terça-feira, 19 de maio de 2015

BATMAN(1989)

    Olá a todos, não sei se tem alguém lendo,mas vou seguindo com o blog,a dica de hoje é de filmes e resolvi estrear com BATMAN de 1989 do Tim Burton,esse é o filme da minha infância e posso dizer que é graças a ele que me tornei o nerd que sou!

   
 O filme da minha infância!

    Diferente da minha primeira postagem não vou falar muito sobre a trama pois acho que todo mundo conhece,resolvi fazer outra abordagem e dizer o quanto esse filme me marcou e porque estou indicando ele.
   O ano era 1989 eu estava na primeira série e já era fã do batman eu tinha os bonequinhos da guliver,o batmóvel de plástico, adorava os desenhos da filmation e dos superamigos e das revistinhas(como eu chamava hqs na época) mas nada me preparou para o comercial do filme que mostrava o batman com roupa preta!!!!! eu pensei:como assim roupa preta?a partir dai eu comecei a desenhar nos meus cadernos da escola o batman de roupa preta e até a pintar o batman das minhas revistinhas,apesar da pouca mobilidade até hoje eu acho a roupa mais bonita de todas as versões cinematográficas!!!

apesar da pouca mobilidade acho essa a roupa mais bonita

   A campanha de marketing do filme foi avassaladora entre 1988 e 1990 tínhamos imagens do batman por todos os lados, esse era O FILME que todos deveriam ver naquele ano,propagandas em jornal,revistas TV,posters,bonecos, durante muito tempo batman foi a 8ª maior bilheteria da história do cinema americano.

algumas revistas da época

     Lembro que colecionei os copos da pepsi do filme,e o álbum de figurinhas,sobre o álbum é engraçado porque meu pai sempre me ajudava a completar meus álbuns,mas na época estávamos colecionando um álbum de carros e ele falou que não ia me ajudar a completar o álbum novo enquanto eu não acabasse o primeiro, não dei bola e colecionei mesmo assim.

o álbum da discórdia

    Outro caso interessante foi sobre a adaptação do filme para hqs, ela é bem fiel e possui ótimos desenhos,não esqueço quando um colega de sala chegou com a revista e fiquei babando, na parte da tarde eu sai com meu avô e quando paramos em uma banca de jornal eu pedi pra ele comprar,como a revista era muito cara para época ele se recusou e ofereceu outra,mas não aceitei e fiz pirraça,foi a única vez que fiz mal-criação para o meu avô,muitos anos depois já na faculdade eu achei a revista em um sebo e acabei comprando e guardo ela até hoje,aliás tenho todas as adaptações dos filmes do batman.

a revista da discórdia 

    Talvez a única frustração infantil que eu tive foi não ter o boneco do filme lançado pela estrela, na verdade ele nada mais era que o batman da coleção superpowers pintado de preto e como eu já possuía a versão normal meu pai também não quis comprar pra mim.

o boneco que eu queria e o boneco que eu tinha

  Muitas pessoas reclamam da falta de ação do filme mas acho que ele tem boa cenas como: a do batman atacando os criminosos no começo,o tiroteio da axis chemichal, a cena do museu fluguehein seguida da fuga e a perseguição de batmóvel,a luta na catedral, e a épica cena final além disso diversas cenas foram tirada das hqs como a morte dos pais do bruce idêntica a do clássico:o cavaleiro das trevas e o coringa caindo no tonel de ácido inspirada em a piada mortal.

o épico final!
    
    Eu demorei quase dois meses para ir ao cinema (sim  naquela época os filmes ficavam vários meses em exibição), não me esqueço da tarde em que fui com meu pai ao antigo cinema de olaria e assisti ou filme,mesmo legendado foi uma experiência inesquecível para um moleque como eu!! sai doido e fanático pelo filme,acabei assistindo novamente no cinema, vi mais de 25 vezes no vhs e tenho dvd duplo que é raridade  e com certeza vou comprar o blu ray!
raridade
   
   Por isso mesmo se você for fã dos filmes do Nolan vale muito a pena rever  o batman do Burton,até a próxima postagem.
todas as adaptações dos filmes do batman!



Um comentário:

  1. Cara, me identifiquei demais com esse teu post. Pra mim o filme de 89 virou uma chave na minha cabeça. Tinha 12 anos. A ideia de assistir um filme do Batman no cinema, que loucura, eu pensava na época. Também comprei (quer dizer, meu pai comprava) o álbum de figuras e as adaptações em quadrinhos (essa do filme de 89 é incrivelmente perfeita). Também tenho o DVD duplo. Mas o mais importante na época foi que eu passei a ler a revista SET de cinema e vídeo. Tenho ainda hoje (velhinha mas tenho) a do morcego na capa. Dali em diante a revista foi me moldando como leitor e cinéfilo. Forte abraço!

    ResponderExcluir