quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Robin- O Menino Prodígio

   Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma postagem. Hoje irei falar sobre um dos personagens mais importantes das histórias em quadrinhos, que deu origem aos parceiros dos super-heróis e que também é alvo de muita polêmica e piadinha estou falando do menino prodígio: o Robin.

os vários robins

O PRIMEIRO HERÓI JUVENIL:

   Pouca gente sabe mas o Robin tem uma grande importância para a industria dos quadrinhos, ele foi o primeiro Sidekick, ou seja o parceiro juvenil de um super-herói adulto. Na verdade existiram dois motivos para a criação do personagem:

1º  motivo: Quando foi criado, Batman era um personagem extremamente sombrio e violento, então Bob Kane, Bill Finger e Jerry Robinson decidiram criar um personagem juvenil para trazer um pouco de colorido ao universo do morcego e para atrair as crianças que poderiam se identificar mais com o jovem herói.

2º  motivo: Essa foi uma coisa prática,os criadores do homem-morcego acharam que seria bem menos maçante haver alguém com quem Batman pudesse conversar em suas aventuras em vez de viver pensando ou conversando sozinho.

a estreia de robin

   Após a criação e sucesso de Robin, surgiram outros Sidekicks para vários heróis como: Bucky para o Capitão América, Centelha para o Tocha Humana original, Ricardito para o Arqueiro Verde, Kid Flash como o parceiro do Flash, Aqualad ajudante do Aquaman, entre outros.


jovens heróis

A INSPIRAÇÃO DO PERSONAGEM:

    O Robin foi inspirado nos acrobatas de circo, além disso na sua primeira história é dito que seu nome foi inspirado em Robin Hood. 

teria sido robin hood uma inspiração?

    Outra inspiração óbvia é que o Robin é um pássaro muito comum nos Estados Unidos com as penas avermelhadas que lembram o uniforme do herói, no Brasil a ave recebe o nome de Pintarroxo ou Tordo.

a ave robin

AFINAL ROBIN É GAY?

     Essa talvez seja a maior polêmica envolvendo o personagem que sempre foi alvo de piadinhas, principalmente devido ao seu uniforme multicolorido, na verdade essa polêmica surgiu no mundo real na década de 1950, quando o psiquiatra Fredric Wertham, iniciou uma campanha contra as histórias em quadrinhos inspirada no Macartismo.

o verdadeiro culpado

   Segundo Wertham os quadrinhos eram responsáveis pela delinquência juvenil da sociedade norte americana. O psiquiatra publicou um livro chamado A Sedução dos Inocentes, onde dizia entre outras coisas que era inconcebível que um homem adulto como o Batman vivesse com um garoto como o Robin. Para embasar suas teorias, Frederick Wertham mostrava cenas totalmente fora de contexto que davam a entender que o menino prodígio vivia uma relação homossexual com o homem morcego.

uma cena fora de contexto reparem que existem duas camas uma ao lado da outra

    Depois disso o personagem nunca mais se livrou do estigma e se tornou alvo de piadinhas até hoje.

OS PRINCIPAIS ROBINS:

   Uma coisa que quem não acompanha os quadrinhos não sabe é que existiram diversos Robins ao longo das décadas, sejam na cronologia oficial ou não. Os principais meninos prodígios foram:

ROBIN  I ( DICK GRAYSON ):

o primeiro de todos

    É o Robin original, Richard "Dick" Grayson, era um jovem acrobata  de circo, sua família  era conhecida como Os Grayson's Voadores.Devido a uma chantagem de um mafioso, os pais de Dick foram mortos no meio de uma apresentação, Bruce Wayne estava na platéia e assistiu tudo, o milionário ficou chocado e como se tivesse revivendo a morte dos próprios pais decidiu ajudar o garoto a canalizar a sua dor.
    Durante a investigação do caso, Bruce revelou sua identidade a Dick e passou a treiná-lo para que juntos pudessem combater o crime, o garoto adotou a identidade de Robin e se tornou o parceiro do cavaleiro das trevas.

o juramento

    Inicialmente Bruce se tornou o guardião legal de Dick, mas com o passar do tempo acabou adotando o garoto de maneira oficial.
    Com o passar dos anos a relação entre ambos foi se desgastando, inicialmente Dick foi para a universidade e depois fundou sua própria equipe de heróis juvenis: A Turma Titã que posteriormente se chamou Os Novos Titãs.

a turma titã original

   Cansado de viver na sombra de seu pai adotivo, Dick assumiu uma nova identidade:o Asa Noturna se tornando totalmente independente, com o passar dos anos o jovem se reaproximou do Batman, apesar de ser considerado uma pessoal difícil de se lidar, o detetive e o jovem herói voltaram a conviver pacificamente.

a nova identidade de asa noturna

   Com o passar dos anos, o Asa Noturna chegou a liderar uma das formações da Liga da Justiça e posteriormente assumiu a identidade de Batman quando Bruce havia sido dado como morto.

assumindo o manto de batman

ROBIN  II  ( JASON TODD ) :

o violento jason todd

    O segundo Robin foi Jason Todd, um garoto órfão que morava nas ruas e vivia fazendo pequenos roubos para sobreviver, numa noite Jason resolveu roubar as rodas do Batmóvel, porém foi pego no ato pelo cavaleiro das trevas.

roubando o batmóvel

   Inicialmente o menino foi levado para um lar de jovens abandonados, porém o local era comandado por uma criminosa que usava os jovens para cometerem assaltos, resgatado do lugar por Batman, o jovem foi convidado a se tornar o novo Robin, esse talvez tenha sido o maior erro da carreira do homem morcego.
   De personalidade forte, rebelde e violento Jason desobedecia constantemente as ordens de Batman,um dia Jason descobriu que sua mãe estava viva e partiu sozinho ao seu encontro na Etiópia, ao chegar no país o menino acabou se encontrando com Batman que estava atrás do Coringa, ambos os heróis descobrem que estavam investigando o mesmo caso.

jason encontra sua mãe

   Jason percebeu que sua mãe estava nas mãos do palhaço do crime, apesar dos pedidos de Batman, o jovem herói foi ao encontro de ambos e descobriu que sua mãe era cúmplice do vilão, o menino prodígio caiu em uma armadilha e foi espancado violentamente pelo Coringa com um pé-de-cabra até deixá-lo à beira da morte.

o violento espancamento

   O vilão prende mãe e filho juntos a uma bomba que explode e mata ambos, Batman chega minutos depois apenas para encontrar o cadáver do jovem.

a chocante morte de jason

   Alguns dias após sua morte,o vilão Ras Al Ghul roubou e mergulhou o corpo de Jason no Poço de Lázaro,Jason voltou a vida, porém tomado de ódio e com o desejo de se vingar de todos, até de Batman, o rapaz acabou adotando o nome de Capuz Vermelho ( o mesmo nome que o Coringa usou antes de ficar desfigurado). 

de volta dos mortos

   Jason se tornou um vigilante violento que chega a combater o próprio Batman, com o passar do tempo o ódio do jovem foi diminuindo, chegando a trabalhar com o homem morcego, Batman se sente culpado por todo trauma que aconteceu a Jason e sempre que pode fica de olho no jovem rebelde.

ROBIN III ( TIM DRAKE ):

o mais esperto de todos

      Timothy "Tim" Drake era um jovem garoto que acompanhou as aventuras de Batman e Robin desde o assassinato dos “Graysons Voadores”, crime do qual ele foi testemunha ocular. Tim deduziu as identidades de Bruce e Dick através de suas habilidades instintivas de detetive e passou a acompanhar suas carreiras com uma proximidade ainda maior. Tim também deduziu sozinho o assassinato do segundo Robin, e percebendo que Batman entrara em uma espiral auto-destrutiva e suicida, decidiu pedir a Dick que voltasse a ser Robin. 

pedindo a dick para ele voltar a ser o robin

    Mais tarde, Tim conseguiu salvar a vida de Bruce e Dick da morte certa diante do Duas-Caras. Alfred e Dick, por fim, conseguem convencer Bruce a aceitar Tim como Robin, por considerar que o menino tinha muito potencial e que isso é a única forma de impedir que Bruce acabasse encontrando a morte em combate.

batman precisa de robin

   Bruce aceitou a proposta com a condição de que Tim deveria obedecê-lo sem questionamento, além de usar um novo uniforme a prova de balas

o novo uniforme

    Tim foi o mais maduro de todos os Robins, o melhor detetive e tido pelo próprio Bruce Wayne como o Robin de maior potencial. Ao contrário de Dick e Jason, vindo de famílias muito pobres, Tim nasceu em família de classe média, após a mãe de Tim ser assassinada por um vilão, o rapaz passou a viver numa casa na propriedade de Bruce Wayne junto ao seu pai que acreditava que o garoto trabalhava para o bilionário. Quando seu pai foi assassinado pelo vilão Capitão Bumerangue Tim acabou também adotado oficialmente por Bruce.

a morte do pai de tim

   Com o passar dos anos, Tim Drake assumiu a identidade de Robin Vermelho, após Dick Grayson assumir o lugar de Batman e dar a vaga de Robin pra Damian Wayne.

a nova identidade de tim

ROBIN IV ( STEPHANIE BROWN ):

a robin que não deu certo

    Stephanie Brown, era namorada de Tim Drake e também a heroína conhecida como Salteadora.

a salteadora

     A jovem assumiu o lugar de Robin quando o pai de Tim descobriu sua identidade secreta e o proibiu de continuar sua carreira. 

a nova robin

    Stephanie permaneceu pouco tempo no cargo de Robin, durante uma guerra de gangues a jovem foi assassinada pelo criminoso conhecido como Máscara Negra. 

a morte de stephanie

    Após a mudança no universo DC conhecida como Novos 52, Stephanie ressuscitou e a atualmente é uma das Batgirls.
a nova batgirl

ROBIN V ( DAMIAN WAYNE ) :

o ainda mais violento damian

     Damian é filho de Talia Al Ghul (filha do vilão Ra's Al Ghul), com Bruce Wayne. Criado pelo avô, o terrorista Ra's Al Ghul, Damian cresceu acreditando que violência era o caminho para tudo, durante algum tempo o garoto odiou o pai, porém eles acabaram se acertando.

a complicada relação entre pai e filho

   Após Batman ser dado como morto, ele se tornou o novo Robin, combatendo o crime em Gotham ao lado do novo Batman, Dick Grayson.

a nova dupla dinâmica

    De personalidade forte e violenta Damian constantemente desobedecia as ordens de Dick, jogando na cara que ele era  filho legítimo de Bruce enquanto Dick era apenas adotado. Com passar do tempo a relação dos irmãos melhorou, Damian aos poucos mudou a sua atitude, passando a lutar fielmente pela justiça e a obedecer as ordens de Dick.
     Após a volta do pai, Damian passou a melhorar seu temperamento, passando até mesmo a liderar a equipe dos Jovens Titãs e se tornando definitivamente o dono do manto de Robin.

OS ROBINS ALTERNATIVOS:

    Em algumas histórias fora da cronologia oficial surgiram versões alternativas do menino prodígio, sendo as mais marcantes:

 ROBIN-CARRIE KELLEY:

a mais cult dos robins

     Na minissérie de 1986: Batman o Cavaleiro das Trevas, conhecemos a jovem Carrie Kelley, que inspirada pela volta do Batman resolve assumir a identidade de Robin, ela acaba salvando o herói das mãos do líder mutante.

saltando para a fama

   Carrie se torna a nova parceira do homem-morcego, ajudando nas mais variadas missões inclusive contra o Superman e evoluindo nas minisséries posteriores.

ROBIN DA TERRA 2:

continuando a ser robin

    A Terra 2, ou Terra Paralela, é uma outra dimensão onde os super-heróis começaram a sua carreira nas décadas de 1930 e 1940, envelhecendo normalmente, aqui Dick Grayson se tornou um senador e não abandonou a identidade de Robin quando envelheceu, apenas fez algumas alterações em seu uniforme.

um uniforme mais adulto

   Nessa Terra Robin formou uma dupla com a heroína Caçadora, filha do Batman com a Mulher Gato após a morte do homem-morcego.

ROBIN EM OUTRAS MÍDIAS:

   Robin é extremamente importante na mitologia do Batman e acabou aparecendo em outras mídias fora dos quadrinhos.

  NOS SERIADOS:

    Na década de 1940, o menino prodígio apareceu nos dois seriados para o cinema sendo interpretado por Douglas Croft e depois por John Duncan.

os primeiros robins de carne e osso

   Na década de 1960, na famosa série de televisão  Robin encontrou seu interprete definitivo na pele de Burt Ward, onde se metia em várias enrascadas além de ter criado o famoso bordão: Santa (alguma coisa) Batman.

o robin definitivo

NO CINEMA:

     Na década de 1990, Robin foi levado as telas nos longas Batman Eternamente e Batman e Robin, interpretado pelo ator Chris O'Donnell, no terceiro filme da série acompanhamos a origem do personagem que no final assume a identidade de Robin em uma armadura muito bacana.

a espetacular armadura de batman eternamente

   No péssimo quarto filme colocaram uma roupa quase idêntica a do Asa Noturna, mas continuaram a chamá-lo de Robin.

sem comentários

   No filme  Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Joseph Gordon-Levitt interpretou o jovem policial John Blake, que ajudou Batman ao longo do filme. 

advinha quem é?

   Nas cenas finais, não só é revelado que seu primeiro nome é Robin, como ele descobre a Batcaverna e ativa seus sistemas, dando a entender que o jovem dará continuidade ao legado de Batman. A escolha do nome Robin foi uma forma de homenagear todos os Robins.

NOS DESENHOS ANIMADOS:

   Desde que Batman estrelou sua primeira aparição animada ele contou com a presença de Robin, seja no desenho solo ou nos Superamigos.

nos superamigos

 Na década de 1990, Robin apareceu no desenho Batman Animated Series, apesar do visual ser o de Tim Drake a sua identidade era a de Dick Grayson.

visual do tim identidade do dick

   Na última temporada do desenho Dick assume o manto de Asa Noturna e Tim surge como o novo Robin.

 
asa noturna e o novo robin

  Robin também apareceu na série animada dos Jovens Titãs como o líder da equipe, encarando o Exterminador.

liderando os jovens titãs

     Bem é isso ai pessoal, espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre a carreira do menino prodígio, suas diferentes encarnações e que tenham entendido toda a polêmica que existe em torno do personagem. Até a próxima postagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário