quinta-feira, 11 de junho de 2020

Altered Beast o primeiro clássico do Mega Drive


     Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma postagem do Canil do Beagle. Hoje irei falar sobre um game clássico, que vinha junto com o primeiro Mega Drive e que marcou uma geração de crianças no começo dos anos 90 com a sua frase marcante: "- RISE FROM YOUR GRAVE!" Estou falando dele: Altered Beast.

o primeiro jogão do mega drive

O PRIMEIRO ÉPICO DA SEGA:

         Estamos em meados da década de 1980 e a SEGA, uma fabricante japonesa de arcades, começava a ganhar um grande destaque nos fliperamas, graças a sucessos como: Hang-On, After Burner, Space Harrier, Alien Syndrome, Out Run e Shinobi.



os sucessos dos arcades da sega

       No ano de 1988, tudo corria bem na empresa, quando o programador Makoto Uchida resolveu que era chegada a hora de fazer um jogo mais complexo, com uma história profunda, que lembrasse os antigos filmes de aventura com um toque de filme de terror e a trama seria contada entre as fases, surgiu assim Altered Beast.

UM ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO:

        É preciso informar ao leitores, que na época os jogos com roteiros complexos eram uma coisa recente, Super Mario Bros. havia sido lançado apenas 3 anos antes, assim como Double Dragon no ano anterior. Pode-se dizer que Altered Beast ousou em contar uma trama elaborada, mesmo com os poucos recursos tecnológicos da época.
        A trama se passa na Grécia antiga, quando o necromante Neff sequestra Atena, a filha de Zeus, levando-a para o submundo.

neff em sua forma original

      O senhor do Olimpo, impedido de ir ao lar dos mortos, ressuscita um centurião em um cemitério aos gritos de: Rise From Your Grave! ( levante de sua tumba) em uma cena que entrou para a história dos videogames.

a lendária cena

       Zeus confere poderes especiais ao guerreiro que pode aumentar sua massa muscular e depois se tornar um homem-fera após recolher três orbes de dentro de Cérbero.

o monstruoso cérbero ataca

      O centurião é capaz de se transformar em 5 feras ao longo das fases: Lobo, Dragão, Urso, Tigre e Lobo Dourado.

as cinco transformações de altered beast

      Dessa forma, nosso herói é capaz de entrar cada vez mais no submundo para resgatar a deusa Atena antes que ela seja sacrificada.

AS FASES DO JOGO:

      Como todo jogo da época, Altered Beast possui cinco fases, que vão ficando cada vez mais difíceis a medida que o jogador avança, são elas:

FASE 1- O CEMITÉRIO:

      Tudo começa em um calmo cemitério, quando Zeus aparece, levanta um sarcófago, explode ele com um raio e ordena que o herói morto volte a vida (quer coisa mais cinematográfica que isso?).

um raio de zeus explodindo um caixão, isso é que é abertura!

      O nosso herói mal tem tempo de se adaptar a nova vida quando se vê rodeado de criaturas e mortos-vivos enviados por Neff.

nosso herói mal volta a vida e encara uma legião de zumbis

     Após coletar três orbes de dentro de Cérbero, o centurião se transforma no Homem-Lobo, em outra cena marcante.

a transformação marcante

        Após derrotar alguns inimigos, usando poderes de fogo, o Lobo precisa enfrentar o primeiro chefe de fase.

   CHEFE: AGGAR.


       A besta encontra Neff no final do cemitério, quando o feiticeiro profere outro brado:"- Welcome to your doom!" e se transforma em Aggar, um demônio formado por corpos em decomposição que lança sua cabeça contra o herói.

o monstruoso aggar é o primeiro desafio

       Após ser derrotado, Neff escapa para o submundo e rouba os poderes do nosso herói, que vai atrás do vilão mesmo assim. Enquanto isso, a Deusa Atena é preparada para um macabro ritual

Atena sera sacrificada?

FASE 2- O PÂNTANO SUBTERRÂNEO:

        Nosso herói entra em um pântano subterrâneo, ele agora precisa enfrentar dragões e uma criatura meio ameba meio sapo capaz de grudar na cabeça e drenar a energia.

a coisa começa a complicar

       Depois de recolher novamente os orbes, o centurião se transforma no Homem-Dragão, a melhor de todas as criaturas.

a melhor criatura

        O Dragão consegue se livrar de todos os inimigos graças as rajadas de choque. Novamente, encontramos Neff para mais uma batalha.

CHEFE: OCTEYES


        Dessa vez, Neff se transforma em uma gigantesca planta que solta esporos em forma de olhos, é o chefe mais fácil do jogo. 

o chefe mais fácil do jogo

        Após derrotá-lo, o feiticeiro foge e rouba novamente os poderes do herói. Enquanto isso, Atena é crucificada em um ritual de magia negra.

começa o sinistro ritual

FASE 3- A CAVERNA DAS ALMAS:

     Nosso herói chega a entrada do submundo, essa é a fase mais difícil, com formigas gigantes extremamente rápidas, gigantes zumbis, buracos traiçoeiros e tartarugas petrificadas.

a fase mais difícil do jogo

     Depois de passar muita dificuldade, perder algumas vidas e conseguir os orbes, você se transforma no Homem-Urso.

o inútil urso

     Sendo franco? É a pior forma do jogo, o urso tem os ataque mais inúteis: um bafo que petrifica o inimigo e um ataque vertical em forma de bola. Depois de muito perrengue, Neff dá as caras mais uma vez e se transforma em mais uma criatura sinistra. 

CHEFE: MOLDY SNAIL


        Essa forma é um ser metade dragão, metade caramujo. É preciso paciência para matá-lo: ataque com o bafo do urso até a cabeça de dragão sair da concha e depois use o ataque vertical na cabeça da criatura. 

é preciso paciência para enfrentar esse chefe

     Depois  de uma exaustiva batalha, Neff foge para o seu palácio e a filha de Zeus é transformada em uma ave.

atena é transformada em ave

FASE 4- O PALÁCIO DE NEFF:

       Finalmente, você está no submundo, dentro do palácio do feiticeiro as coisas se complicam devido ao número de inimigos.

o número de inimigos é absurdo

       Cérbero está cada vez mais rápido e você vai precisar de muita habilidade para conseguir os orbes do poder e se transformar no Homem-Tigre.

o interessante tigre

     Essa é uma das melhores transformações, graças a velocidade do tigre você vai derrotar facilmente os inimigos e encarar Neff.

CHEFE: CROCODILE WORM:



       Dessa vez, o necromante se transforma em um crocodilo que lança bolas de fogo de sua barriga e pequenos dragões aparecem para atrapalhar, mas sabendo o padrão de ataque da criatura tudo fica fácil. 

um chefe fácil se decorar o padrão dele

      Quando você acha que finalmente derrotou Neff, o vilão foge do palácio e será preciso enfrentá-lo no meio do submundo. Enquanto isso, Atena corre o risco de ser sacrificada.

atena corre risco

FASE 5- O HADES:

      O centurião está no meio do submundo, é possível perceber corpos em agonia no chão, o número de inimigos é muito maior.

observe os corpos em agonia no chão

        É preciso muita estratégia nessa fase, pois todos os inimigos aparecem aqui, depois de muito sacrifício e após pegar os orbes de Cérbero, nosso herói se transforma no Lobo Dourado.

esperava outra coisa

         Vou ser franco, esperava algo épico na última transformação, mas ela é apenas uma variação da primeira criatura, porém mais forte e mais rápida. No final do caminho você vai encarar Neff definitivamente.

CHEFE: NEFF


       O feiticeiro se transforma em um ser meio homem, meio rinoceronte que pode te matar com um único ataque.

a batalha final

       O lance é decorar o padrão de ataque e desviar dele. Depois de muita dificuldade, Neff é derrotado e Atena é salva.

finalmente atena é salva

AS VERSÕES CASEIRAS DE ALTERED BEAST:

     Como todo jogo da época, Altered Beast foi adaptado para os mais variados consoles e serviu como o primeiro jogo que vinha com o Mega Drive.

MEGA DRIVE:


        Altered Beast foi o terceiro jogo do Mega Drive lançado no Japão em 1988 ( os outros foram Super Thunder Blade e Space Herrier 2) e era uma ótima adaptação dos Arcades, com pouquíssimos cortes, era como se o jogador estivesse realmente jogando um fliperama em casa.

idêntico ao arcade

        O Jogo foi escolhido para vir junto com o console quando o Mega foi lançado no resto do mundo em 1989. Era um bom cartão de visitas que mostrava a superioridade gráfica e sonora do Mega Drive em relação ao Nintendinho.
       Quem não lembra quando a TecToy lançou o Mega Drive por aqui com a impactante caixa preta com o desenho do Homem-Lobo na tela de uma televisão?

a caixa que marcou uma geração

      Para alguns fãs , a versão Mega Drive é melhor até que a de Arcade, com boa jogabilidade, dificuldade suavizada e efeitos de paralax exclusivos do console.

MASTER SYSTEM:


     Bonitinho mais ordinário, assim é a adaptação de Master System, com gráfico bonitos, personagens grandes, múltiplos inimigos na tela, a cena da metamorfose e até vozes digitalizadas.

assim parado até engana

      O problema é que a jogabilidade é péssima, extremamente travada e lenta toda vida, o que dificulta ainda mais o jogo, que pra piorar cortou a fase da caverna. Só engana quando o jogo está parado.

PC ENGINE:


     Muito parecida com a versão Mega Drive, porém com gráficos levemente inferiores e sofrendo com a jogabilidade.

uma boa conversão

      O defeito do jogo é que ele  não tem continues, sendo apenas três vidas, morreu volta tudo pro começo, o que deixa uma sensação frustrante.

NINTENDO 8 BITS:


     O Nintendinho também ganhou uma adaptação, porém lançada apenas no Japão. Ao invés de tentar criar gráficos enormes, a equipe de produção adaptou o jogo de acordo com a capacidade do console, com isso apesar de gráficos mais simples que a versão de Master System a jogabilidade é ótima.

humilde mais divertido

      Pra completar, o jogo possui três fases a mais, sendo exclusivas do console da Nintendo com novas transformações: tubarão, leão e fênix.

fases exlusivas do nes

    Mesmo simplória, a versão Nintendinho vale a pena ser conhecida e mesmo sendo fã do console da Sega, a versão da Nintendo é bem mais agradável de jogar.

AMSTRAD CPC, ZX SPECTRUM, MSX, AMIGA, ATARI ST E COMODORE 64:

         As versões para computadores caseiros são mais feias que bater na mãe, com gráficos horríveis, jogabilidade péssima e sem som em alguns casos.


coisa mais feia do mundo

      Sendo franco nem vale a pena jogar essas versões que conseguem ser mais fracas que a adaptação de Master System e Nintendinho.

   MINIGAME SÉRIE MASTER:


        Sim, meus jovens leitores, Altered Beast também foi portado para o minigame série master. Para quem é muito novo, no começo dos anos 90, os minigames eram uma forma de quebrar o galho da galera que não tinha grana pra compra um console. Os da série Master eram o suprassumo, com versões dos clássicos do videogame. Altered Beast ganhou a sua versão que mesmo simplória tinha todas as transformações e chefes de fase.

 
mesmo simplório trazia todos os elementos do jogo original

    O LEGADO DA FERA E SUAS CONTINUAÇÕES:

     Infelizmente, Altered Beast envelheceu mal, devido a sua jogabilidade quase mecânica, onde bastava socar inimigos lateralmente sem novidades. Já na época o jogo foi superado por obras como Golden Axe e Streets of Rage e pra piorar em 1991 veio Sonic the Hedhog, o arrasa quarteirão que depois passaria a vir com o Mega Drive.

o novo jogo que substituiu altered beast

        O jogo só foi ter uma continuação em 2002, pro Game Boy Advanced chamada: Altered Beast: Guardians of Realm

uma excelente homenagem

    Apesar dos belos gráficos, boa jogabilidade e um número absurdo de fases e novas transformações, o jogo não fez sucesso entre os novos fãs.

lembrando o clássico

      Depois disso, no ano de 2005 foi lançado no Japão: Project Altered Beast, para o Playstation 2. O jogo foi uma ofensa aos fãs, onde ao invés da Grécia antiga, a história se passa nos tempos modernos, onde um jovem participa de um projeto militar que transforma soldados em homens feras.

é melhor esquecer disso


        Apesar das bizarras cenas de transformação, o jogo foi um fracasso de crítica e público e enterrou de vez a franquia.

sem charme algum

       Bem é isso ai pessoal, espero que tenham gostado de relembrar ou conhecer esse clássico que apesar de não ter tido continuações, marcou um geração de fãs e serviu como porta de entrada para o Mega drive. Em breve teremos mais postagens no Canil do Beagle, até a próxima.
   
  
 
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário