terça-feira, 9 de maio de 2017

As "Grandes/Pequenas" Histórias parte 3: Os X-men

   Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a terceira parte do especial das "Grandes/Pequenas" histórias.Como disse anteriormente, o objetivo é listar grandes histórias que ocorreram nos títulos de linha em uma, duas, três ou no máximo quatro edições.Nada de mega sagas,Graphic Novels ou minisséries.

OS FILHOS DO ÁTOMO:


   Para essa terceira parte escolhi os mutantes da escola para jovens super dotados do professor Xavier, como são muitos personagens resolvi não fazer distinção, portanto vocês vão encontrar na lista histórias dos X-men, dos Novos Mutantes, do X-Factor e do Wolverine, então preparem-se para o próximo passo evolutivo.

A IRMANDADE DE MUTANTES:


   A primeira grande história envolvendo os X-men não poderia ser mais empolgante, na trama Magneto cria sua própria equipe de mutantes a Irmandade de Mutantes Malignos formada por: Mercúrio, Feiticeira Escarlate, Mestre Mental e Grouxo. O vilão toma o controle de um pequeno país do Leste Europeu se proclamando o rei da nação, os X-mens originais partem para confrontar o vilão e sua equipe.durante a história o professor Xavier aparentemente perde os poderes e os jovens heróis precisam passar pela sua primeira grande prova.
  Aparentemente derrotado, Magneto sequestra o Anjo e o leva para a sua base no espaço: o asteroide M, os X-men vão até a fantástica base para o confronto entre as duas equipes de mutantes.
   Em apenas duas edições temos a volta de Magneto, o surgimento da Irmandade de Mutantes e a primeira aparição do asteróide M, uma grande história de tirar o fôlego.


  No Brasil, saiu em Coleção Histórica Marvel- Xmen 1.

SURGEM OS VINGADORES:


    Uma das maiores rivalidades dos quadrinhos é entre os X-men e os Vingadores, as duas equipes protagonizaram diversas batalhas, mas a primeira delas é muito divertida.
    Na história, o professor Xavier é preso pelo vilão alienígena Lúcifer, o homem que o deixou em uma cadeira de rodas, após um chamado telepático os X-men partem para salvar o seu mentor, o problema é que os Vingadores também interceptaram a mensagem e vão para o mesmo local, devido a um desentendimento as duas equipes entram em confronto. Após uma rápida batalha o mal entendido é desfeito e os X-men partem para salvar seu mentor.
  Típica história da década de 1960, uma mera desculpa para que as duas equipes se enfrentem, assim como entram na história os Vingadores vão embora em nem se quer ajudam os X-men, mesmo assim é um excelente passatempo.


   No Brasil, saiu em Origens dos Super-Heróis Marvel 2 da editora Abril e Coleção Histórica Marvel- X-men 4 da Panini.

ENTRE NÓS ESPREITAM OS SENTINELAS:


   O primeiro épico dos X-men, foi aqui que tudo mudou, até então os mutantes eram tratados apenas como heróis esquisitos, mas foi a partir dessa história que o preconceito racial tornou-se frequente na vida dos heróis.
   Na trama o Dr. Bolívar Trask afirma que os mutantes são o próximo passo da evolução humana e que os humanos serão feitos de escravos, para impedir que isso ocorra ele cria um esquadrão de robôs gigantes chamados Sentinelas para caçar os mutantes.O problema é que os Sentinelas criam vida e decidem dominar todo o planeta, os X-men são caçados, o Fera é feito prisioneiro e a equipe precisa resgatar Trask das garras do  sentinela supremo conhecido como Molde Mestre.
  A história que mudou tudo e trouxe o debate do preconceito para as histórias dos X-men, com drama, suspense e muita ação, a vida dos mutantes nunca mais foi a mesma depois do surgimento dos sentinelas.


   No Brasil, saiu em X-men Classic II 3 e 4 da editora Abril e Coleção Histórica Marvel - X-men 3 da editora Panini.
ELEGIA:


  Com extremo pesar, os X-Men prestam suas últimas homenagens a Jean Grey, morta durante a saga da Fênix Negra. Na triste despedida de sua namorada, Ciclope, em seu íntimo, relembra todos os momentos vividos pelos mutantes, desde o primeiro confronto com Magneto até o trágico fim da Fênix. Ao fim da trama, o herói revela que precisa de um tempo para reavaliar sua vida e deixa os X-men. Ao mesmo tempo, a jovem Kitty Pryde oficialmente se une ao grupo. Não é um fim, mas apenas o começo.
  Depois do épico que foi a Saga da Fênix Negra, o prólogo não poderia ser mais emocionante, no funeral de sua amada, Ciclope relembra todo o seu passado e com isso temos um resumão de tudo que aconteceu aos X-men até aquele momento,uma excelente oportunidade para os fãs conhecerem o passado da equipe.


  No Brasil saiu em Superaventuras Marvel 34 e Marvel Especial 8 da editora Abril e X-men Dias de um Futuro Esquecido da editora Panini.

DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO:


   Uma coisa que pouca gente lembra é que uma das maiores histórias dos X-men foi publicada em apenas duas edições, os fãs mais novos acostumados a mega-sagas podem estranhar, mas antigamente isso era muito comum e para os fãs das antigas ela é tão espetacular que parece uma história de vários números.
  A história se passa no futuro, quando os Sentinelas dominaram o planeta, os enormes robôs oprimem os humanos e caçam os mutantes como animais. Nessa cruel realidade, uma milícia de resistência, formada por alguns X-Men restantes (Kitty Pryde, Wolverine,Tempestade, Colossus mais Franklin Richards e Rachel) e liderada por um Magneto cadeirante, tem um audacioso plano: enviar a mente da Kitty Pryde do futuro para seu corpo no passado e ajudar os X-Men a evitar o evento que gerou aquele mundo desolado: o assassinato do Senador Robert Kelly pela Irmandade de Mutantes.
  Épica e maravilhosa a história encerra a parceria entre John Byrne e Chris Claremont, e como eu falei anteriormente foi um simples arco em duas partes que influenciou a vida dos X-men e foi adaptada até para o cinema.



  No Brasil, saiu em Superaventuras Marvel 45 e 46,  X-men especial 2 da editora Abril, X-men Edição Histórica 3 da editora Mythos e X-men dias de um futuro Esquecido da editora Panini.

EU MAGNETO:


   Cansado da humanidade Magneto manda um ultimato a ONU: ou às autoridades mundiais se desarmam e usem o dinheiro para combater a pobreza ou ele irá declarar guerra a todos os países.    Várias nações não concordam com a idéia e o vilão naufraga um submarino nuclear soviético e cria um vulcão no meio de Tóquio para mostrar que não está brincando, os X-men partem para um confronto com o mestre do magnetismo que só ira parar após ferir Kitty e lembrar de sua filha.
   Para comemorar a 150ª edição dos X-men, a Marvel preparou um dos melhores combates entre os mutantes e o rei do Magnetismo, a batalha vai crescendo até chegara ao ponto de Magneto ferir a jovem integrante da equipe e ver que foi longe demais.


   No Brasil, saiu em Superaventuras Marvel 53 da editora Abril e Coleção Histórica Marvel- X-men 5 da editora Panini.

CHAMAS NA NOITE:


  Numa madrugada em Paris, vemos Magneto relembrando seu passado no campo de concentração de Auschwitz, a morte de toda sua família, e relação com Magda sua esposa, sua tentativa de ter uma vida normal e como em uma única noite tudo mudou após um grupo de aldeões que descobriu que ele era um mutante matou sua filha.
    Uma história comovente que em poucas páginas revelou todo passado de sofrimento de Magneto, a morte de Anya foi muito bem adaptada no filme X-men Apocalipse.


   No Brasil saiu em X-men 25 e X-men Classic II 3 da editora Abril.

O JULGAMENTO DE MAGNETO:


  Na França, Magneto é julgado por seus crimes,mas os Irmãos Fenris, herdeiros do vilão nazista Barão Strucker planejam uma vingança contra o réu e o professor Xavier, aproveitando para manchar a reputação dos X-Men no processo, realizando vários atentados no país. Por fim, eles atacam a Corte de Justiça e são detidos com a ajuda do mestre do magnetismo. Após a luta, Xavier sofre um ataque cardíaco e é levado para o espaço por Lilandra, deixando para Magneto o desafio de dirigir sua Escola.
   Outra grande história envolvendo Magneto, nela vemos os principais acontecimentos da vida dele e ao final o mestre do magnetismo passa a ser o novo diretor da Escola para Jovens Superdotados.


  No Brasil, saiu em X-men 24 da editora Abril e Coleção Histórica Marvel- X-men 5 da editora Panini.

DUELO:


  Após anos de indecisões Ciclope e Tempestade decidem duelar para saber quem é o líder dos X-men. Depois de um grande duelo, Ciclope deixa a equipe para se dedicar à esposa e ao filho recém-nascido. 
  Chris Claremont nunca escondeu de ninguém que sempre preferiu Tempestade a Ciclope e nessa história ele deu um jeito de tirar o herói da equipe, dando um tempo em sua carreira.
  

  No Brasil, saiu em X-men 25 da editora Abril.

DEVANEIOS FEBRIS:


  Após ser espancado pelos Carniceiros, Wolverine é capturado e crucificado, em meio as alucinações ele é salvo por Jubileu dando origem a uma nova parceria.
  Excelente história que mostra Wolverine levando uma das maiores surras de sua carreira para no fim ser preso em um X gigantesco numa imagem que se tornou icônica na época.
  

  No Brasil, saiu em X-men 53 da editora Abril.

E AGORA O MUTANTE CHAMADO GAMBIT:


 Depois de meses desaparecida e transformada em criança, Tempestade volta a viver como ladra nas ruas do Cairo, ela se torna prisioneira do Rei das Sombras até ser salva pelo rei dos ladrões: Gambit. 
 Gambit foi um dos X-mens mais famosos da década de 90, bonito, charmoso e engraçado sua fama aumentou graças ao desenho animado dos mutantes, nessa história vemos sua primeira aparição, o frances está bem diferente do que os fãs conhecem: Feio, sinistro e ameaçador. Vale a pena pela curiosidade.


  No Brasil, saiu em X-men 65 da editora Abril.

E... DE EXTINÇÃO:


   As relações entre o homo superior e o ser humano comum estão em colapso. A cada dia nascem mais e mais mutantes, que com certeza terão a necessidade de um professor para aprender a controlar seus poderes e fazer uso da estranha responsabilidade que lhes foi conferida. Nesses tempos conturbados, o instituto Xavier para Estudos Avançados tornou-se essencial... Mas o Professor X e seus pupilos estão prestes a ser testados pelo surgimento de uma nova inimiga que irá causar a maior tragédia mutante até então.
  Com apenas três edições Grant Morrison virou a vida dos X-men de cabeça para baixo: baniu os uniformes coloridos, transformou os X-men em uma equipe paramilitar, criou uma irmã gêmea maligna para o professor Xavier, exterminou todos os mutantes da ilha de Genosha e fez o fundador da equipe revelar que era um mutante em rede nacional.


  No Brasil saiu em X-men 9 e 10 e Novos X-men 1  E.. de Extinção da Panini.

SE EU FOSSE MORRER:


  Os Novos Mutantes tentam se distrair enquanto assistem a um filme, quando Daniele Moonstar tem uma visão da figura que representa a morte em cada um de seus amigos. Os Mutantes se deparam com Beyonder,o poderoso ser decide matar um a um dos jovens mutantes.
  História impactante que mostra os Novos Mutantes sendo mortos por Beyonder, o ser se mostra poderoso, sádico e impiedoso, os heróis seriam ressuscitados por ele algum tempo depois.
  

  No Brasil, saiu em O Incrível Hulk 92 da editora Abril.

 ERA SÓ BRINCADEIRINHA:


  Os membros dos Novos Mutantes se divertem em uma festa, quando Kitty Pryde descobre uma garoto chamado Larry. O garoto é mutante mas tenta esconder isso de todos. Kitty se interessa pelo rapaz porém Larry é ameaçado por um grupo de jovens através de um bilhete 'anti-mutante'.
   Em tempos de 13 Reasons Why, nada melhor do que conhecer essa triste história sobre bullying e suicídio, onde nem os poderes dos Novos Mutantes será o suficiente para mudar a situação.Destaque para o emocionante discurso de Kitty no final da história.


    No Brasil saiu em O Incrível Hulk 95 da editora Abril.
 
 A TERCEIRA GÊNESE:


   O corpo de Jean Grey foi encontrado dentro de um casulo no fundo do Rio Hudson. Ao se reencontrar com seus amigos, os X-Men originais (Warren, Hank, Bobby e Scott) e ser informada dos acontecimentos recentes (dentre eles, a entrada de magneto para os X-Men), ela tem a idéia de montar um nova equipe. Contando com a forte publicidade promovida por Cameron Hodge, essa equipe se apresenta como um equipe de caça-mutantes: o X-Factor,porém atrás dessa fachada eles pretendem ajudar e treinar jovens mutantes. Sua primeira missão: capturar o mutante incendiário Rusty Collins.
  A primeira história do X-factor foi impactante: Jean Grey ressuscitou, descobrimos que a Fênix era uma entidade a parte e tivemos a volta dos X-mens originais, tudo isso em uma única edição.


  No Brasil, saiu em Grande Heróis Marvel 30 da Editora Abril.

E AGORA O WOLVERINE:


   Nas montanhas Canadenses o Hulk enfrenta o poderoso Wendigo, o Governo local resolve mandar o seu agente secreto para enfrentar as duas criaturas, seu nome? Wolverine.
  A primeira aparição do Wolverine foi épica, no ele surge no meio da luta entre o Hulk e Wendigo, a personalidade do herói é bem diferente da que conhecemos: falante,piadista e impetuoso.


  No Brasil, saiu em o Incrível Hulk 22 da editora RGE, Wolverine 100 da editora Abril e Graphic Novels Marvels Clássicos 18 da Salvat.

CÍRCULO VICIOSO:


  No meio de uma tempestade o jato dos X-men é atingido pelo Hulk em um dos seus supersaltos, o então líder Wolverine, intrigado, investiga e acaba reeditando seus tradicionais embates com o Hulk, numa luta onde Humanidade e Animalidade também se enfrentam dentro deles!
Um dos Grandes combates entre Hulk e Wolverine com o diferencial que aqui é o canadense que está louco por uma briga enquanto que o golias cinza (sim, na época ele era cinza) não está nem um pouco afim de lutar.


  No Brasil saiu em O Incrível Hulk 97 da editora Abril e Hulk Circulo vicioso da  editora Panini.

 24 HORAS:


  Em um passado distante, um jovem Wolverine tem um dos seus primeiros confrontos com Dentes de Sabre que violentou e matou sua amada Raposa prateada.
  Um dos melhores confrontos entre Wolverine e Dentes de Sabre que claramente inspirou parte do roteiro de X-Men Origens: Wolverine.


   No Brasil, saiu em Wolverine 11  e As Melhores Histórias do Wolverine de Todos os Tempos da editora Abril.

CAVALEIROS DE MADRIPOOR:


  Durante a Segunda Guerra Mundial, o agente secreto Logan se junta ao Capitão América na ilha de Madripoor para enfrentar os ninjas do tentáculo, enquanto isso no presente  Wolverine se junta a Viúva Negra, Psylocke e Jubileu para enfrentar novamente o clã ninja.
 Excelente história com Jim Lee subindo para o estrelato, com um traço cinematográfico com excelentes cenas de ação.


  No Brasil, saiu em X-men 67 da editora Abril, Marvel +Aventura 5  e X-men Gênese Mutante 1 da editora Panini.

SONHOS SANGRENTOS:


   Durante uma investigação, Wolverine começa a lembrar de fatos do seu passado, desde quando era um agente secreto durante a Guerra Fria, passando pelo projeto arma X, o problema é que muitas dessas memórias podem ser falsas.
  Durante o auge da mutantemania, Larry Hama e Marc Silvestri resolveram fazer a continuação de arma X, mostrando que o passado de Wolverine poderia ser mais nebuloso com os implantes de memórias, o que é verdade? o que é mentira? estava aberta a temporada de especulação.


  No Brasil, saiu em Wolverine 39 da Editora Abril.

  Bem, é isso ai pessoal, óbvio que muitas histórias ficaram de fora, mas espero que tenham gostado dessa lista e que possam correr atrás dessas histórias marcantes dos X-men. Na última parte do especial irei falar das "pequenas/grandes" histórias do Superman, até a lá!.  

Um comentário:

  1. Depois de anos finalmente vi essa capa novamente (Wolverine 39), bons tempos!!!

    ResponderExcluir