sábado, 2 de maio de 2020

Batman as mega sagas dos anos 90 parte 5: Terra de Ninguém


      Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a última parte do especial das mega sagas do Batman dos anos 90. Antes de começar, gostaria de pedir desculpas ao leitores pela minha ausência, nesse período de pandemia tem sido difícil arranjar ânimo para escrever no blog perante a atual situação, mas não vou abandonar o Canil, por isso chega de conversa, pois é hora de conhecer o maior épico envolvendo o Cavaleiro das Trevas, que fechou o século XX com chave de ouro: A Terra de Ninguém.

bem vindo a terra de ninguém

SE RECUPERANDO DO GRANDE TERREMOTO:

     Após a saga Terremoto, Gotham City foi devastada, Batman e seus aliados tentam resgatar as pessoas que ainda estão presas devido ao grande tremor.

salvando pessoas no metrô

      O crime começa a tomar conta da cidade, James Gordon une os poucos policiais que restaram para tentar colocar ordem na cidade. Enquanto isso, os sobreviventes começam a brigar por água e alimentos nos campos de refugiados.

moradores nos campos de refugiados

       A cidade estava um caos: prédios e pontes destruídos, mortos por todos os lados, crime, violência e doenças. Era preciso de ajuda do Governo Federal, porém a solução proposta foi dramática.

O CAMINHO PARA A TERRA DE NINGUÉM:

     O governo dos Estados Unidos estava cansado, Gotham City era considerada a cidade mais violenta do país, havia passado por uma enorme onda de crimes liderada por Bane, enfrentou uma epidemia de uma versão variante do vírus Ebola e acabara de ser devastada por um terremoto de 7.6 na escala Richter. 

as muitas tragédias de gotham city

        Aproveitando-se da situação, o congresso decide fazer uma votação e declarar a cidade como território excluído do resto do país, uma verdadeira Terra de Ninguém.
         Aqueles que tiveram condições, abandonaram a cidade, porém muitos permaneceram para salvar o pouco que lhes restavam.
        Bruce decide ir na votação do senado, para tentar dissuadir os parlamentares da situação, oferecendo ajuda da fundação Wayne. Porém, na hora da decisão, Bruce não estava presente e a cidade é banida do resto dos Estados Unidos.

bruce não aparece para defender gotham

      Os detentos do Asilo Arkham são libertados e partem para a cidade, Batman desaparece e a lei já não vale mais na nova Gotham.

BEM VINDOS AO INFERNO:

      A situação em Gotham City regrediu quase ao período medieval, cada bairro foi divido como um feudo liderado por criminosos comuns, gangues e os vilões fugitivos do Asilo Arkham. Para manter a lei, o ex-Comissário Gordon, sua mulher e alguns policiais que não abandonaram a cidade formaram o grupo chamado de Azulões, uma referencia a cor dos seus uniformes.

o mapa com os setores da terra de ninguém

     Surge na cidade uma nova Batgirl para tentar manter a ordem nos territórios, ela é na verdade a Caçadora, a heroína resolveu assumir aparência do Cavaleiro das Trevas devido a força da sua imagem.

surge a nova batgirl

      Depois de três meses, Batman reaparece em Gotham, ele resolvera se afastar para analisar a nova situação da cidade. Como as velhas regras já não valem mais na Terra de Ninguém, o Cavaleiro das Trevas passa a agir em plena luz do dia, enfrentando gangues e vilões, tomando seus territórios e marcando as paredes com seu símbolo.

batman passa a agir também durante o dia

     Com a volta do maior herói da cidade, os vilões passam a disputar os territórios, causando uma verdadeira guerra na cidade devastada.

A GUERRA NA TERRA DE NINGUÉM:

      Começa a guerra pelos territórios na Terra de Ninguém: Gordon, aliado a Duas Caras, ataca o bando do Pinguim; no meio do tiroteio, sua esposa Sarah é atingida de raspão. Gordon perde a confiança no Batman, durante uma conversa reservada, o Homem Morcego levanta seu capuz, revelando sua identidade, porém o comissário fecha os olhos, pois não quer carregar esse segredo, além disso ele deixa a entender que sabe quem é a pessoa por baixo do capuz.

a grande revelação?

     A Batgirl perde um território para o Duas Caras e ainda por cima é responsabilizada por uma chacina, Batman exige que ela entregue seu uniforme.

batman exige que a caçadora deixe de ser a batgirl

      O mercenário Cain chega à cidade e começa a arquitetar sua missão: matar James Gordon. O vilão quase consegue, porém é detido por sua filha Cassandra Cain.

surge cassandra cain

     Batman impede Cain de tentar matar Gordon novamente, e enquanto isto, Cassandra derrota o Duas Caras e impede uma chacina. Mais tarde, a jovem impede uma luta entre Batman e Cain, e este último resolve deixar Gotham de uma vez por todas.
 
cassandra impede mais uma luta entre batman e cain

      Após a derrota de Cain, Batman resolve reunir toda a sua equipe no apartamento de Oráculo, e apresenta Cassandra como a nova Batgirl, que substitui a Caçadora.

cassandra assume o manto de batgirl

      Batman decide que é hora de agir de maneira mais contundente e passa uma missão para cada herói de sua equipe.

cada herói recebe uma missão

    Agora que cada cada herói tem a sua missão, é chegada a hora de retomar os territórios perdidos da Terra de Ninguém.

A CHEGADA DA ARLEQUINA:

     A jovem Herleen Quinzel era uma Psicóloga que trabalhava no Asilo Arkham, a jovem acabou se apaixonando por seu principal paciente:o Coringa, a Doutora Quinzel acabou enlouquecendo e foi internada no próprio manicômio por ajudar o vilão a escapar diversas vezes. 

a doutora quinzel se apaixona pelo coringa

    Durante o Terremoto, a jovem conseguiu fugir do Asilo Arkham e adotou o nome de Arlequina se unindo ao seu amor.
  
surge a arlequina

       Para a infelicidade de Arlequina, o Coringa não estava interessado realmente em seu amor, quando teve a oportunidade amarrou a jovem em um foguete e a disparou para longe, por sorte o foguete caiu no Robinson park, uma área dominada pela Hera Venenosa, a vilã salvou  a vida de Arlequina e as duas passaram a ter uma forte amizade.

 OS MOMENTOS FINAIS DA TERRA DE NINGUÉM:

      Depois de quase 1 ano, a situação em Gotham se torna insustentável, a fome passa assolar a cidade, quando nada mais podia piorar, Bane surge na cidade com o objetivo de conseguir arquivos com informações de Gotham. 

batman versus bane na terra de ninguém

      O Cavaleiro das Trevas descobre que os arquivos continham os nomes dos proprietários de todos os terrenos da cidade e que alguém pretendia comprá-los, o nome do interessado? Lex Luthor.

luthor tem interesse em gotham

     Bruce descobre que a situação de Gotham será revogada e a cidade voltará a fazer parte do resto do país. Em uma manobra política, com a ajuda de Lucius Fox, Batman consegue que as empresas Wayne sejam as responsáveis pela reconstrução da cidade, frustrando os planos de Lex Luthor.

lucius fox frustra os planos de luthor

       Enquanto a reconstrução recomeça, agora com o apoio das Indústrias Wayne, o Coringa volta a atacar. Enquanto várias pessoas comemoram o natal e a revogação da lei da Terra de Ninguém em bares e festas, ninguém lembra que a ordem ainda não está totalmente restabelecida.O palhaço assassino sequestra dezenas de crianças e planeja matar todas elas.

 o coringa sequestra vários bebês

        Batman e os outros heróis seguem as pistas deixadas pelo vilão, mas andam em círculos, Caçadora e Azrael são feridos por armadilhas deixadas pelo vilão. Gordon, sua esposa Sarah e os policias também estão à procura.
        Ao entrar na antiga central de policia, Sarah ouve barulhos estranhos e vai investigar. E acaba descobrindo que o Coringa escondera os bebês no lugar mais improvável: a própria central. Sarah tenta pará-lo com um revólver, mas o Coringa ameaça a vida dos bebês. Sarah, sob tais ameaças, entrega a arma para o vilão. Com seus sorriso sarcástico, o Coringa atira na cabeça da esposa de Gordon, que morre entre os bebês. 

o coringa mata a esposa do comissário gordon

     Ao entrar no prédio, os policiais encontram o corpo de Sarah. Gordon fica possesso ao saber que sua esposa foi assassinada, e pensa em matar o Coringa. Mas Batman conversa com ele, Gordon atira na perna de Coringa e manda prendê-lo. Coringa ainda faz piada, afirmando que Gordon quis devolver com a mesma moeda o que ele fez com a Bárbara. O ex-comissário fica desconsolado. 

gordon atira no coringa

      Sarah é enterrada, alguns dias se passam, é véspera de ano novo. Enquanto a população comemora o fim da Terra de Ninguém e a reconstrução da cidade, o comissário Gordon prefere passar a hora da virada ao lado do túmulo de sua esposa, perto dali, no mesmo cemitério, Batman também está ao lado do túmulo de seus pais.

curando as feridas

    A queima de fogos começa a meia noite, dando início não apenas a mais um ano novo, mas também a uma nova era em Gotham City.

A SAGA NO BRASIL:

     Terra de Ninguém é considerada a maior saga do Batman, muitos fãs ficam na dúvida entre ela e a Queda do Morcego como a melhor. No Brasil, a saga começou a ser publicada em formatinho pela editora Abril nas revistas Batman e Batman- Vigilantes de Gotham a partir de Abril de 2000.


o começo em formatinho

      No mês de Agosto de 2000, a editora Abril abandonou os formatinhos e lançou a série Premium, com revistas em formato americano e 160 páginas. Terra de Ninguém foi publicada na nova revista Batman Premium até a edição 09, de Abril de 2001.



a continuação em formato premium

     No ano de 2016, a editora Eaglemoss relançou a saga em uma coleção especial chamada: Coleção de Graphic Novels Especial, Batman Terra de Ninguém, em 5 encadernados de 460 páginas.


a versão de luxo da eaglemoss

     Bem é isso ai pessoal, chega ao fim o especial onde abordei as sagas do Batman que percorreram toda a década de 1990. Em breve trarei novas postagens e lembrem-se de ficar em casa nessa quarentena. Até a próxima.

2 comentários:

  1. Diferente do rumo que seguiam os demais heróis das HQs, Batman servia o melhor dos anos 90.

    Parabéns pelo review e indicação.

    Vou atrás desse material quando passar a quarentena!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir