terça-feira, 19 de maio de 2020

Os desenhos animados esquecidos pelo tempo parte 1


        Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma postagem do Canil do Beagle, espero que vocês estejam bem nesse período de quarentena e estejam tomando todas as precauções contra essa porcaria de vírus, se todos fizermos a nossa parte poderemos sair dessa situação o mais breve possível. Hoje, resolvi escrever sobre um tema que estava na minha cabeça mas que eu sempre adiava: Os desenhos animados esquecidos pelo tempo.

poucos lembram deles

SÓ EU QUE LEMBRO DESSES DESENHOS???

       Uma coisa que aflige vários nerds ao logo da vida é a respeito de algum desenho animado que tenha assistido quando criança, mas que acabou perdido na poeira do esquecimento, são aquelas animações não tão famosas como: Tom e Jerry, Pernalonga He-Man, Thundercats, Flintstones ou Mickey; porém são desenhos que nos marcaram, mas que outras pessoas simplesmente  não lembram pelos mais variados motivos: ou tiveram poucos episódios, ou não assistiam a emissora ou estavam fazendo outra coisa na hora da exibição. Por isso, o Beagle selecionou 21 desenhos animados que não são tão lembrados, mas que com certeza possuem algum fã perdido por aí. Então preparem-se para relembrar ou conhecer essas obscuras animações.

OS ANOS 70:

    Vários desenhos animados faziam sucesso nessa época como Flintstones, Scooby Doo e os Jetsons, por causa disso muitos desenhos eram verdadeiras cópias que tentavam pegar a rabeira dos irmãos famosos.

OS  MUZZARELAS (1972):



SINOPSE:

        Passado no período da Roma Antiga (precisamente no ano 63 D.C), os Muzarellas conta a história da família de mesmo nome, Zecas, o pai era o típico patriarca que enfrentava problemas no trabalho enquanto tentava sobreviver as confusões dentro de casa; sua esposa Laura cuidava dos afazeres domésticos; seu filho mais velho, Jocas, era um típico adolescente riponga; a filha mais nova, Precócia, era muito inteligente e sempre tirava a família das confusões e ainda tinha o leão Brutos, o animal de estimação da família, extremamente folgado e covarde.

POR QUE NÃO É LEMBRADO?

       Esse talvez seja o mais polêmico desenho da lista, pois muita gente assistiu ele na infância, mas na verdade os Muzzarelas foi um fracasso, seguindo a mesma linha de os Flintstones que mostrava o dia a dia de uma família na Pré-história e os Jetsons que mostrava uma família no futuro, os Muzzarella não tiveram o mesmo êxito, talvez pela falta de carisma dos personagens ou pela repetição de idéias. O desenho teve apenas 13 episódios em 1 temporada.

BUTCH CASSIDY E OS SUNDENCE KIDS (1973):


SINOPSE:

     O desenho conta as aventuras de um grupo de Rock liderado pelo jovem Cassidy, que nas horas vagas agem como um grupo de espiões combatentes do crime. A banda é auxiliada por um supercomputador, o Senhor Sócrates, que, estranhamente, tem alergia severa às pulgas do cachorro Elvis, espirrando toda vez que entra em contato com o cachorro.

POR QUE NÃO É LEMBRADO?

     Butch Cassidy e os Sundence Kids foi uma das dezenas de cópias de Scooby Doo que infestaram a televisão como Tutubarão, Jossie e as Gatinhas, entre outros que tentaram pegar carona na fama da turma de Salsicha e cia. O desenho teve apenas 13 episódios e sumiu da mente de quem assistiu.

CARANGOS E MOTOCAS (1974) :


SINOPSE:

       O desenho mostra as aventuras de Wheelie, um simpático fusquinha vermelho, e sua namorada Rota. Wheelie é um corredor profissional e precisa enfrentar as armações do bando de motos liderado por Avesso, um mal encarado triciclo.

POR QUE NÃO É LEMBRADO?

      Esse é um desenho simpático que fez muito sucesso no Brasil nos anos 70 e 80, com histórias engraçadas, porém a trama foi sumindo da mente dos fãs e é mais lembrado pelo bordão do vilãozinho Confuso:  "Eu te disse, eu te disse! mas eu te disse!", quando os planos de Avesso não davam certo. 

ANOS 80:

      Os anos 80 foram marcados por desenhos focados na ação como: He-Man, Thundercats, Comandos em Ação e Transformers. Por causa disso, a maioria das animações tinham uma pegada mais aventuresca.

GO BOTS (1983):


SINOPSE:

      O desenho conta a história de duas facções de robôs vindos de outro planeta:os Guardiões e os Renegados. Esses dois grupos acabam chegando na Terra e assumindo a forma de veículos e máquinas do nosso planeta onde passam a guerrear.

POR QUE NÃO É LEMBRADO?

        Ah os Go Bots, os primos pobres dos Transformers, produzidos pela Tonka Toys, os brinquedos e os desenhos eram um plágio descarado dos robozões da Hasbro, apesar do sucesso inicial, os Go Bots logo foram massacrados pela turma de Optimus Prime e foram jogados ao limbo do esquecimento. Pra piorar a situação, em muitos países os fãs não faziam distinção entre os dois brinquedos, para a criançada era tudo Transformer, no Brasil a linha de brinquedo foi chamada de Mutantes e sofreu do mesmo mal.
        No ano de 1991, a Hasbro comprou a Tonka e com isso os Go Bots passaram a integrar um universo paralelo dos Transformers.

SECTAURS (1983):


SINOPSE:

       O desenho se passava no planeta Symbion e mostrava a luta de duas raças meio homem meio insetos: de um lado havia o Reino da Luz, liderado pelo príncipe Dargon, e do outro os mutantes que viviam sob o jugo de Spidrax. Todos os Sectaurs  possuíam um inseto de batalha gigante chamado Insectóide, com quem era ligado telepaticamente.

POR QUE NÃO É LEMBRADO?

       Sectaurs foi uma ideia bizarra que durou apenas 5 episódios, a animação é mais lembrada pelo visual bizarro e pelos insetos gigantes montados pelos personagens, que gerou uma curiosa linha de brinquedos mais famosa que o desenho, por causa do visual sinistro o desenho acabou sendo cancelado.

TURBO MAN(1984):


SINOPSE:

      O desenho conta a história do jovem Bret Matthews que sofreu um acidente com a sua Ferrari no meio de uma tempestade, e acabou dentro de um laboratório do governo exatamente na hora que uma experiência com um raio separador de moléculas estava em andamento. Bret e o carro são fundidos em um único ser. Quando o jovem é exposto ao calor extremo, ele se transforma no carro e quando exposto ao frio, vira humano novamente.

POR QUE NÃO É LEMBRADO?

      Com uma história estapafúrdia até mesmo para os padrões da época, e com uma animação fraca em comparação a sucessos do mesmo período como He-man, Turbo Man acabou fracassando com apenas 13 episódios. O desenho só é lembrado pela cena da transformação do jovem em um carro, que era repetida a exaustão.
      Curiosamente, o desenho foi exibido no programa do Fofão na Bandeirantes e fez um certo sucesso.

OS WUZZLES (1985):



SINOPSE:

      O desenho contava as aventuras de um grupo de animais híbridos, que viviam na Ilha Wuz, um lugar que vivia sofrendo ameaça de diversos invasores, geralmente humanos, na tentativa de capturar os exóticos seres.
Os personagens principais eram:

Ursoleta = mistura de urso + borboleta
Abeleão = mistura de abelha +leão  
Rinocaco = mistura de Rinoceronte + macaco
Alçoca =  mistura de alce + foca
Hipocó = mistura de hipopótamo + coelho
Eleru = mistura de elefante + canguru

    Os bichinhos também enfrentavam as armações de Crock, Fedelho e Flizard que infernizavam a vida dos Wuzzles.

POR QUE NÃO É LEMBRADO?

      Produzida pelo estúdio Disney, os Wuzzles é a série mais curta produzida pela casa do Mickey com apenas 13 episódios, a produção foi parada após a morte de Bill Scott, que dublava a voz de Alçoca, além disso, a produção foi lançada no mesmo dia que os Ursinhos Gummy, que fizeram muito mais sucesso. 

OS CENTURIONS (1985):


SINOPSE:

       O desenho conta a história da equipe militar Centurions que protege a Terra das ameaças do Doutor Terror.
      A equipe  formada por Crystal, Jack, Max e Ace, possui  uma base espacial, ao entrar em contato com a base e gritar: "Força Extrema!" , os membros passam a usar um traje específico para uma missão de resgate ou combate baseados na terra, no ar ou no mar.

POR QUE NÃO É LEMBRADO?

      Por incrível que pareça, os Centurions fez um certo sucesso quando foi exibido, possuindo 65 episódios, porém como foi lançado no mesmo período que os Comandos em Ação e possuir uma história semelhante (uma equipe militar especial contra uma organizações criminosa), os Centurions foram considerados uma cópia genérica e acabou perdido na memória dos fãs.

OS POPPLES (1985) :


SINOPSE:

        O desenho conta a história dos Popples, bonecos de pelúcia mágicos dotados de bolsas como os cangurus, de onde podiam tirar qualquer coisa que quisessem e, inclusive, podiam colocar a si próprios nelas, transformando-se em bolas de pelúcia que quicavam. 
      As estranhas criaturinhas se revelavam apenas a duas crianças: a garotinha Bonnie e o jovem Billy, que são seus donos e amigos. Diante dos adultos, os Popples se escondiam virando bolas de pelúcia.

POR QUE NÃO É LEMBRADO?

      Engraçado que os Popples possuem 44 episódios em 3 temporadas, porém quando comento desse desenho quase ninguém lembra, talvez por ser exibido antes do arrasa quarteirão Muppet Babies, esse sim lembrado por todos.

JAYCE E OS GUERREIROS DO ESPAÇO (1985)


SINOPSE:

       O desenho se passa mo planeta Epsolon 9, onde um cientista chamado Audric, tentava erradicar a fome no universo. Para isso, ele começou a desenvolver plantas especiais através de engenharia genética e mística. Estas, seriam tão resistentes aos impactos ambientais, que poderiam ser cultivadas em qualquer pedaço de terra vagando no espaço. No entanto, durante as pesquisas, um acidente no laboratório libera radiação que acabou transformando as inofensivas plantas em seres mutantes muito inteligentes e hostis autodenominados Monstróides , liderados por Sawboss, essas criaturas passam a atacar todos os seres vivos em diversos planetas. Para revidar os ataques um grupo chamado Liga Relâmpago é formado, esse grupo é liderado pelo jovem Jayce que procura pelo seu pai desaparecido e tentando reunir os medalhões mágicos que podem destruir os Monstróides.

POR QUE NÃO É LEMBRADO?

     Com um roteiro excelente, Jayce e os guerreiros do espaço fez um sucesso mediano, mas poucos se lembram dele em detalhes, na maioria das vezes mencionando os veículos plantas dos Monstróides.

M.A.S.K. (1985) :


SINOPSE:

          O desenho conta a história da organização de combate ao crime chamada M.A.S.K. munida de veículos tecnologicamente avançados capazes de se transformar em um veículo secundário e de máscaras com super poderes usadas pelos seus membros.
         A organização foi fundada pelo milionário filantropo Matt Trakker, o seu irmão Andy e o amigo de ambos Miles Mayhem. Porém, Miles acabou traindo a M.A.S.K e assassinou Andy Trakker, além de roubar uma parte das máscaras e veículos, fundando assim a organização criminosa V.E.N.O.M . Com isso, a M.A.S.K passa a lutar contra a V.E.N.O.M e combater o mal causado por ela.

POR QUE NÃO É LEMBRADO?

       Exibido no SBT, no final dos anos 80, M.A.S.K, fez um relativo sucesso, porém como muitos de seus contemporâneos acabou sendo esquecido ao longo do tempo, sendo mais lembrado pelos veículos híbridos.

     Bem é isso ai pessoal, espero que tenham gostado de relembrar ou conhecer esses desenhos, é claro que muitos podem se lembrar deles, porém, me baseei em lembranças de amigos e de conversas para chegar a esses desenhos que podem ter marcado um ou outro fã, mas que não alcançaram o sucesso absoluto das grandes produções da época em que foram exibidos. Na próxima parte iremos conhecer outros desenhos dos anos 80 e dos anos 90 e como alguns desenhos foram eclipsados pela explosão dos animes. Até a próxima.

5 comentários:

  1. Butch Cassidy, Jayce e MASK tinham aquelas músicas fantásticas na abertura

    ResponderExcluir
  2. Jayce e Carangos e Motocas eram meus favoritos! Mas gostava também dos Sectaurs (pelo menos no curto período que passou) e dos Centurions (mas preferia mesmo GI Joe rss)...

    ResponderExcluir
  3. Depois de ler a postagem passei a entender porque os americanos levam tão a sério Direitos sobre propriedade intelectual.

    Muitos desses desenhos tem conceitos e ideias copiadas na cara dura.

    Parabéns pelo material!

    ResponderExcluir
  4. lembro da maioria
    creio que a falta de interesse comercial que os deixa no limbo

    abs!

    ResponderExcluir
  5. Aaaah eu lembro dos Popples! 😍 lembro até da musiquina. Adorava!

    ResponderExcluir