sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Os filmes Slasher

   Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma postagem. O dia das bruxas está chegando e o Canil do Beagle resolveu entrar no clima, hoje irei falar sobre o meu gênero favorito dos filmes de terror que marcou toda ageração dos anos 80: Os Slasher.

os reis dos slasher

O SIGNIFICADO DE FILME SLASHER:

    Os filmes Slasher surgiram no final da década de 1970 e tiveram seu auge durante os anos 80, inundando os cinemas com suas produções baratas, elenco jovem e roteiro pífio.Nesse tipo de filme um assassino psicopata usando uma máscara vai matando suas vítimas uma a uma, muitas vezes em uma data comemorativa, normalmente ele acaba sendo morto pela mocinha do filme,porém acaba ressuscitando para uma sequência.
  Os filmes Slasher deram origem a vários ícones da cultura Pop como: Jason, Freddy Krueger, Michael Myers, Leatherface, Chuck e Ghostface.

ícones de uma geração

 AS REGRAS DOS FILMES SLASHERS:

    Os filmes Slasher acabaram dando origem a algumas regras dos filmes terror, a partir deles todo filme tinha o maconheiro, o casal que só pensa em transar,o gordinho piadista, a ressurreição do assassino quando alguém vai verificar se ele está morto e a menina virgem que sempre fica para encarar o assassino (a final girl).

as maiores final girls dos filmes slasher

OS MELHORES FILMES SLASHER:

   Resolvi listar os filmes Slasher mais significativos, não levei em conta as continuações pois implicitamente elas entram junto com o filme principal, por isso chega de conversa:

O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA (1973):


SINOPSE:

   Sally Hardesty, seu irmão cadeirante Franklin e outros três amigos vão até o Texas visitar o túmulo do avô e a antiga casa onde os irmãos passavam o verão na infância. O que o grupo não sabe é que na casa vizinha vive uma família de psicopatas canibais, entre eles o violento Leatherface, que usa uma máscara de pele humana e mata suas vitimas com uma motosserra.
   Um a um os amigos vão sendo mortos, até sobrar apenas Sally, que será "convidada" para jantar com a família.

OPINIÃO:

  Apesar de alguns não concordarem considero esse o primeiro filme Slasher ou pelo menos o embrião deles, com o surgimento do assustador Leatherface e a primeira Final Girl e Screen Queen Marilyn Burns.

HALLOWEEN- A NOITE DO TERROR (1978):


SINOPSE:

   Michael Myers  é um psicopata que vive em uma instituição há 15 anos, desde quando matou sua própria irmã mais velha. Porém, ele consegue fugir de seu cativeiro e retorna à sua cidade natal onde passa a perseguir a babá Laurie Stroode e suas amigas. O psiquiatra de Michael,o doutor Sam Loomis parte em seu encalço para tentar detê-lo.

OPINIÃO:

   Oficialmente foi o primeiro Slasher, que deu origem a várias regras dos filmes de terror,nos apresentou o assustador Michael Myers e a rainha do grito definitiva: Jamie Lee Curtis.

SEXTA-FEIRA 13 (1980):


SINOPSE:

   Em 1958, um casal de adolescentes foge de um acampamento para passar uma noite romântica juntos, mas os dois são perseguidos por um assassino e mortos a facadas. Em 1979, os dirigentes do acampamento Crystal Lake decidem reabrir o local, apesar do trauma que ainda marca a cidade.     Quando novos monitores são contratados, eles começam a desaparecer mais uma vez, assassinados brutalmente, um por um.

OPINIÃO:

   Depois do sucesso de Halloween, Steve Miner trouxe ao mundo a cópia que deu certo, porém investiu menos na história e mais nas mortes mirabolantes. Sexta-Feira 13 foi a franquia Slasher que mais teve sequências e deu origem a Jason Voorhes uma máquina de  matar, além de ter gerado uma onda de Slasher de acampamentos.

DIA DOS NAMORADOS MACABRO (1981):


SINOPSE:

    Em 1960, na cidade de Valentine Bluffs, uma explosão gás metano na mina de carvão Hanniger onde cinco mineiros ficam presos em um eixo quando os capatazes que estavam esperando os mineiros saíram mais cedo para a festa de Dia dos Namorados. Seis semanas depois, o único sobrevivente do acidente, Harry Warden, foi resgatado, ele sobreviveu por matar e comer seus colegas na mina onde estava preso. Depois de um ano preso em uma instituição mental, ele fugiu no Dia dos Namorados, matou e cortou os corações dos dois capatazes que ele tinha culpado, deixando um aviso de que o mesmo aconteceria se a cidade voltasse a realizar a festa do Dia dos Namorados.     Agora vinte anos depois, Harry Warden não passa de uma lenda, um grupo de jovens mineiros e suas namoradas decidem realizar uma festa de dia dos namorados, quando os primeiros assassinatos começam as autoridades locais acreditam que Harry voltou para cumprir sua promessa.

OPINIÃO:

  Um dos slasher mais violentos da década de 1980, com mortes bem feitas além do visual totalmente diferente do assassino Harry Warden.

CHAMAS DA MORTE/A VINGANÇA DE CROPSY (1981):


SINOPSE:

   A fim de se vingarem de Cropsy,o zelador cruel de um acampamento de verão, um grupo de amigos acabam incendiando o zelador de forma acidental. Após 5 anos em um hospital, Cropsy resolve se vingar de todos que o colocaram nesse estado, e armado de uma tesoura de jardinagem parte para sua vingança.

OPINIÃO:

   O melhor plágio de Sexta-Feira 13, com uma trama bem construída se passando em um acampamento de férias,fazendo com que nos apeguemos aos personagens antes das mortes que só acontecem após 45 minutos de filme. Foi exibido no SBT com o título de A Vingança de Cropsy

FELIZ ANIVERSÁRIO PARA MIM (1981):


 SINOPSE:

   A jovem Virginia está prestes a completar 18 anos e seus amigos do colégio estão sendo assassinados um a um por um misterioso assassino. A jovem, que sofre de pequenos momentos de amnésia devido a um grave acidente de carro, começa a gerar desconfiança: será que é ela a assassina?

OPINIÃO:

   O filme mais fraco da lista, porém possui algumas mortes interessantes.

PAGUE PARA ENTRAR, REZE PARA SAIR (1981) :


 SINOPSE:

    Acontecimentos bizarros ocorrem quando quatro adolescentes visitam o parque de diversões local, para uma noite de diversão inocente, e decidem passar a noite escondidos dentro do trem fantasma no parque fechado. Eles logo descobrem, contudo, que não havia nada de inocente ou divertido por lá.     Pelo contrário, eles encontram o terror absoluto quando ficam presos dentro do labirinto da Casa Maluca. Lá dentro eles presenciam um assassinato cometido pelo filho do dono do parque, um rapaz retardado e severamente deformado. Os adolescentes acabam fazendo barulho, atraindo sua presença, e o dono do parque passa a caçá-los para que não haja testemunhas. 
  Uma por uma, as vitimas são perseguidas e eliminadas com requintes de crueldade.

OPINIÃO:

  Um dos melhores filmes de Tobe Hooper com uma ambientação simples porém assustadora: o trem fantasma de um parque de diversões, esse filme marcou tanto a minha infância que até hoje quando vou a um parque esse filme vem imediatamente a minha cabeça.

ACAMPAMENTO SINISTRO (1983) :


SINOPSE:

   Depois de uma tragédia do passado, a tímida Angela Baker, é mandada para um acampamento de verão em companhia de seu primo. Logo após a chegada de Angela, estranhos assassinatos começam a ocorrer, deixando o acampamento Camp Arawak, manchado de sangue.

OPINIÃO:

   Ah o que fala de Acampamento Sinistro? mais um plágio de Sexta-Feira 13 que deu certo, e nos trouxe Angela Baker um inusitado ícone do Terror,além disso a trama possui uma revelação assustadora no final.

A HORA DO PESADELO (1984):


SINOPSE:

   Um grupo de adolescentes tem pesadelos horríveis, onde são atacados por um homem deformado com garras de aço. Ele apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar. Os crimes vão ocorrendo seguidamente, até que se descobre que o ser misterioso é na verdade Freddy Krueger, um homem que molestou crianças na rua Elm e que foi queimado vivo pela vizinhança. Agora Krueger pode retornar para se vingar daqueles que o mataram, através do sono.

OPINIÃO:

   Foi a segunda franquia com mais sequências dos anos 80, com sua história mirabolante deu origem a Freddy Krueger um serial killer que mata apenas nos sonhos e que se tornou um ícone Pop.

NATAL SANGRENTO (1984) :


SINOPSE:

  Um garoto testemunha a morte de seus pais por um homem vestido de Papai Noel, ele é levado a um orfanato. Anos depois após sair do orfanato ele se torna um psicopata com grande ódio da lembrança daquele terrível dia, ele se veste de  Papai Noel disposto a matar pessoas no dia do natal.

OPINIÃO:

   Pouco conhecido, porém deu origem a outros filmes, ficou mais conhecido pela infame ideia de usar a figura do Papai Noel como assassino.

 A NOITE DAS BRINCADEIRAS MORTAIS (1986):


SINOPSE:

   Um grupo de universitários passa o final de semana na casa de uma amiga rica em uma ilha isolada. Mas a diversão se transforma em pânico quando os amigos começam a desaparecer, um por um, e são encontrados mortos.

OPINIÃO:

   Delicioso filme dos anos 80, que pegou carona em Sexta-Feira 13, com mortes criativas porém revela uma diferente surpresa no final onde nem tudo é o que parece

BRINQUEDO  ASSASSINO (1988):


SINOPSE:

   Charles Lee Ray é um serial killer que é morto em um tiroteio com a polícia, mas antes de morrer utiliza seus conhecimentos de vodu e transfere sua alma para um boneco. Um menino ganha exatamente este brinquedo como presente da sua mãe.Após alguns acidentes fatais o menino tenta alertar que o boneco está vivo, mas sua mãe e um detetive da polícia só acreditam nele após o brinquedo ter feito várias vítimas. Mas o boneco está realmente interessado é no garoto, pois só no corpo dele poderá continuar vivo, e isto coloca a criança em grande perigo.

OPINIÃO:

   Mais um clássico da década de 1980 com uma história inusitada, além do mais diferente serial killer dos filmes Slasher: o boneco Chuck.

PÂNICO (1996):


SINOPSE:

   Sidney Prescott  começa a desconfiar que a morte de dois estudantes está relacionada com o falecimento da sua mãe, há cerca de um ano. Enquanto isso, os jovens da pacata cidadezinha de Woodsboro começam a receber ligações de um maníaco que faz perguntas sobre filmes de horror. Quem erra, morre. As perguntas seguem uma lógica que será desvendada numa grande festa escolar.

OPINIÃO:

   Quando ninguém mais se interessava por filmes Slasher nos anos 90,o diretor Wes Craven juntamente com o produtor Kevin Williamson deram origem a essa verdadeira homenagem aos filmes Slasher com dezenas de referências ao gênero e um elenco de jovens atores,dando origem a figura de Ghostface, e ressuscitando o gênero na nova década.

EU SEI O QUE VOCÊS FIZERAM NO VERÃO PASSADO (1997):


SINOPSE:

   Um ano após atropelar um pescador e jogar o seu corpo na água, quatro amigos se reúnem quando Julie recebe uma carta assustadora dizendo-lhe que seu crime foi visto. Ao perseguir quem ele pensa ser responsável pela carta, quando um dos jovens é atropelado por um homem com um gancho de carne. O derramamento de sangue a partir daí só aumenta, pois o assassino com o gancho continua a perseguir o grupo de amigos.

OPINIÃO:

  Foi o segundo filme mais famoso da geração Pânico, com três sequencias, além de vários rostos conhecidos dos anos 90.

A CASA DE CERA (2005):


SINOPSE:

Um grupo de amigos da faculdade está a caminho de um jogo de futebol quando, em uma cidade fantasma, o carro quebra e são obrigados a procurar auxílio no único lugar que está aberto: o museu de cera local. Eles ficam impressionados com a perfeição das esculturas e logo percebem a razão de tanto realismo. Aterrorizados, fogem para não se transformarem em peças de museu.

OPINIÃO:

   Surpreendente filme que na verdade é um remake de uma produção de Vincent Price, se destaca pelas mortes violentas e com o final interessante.

TERROR NOS BASTIDORES (2015):


SINOPSE:

   Max, uma garota do ensino médio, é filha de uma já falecida atriz de filmes B de terror da década de 1980. Em uma sessão especial do grande sucesso de sua mãe, um acidente ocorre na sala de cinema e, sem explicação, ela e seus amigos vão parar dentro da trama. Perseguidos por um brutal assassino, eles precisam encontrar uma maneira de vencer o vilão e retornar ao mundo real.

OPINIÃO:

   A mais apaixonada homenagem aos filmes Slasher dos anos 80 já feita.Quem nunca sonhou poder entrar no seu filme favorito e interagir com os personagens? história inteligente, elenco cativante, boa cenas, piadas engraçadas com os clichês do gênero. É maravilhoso descobrir as referencias a Sexta-Feira 13, Chamas da Vingança e Acampamento Sinistro.


   Bem é isso aí pessoal, espero que tenham gostado dessa pequena lista, claro que faltaram alguns filmes, porém listei os principais do gênero.Apesar de estar meio moribundo os filmes Slasher podem fazer igual os seus assassinos e ressuscitarem na nova década, basta chegar perto e conferir. Até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário