Olá a todos que acompanham blog, sejam bem vindos ao Canil do Beagle. Antes de mais nada gostaria de pedir desculpas aos meus leitores pela ausência por aqui, devido a volta as aulas acabei ficando sem tempo pra escrever no blog, mas mesmo com atraso aqui estou eu, trazendo mais uma postagem pra vocês, dessa vez irei falar de um dos meus personagens obscuros favoritos e que ganhou destaque nos últimos meses graças a um seriado: O Vigilante.
No mês de Janeiro, estreou no HBO MAX o seriado do Pacificador, sendo uma espécie de continuação do filme do Esquadrão Suicida, mostrando o destino do personagem. Nessa continuação temos o surgimento de outro anti-herói da DC: Adrian Chase, o Vigilante, que aparece como amigo do personagem de John Cena.
O Vigilante foi um personagem de relativo sucesso em meados da década de 1980, surgido na revista dos Novos Titãs, chegou a ter título próprio e foi um dos primeiros heróis a ter uma morte bem trágica. Agora é hora de conhecer um pouco mais sobre ele.
O primeiro homem a assumir o manto do Vigilante foi Greg Saunders, um jovem cantor e filho de um famosos Xerife na década de 1940, em Opal City. Quando Greg fez uma pausa em sua carreira de cantor country e voltou para casa, descobriu que seu pai havia sido morto em um assalto. Revoltado, Greg adotou a identidade de um herói no estilo do Velho Oeste: O Vigilante.
Depois de prender os assassinos de seu pai, Greg passou a combater o crime, chegando até a bater de frente com a Liga da Justiça quando ela se mudou para o satélite fora da Terra.
O SEGUNDO VIGILANTE:
O segundo homem a usar o título de Vigilante, foi Adrian Chase. Diferente da série, onde é apenas um maluco, nos quadrinhos Adrian é um promotor público de Nova York que trabalhava para derrubar a máfia na cidade. Chase chegou a trabalhar ao lado dos Novos Titãs, para ajudar a colocar um grupo mafioso na cadeia. No entanto, quando sua esposa e filhos foram mortos por Dom Scarapelli, ele resolveu fazer justiça com as próprias mãos e assumiu a identidade de Vigilante.
O Vigilante logo passou a caçar criminosos por toda cidade, fazendo com que batesse de frente com os Titãs.
A PEQUENA FAMA DO VIGILANTE:
O Vigilante possuía muitas características parecidas com outro anti-herói famoso da época: o Justiceiro. Com isso, o personagem alcançou uma pequena fama, ganhando seu título próprio que durou 50 edições.
A MORTE DO VIGILANTE:
O Vigilante foi um dos primeiros heróis dos quadrinhos com título próprio a morrer e isso foi bastante impactante para a época. Porém, sua espiral de loucura demorou bastante tempo para acontecer. Depois de perceber que havia espancado um homem inocente, Adrian Chase deixou o papel de Vigilante para trás.
Porém, dois amigos do ex-promotor assumiram a identidade do Vigilante em seu lugar. O primeiro foi Alan Welles, que era extremamente violento, por causa disso Chase entrou em combate com o amigo e foi forçado a matá-lo. O segundo foi Dave Winston que acabou sendo morto pelo Pacificador na frente de Adrian Chase.
Após assumir novamente o manto como o Vigilante, Adrian Chase foi se tornando cada vez mais violento, passando a ter surtos de raiva, chegando a matar até mesmo pessoas inocentes se elas entrassem em seu caminho.
A situação do Vigilante ficou tão fora de controle que ele chegou a enfrentar o Batman. O Cavaleiro das Trevas acreditava que o ex-promotor havia matado uma pessoa e pretendia levá-lo a justiça, porém Havey Bullock provou que ele era inocente.
Cada vez mais fora de si, Chase acaba atacando um grupo de jovens que não parava de falar durante uma sessão de cinema.
Sobrecarregado, Adrian Chase não pode mais suportar a culpa das vidas que tirou. Sozinho e desanimado, ele volta para seu apartamento, carrega sua magnum e tira a própria vida.
A TERCEIRA VIGILANTE:
A terceira pessoa a usar oficialmente o manto do Vigilante foi Pat Trayce, uma jovem policial de Gotham City, que se cansou dos criminosos que escapavam da justiça através do problemático sistema legal da cidade. A jovem conseguiu obter o antigo traje de Adrian Chase e adotou o disfarce de Vigilante, abandonando sua família e sua carreira para combater o crime de outra forma.
Trayce acabou tendo um romance com o Slade Wilson, o Exterminador, no tempo em que ele agia como anti-herói.
O QUARTO VIGILANTE:
Donny Fairchild, é um morador da periferia de Los Angeles que não conseguiu seguir uma carreira de jogador de basquete e vivia fazendo bicos para se manter. Quando sua namorada é morta numa conspiração de negociatas de terrenos para roubar água, Donny decide então fazer justiça com as próprias mãos, adotando o título de vigilante.
O VIGILANTE NO BRASIL:
O Vigilante fez um pouco de sucesso no Brasil na época da Editora Abril, suas aparições como Adrian Chase e sua primeira aparição em sua nova identidade saíram na revista dos Novos Titãs. Já as primeiras histórias do título solo do heróis foram publicadas nas revistas Superamigos e Batman 2ª série. Depois disso o arco que trou a morte de Adrian Chase foi o tema de DC Especial número: 5. Porém, muitas histórias permanecem inéditas até hoje por aqui.
O VIGILANTE EM OUTRAS MÍDIAS:
Por mais incrível que possa parecer, o Vigilante já apareceu fora dos quadrinhos, seja em desenhos animados, videogames e seriados.
A primeira aparição foi no desenho Liga da Justiça Sem Limites, onde o primeiro Vigilante participou da equipe em várias missões.
Já no seriado Arrow, também temos Vincent Sobel, que serve como a versão da série de Vigilante, se comportando e se vestindo de maneira semelhante à versão em quadrinhos de Adrian Chase.
Por fim, temos a nova versão do seriado O Pacificador da HBO MAX, onde Adrian Chase é um atendente de lanchonete totalmente pirado, amigo e stalker do Pacificador. Essa versão é totalmente alucinada e sempre rouba as cenas quando aparece.
Bem é isso aí pessoal, espero que tenha gostado de conhecer um pouco mais desse interessante personagem que já teve várias versões e acabou alcançando a fama apenas recentemente. Mais uma vez peço desculpas pela demora do texto, mas sempre que eu tiver um tempinho vou postando sempre alguma coisa interessante. Até a próxima.
eu prefiro o Vigilante original
ResponderExcluirExcelente artigo. Torço para que seja lançada a fase clássica do anti-herói, mas infelizmente, acho que não vai acontecer
ResponderExcluirA esperança agora é SÓ rolar um hype em torno da participação dele na série do "pacificador"... a única chance da panini olhar pra esse material, rs!
ExcluirAbs!
E aí, beagle... blz?
ResponderExcluirMagnífica postagem, amigo... Tem mtos detalhes aí sobre o vigilante q eu não sabia!
Pô, bem q ele merecia uma coleçãozinha com esse material anos 80, hein? não tenho esse formatinho com a morte dele e sempre quis ler essa história!
Ainda não vi a série do "Pacificador", mas me DCpcionei bastante com a versão dele na série de TV do "arqueiro"... era nada daquilo q eu esperava: uma pena. Tomara q tenham acertado mais agora na série do Cena, hehe!
Abs!
Fala Leo tudo beleza? mesmo sem tempo vou tentando postar conteúdo de qualidade, não sei como você consegue lá no submundo HQ. Cara, o Vigilante do seriado do Pacificador é totalmente diferente dos quadrinhos, ele tá mais pra DeadPool, mesmo assim ele rouba todas as cenas em que aparece com seu humor de 5ª série.
ExcluirBeagle como sempre trazendo pastagens interessantíssimas.
ResponderExcluirTá aí mais uma motivo para buscar os formatinhos dos Titãs e Superamigos.
Confesso que não tenho muito interesse em ler histórias de personagens -C da DC, mas depois de ler esse texto senti curiosidade.