sexta-feira, 16 de abril de 2021

Double Dragon- O Pai dos Beat 'N Up Parte 2: Os jogos de luta, o filme e os remakes

      Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a segunda postagem do mês de Abril. Hoje irei dar continuidade a postagem sobre a série Double Dragon, iremos ver os rumos que a franquia tomou e como ela está hoje em dia, então chega de enrolar e vamos juntos saber o que aconteceu com os irmãos Lee.

entre altos e baixos

SUPER DOUBLE DRAGON/ RETURN OF DOUBLE DRAGON (1992):

        Depois do fracasso de Double Dragon III, onde a máquina de fliperama pedia dinheiro de verdade para o jogador ter todos os golpe e personagens, a franquia dos irmãos Lee experimentou um período de ostracismo, onde foi ultrapassada por Beat 'N Up mais modernos como: Final Fight, Streets of Rage, Cadillacs and Dinosaurs e Captain Commando.

os substitutos na preferencia dos jogadores

       A Technos resolveu que era hora de trazer a franquia para o meio do palco e ensinar aos mais novos quem era o rei dos Beat 'N Up, porém o chute foi na trave.

       Lançado exclusivamente para o Super Nintendo, Super Double Dragon tentava copiar o que os novos jogos traziam de melhor como gráficos modernos,variedades de golpes e até golpes especiais.

gráficos bonitos, porém genéricos

        A história é um tanto confusa: Surge uma nova encarnação da gangue Black Warriors na cidade, Billy e Jimmy são informados por Marian, que virou uma policial, que o líder da gangue é Duke, um amigo de infância dos irmãos Lee. Marian acaba sendo sequestrada e Billy e Jimmy partem para o resgate, descobrindo que o ex-amigo foi possuído por um espírito maligno.

       Infelizmente, Super Double Dragon não cumpriu as expectativa de reviver a franquia, feito as pressas,  essa nova versão deveria trazer varias cutscenes contando a história do jogo, porém elas foram cortadas e até mesmo a participação de Marian como uma policial ficou restrita a história no manual do jogo.

nada de cutscene,a história ficou restrita ao manual

     O novo Double Dragon parecia um jogo velho se comparado aos rivais da época, apesar dos gráficos decentes, ele era lento e com pouca variedade de inimigos. Pra completar, quando o jogo foi lançado nos Estados Unidos, de forma inexplicável músicas foram alteradas, fases foram trocadas de ordem e algumas até excluídas.Para a tristeza dos fãs, não seria dessa vez que Double Dragon voltaria as glórias de outrora.

 BATTLETOADS & DOUBLE DRAGON (1993):

      Sim, é isso mesmo que você leu, um jogo que unia os urbanos irmãos Lee e os batráquios espaciais . Essa insana combinação foi lançada no ano de 1993, produzida pela Tradewest, criadora dos Battletoads, sem a participação da Technos, trazendo a fama de volta a Billy e Jimmy Lee.

um encontro inusitado

      A trama era uma loucura, onde tínhamos a união da vilã Dark Queen e da gangue dos Black Warriors para dominarem o universo.

os vilões também se unem

     Com isso, Zitz, Pimple e Rash se unem a Billy e Jimmy Lee e partem para o espaço para enfrentarem a união dos vilões.

os irmão lee no espaço

      O jogo consegue fundir bem os dois universos, com elementos de ambas as franquias durante as fases. Battletoads & Double Dragon fez muito sucesso, sendo lançado para o Nintendinho, Super Nintendo, Mega Drive e até o Game Boy.

as várias versões do jogo

     Graças as adaptações para os mais variados consoles, os irmãos Lee voltavam a experimentar o sucesso que tinham nos anos 80.

DOUBLE DRAGON O FILME (1994):

       Após a adaptação cinematográfica de Super Mario Bros. Era hora dos irmãos Lee irem para o cinema, mas tudo deu errado. Double Dragon era um jogo inspirado nos Filmes Warriors- Os Selvagens da Noite e Ruas de Fogo, onde tínhamos brigas de gangues e sequestros de mocinhas, ou seja, era o enredo básico do jogo, bastava fazer o "feijão com arroz" que daria certo, porém os roteiristas viajaram.

       A Trama se passa numa Los Angeles futurista, onde o vilão Koga Shuko, o líder da maior gangue da cidade, busca o Double Dragon, um medalhão dividido em duas partes, uma delas está em poder dos irmãos Billy e Jimmy Lee que deverão proteger o artefato com a ajuda de Marian, líder do grupo vigilante Power Corps.

lixo em forma de filme

     Absolutamente nada dá certo nesse filme que não se parece com o jogo, sai Machinegun Willy e entra Koga Shuko, interpretado por Robert Patrick, o eterno T1000 de O Exterminador do Futuro 2, com um visual idêntico ao rapper Vannila Ice. As poucas referências aos jogos são os nomes de alguns personagens e os vilões Linda e Abobo, esse último é transformado em um monstro grotesco que parece ter dois testículos na cabeça.

isso é o abobo

      O filme é uma comédia com poucas cenas de ação, esqueça as voadoras, cotoveladas e cabeçadas, nem os coletes clássicos os irmãos Lee usam, no máximo na batalha final ao juntarem as partes dos medalhões Billy e Jimmy usam umas roupas azul e vermelha que mais parecem "cospobres" para referenciarem ao jogo.

já vi cosplayers melhores

  O filme foi um fracasso, mas acabou ganhando status de cult trash com o passar dos anos e as reprises na televisão. 

DOUBLE DRAGON (1995):

      A única coisa boa surgida do filme dos irmãos Lee foi a criação de um jogo de luta feito pela SNK, a mesma de Fatal Fury e The King Of Fighters. Chamado apenas de Double Dragon, o jogo era a primeira incursão de Jimmy e Billy Lee nos jogos de luta e ela foi espetacular.

       Com belos gráficos e excelente jogabilidade, o jogo foi um sucesso e brigou de igual para igual com rivais como: Street Fighter Alpha, Mortal Kombat 3 e The King Of Fighters 95.

       A trama do jogo era inspirada no malfadado filme, onde tínhamos o vilão Koga Shuko buscando o medalhão Double Dragon. Da franquia Beat 'N Up tivemos a presença de Billy, Jimmy, Marian, Abobo e Burnov. Os novos personagens eram Amon, Dulton, Rebecca, Eddie, Cheng-fu e Duke.

os personagens do jogo

      O jogo bombou nos fliperamas e foi adaptado para o Neo Geo CD e o Playstation 1, graças a isso ele foi o responsável pela volta da fama dos irmãos Lee entre os jogadores.

DOUBLE DRAGON V THE SHADOW FALLS (1995):

      Pera aí Double Dragon V??? Onde está a parte 4? Se você notar meu nobre leitor, o jogo para o Super Nintendo foi lançado em alguns países como Super Double Dragon IV, então esse novo jogo foi lançado descaradamente como a quinta parte. Com o sucesso da versão de luta dos fliperamas, um novo game foi produzido para os consoles de 16 bits, mas ao invés de termos uma adaptação dos Arcades, um novo jogo foi criado do zero, baseado em um péssimo desenho animado estrelado pelos irmão Lee.

 
pensa num desenho ruim 

      Com gráficos feios, jogabilidade ruim, música genérica, Double Dragon V The Shadow Falls foi lançado para o Super Nintendo, o Mega Drive e o 3DO.

o pior jogo da saga

       O jogo foi um fracasso retumbante e nem é lembrado pelos fãs, graças a ele os irmãos Lee perderam novamente a fama que reconquistaram.

 RAGE OF THE DRAGONS (2002):

 

        Esse é jogo mais curioso dessa segunda lista, ele deveria ser a sequência do jogo de luta da SNK de 1995, produzido pela empresa Noise Factory com o uso da placa de Arcade MVS da SNK. O Jogo já estava a pleno vapor e quase finalizado quando a Technos entrou em falência. Como a Technos é quem possuía os direitos dos personagens, coube a Noise Factory  alterar o título e mudar sutilmente o nome dos lutadores, com isso Billy Lee virou Billy Lewis,  Jimmy Lee virou Jimmy Lewis e Abobo se tornou Abubo. 

o doube dragon que não era double dragon

      Apesar dos belos gráficos e da excelente jogabilidade, o fato de perder os direitos dos personagens fez com que Rage of the Dragons fosse quase ignorado, restando apenas a curiosa história de bastidores do jogo.  

DOUBLE DRAGON ADVANCE (2004):

      Quando a Technos entrou em falência, um grupo de funcionários criou a Million e conseguiram os direitos da franquia. Em parceria com outra empresa chamada Atlus, produziram um espetacular remake para o Game Boy Advance batizado de Double Dragon Advance, o jogo é uma mistura de Double Dragon I e II, com fases e personagens de ambos os jogos, além de conteúdos inéditos e cutscene entre as fases.

o double dragon definitivo

       Considero esse o Double Dragon definitivo, graças a excelente jogabilidade e gráficos espetaculares, o jogo foi um sucesso e foi responsável por apresentar os irmãos Lee a nova geração de jogadores.

 DOUBLE DRAGON ZEEBO (2009):

        O Jogo mais raro e desconhecido da franquia, produzido pela Brizo Interactive, o jogo foi lançado exclusivamente para o Zeebo, um console nacional produzido pela própria Tec Toy em 2009. O jogo é um remake do primeiro Double Dragon, com gráficos bacanas e bem dignos.

o double dragon que ninguém jogou

      O grande problema de Double Dragon Zeebo é o fato de que pouca pessoas jogaram ele, pois o console da Tec Toy funcionava exclusivamente com downloads de conteúdo 3G, não existindo uma cópia física dessa versão.

o famigerado console

     Por causa da qualidade dos jogos, preços e o bizarro sistema de downloads, o Zeebo foi um fracasso retumbante e encontrar alguém que tenha um aparelho com essa versão de Double Dragon é igual a cabeça de bacalhau, ninguém nunca viu.

DOUBLE DRAGON NEON (2012):

      Lançado em 2012 em comemoração aos 25 anos do jogo original, Double Dragon Neon é o terceiro remake do jogo original, porém exaltando a década de 1980, nas músicas, roupas, visual exagerado e apelando até mesmo para um humor cafona.

uma exaltação ao lado cafona dos anos 80

       O jogo foi lançado para o Playstation 3 e X-Box 360 apenas em forma de download, sendo um sucesso moderado e fazendo os jogadores dessa geração conhecer os irmãos Lee. 

DOUBLE DRAGON IV ( 2017):

        Ô Beagle você está ficando gagá? Como assim Double Dragon IV? Já não existe um 4º jogo para o Super Nintendo e um 5º de luta? Pois é, meus fiéis leitores, foi explicar essa confusão: No ano de 2015, a empresa Arc System Works, comprou os direitos de Double Dragon e chamou Yoshihisa Kishimoto, o criador da série para produzir um novo jogo da saga.

       Kishimoto resolveu ignorar Super Double Dragon e Double Dragon V e fazer uma continuação direta da trilogia do nintendinho, segundo ele era a versão mais conhecida da saga e que popularizou a série entre os fãs, então, nada mais justo do que esquecer os fracassos e focar no sucesso. Com isso Double Dragon IV copiou o mesmo estilo gráfico dos jogos de 8 Bits, mas com efeitos de fundo modernos, com 12 fases e lotado de inimigos vindos diretamente da trilogia do nintendinho, além de novos inimigos.

relembrando os tempos de glória

       Double Dragon IV foi disponibilizado em forma de download para Plastation 4, X-Box One, Steam, Nintendo Switch, IOS e Android, sendo um grande sucesso entre os fãs das antigas que finalmente tinha um excelente Beat 'N Up.

 DOUBLE DRAGON TRILOGY (2018):


       Essa foi a última incursão de Double Dragon em jogos, na verdade ele é uma coletânea para celular dos três primeiros jogos da série dos Arcades.

os arcades na palma da mão 

      Por ser um coletânea idêntica as versões de Arcade, os jogos não apresentam mudanças, a exceção de Double Dragon II, onde acabou aquela jogabilidade horrível de troca de botões de soco e chute quando o personagem mudava de lado, agora temos um botão exclusivo de soco e outro de chute na tela do celular.

acabou da troca de botões

       Bem é isso ai pessoal, espero que tenham gostado de relembrar ou conhecer a saga dos irmãos Lee que deram origem a um gênero de jogos de videogame que viveu um auge, ostracismo, mas que sobrevive até hoje no coração dos fãs. Até a próxima.

4 comentários:

  1. Muito boa a postagem, Beagle.

    Dando seguimento à ordem de jogos, uma versão boa é o Double Dragon Advance pra GBA, ao qual deve ter saído em 2002. Jogabilidade muito boa também.

    Novamente, parabéns pelo conteúdo!

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria, Beagle. Quando era moleque nos anos 90 eu curtia mesmo o filme, eu achava legal também outro filme com o Marc Dacascos em que ele ensinava capoeira uns moleques hehehhe.

    Acho que o cara merecia mais reconhecimento, pelo menos ele participou do 3o filme do John Wick

    ResponderExcluir
  3. E que capa é essa do Double Dragon neon? Por debaixo do colete dos irmãos Lee parece que os caras tão usando bodypaint kkkkkk. Já a Linda Lash ficou uma tremenda delicinha

    ResponderExcluir
  4. Joguei nao lembro qual versao nos anos 90
    Gosto até hoje da musica
    Mas cagaram demais nessa franquia
    Podiam ter melhorado o jogo mas demoraram demais

    Abs

    ResponderExcluir