terça-feira, 3 de outubro de 2017

Túnel do Tempo (Elseworld) DC:

    Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma postagem sobre histórias em quadrinhos.Esse ano fiz uma postagem sobre as histórias imaginárias da Marvel da série: O que aconteceria se..... , me perguntaram quando eu iria fazer uma postagem sobre a DC, então antes tarde do que nunca o tema de hoje é a série Túnel do Tempo.

o selo da série

    Desde os seus primórdios a DC Comics, sempre presenteou os fãs com histórias imaginárias, assim o leitor poderia ver o personagem em uma situação que não aconteceria no "mundo real" em que ele vive, com isso surgiram histórias em que Bruce Wayne e Clark Kent eram irmãos, ou que ambos os heróis possuíam filhos, em que Lois Lane se casava com os Superman, Lex Luthor matava o homem de aço entre outras. 


histórias imaginárias

     Eram histórias divertidas, porém com o passar dos anos a cronologia da DC ficou extremamente confusa principalmente por causa do Multiverso, chegou um ponto que os fãs não sabiam mais qual história valia para o seu personagem, para resolver isso a editora criou a mega saga Crise nas Infinitas Terras, que unificou todas as Terras e criou um cronologia unificada.

a saga que unificou o universo dc

    Inicialmente a idéia deu certo e as histórias imaginárias foram abandonadas, porém no ano de 1988 o artista John Byrne criou uma história chamada: Retorno a Krypton, em que o Superman delira imaginando o que aconteceria se os Kriptonianos chegassem ao nosso mundo.

a volta das histórias imaginárias

   Foi o suficiente para que  no ano seguinte fosse lançada a revista Batman: Gotham By Glaslight (no Brasil Batman Gotham City 1889), com o selo Elseworlds, dando inicio a várias publicações do tema.


 O TÚNEL DO TEMPO:

  No Brasil o selo recebeu o nome de Túnel do Tempo e antes de cada história havia a seguinte introdução: "Em Túnel do Tempo, os heróis são retirados dos seus cenários habituais e colocados em locais e épocas diferentes. Locais e épocas que existiram ou que poderiam ter existido... ou que não podem, não poderiam nem deveriam existir. Trata-se de um exercício de imaginação cujo objectivo é subverter o contexto normal das personagens. O resultado final é uma coleção de histórias que faz com que os heróis, que são conhecidos como o Ontem, sejam tão inéditos como Amanhã."
  Muitas das vezes aqui no Brasil essas histórias serviam de tapa buraco nas revistas mensais, em outras eram lançados como edições especiais, algumas excelentes outras bem fracas,então chega de papo e vamos conhecer as melhores histórias dessa série:

BATMAN:

  O homem morcego foi o personagem que apareceu mais vezes no selo Túnel do Tempo, talvez por ser o mais atemporal de todos os heróis da editora, entre as melhores histórias temos:

BATMAN GOTHAM CITY 1889:


   Crimes idênticos aos cometidos por Jack O Estripador, acontecem em Gotham. O justiceiro mascarado conhecido como Batman investiga o caso e depara-se com o próprio Jack que está na cidade para concluir um ato do passado.

BATMAN E HOUDINI- A OFICINA DO DIABO:


  No ano de 1907 o grande  ilusionista Harry Houdini e o misterioso Batman percorrem as ruas de Gotham atrás de um degenerado albino com sorriso permanente que ameaça a vida das crianças da cidade.

BATMAN VS DRÁCULA - TRILOGIA CHUVA RUBRA/TEMPESTADE DE SANGUE/BRUMA ESCARLATE:


  Uma das mais célebres histórias do Túnel do Tempo que virou uma trilogia: Chuva Rubra, Tempestade de Sangue e Bruma Escarlate. Nessa sequência de histórias acompanhamos a luta entre Batman e o Conde Drácula, posteriormente Bruce Wayne é transformado em um Vampiro sedento de sangue que precisa ser detido,porém ele acaba se controlando e caçando seus inimigos que também foram vampirizados.

BATMAN - A GUERRA DA SECESSÃO:


   Em 1861, os Estados Unidos da América mergulharam em uma sangrenta guerra civil que fez mais de seiscentos mil mortos. Durante o conflito,a pedido do Presidente Abraham Lincoln,o justiceiro conhecido como Batman vai ao inóspito e selvagem território de Nevada, em uma missão secreta tão importante que pode decidir o destino da grande guerra civil americana.

BATMAN - PULP FICTION:


   O ano é 1961. Uma época de transição entre os anos cinquenta, a década de lke, McCartismo e Jack Kerouac, e a aurora da Revolução Sexual, a Guerra do Vietnam e se ligar, ficar ligado e largar. Como o resto dos EUA, Gotham City é cheia de otimismo, e ninguém poderia adivinhar que dias sombrios estavam a frente, especialmente os dois defensores mascarados da cidade, Batgirl e Robin. Para eles, a viagem estava para acabar... e a última parada era a Morte!

BATMAN - GOTHAM NOIR:


   Na década de 1930,o detetive James Gordon é abandonado por sua esposa e filha. Sua carreira como policial está encerrada. Um sério problema com bebidas e a imagem de uma tragédia ameaçam sua sanidade. Agora, ele está prestes a entrar num mundo de corrupção, assassinato e de uma misteriosa figura que assombra as ruas de Gotham City, o misterioso Batman.

BATMAN ASILO - ARKHAM SUBTERRÂNEOS DA LOUCURA:


    No ano de 1900, o Dr. Bruce Wayne é um psicólogo de renome que age  como o vigilante mascarado conhecido como Batman. Como dono do Asilo Arkham, Wayne cuida de seus pacientes, entre eles o Crocodilo, Duas-Caras, Ventriloquo e Hera Venenosa. Auxiliado por seu mordomo Alfred e pelo jovem Richard, o maior perigo reside dentro do próprio manicômio: o Professor Crane que junto com o criminoso insano chamado Coringa irá causar o caos em Gotham City.

BATMAN - CIDADÃO WAYNE:


   Inspirado no filme Cidadão Kane, de Orson Welles. Bruce Wayne é um magnata da imprensa, onde controla o império da notícia e, em seus editoriais, critica ferozmente as atividades do vigilante mascarado chamado Batman!

BATMAN - O NINJA:


   Batman é um imbatível ninja, que tem ao seu lado o aprendiz Robin, um jovem dedicado a fazer o possível e o impossível para não desapontar seu mestre.Vivendo em um estranho mundo no qual a perícia substitui a tecnologia, e onde os códigos de honra são mais rígidos do que o aço!

BATMAN - O TIRANO:


  Em outro tempo e em outro lugar, o pequeno Bruce Wayne presencia o brutal assassinato de seus pais e, após a tragédia, fica sob a tutela de um homem chamado Jonathan Crane (que em nossa dimensão é mais conhecido pelo nome de Espantalho).Que tipo de pessoa Bruce Wayne se tornaria sob a orientação de alguém como Crane? Qual seria o destino de Gotham nas mãos de um Homem-Morcego dedicado não somente a combater o crime e proteger os inocentes?

BATMAN O CORSÁRIO:


   Onde quer que piratas se reúnam, onde quer que cães do mar cantem, eles hão de uivar a canção do Raposa Voadora e do homem chamado Asas de Couro.Foi sob um manto de trevas, no reinado do bom rei James, que suas velas negras tremularam enquanto canhões ecoavam por toda a extensão do domínio espanhol. Seu nome era temido na casa de Castela, meus bravos, nas Antilhas e no Caribe.

BATMAN - O LIVRO DOS MORTOS:


Os pais de Bruce Wayne eram arqueólogos, que foram assassinados devido a suas descobertas sobre predições egípcias. O símbolo do Batman, tem o origem do deus morcego egípcio. Junto com uma arqueóloga, Batman vai para o Egito para tentar descobrir a história e a origem do seu emblema.

BATMAN E CAPITÃO AMÉRICA:


    Durante a Segunda Guerra Mundial,o Homem-Morcego e o Sentinela da Liberdade se unem contra o Caveira Vermelha e o Coringa que pretendem roubar os planos do projeto Gotham que pode criar uma superbomba capaz de mudar os rumos da guerra. As coisas se complicam quando o milionário Bruce Wayne é suspeito de traição. Para vigiá-lo, a inteligência do Exército envia justamente o recruta Steve Rogers à Gotham City.

EU, O CORINGA:


   Em um louco futuro alternativo, um descendente do Bruce Wayne cria uma religião baseada no Batman, nesta seita ele sequestra civis e por meio de cirurgias os deixa idênticos a vilões do morcego, Mas o coringa se revolta contra o sistema e entre lapsos de memória e os loucos devaneios ele resolve por um fim a toda essa insanidade e se tornar um herói de verdade.

BATMAN - TERROR SAGRADO:


   A América e o mundo são dominados por um estado clerical corrupto! a igreja está presente em tudo e em todos! neste universo Bruce Wayne é um padre que descobre parte da verdade sobre o assassinato de seus pais.
  Decidido a conseguir as outras respostas, confecciona um uniforme de morcego para combater a corrupção da igreja e invade a câmara estrelada onde encontra Barry Allen, Arthur, Zatanna, Cara-de-Barro (todos experiências da igreja) e o cadáver de um alien encontrado por um casal no kansas e mais algumas respostas e novas perguntas.

SUPERMAN:

  O Superman é o segundo herói com mais histórias na série Túnel do Tempo, dentre as melhores sagas desse selo com o homem de aço temos:

SUPERMAN - O MORCEGO DE AÇO:


   E se Kal-El ao invés de cair no Kansas, caísse em Gotham City, e fosse criado por Thomas e Marta Wayne? E visse seus pais serem assassinados na sua frente. E seguisse como vigilante, vingador, sob a sombra do morcego. apenas imagine Batman com os poderes do Superman.

SUPERMAN - ENTRE A FOICE E O MARTELO:


   Uma certa nave kryptoniana cai na Terra, trazendo uma criança que um dia se tornará o ser mais poderoso do planeta. Mas seu veículo não caiu nos Estados Unidos. Ele não foi criado em Smallville, Kansas. Em vez disso, encontrou um novo lar em uma fazenda coletiva na União Soviética.Conheça Superman o herói socialista.

SUPERMAN - A GUERRA DOS MUNDOS:


   O clássico de H. G. Wells mistura-se às aventuras do emblemático Superman, onde o último filho de Krypton precisa deter uma invasão marciana.

 SUPERMAN - IDENTIDADE SECRETA:


   Num mundo onde Superman é um personagem de gibis, um menino chamado Clark Kent descobre que tem habilidades muito além de um mortal comum.

SUPERMAN - A ÚLTIMA CHAMA:


   Um holocausto nuclear devastou a Terra. Num mundo de feras mutantes e humanos deformados e selvagens, a última esperança de reconstrução da civilização são os super-heróis. Mas, apesar de preservados da radiação, eles perderam seus poderes... e agora têm de sobreviver como pessoas comuns em um mundo inóspito.Mas o que parecia ser um recomeço pode ser ameaçado para rivalidade do Capitão Marvel e do Superman.

SUPERMAN UMA NAÇÃO DIVIDIDA:


    Nesta história Superman é um fazendeiro chamado Atticus Kent, que se alistou no exército da união, para lutar pelo fim da escravidão e contra o exército do General Lee. Se torna amigo e segurança do presidente Abraham Lincoln, o salvando da morte.

SUPERMAN E BATMAN- GERAÇÕES:


   Superman e Batman surgiram  nos quadrinhos na década de 1930, nesta saga o artista John Byrne  imagina como teria sido se ele envelhecessem como no mundo real indo dos anos 30 até os dias de hoje?

OS PIORES DO MUNDO:


  O Sr. Mxyzptlk e o Batmirim resolvem ver quem é o maior duende de todas as dimensões. Os dois duendes passam por todo o Universo DC e acabam com tudo e todos que aparecem pela frente; incluindo o desenho dos Superamigos,o universo do Cavaleiro das Trevas, o Quarto Mundo, a Crise nas Infinitas Terras e o universo do Reino do Amanhã.

O REINO DO AMANHÃ:


   Por incrível que pareça esse espetacular história já saiu com o selo do Túnel do Tempo,no futuro, a Terra se tornou o reino dos super-heróis. Infelizmente para os habitantes não tão poderosos do planeta, estes “heróis” vêm se tornando cada vez mais irresponsáveis e destrutivos, colocando em risco a sobrevivência do mundo inteiro. Após uma tragédia causada por um desses heróis irresponsáveis,  o Superman sairá de seu exílio para botar ordem nas coisas, o problema é o seu velho inimigo Lex Luthor que está manipulando um dos super-heróis mais poderoso do planeta.

 LIGA DA JUSTIÇA:

  A equipe de heróis também estrelou algumas das melhores  e mais inusitadas histórias da série Túnel do Tempo

OS SUPERSEVEN:


    A raça alienígena Malazza-Rem (conhecida como “A Horda”) invade a Terra para tomar o planeta e decidem matar mil pessoas sempre que um meta-humano for visto.
   Se um super-herói enfrentar os aliens, mais cinco mil humanos serão mortos. E quando a Horda começa a cumprir a ameaça, a humanidade volta-se contra seus protetores, forçando-os ao exílio.
   Dez anos depois um deles decide reunir um novo grupo pra tentar um último ataque contra os invasores.

A LIGA DE TODOS OS TEMPOS:


   Após uma armadilha preparada pelo vilão Felix Fausto a Liga da Justiça é morta e o vilão domina o planeta.Após vinte anos de opressão o dr.Jonas cria uma nova Liga da Justiça para deter o tirano, mas os novos heróis não contam com a presença de um traidor entre eles.

LIGA DA JUSTIÇA O PREGO:


    Jonathan e Martha Kent pretendem ir de sua fazenda à cidade. No entanto, o pneu da caminhonete está furado, devido a um prego. Eles desistem do passeio. Do céu, um meteoro cai e eles acabam não encontrando o bebê Kal-El. Anos depois, em Metrópolis, Lex Luthor é reeleito prefeito da cidade. Sua plataforma principal é que todos têm o direito de viver em liberdade, livres da ameaça dos meta-humanos, sejam eles heróis ou vilões. Metrópolis não conta com nenhum supercampeão. A Liga da Justiça é alvo do preconceito e medo da população.

LJ?:


    O Emissário tem uma missão: preparar o planeta para ser conquistado por uma entidade cósmica chamada Plura. O primeiro passo da conquista é eliminar os heróis da Terra. Usando os poderes psíquicos do vilão Hector Hammond, o Emissário consegue fazer com que todos se esqueçam da existência da Liga da Justiça. Mas Hammond, ciente dos planos do emissário, consegue evitar o pior criando diversas versões da equipe, entre elas a Liga da Justiça do Arkham, a Liga da Justiça Alienígena, a Liga das Heroínas e a Liga da Justiça Atlantis.

LIGA DA JUSTIÇA -DESÍGNIOS DIVINOS:


   Um inexplicável evento, uma luz negra, tira os superpoderes de todos os heróis e vilões da Terra, exceto os que possuem habilidades humanas naturais ampliadas por treinamento (como o Batman ou Arqueiro Verde) ou dependem de alta tecnologia (como o Aço).Desprovidos de seus dons, os super-seres do passado agora precisam se conformar em agir como humanos normais. Mas que efeitos psicológicos uma perda dessas pode causar em heróis que outrora vieram quase como divindades? O fim dos grandes heróis.

 CAVALEIROS DA JUSTIÇA:


  No velho Oeste americano, Diana Prince é a xerife de uma cidade chamada Paraíso, após voltar para casa, ela encontra sua cidade destruída, Diana escuta do último sobrevivente o nome dos culpados pelo desastre, agora decidida a fazer justiça ela sai em busca de vingança com a ajuda de cavaleiros que encontra no caminho.

   Bem é isso ai pessoal, claro que muitas histórias ficaram de fora mas acredito que consegui fazer um seleção das melhores da série Túnel do Tempo que provou que os super-heróis podem ser colocados nas mais inusitadas situações ou épocas, espero que tenham gostado de conhecer algumas delas, até a próxima.


2 comentários:

  1. Faltou mencionar aí: O selvagem de aço e O último filho da Terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sim eu sei, como falei algumas histórias acabaram ficando de fora da lista, mas acho que as que entraram representaram muito bem! obrigado pelo toque

      Excluir