quarta-feira, 10 de maio de 2017

As "Grandes/Pequenas" Histórias parte 4: O Superman

   Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a última parte do especial das "Grandes/Pequenas" histórias.Como disse anteriormente, o objetivo é listar grandes histórias que ocorreram nos títulos de linha em uma, duas, três ou no máximo quatro edições.Nada de mega sagas,Graphic Novels ou minisséries.

O HOMEM DE AÇO:


  Para fechar com chave de ouro esse especial escolhi o primeiro super-herói das HQs: o Superman, assim como o Homem-Aranha, o Batman e os X-men, o Homem de Aço também possui excelentes histórias que saíram em suas revistas de linha seja enfrentando seus maiores inimigos, seja resolvendo situações comuns, portanto olhe lá no céu! é um pássaro? é um avião? São as "grandes/ pequenas" histórias do Superman.

SUPERMAN:


  Nessa curta história conhecemos o Superman, um ser que veio ainda recém nascido de um planeta que explodiu e foi adotado por pais terrestre, conhecemos sua identidade secreta:o repórter Clark Kent,seu interesse amoroso: a repórter Lois Lane e seus poderes: superforça, invulnerabilidade, velocidade e saltos incríveis capazes de passar um prédio.
   É óbvio que a primeira história do Superman tinha que estar na lista,foi a história que criou o conceito de super-herói, em poucas páginas conhecemos a origem do homem de aço, seus poderes, os personagens coadjuvantes e a trama. porém uma coisa que muita gente notou na época: a história já começa com o herói em ação como se ela fosse parte de algo maior.


  No Brasil, saiu em Origem dos Heróis 1 e Almanaque Nostalgia especial da editora Ebal, Superman Crônicas 1 e Coleção DC 75 anos -A Era de Ouro da editora Panini.

SUPERMAN:


   A origem do Superman é contada em mais detalhes, é revelado os nomes de seus pais adotivos, explica como Clark conseguiu seu emprego de repórter e quais fatos ocorreram antes da primeira aparição do herói.
    Menos de um ano depois de estrear em Action Comics 1, o homem de aço ganhou seu próprio título: Superman, no primeiro número a origem do herói é mais detalhada explicando os fatos que ocorreram anteriormente a primeira cena com o herói na sua primeira aparição.

 

  No Brasil, saiu em Coleção Invictus 4 da editora Sampa, As primeiras histórias do Superman da editora L&M e Superman Crônicas 1 da editora Panini.

 OS TRÊS SUPER-HOMENS DE KRYPTON:


   O Homem de aço se vê envolvido em um dos maiores desafios do começo de sua carreira: ele descobre três sobreviventes do planeta Krypton que chegaram a Terra, o problema é que eles são criminosos e agora possuem os mesmos poderes do nosso herói.
  Excelente história da era de ouro mostrando o Superman encarando três vilões com seus mesmos poderes, essa história com certeza serviu de inspiração para o filme Superman II.


   No Brasil, saiu em Coleção DC 70 anos 1 da editora Panini.

A MAIS PODEROSA EQUIPE DO MUNDO:


   Supeman e Batman, em suas identidades civis, acabam dividindo a mesma cabine de um cruzeiro.  Um criminoso a bordo faz com que eles acidentalmente conheçam o segredo um do outro. Agora, eles terão não só que unir forças para capturar o misterioso bandido, misturado aos passageiros, como também impedir que a repórter Lois Lane investigue o fato de que Clark Kent e Bruce Wayne estão no mesmo navio.
  Os dois principais heróis da DC dividiram por anos as capas da revistas World's Finest Comics, porém nunca haviam se encontrado em uma história, coube a revista mensal do Superman realizar esse esperado encontro em 1952 em uma história divertida em que os dois heróis precisam se unir para deter um criminoso e ainda despistar Lois Lane que investiga a identidade dos heróis.
  


  No Brasil saiu em almanaque de Superman 1953 da editora Ebal e Coleção Superman 70 anos 2 da editora Panini.

OS MAIORES INIMIGOS DE SUPERMAN E BATMAN:


   Lex Luthor e Coringa se unem em um plano mirabolante: aparentemente os dois se dizem regenerados e abrem uma fábrica de operários mecânicos quase indestrutíveis, Superman e Batman acreditam que existe algo a mais nessa história e resolvem investigar os vilões.
  Outra divertida história que apresenta pela primeira vez a união entre os dois maiores vilões de Superman e Batman, com o clima inocente da década de 1950, essa união de vilões se repete até hoje.
  

  No Brasil saiu em Coleção Superman 70 Anos 2 da editora Panini.

RETORNO A KRYPTON:


  Devido a uma explosão no espaço, o Superman volta no tempo e chaga a Krypton antes do planeta explodir, ali ele conhece seus pais, se apaixona e passa a viver uma vida que poderia ter ocorrido se seu planeta não tivesse se destruído.
  Excelente e emocionante história que mostra o homem de aço voltando no tempo e interagindo com seus pais biológicos, essa trama se repetiria dezenas de vezes porém sem o mesmo impacto da primeira versão.


  No Brasil, saiu em O Mundo Maravilhosos de Krypton da editora Ebal e Coleção Superman 70 Anos 1 da editora Panini.

 A SUPERMOÇA DE KRYPTON:


   O Homem de Aço descobre que não está sozinho: sua prima Kara Zor-El também sobreviveu à destruição de seu planeta e vem à Terra fazer-lhe companhia. Adotando o nome "Linda Lee", a jovem se estabelece no orfanato da cidade de Midvale, onde deverá manter segredo sobre sua existência e usar seus poderes em segredo. 
  A primeira aparição da Supergirl,uma das mais importantes aliadas do homem de aço, a heroína permaneceu agindo em segredo por alguns anos até revelar-se para o mundo.


   No Brasil, saiu em Supermoça 1 da editora Ebal, Coleção Invictus 25 da editora Sampa.

A PRIMEIRA MORTE DO SUPERMAN:


   Nesta história imaginária, Jerry Siegel, criador do Super-Homem, conta sua versão da aventura final do Homem de Aço. Lex Luthor, cumprindo sua pena, acaba descobrindo a cura de uma praga e de criminoso condenado passa a herói mundial com direito a laboratório no espaço. Mas o regenerado Luthor é apenas uma fraude que esconde o plano original do vilão: matar o Super-Homem. Desta vez, a fé do Homem de Aço nas pessoas será sua ruína.
  Todos conhecem a famosa história a Morte do Superman lançada na década de 1990, o que pouca gente sabe que o herói já havia morrido em uma outra história escrita pelo seu criador. Jerry Siegel teve a oportunidade de fazer o que seria para ele a última história do Superman, o herói é morto pelo seu maior inimigo e o mundo chora sua perda, uma história dramática e emocionante.
  

   No Brasil, saiu em Coleção Invictus 17 da editora Sampa.

SUPERMAN IRREFREÁVEL:


   O Homem de Aço aceita participar de um experimento envolvendo kryptonita (a única substância que pode matá-lo), para desenvolver uma nova fonte de energia. No entanto, o experimento dá errado e a máquina de aproveitamento de energia explode, deixando-o exposto à mortal pedra verde. Mas, estranhamente, o acidente não o afeta e ainda por cima transforma toda a kryptonita existente na Terra em inofensivo ferro comum. Finalmente, nosso herói se liberta de sua principal fraqueza.
   Na década de 1970, Denny  O'Neil revitalizou o Superman, transformou Clark Kent em ancora de um telejornal, acabou com a maior fraqueza do herói mas ao mesmo tempo diminuiu consideravelmente seus poderes, todos esses fatos iram ter uma consequência meses depois.


  No Brasil saiu em Superman Bi 42 da editora Ebal, Coleção Invictus 13 da editora Sampa e Coleção Superman 70 Anos 1 da editora Panini.

RENASCIMENTO:


   Depois de meses preso em sua nave, Brainiac se transforma em um mortífero andróide, domina um planeta e resolve invadir a Terra. O Homem de aço acaba sendo preso e torturado pelo vilão que não possui mais nenhum remorso, com muito custo o heróis escapa e reúne a Liga da Justiça e os Novos Titãs para impedir a invasão a Terra.
   Uma das últimas grandes histórias antes de Crise nas Infinitas Terras, aqui temos uma das melhores reformulações já feitas em um personagem: Brainiac é transformado em um assustador andróide, frio, sem sentimentos e que causa medo até no Superman, em apenas três histórias temos um épico de ação que se fosse feito hoje em dia teria várias edições.


    No Brasil, saiu em Superman 31 e 32 da editora Abril.

O QUE ACONTECEU AO HOMEM DE AÇO?

    Em 1997, Lois Lane Elliott, agora casada, mãe e uma feliz dona de casa, recebe um repórter do Planeta Diário e relembra os acontecimentos de dez anos antes, quando o mundo viu o Superman pela última vez e este teve sua maior e derradeira batalha contra todos os seus inimigos.
  O que falar desse épico em duas partes? A aventura serviu de despedida para o Superman Pré-Crise (1938-1985) e para o lendários: Julius Schwartz e Curt Swan, responsáveis pelo herói por toda a era de Prata.Dramática, emocionante, fabulosa, considerada por todos como a última história do Superman.


   No Brasil saiu em Superpowers 21 da editora Abril e O Que Aconteceu ao Homem de Aço? da editora Panini.

SEGREDO VIOLADO:


  Lex Luthor, obcecado em destruir o Super-Homem, mobiliza recursos para descobrir tudo o que pode sobre o herói. Enquanto Sydney Happersen lhe revela as propriedades da kryptonita, sua assecla, Amanda McCoy, descobre a presença de Lana Lang em várias ações do Homem de Aço. Após raptar, drogar e torturar Lana, McCoy revela as conclusões de sua pesquisa: Clark Kent é o Super-Homem!
   Excelente história pós-crise onde finalmente Luthor descobre a identidade do Superman, porém a arrogância do vilão é tanta que ele se recusa a acreditar que um ser poderoso como o homem de aço se disfarçaria como um repórter atrapalhado.


  No Brasil, saiu em Super-Homem 45 da editora Abril e Coleção Superman 70 anos 1 da editora Panini.

ASAS DE COURO:


   Nos anos 1880, Aleister Hook era um médico doentio que sequestrava e matava crianças. Depois de linchado pela população, foi transformado em Gancho, um demônio alado horrendo, pela satânica Blaze. Agora, Jamie Sawyer, filha da capitã Maggie Sawyer, é sequestrada pela criatura e só o Super-Homem pode resgatá-la do destino infernal.
  Uma excelente história apresentando o demoníaco Gancho, o vilão deu bastante trabalho para o Superman aparecendo duas vezes antes de ser destruído.


   No Brasil, saiu em Super-Homem 61 e 87 da editora Abril.

  A SAGA DA SUPERGIRL:
  

    No Universo Compacto, o Super-Homem se choca com a desolação total que encontra. É quando ele é abordado pelo Lex Luthor daquela realidade, que lhe conta como suas buscas pelo Superboy acidentalmente libertaram três criminosos kryptonianos, General Zod, Zaora e Quex-Ul, os responsáveis pela destruição daquele mundo.Luthor criou um ser orgânico que se tornou a Supergirl desse mundo, porém nem ela foi páreo para os criminosos Kryptonianos.
   O Super-Homem decide sobrepujá-los com suas próprias fraquezas: a kryptonita daquela realidade, em sua versão dourada. Mas talvez apenas retirar os poderes desses genocidas não seja a forma mais segura de detê-los e o Super-Homem toma uma decisão que o perturbará para sempre.
   Após reformular o Homem de Aço, John Byrne se despede do herói nesse épico que mostra a nova versão da Supergirl: um ser de protomatéria chamada Matriz.


    No Brasil, saiu em Superpowers 17 da editora Abril.

SUPER-HOMEM  DE VOLTA A TERRA:


  Depois de seu exílio no espaço, o Super-Homem de cara precisa deter o ataque do descontrolado Tumulto! Enquanto isso, com suas maquinações criminosas cada vez mais ficando expostas, o inescrupuloso Morgan Edge não aguenta e seu coração entra em colapso
  História espetacular e emocionante, depois de um hiato de mais 40 edições( quando a revista se tornou semanal), Super-Homem retorna como protagonista do título original "Action Comics" e sob a batuta de George Pérez.


     No Brasil, saiu em Super-Homem 87 da editora Abril.

O IMPOSTOR:


   Após saber que o Super-Homem voltou para Terra, Matriz a supergirl do mundo compacto, mergulhada na confusão de personalidades que a faz acreditar ser o Super-Homem, termina por entrar em confronto com o verdadeiro Homem de Aço, trazendo mais ação e perigo ao coração do Kansas. 
  Outra excelente história da volta do Superman onde ele acaba enfrentando Matriz, após essa história a personagem só reapareceria na mega saga Pânico nos céus.


  No Brasil, saiu em Super-Homem 88 da editora Abril.

 A TRILOGIA DE BRAINIAC:


  O Vilão Brainiac usa Lex Luthor e o projeto Cadmus para criar um novo corpo para sí com isso ele se torna mais poderoso.
  A única coisa que deu errado na reformulação de John Byrne foi o personagem Brainiac, ele virou um telepata humano fundido a um alienígena, com essa história em três partes a DC tentou aproximar o vilão com a sua versão clássica, com direito a pele verde, pinos na cabeça e nave caveira.


 No Brasil saiu em Super-Homem 94, 95 e 97 da editora Abril.

NOITE DE PAZ:


   Depois de aceitar a proposta da revista Newstime, Clark tem seu último dia de trabalho no Planeta Diário. Ele é surpreendido por uma festa surpresa, instigada pela tímida Alice. Ao ir agradecê-la, Clark descobre que a jovem está há três anos vivendo num depósito do jornal, depois de perder a mãe e quase todas as economias na tentativa de salvá-la da doença que a matou. Clark, Lois, Jimmy e Perry decidem ajudar Alice, enquanto o editor-chefe do Planeta publica um emocionante editorial natalino.
  História simples e emocionante mostrando o lado humano dos personagens do universo do Superman lhe dando com um problema comum dos dias de hoje: os sem teto.


  No Brasil, saiu em Super-Homem 96 e Lois e Clark as aventuras do Superman da editora Abril.

OS LIMITES DO PODER:


   A tripulação do ônibus espacial Excalibur é exposta à radiação cósmica e obrigada a fazer um pouso forçado. Dois dos quatro tripulantes tem seus corpos destruídos, mas suas mentes se preservam e criam novos corpos a partir de blocos de terra e restos da nave. Enlouquecidos, eles entram em confronto com o Super-Homem. 
  Nesta história, Dan Jurgens faz uma homenagem ao Quarteto Fantástico, porém aqui os astronautas ao invés de se tornarem heróis altruístas viraram aberrações descontroladas. Foi a primeira aparição de Hank Henshaw, o homem que se tornaria o vilão Superciborgue.


  No Brasil, saiu em Super-Homem 101 e Lois e Clark As Aventuras do Superman da editora Abril.

 A REVELAÇÃO:


   Depois de muita espera e indecisão, o Super-Homem decide revelar sua identidade secreta numa noite romântica com Lois. Mas a aparição da Banshee Prateada e as maquinações da demoníaca Blaze podem tornar essa emocionante ocasião numa festa de horror.
    Finalmente depois de décadas, Clark resolve revelar sua identidade para Lois numa história que mostra que o superman é um cidadão do mundo, será que a intrépida repórter está preparada para aceitar esse fato?


  No Brasil, saiu em Super-Homem 108 e 109 e Lois e Clark As Aventuras do Superman da editora Abril.

O CORREIO DE METRÓPOLIS:


   Todo 23 de dezembro, o Homem de Aço lê cartas depositadas nos correios, enviadas a ele por pessoas que solicitam sua ajuda. Como ato de natal, o herói decide ajudar um velho sobrevivente de guerra, um filho cujo pai sofre com uma doença mortal e uma festa de crianças carentes. Em todos esses casos, o Super-Homem descobre que embora superforte e invulnerável, alguns desafios não exigem superpoderes. 
  Tocante conto de Natal mostrando que as vezes os pequenos gestos do Superman são o suficientes para ajudar alguém


  No Brasil, saiu em Liga da Justiça internacional 67 da editora Abril.

SUPERMAN ANO 1:


   Em seu primeiro ano agindo como herói, o Superman se encontra pela primeira vez: Batman, Ajax, Flash, Lanterna Verde, Canário Negro e Aquaman, esses encontros vão moldar o seu caráter como herói.
   Excelente história passada durante os eventos da minissérie O Homem de Aço, serve como um extensão da mesma, mostrando como o Superman influenciou os demais heróis.
  

   No Brasil, saiu em Superman 143 da editora Abril.

OLHO POR OLHO:


   O Superman se diante de um problema quando surge a Elite, um grupo extremamente violento de heróis, caberá ao homem de aço mostrar que ele é o maior de todos e o que aconteceria se ele ultrapassa-se seu limites morais.
    Numa época em que os anti-heróis estavam na moda, Joe Kelly nos trouxe esse clássico moderno mostrando que o altruísmo do homem de aço sempre irá prevalecer,essa história é tão importante que foi adaptada para um longa animado.


    No Brasil, saiu em Superman 8 e Coleção DC 70 Anos da Panini.

A CARA DO AUTOR:


   O estranho poder de materialização do escritor Ben Conrad faz com que mais um de seus personagens de ficção ganhe vida: desta vez, uma versão mais justiceira do Homem de Aço. Como poderá Superman vencer essa versão de si mesmo?
  Uma bela homenagem dos autores ao herói original de Jerry Siegel & Joe Shuster surgido em 1938, mostrando que o Superman original era muito mais casca grossa para lhe dar com os problemas comuns.


    No Brasil, saiu em Superman 22 e DC+ Aventura 3 da Panini.

   Bem, é isso ai pessoal, chega ao fim mais um especial do Canil do Beagle espero que tenham gostado dessa pequena lista de boas histórias de alguns super-heróis, o objetivo era justamente apresentar boas histórias longe das Graphic Novels ou especiais para que o leitor pudesse se divertir com histórias boas e simples.
  Antes de me despedir quero dizer que essa semana ainda teremos o aniversário do blog com postagens especiais, até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário