não vai se arrepender
até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário