sexta-feira, 25 de junho de 2021

Kolchak e Os Demônios da Noite

      Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a segunda postagem do mês de Junho do Canil do Beagle. Hoje irei falar de uma obscura série de terror dos anos de 1970, que com o passar do tempo ganhou o status de cult, sendo considerada como "o pai" de Arquivo X, estou falando de Kolchak e Os Demônios da Noite.

reportagens monstruosas

UM REPÓRTER CONTRA VÁRIOS MONSTROS:

      A série conta as desventuras de Carl Kolchak, um repórter decadente de meia idade, que trabalhava para um jornal de Chicago. Kolchak tinha como hábito realizar matérias sobre crimes bizarros, ao longo das investigações ele acabava descobrindo que os responsáveis eram seres sobrenaturais.

o improvável herói

       O problema era que ninguém acreditava no que Kolchak dizia e sobrava para o repórter azarado ter que encarar vampiros, lobisomens, zumbis, fantasmas, bruxas e demônios.

UM COMEÇO DIFERENTE:

     Diferente de outros seriados, Kolchak começou como dois filmes feitos direto para a televisão. Baseado em um livro chamado The Kolchak Papers, coube ao famoso escritor Richard Matheson (autor de Eu sou a Lenda) a adaptação para um longa metragem no ano de 1972.

o lendário Richard Matheson

     O filme Pânico e Morte na Cidade, contava a história de Carl Kolchak, um repórter de um jornal de Las Vegas, ele investigava uma série de assassinatos onde as vítimas tinham o sangue do corpo drenado.

te cuida clark kent

     O curioso repórter acaba descobrindo que o responsável pelas mortes era um vampiro, porém nem o seu editor, nem a polícia acreditam nele e cabe ao jornalista deter a criatura das trevas.

encarando o vampirão

      O filme foi um sucesso dando muita audiência, o que levou a rede de televisão ABC a produzir um segundo filme no ano seguinte. 

      No segundo filme intitulado:  A Noite do Estrangulador, o nosso repórter está em Seattle, investigando uma série de assassinatos causados por um estrangulador, ele acaba descobrindo que o assassino age há mais de 100 anos e mais uma vez ninguém acredita nele.

caçando o estrangulador centenário

    Não preciso dizer que a continuação também foi um sucesso, o que animou a emissora a produzir uma série em 1974. 

ENFRENTANDO MONSTROS SEMANALMENTE:

     Batizada de Kolchak e os Demônios da Noite, a série mostrava que Carl Kolchak está agora trabalhando como repórter do Independent News Service (INS) em Chicago, onde suas reportagens sempre acabavam esbarrando em algum ser sobrenatural.

as aventuras semanais de kolchak

      O seriado seguia o padrão básico do monstro da semana. Em todo episódio, Kolchak ia fazer alguma reportagem e descobria que algum monstro estava envolvido no caso, tinha de tudo: clones, alienígenas, vampiros, lobisomens, demônios, fantasmas, robôs, múmias, gigantes, mutantes e bruxas.

os monstros da semana

      Para cortar os custos da produção, a série não mostrava explicitamente os monstros, deixando apenas para os momentos finais do episódio, o seu vislumbre total.

      Infelizmente, Kolchak e os Demônios da Noite acabou sendo cancelada ainda na 1ª temporada com 20 episódios, talvez o público não tenha curtido o esquema do monstro da semana.

A IMPORTÂNCIA DE KOLCHAK:

     Kolchak acabou caindo no esquecimento com o passar dos anos, porém na década de 1990, Chris Carter, o criador do arrasa quarteirão Arquivo X disse em uma entrevista que se baseou em Kolchak para a criação da sua série, foi o suficiente para que o seriado dos anos 70 ganhasse o status de cult e as pessoas começassem a conhecer as aventuras do repórter destemido.

inspirados em kolchak

    Graças a redescoberta da série e seu status de cult, Kolchak acabou ganhando novas histórias, agora em quadrinhos.

novas aventuras em quadrinhos

      No ano de 2005, a série ganhou uma nova versão com o péssimo Stuart Townsend no papel de Karl Kolchak, um repórter investigativo cuja a esposa havia sido morta por um monstro e ele passa a caçar diversas criaturas. 

falta de carisma
       
     A nova série foi um gigantesco fracasso de audiência, graças a falta de carisma de Townsend, sendo cancelada após 10 episódios.

A SÉRIE NO BRASIL:

        Kolchak e Os Demônios da Noite foi exibida em nosso país pela Bandeirantes ainda na década de 1970. Depois disso, foi reprisada pela Record em meados da década de 1990 graças ao burburinho envolvendo Arquivo X. Tempos depois, ela passou na TV a cabo e depois sumiu.

      A série foi lançada por aqui em um box de dvd alguns anos atrás pela London Films assim como os dois filmes longa metragens.

a série e os filmes lançados no Brasil

        Bem é isso ai pessoal, espero que tenham gostado de conhecer ou relembrar essa série que fez sucesso, foi esquecida e passou a ser cultuada ganhando uma pequena legião de fãs. Em Julho trarei novas postagens para vocês até breve.

 

 

2 comentários:

  1. Alguns anos atrás li em uma revista Wizard Brasil (edição dos anos 90, da editora Globo) sobre a influência do Kolchak para Arquivos X.

    Depois do desse post vou atrás aí menos dos filmes.

    Valeu pela conteúdo, Beagle!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, eu também conheci a série nessa edição da revista wizard

      Excluir