Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a primeira postagem de 2022 do Canil do Beagle. Espero que vocês tenham curtido o Natal e o Ano Novo e recarregado as baterias para o novo ano que se inicia. Já se tornou uma tradição aqui do blog ter postagens sobre videogames no mês de Janeiro e dessa vez resolvi falar sobre o meu videogame favorito: O Master System. Na verdade, vou falar sobre a sua chegada em nosso país.
A HISTÓRIA DO MASTER SYSTEM
O Master System foi lançado no Japão pela empresa de jogos de Arcades SEGA no ano de 1986, para concorrer com o Famicom da Nintendo, porém, além de ter sido lançado 3 anos antes, a "Casa do Super Mário" possuía contratos de exclusividade junto as produtoras de jogos. Os contratos não permitiam que elas produzissem jogos para nenhum outro aparelho, fazendo com que o Master System dependesse somente dos lançamentos desenvolvidos pela SEGA .
Nos Estados Unidos, o domínio da Nintendo também era enorme com o seu NES, e logo a SEGA vendeu os direitos de comercialização do Master System nos EUA para a loja de brinquedos Toy's Rus, isso se mostrou uma péssima estratégia, pois as outras lojas de brinquedos se sentiram desprestigiadas, revoltadas, elas resolveram não comercializar o novo console. Pra piorar a loja não soube como vender o console, nem mesmo o nome original dele ela usou.
Na Europa e na Austrália a história foi diferente, o Master System foi bem aceito e se tornou muito mais popular que o console da Nintendo.Vários desenvolvedores europeus produziram jogos para o Master e o aparelho teve suporte da Sega Europa até 1996.
No final dos anos 80, o Master System chegou ao Brasil e se tornou um dos consoles mais populares da história do nosso país.
A HISTÓRIA DA TECTOY:
No ano de 1987, o engenheiro argentino Daniel Dazcal fundou a TecToy, uma fabricante de brinquedos que tinha como objetivo, desenvolver brinquedos de alta tecnologia, ramo pouco explorado até então.
O primeiro produto lançado pela TecToy foi a pistola Zillion, fabricada com tecnologia infravermelho da SEGA. A empresa também lançou uma versão menor que atirava elásticos em um cenário com miniaturas.
O novo brinquedo foi um sucesso imediato, graças a exibição do anime de mesmo nome nas manhãs de domingo da Rede Globo.
Pouco tempo depois, a empresa lançou um brinquedo que revolucionou a infância das crianças do final dos anos 80: o Pense Bem. Com a premissa de ser o primeiro computador infantil.
Nem preciso dizer que o novo brinquedo foi uma febre e levou o nome da TecToy as alturas, agora ela estava no mesmo nível da Estrela e da Glasslite.
O próximo passo da TecToy foi mais ousado, ela lançou o Turbo Driver, um mini-simulador de corrida, com direto a volante, marcha, acelerador e chassi.
O brinquedo era bem caro e grande, tanto que a empresa lançou uma versão mais compacta: o Turbo Junior.
Graças ao sucesso da Zillion e dos outros brinquedos, a SEGA do Japão se sentiu confiante em fechar uma parceria com a TecToy para lançar no Brasil o seu console de 8 bits: o Master System.
O MASTER SYSTEM CHEGA AO BRASIL E DOMINA O MERCADO:
No ano de 1989, o nosso país vivia um momento interessante: o modelo de videogame que predominava no nosso país desde 1983 era o Atari 2600 e seus clones, aliás, o Atari era sinônimo de videogame, além disso, depois de quase 6 anos, as crianças já não estavam ligando tanto para o velho console.
Eis que em Setembro de 1989, chegava as lojas um novo console que revolucionou a maneira de jogar videogame dos brasileiros: o Master System.
Enquanto no Japão e nos Estados Unidos a vida do console foi relativamente curta; no Brasil, a história do Master System foi completamente diferente, pode-se dizer que apesar de ter nascido no Japão, foi no Brasil que ele encontrou um lar para se estabelecer definitivamente, criando uma enorme base de fãs fiéis, graças a um trabalho sem igual da TecToy.
A empresa brasileira trouxe logo na primeira leva alguns dos melhores jogos do Master System, enquanto no Atari 2600 o jogadores apenas disputavam para ver quem fazia mais pontos, no Master você tinha uma história complexa, missões e até mesmo um final para o jogo.
A empresa investia pesado nas campanhas publicitárias. Todas as revistas da época tinham propagandas do novo videogame destacando a sua alta tecnologia.
O lançamento do Master System foi tão importante, que teve direito até mesmo a reportagem nos jornais da época, elas destacavam os jogos em terceira dimensão.
A campanha de lançamento do Master System se estendeu até o Natal de 1989. A TecToy também trouxe para o país a Hot Line, um serviço telefônico com dicas para jogos, criou um clube para sócios: o Master Clube e também criou o quadro Master Dicas nos intervalos da Sessão Aventura da Rede Globo, apresentado por Rodrigo Faro.
O auge do marketing da TecToy foi ter colocado o Master System na novela Tieta da Rede Globo, era a maior audiência da televisão na época. Na trama, o menino Peto ganhava da sua tia Tieta um Master System completo com jogos, pistola e óculos 3D.
O videogame ganhou uma certa importância na trama, pois o garoto vivia com ele pra baixo e pra cima convidando os personagens pra jogar, o ponto alto do Master System na trama foi quando dois personagens: Osnar e Gladstone disputaram uma partida do jogo Super Futebol pelo amor de Carmosina.
Graças as vendas do Master System, outras empresas começaram a lançar cópias do console rival, o Nintendo 8 bits, que ficaram conhecidos posteriormente como famiclones, sendo os mais famosos o Phantom System da Gradiente e o Turbo Game da CCE.
O sucesso do Master System foi tanto, que no ano seguinte a TecToy trouxe para o Brasil o Mega Drive, o console de 16 bits da SEGA e o resto é história.
Bem é isso aí pessoal, espero que tenham gostado de relembrar ou conhecer a chegada desse console maravilhoso que marcou uma geração de crianças do final dos anos 80. Em breve trarei novas postagens para vocês até a próxima.
Excelente recordatório, Beagle.
ResponderExcluirFeliz ano novo!