terça-feira, 11 de janeiro de 2022

A chegada do Master System no Brasil

     Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a primeira postagem de 2022 do Canil do Beagle. Espero que vocês tenham curtido o Natal e o Ano Novo e recarregado as baterias para o novo ano que se inicia. Já se tornou uma tradição aqui do blog ter postagens sobre videogames no mês de Janeiro e dessa vez resolvi falar sobre o meu videogame favorito: O Master System. Na verdade, vou falar sobre a sua chegada em nosso país.

o meu videogame favorito

A HISTÓRIA DO MASTER SYSTEM

      O Master System foi lançado no Japão pela empresa de jogos de Arcades SEGA no ano de 1986, para concorrer com o Famicom da Nintendo, porém, além de ter sido lançado 3 anos antes, a "Casa do Super Mário" possuía contratos de exclusividade junto as produtoras de jogos. Os contratos não permitiam que elas produzissem jogos para nenhum outro aparelho, fazendo com que o Master System dependesse somente dos lançamentos desenvolvidos pela SEGA .

ele não deu chance pro master

     Nos Estados Unidos, o domínio da Nintendo também era enorme com o seu NES, e logo a SEGA vendeu os direitos de comercialização do Master System nos EUA para a loja de brinquedos Toy's Rus, isso se mostrou uma péssima estratégia, pois as outras lojas de brinquedos se sentiram  desprestigiadas, revoltadas, elas resolveram não comercializar o novo console. Pra piorar a loja não soube como vender o console, nem mesmo o nome original dele ela usou.

nem o nome original era usado

    Na Europa e na Austrália a história foi diferente, o Master System foi bem aceito e se tornou muito mais popular que o console da Nintendo.Vários desenvolvedores europeus produziram jogos para o Master e o aparelho teve suporte da Sega Europa até 1996.

o master system brilhou na Europa

   No final dos anos 80, o Master System chegou ao Brasil e se tornou um dos consoles mais populares da história do nosso país.

  A HISTÓRIA DA TECTOY:

    No ano de 1987, o engenheiro argentino Daniel Dazcal fundou a TecToy, uma fabricante de brinquedos que tinha como objetivo, desenvolver brinquedos de alta tecnologia, ramo pouco explorado até então.

 o fundador da tectoy

     O primeiro produto lançado pela TecToy foi a pistola Zillion, fabricada com tecnologia infravermelho da SEGA. A empresa também lançou uma versão menor que atirava elásticos em um cenário com miniaturas.

a primeira parceria tectoy e sega

    O novo brinquedo foi um sucesso imediato, graças a exibição do anime de mesmo nome nas manhãs de domingo da Rede Globo.

anime de sucesso

      Pouco tempo depois, a empresa lançou um brinquedo que revolucionou a infância das crianças do final dos anos 80: o Pense Bem. Com a premissa de ser o primeiro computador infantil.

o primeiro computador infantil

     Nem preciso dizer que o novo brinquedo foi uma febre e levou o nome da TecToy as alturas, agora ela estava no mesmo nível da Estrela e da Glasslite.

     O próximo passo da TecToy foi mais ousado, ela lançou o Turbo Driver, um mini-simulador de corrida, com direto a volante, marcha, acelerador e chassi.

pensa num brinquedo caro

    O brinquedo era bem caro e grande, tanto que a empresa lançou uma versão mais compacta: o Turbo Junior.

     Graças ao sucesso da Zillion e dos outros brinquedos, a SEGA do Japão se sentiu confiante em fechar uma parceria com a TecToy para lançar no Brasil o seu console de 8 bits: o Master System.

O MASTER SYSTEM CHEGA AO BRASIL E DOMINA O MERCADO:

      No ano de 1989, o nosso país vivia um momento interessante: o modelo de videogame que predominava no nosso país desde 1983 era o Atari 2600 e seus clones, aliás, o Atari era sinônimo de videogame, além disso, depois de quase 6 anos, as crianças já não estavam ligando tanto para o velho console.

sinônimo de videogame no Brasil dos anos 80

     Eis que em Setembro de 1989, chegava as lojas um novo console que revolucionou a maneira de jogar videogame dos brasileiros: o Master System.

a caixa do master system

      Enquanto no Japão e nos Estados Unidos a vida do console foi relativamente curta; no Brasil, a história do Master System foi completamente diferente, pode-se dizer que apesar de ter nascido no Japão, foi no Brasil que ele encontrou um lar para se estabelecer definitivamente, criando uma enorme base de fãs fiéis, graças a um trabalho sem igual da TecToy.

      A empresa brasileira trouxe logo na primeira leva alguns dos melhores jogos do Master System, enquanto no Atari 2600 o jogadores apenas disputavam para ver quem fazia mais pontos, no Master você tinha uma história complexa, missões e até mesmo um final para o jogo.

panfleto com os primeiros jogos do master system no Brasil

      A empresa investia pesado nas campanhas publicitárias. Todas as revistas da época tinham propagandas do novo videogame destacando a sua alta tecnologia.

a propaganda da época

    O lançamento do Master System foi tão importante, que teve direito até mesmo a reportagem nos jornais da época, elas destacavam os jogos em terceira dimensão.      

 os lançamento do master ganhou os jornais

      A campanha de lançamento do Master System se estendeu até o Natal de 1989. A TecToy também trouxe para o país a Hot Line, um serviço telefônico com dicas para jogos, criou um clube para sócios: o Master Clube e também criou  o quadro Master Dicas nos intervalos da Sessão Aventura da Rede Globo, apresentado por Rodrigo Faro.

o jovem rodrigo faro

    O auge do marketing da TecToy foi ter colocado o Master System na novela Tieta da Rede Globo, era a maior audiência da televisão na época. Na trama, o menino Peto ganhava da sua tia Tieta um Master System completo com jogos, pistola e óculos 3D.

o master system numa novela da globo

      O videogame ganhou uma certa importância na trama, pois o garoto vivia com ele pra baixo e pra cima convidando os personagens pra jogar, o ponto alto do Master System na trama foi quando dois personagens: Osnar e Gladstone disputaram uma partida do jogo Super Futebol pelo amor de Carmosina.

disputando o amor no master system

     Graças as vendas do Master System, outras empresas começaram a lançar cópias do console rival, o Nintendo 8 bits, que ficaram conhecidos posteriormente como famiclones, sendo os mais famosos o Phantom System da Gradiente e o Turbo Game da CCE.

 

os rivais do master system

     O sucesso do Master System foi tanto, que no ano seguinte a TecToy trouxe para o Brasil o Mega Drive, o console de 16 bits da SEGA e o resto é história.

e chega o mega drive

      Bem é isso aí pessoal, espero que tenham gostado de relembrar ou conhecer a chegada desse console maravilhoso que marcou uma geração de crianças do final dos anos 80. Em breve trarei novas postagens para vocês até a próxima.        

 

 

 

 

Um comentário: