sábado, 23 de maio de 2020

Os desenhos animados esquecidos pelo tempo parte 2


         Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a segunda e última parte dos desenhos esquecidos pelo tempo. Recebi muitas mensagens de leitores falando que se lembravam de todos os desenhos da primeira lista, mas conforme falei no texto: São desenhos que tem a sua parcela de fãs, mas que não alcançaram o mesmo sucesso das produções badaladas da época.
       Nessa segunda parte vocês vão conhecer mais desenhos dos anos 80 e também dos anos 90 que acabaram eclipsados por uns certos defensores de Atena, portanto chega de conversa e vamos pra lista.

não tão famosos mas que possuem fãs
  
TURMA DA PESADA (1987):


SINOPSE:

       O desenho contava a história de um grupo de adolescentes extremamente ricos de Beverly Hills, liderados pela patricinha Bianca Dupree, os jovens: Troy, Larke, Gig, Jet, Tara entre outros, que passavam o dia fazendo compras, indo a bailes e tentando ser populares na escola.

POR QUE NÃO É LEMBRADO?

        Muito antes das aventuras de Brandon e sua turma em Barrados no Baile, Turma da Pesada já focava em um grupo de jovens ricos, porém como podem ver pela história, o desenho não tinha profundidade alguma, apesar de um relativo sucesso, com 65 episódios, a série saiu do ar após uma enxurrada de críticas ao desenho que estimulava o consumismo das crianças, no Brasil passou batido no meio da programação do Xou da Xuxa, tendo poucos episódios exibidos.

DINOSAUCERS (1987):


SINOPSE:

       O desenho contava a história de duas diferentes raças de seres que evoluíram dos dinossauros que saíram de seu planeta-natal, Reptilon, e acabaram vindo para a Terra, onde vão continuar guerreando. Já na Terra, os bondosos Dinosaucers liderados por Allo ( um Alossauro) escolhem um quarteto de amigos adolescentes, liderados pelos irmãos Ryan e Sara Spencer, que irão ajudá-los a combater os seus arqui-inimigos Tyrannos, comandados por Genghis Rex (um tiranossauro Rex). Os Dinosaucers têm uma habilidade especial em "regredir" podendo, assim, se transformar nas formas originais de dinossauros, que são seus ancestrais. Nessa forma, eles aumentam a sua força e mantêm sua inteligência e capacidade de fala.

POR QUE NÃO É LEMBRADO?

       Esse é mais um caso curioso dessa lista, Dinosaucers fez muito sucesso quando foi exibido, gerando uma legião de fãs, graças ao seu enredo semelhante a Transformers: Duas raças de outro planeta que fazem da Terra seu novo campo de batalha, sendo ajudados pelos humanos. No caso da animação ainda temos o fato dos personagens regredirem a suas formas jurássicas, aumentando a diversão. Porém, com o passar dos anos, Dinosaucers foi sumindo da mente de muitos fãs e poucos se lembram do desenho.

COPS (1988) :


SINOPSE:

          No ano de 2020, Brandon "Big Boss" Babel e sua gangue de criminosos controlam o crime em Empire City. O prefeito Davis pede ajuda ao FBI que envia o agente especial Baldwin P. Vess para ajudar a derrubar Big Boss. No entanto, Vess sofreu graves ferimentos numa luta contra a gangue de Big Boss e teve que ser levado para o hospital. O policial acabou sendo equipado com um tórax cibernético à prova de balas que lhe permite encarar de frente os marginais. Baldwin reúne uma equipe de policiais altamente treinados de todo o país para formar o C.O.P.S. (Central de Operações da Policia Superior) e impedir que Big Boss e sua gangue domine a cidade.

POR QUE NÃO É LEMBRADO?

     COPS é um ótimo desenho,com uma história que tem inspiração em Robocop (policial é ferido e ganha partes cibernéticas) além muitas cenas de ação, perseguição e tiroteio, porém no Brasil ele é pouco lembrado, talvez por ter sido exibido na mesma época do blockbuster As Tartarugas Ninjas e ficou perdido no meio de outros desenhos onde logo foi retirado do ar.

ANOS 90:

      Os anos 90 foram marcados pela experimentação de desenhos com temas variados e bizarros, além das grandes animações baseadas em super-heróis dos quadrinhos como: Batman A Série Animada, X-Men e Homem-Aranha a Série Animada. No Brasil, muitos desenhos foram eclipsados pelo fenômeno Cavaleiros do Zodíaco em meados da década.

O PRÍNCIPE VALENTE (1991):


SINOPSE:

       O desenho conta a história do jovem Valente, Príncipe de Thule, ele recebe em um sonho, o chamado do Rei Arthur para fazer parte da Távola Redonda e auxiliado pelo Mago Merlin, torna-se um dos maiores cavaleiros que a lendária Camelot já viu.

POR QUE NÃO É LEMBRADO?

      O desenho era baseado nas tiras de Hal Foster, possuía belos cenários medievais, com castelos e masmorras e ótimas cenas de batalha, mas infelizmente o desenho não fez sucesso por aqui e poucos se lembram dele.

PIRATAS DAS ÁGUAS SOMBRIAS (1991):


SINOPSE:

       O Planeta Mer é quase todo coberto por oceanos, porém as pedras místicas que mantém o equilíbrio do reino de Octopon foram espalhadas pela força maligna conhecida como “Água Sombria”, uma gosma negra que consome tudo ao redor. Para piorar, o reino está dominado pelo maldoso pirata Bloth. A única esperança é o jovem guerreiro Ren que com seus amigos,os piratas Ioz e Tula, viaja pelos mares atrás dos treze tesouros. 

POR QUE NÃO É LEMBRADO?

        Piratas das Águas Sombrias é um excelente desenho que fez muito sucesso nos Estados Unidos quando foi lançado, dando origem a uma série em quadrinhos e jogos para o Mega Drive e Super Nintendo. Infelizmente, não teve a mesma sorte aqui no Brasil, pois foi exibido com o genérico nome: Os Piratas, além de passar na mesma época de X-Men e Homem-Aranha a série animada, grandes sucessos da época.

O JOVEM ROBIN HOOD (1992):


SINOPSE:

        O desenho conta uma nova versão da lenda de Robin Hood, o rei dos ladrões, só que dessa vez através de versões adolescentes de Robin, Lady Marian, Little John e Frei Tuke que enfrentam o Xerife de Nottingham e o cruel Príncipe John.

POR QUE NÃO É LEMBRADO?

      Esse é um ótimo desenho animado que contava as histórias de Robin Hood como um adolescente, o desenho surpreendia com uma história consistente, boas cenas de ação e personagens cativantes, porém por aqui foi engolido pela fama dos Defensores de Athena.

OS VALENTES COWBOYS DE MOO MESA( 1992):


SINOPSE:

        O desenho se passava no período do velho oeste americano. Um meteoro radioativo atingiu as planícies da época e todos os bois, vacas, touros e bezerros daquele local se tornaram seres antropomórficos, dando origem a comunidade de Moo Mesa, uma típica cidade dos westerns, onde Moo Montana tentava colocar ordem no local.

POR QUE NÃO É LEMBRADO?

       Mais um desenho que quando comento com meus amigos sou olhado como louco, um típico western estrelado por vacas, bois e touros, é genial, talvez devido a febre Cavaleiros do Zodíaco o desenho não seja lembrado pelo pessoal.

HIGHLANDER A SÉRIE ANIMADA (1994):


SINOPSE:

      No futuro, um asteroide atinge a Terra, causando um evento conhecido como: A Grande Catástrofe e destruindo a civilização humana. Convocando uma reunião, os Highlanders prometem desistir de suas batalhas e usar seus conhecimentos para guiar a humanidade para uma nova era. Todos concordam com isso, exceto Kortan , um imortal que pretende matar todos os outros. Connor MacLeod tenta parar Kortan, mas é morto, mas não antes de prever a vinda de outro Highlander, alguém que não é obrigado pelo juramento de não combate.
       Sete séculos depois, o jovem Quentin MacLeod descobre que é um Highlander e se vê encarregado da missão de livrar o mundo destruído da tirania de Kortan. Dom Vincente Moreno Ramírez, um outro imortal, passa a treinar o jovem para enfrentar o vilão.

POR QUE NÃO É LEMBRADO?

      Esse é um dos maiores pecados dessa lista, Higlander continua a história do primeiro filme com uma boa trama, a participação de Connor MacLeod, o personagem de  Christopher Lambert no filme homônimo, e até uma dose de violência, mas esse é mais um ótimo desenho superado pelo furacão Cavaleiros do Zodíaco.

LIGA DE MUTANTES (1994):


SINOPSE:

      O desenho contava a história de um grupo de monstros esportistas liderados por Bones Justice, os mutantes praticavam vários tipos de esportes e dividiam as agruras da vida monstro no vestiário. No desenho,tínhamos as transmissões de televisão iguais da ESPN ou as mesas redondas com os comentaristas pós-jogo.

POR QUE NÃO É LEMBRADO?

      Liga de mutantes é uma franquia que fez muito sucesso nos Estados Unidos, dando origem aos jogos: Mutant League Football e Mutant League Hockey para o Mega Drive. Infelizmente, a série não fez sucesso por aqui, pois abordava esportes que não fazem parte do cotidiano dos brasileiros como: Futebol Americano, Baseball e Hockey no gelo.

       STREET FIGHTER- GAME (1995)


SINOPSE:

     O coronel William F. Guile é o líder dos "Street Fighters", uma força internacional de manutenção da paz disfarçada, formada por artistas marciais de todo o mundo como: Ryu, Ken, Chun-Li, Cammy, Blanka e Honda. Eles enfrentam o cruel general M.Bison e seu império criminoso Shadaloo, formado pelos criminosos: Sagat, Zangief, Vega e Balrog que pretendem dominar o mundo.

POR QUE NÃO É LEMBRADO?


        Esse é ruim até o talo, mas tem um charme trash, com os personagens arrombando portas na base do Hadouken. Street Fighter-Game segue a história do filme Street Fighter: A Batalha Final, onde o personagem Guile (no filme interpretado por Jean Claude Van Damme) é o mocinho da trama e enfrenta M. Bison que quer dominar o mundo. A História é bem infantil lembrando mais Comandos em Ação, com uma animação e traços fracos, mesmo assim durou 2 temporadas. Pra piorar foi exibido pelo SBT pouco depois do anime Street Fighter Victory, essa sim uma obra prima.

GODZILLA A SÉRIE ANIMADA (1998):


SINOPSE:

        O desenho mostra a equipe liderada pelo Dr. Nick Tatopoulos, que enfrenta diversos monstros gigantes ao redor do mundo com a ajuda de Godzilla. Esse Godzilla, na verdade é o filhote que sobreviveu a destruição do Madison Square Garden no filme original, ele vê Nick como seu pai e passa a ajudar a humanidade.

POR QUE NÃO É LEMBRADO?

       E lá vamos nós com mais um pecado dos anos 90, Godzilla é uma série animada que deu continuidade ao filme de 1998, diferente da péssima versão cinematográfica, é um excelente desenho que resgata diversas características da Era Showa  do monstrão como:o bafo atômico, os monstros gigantes e a vontade de lutar. Infelizmente, o preconceito com o filme e o fenômeno Pokemón, levaram o Rei dos Monstros para o anonimato.

       Bem é isso ai pessoal, espero que tenham gostado da lista, como disse anteriormente: são desenhos que tem sim a sua parcela de fãs mas que pra grande maioria acabaram sendo engolidos por outros desenhos mais famosos. Em breve trarei mais postagens sobre desenhos animados. Até a próxima.

3 comentários:

  1. Boa lista...só que eu lembro de todos :D

    ResponderExcluir
  2. vi a maioria
    animação infantil é muito limitada e regrada para abranger os temas que eles suscitam

    abs!

    ResponderExcluir
  3. Os meus preferidos dessa lista eram Cops e Dinosaucers. Tenho alguns episódios de ambos de de vez em quando os revejo para matar o saudosismo. Alguns eu não cheguei a ver na TV, como o do Robin Hood e o do Príncipe Valente (ao qual conheço pelos ótimo quadrinhos de Hal Foster).

    ResponderExcluir