quinta-feira, 2 de julho de 2020

Os Ninjas da Cannon parte 1: A Trilogia Ninja


     Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma postagem do Canil do Beagle. Novamente peço desculpas aos leitores do blog, esse texto era pra ter saído a duas semanas atrás, porém nesse período de quarentena a preguiça tem falado mais alto, mas vou tentar entrar no ritmo e trazer novas postagens mais vezes. Hoje irei falar sobre uma série de filmes bagaceira, que com muita cara de pau deu origem a uma mania que permeou boa parte da década de 1980, com caras vestidos de pijamas pretos lutando artes marciais e sumindo no meio de explosões de fumaça, estou falando da famosa "trilogia Ninja" da Cannon Group.

Pin on Movies!
 os assassinos das sombras

SAI BRUCE LEE, ENTRAM OS NINJAS.

      Durante a década de 1970, após o sucesso do filme Operação Dragão, com o astro Bruce Lee, o mundo se viu invadido por uma onde de filmes orientais estrelados por qualquer chinês magrelo, sem camisa e que desse gritinhos enquanto chutava a bunda dos adversários.

o filme que mudou os filmes de ação dos anos 70

   Essa onda ficou conhecida como Bruce Lee Exploitation, que foi impulsionada pela morte do grande astro, vários atores orientais estrelavam filmes de Kung Fu de baixo orçamento lançados no ocidente, os atores eram nomeados como: Bruce Li, Bruce Lai, Bruce Le, Bruce Lyn e por ai vai. Por mais absurdo que isso possa ser, realmente aconteceu.

o ataque dos clones

      No começo da década de 1980, a onda de filmes de lutadores de Kung Fu estava no fim, quando a "lendária" produtora Cannon Group, lançou um filme que daria origem a Ninja Mania: Ninja- A Máquina Assassina.

ROUBANDO UM PROJETO NA CARA DE PAU

      A produção de Ninja- A Máquina Assassina, começou a partir da ideia do artista marcial e campeão de karatê Mike Stone, contando a história de um militar norte americano que era treinado na arte do ninjutsu.

mike stone era uma estrela das artes marciais

    O objetivo de Stone era estrelar o filme e tornar-se ainda mais famoso, quando apresentou o projeto para Menahem Golan, da Cannon Group. Golan não apenas topou produzir o filme como também assumiu a cadeira de diretor, mas tinha apenas uma única condição: Mike Stone não poderia estrelar o filme, cabendo o papel de mocinho ao astro dos filmes de faroeste Franco Nero.

um ninja de bigode

       É isso mesmo que você leu meu caro leitor, o eterno Django, com seu bigodão seria um ninja, para Mike Stone sobraria o papel de dublê de lutas de Nero quando ele estivesse com o uniforme de ninja.

A EXPLOSÃO DA NINJA MANIA:

       Apesar de todos os problemas, Ninja- A Máquina Assassina foi um sucesso estrondoso, dando origem a centenas de cópias que entupiram as locadoras dos anos 80 como: Ninja- O Protetor,  Ninja Thunderbolt e American Ninja.

ninjas para todos os gostos

     Além disso, o filme deu origem a uma "trilogia", entre aspas mesmo, pois eram filmes que não tinham ligação entre si, a única coisa que os filmes tinham em comum era a presença do artista marcial Sho Kosugi.

a verdadeira estrela da série

      Inicialmente, Kosugi era o ninja do mal no primeiro filme, mas ele era tão bom em lutas que nas continuações acabou virando o mocinho. Agora chega de papo e vamos conhecer um pouco de cada filme.
  
NINJA - A MÁQUINA ASSASSINA:

  
SINOPSE:

        Cole é um militar veterano que acabou de completar seu treinamento em ninjutsu, a mortal arte japonesa, apesar dos protestos de Hasegawa, um homem ressentido, que não aceita o fato de um ocidental se tornar um ninja .
       Ao visitar seu velho amigo Frank Landers e sua esposa Mary Ann nas Filipinas, o mestre ninja descobre que os dois estão sendo pressionados a vender suas terras ao chefão do crime Charles Venarius. Cole consegue acabar com todas as tentativas de intimidação do criminoso, quando Venarius decide contratar Hasegawa para acabar com o ninja ocidental.

OPINIÃO:

       O que falar de Ninja- A Máquina Assassina? É um filme que teve a sua importância e que abriu as portas para o gênero, porém é um filme muito ruim e com vários defeitos, pra começar é impossível levar a sério Franco Nero como mestre ninja, ele é a cara do pediatra que cuidava de mim quando eu era criança, o ator não tem a menor habilidade com as armas, a cena em que ele maneja desajeitadamente um nunchaku é ridícula.

essa cena dá uma vergonha

      As suas cenas de luta são dignas de os trapalhões, apenas quando o dublê Mike Stone está com a roupa ninja sendo filmado de longe é que vemos boas cenas.

 só de costas é que temos boas cenas de luta

      O que dizer da roupa usada por Cole? Ela é branca! Tão branca quanto se tivesse sido lavada com Vanish, fico me perguntando como ele iria se esconder nas sombras com uma roupa tão alva?

roupinha discreta

        A trama é uma confusão só, mistura momentos sérios com alívios cômicos e ainda tem Cole transando com a esposa do amigo, o filme tem poucas cenas empolgantes de ação, destaque para a abertura com Sho Kosugi fazendo uma apresentação com armas ninjas e a primeira sequência da "luta de formatura" de Cole e pra completar temos a pior cena de morte da história do cinema.


      Mesmo com todos esses problemas, Ninja- A Máquina Assassina fez um sucesso estrondoso, trazendo para o ocidente todas as características de um ninja como: bombas de fumaça, espadas, shurikens e saltos absurdos.

NINJA II - A VINGANÇA DO NINJA:


SINOPSE:

        Cho Osaki é um guerreiro ninja, após a morte de quase toda a sua família por um grupo de ninjas rivais, ele se muda com sua mãe e seu filho recém nascido para os Estados Unidos para tentar uma vida nova.
       No novo país, Osaki  monta uma galeria de artes em sociedade com seu amigo Braden,quando uma série de assassinatos em sua cidade, ligados ao tráfico de drogas, acabam por tirar-lhe o sossego.
       O que Osaki não sabe é que Braden é um traficante de drogas e um mestre nas artes ninjas, que está usando a galeria como fachada. O caminho dos dois acaba em rota de colisão quando Braden mata a mãe de Osaki e sequestra o filho do rival.

OPINIÃO:

        Após o sucesso do primeiro filme, a Cannon tratou de realizar uma sequência, porém Menahem Golan cedeu a direção para Sam Fistenberg e o rumo do filme mudou completamente, Franco Nero caiu fora e Sho Kosugi foi alçado a condição de estrela do filme.

agora sim um verdadeiro artista marcial

      Com essa mudança temos cenas de ação espetaculares com muitas lutas, perseguições e uma batalha final que dura absurdos 10 minutos de pura porradaria.

uma grande luta

      Pra não dizer que o filme é perfeito, o ator Arthur Roberts, que faz o papel do Vilão Braden é a cara do comediante Will Ferrell, passei o filme todo com vontade de rir.

NINJA III - A DOMINAÇÃO:


SINOPSE:

       Um assassino ninja é  fuzilado pela polícia após matar um importante cientista. Seu espírito, sedento de vingança contra aqueles que o mataram quer retornar ao mundo dos vivos para cumprir seu plano de vingança. Para isso, o ninja possui o corpo da jovem e inocente Christie e a faz caçar todos os policiais que o mataram. Será preciso a ajuda de Yamada, um mestre ninja, para expulsar e eliminar o espírito vingativo.

OPINIÃO:

       Ah Ninja III- A Dominação, quantas boas lembranças eu tenho desse filme, acho que foi o filme de ninja que eu mais assisti quando era criança. A produção é uma porralouquice só, misturando filme de ninja, filme policial, possessão demoníaca a la o Exorcista e Flashdance (sim, é sério). 

uma mistura de gêneros 

       Essa mistura toda dá um charme extra ao filme que contém boas cenas de luta, perseguição, tiroteio, danças em academias, rituais de exorcismos, um terremoto e até um hadouken no meio de uma luta. 

yamada contra o ninja zumbi

       Pra completar, a atriz Lucinda Dickey é belíssima, além de uma boa atuação ela dá um charme a mais a produção, além de saber disfarçar melhor que o Franco Nero no quesito luta.

bela e mortal

     Mesmo com toda essa farofada trash do bem, o filme foi um fracasso de bilheteria, segundo boatos, Menahem Golan em uma atitude machista, culpou Lucinda pelo fracasso do filme, dizendo que os fãs não queriam saber de um filme de ação estrelado por uma mulher. Por causa disso, a série foi cancelada no terceiro filme e a Cannon produziu uma outra série, chamada American Ninja, que também fez muito sucesso, mas isso é papo para a próxima postagem.

   E NO BRASIL COMO A SÉRIE FICOU?

      A Trilogia Ninja também fez muito sucesso no Brasil, sendo reprisada a exaustão ao longo da década de 1980 e o começo de 1990 na rede Globo de televisão. Infelizmente, nenhum dos três filmes saiu de forma oficial por aqui. O máximo que consegui foram três dvds de procedência bem suspeita que acabei comprando poucos dias atrás, em uma banca de jornal quando fui ao supermercado para minha esposa.

dvds de procedência duvidosa 

       Bem, é isso aí pessoal, espero que tenham gostado de conhecer os filmes que deram origem a verdadeira febre de ninjas que assolou o mundo durante a década de 1980. Quem foi criança naquela época com certeza queria vestir uma roupa preta, colocar uma touca, pega uma espada de plástico e sair por aí como um guerreiro das sombras. Em breve trarei para você a segunda parte dessa postagem falando sobre a série American Ninja. Até a próxima.







Um comentário:

  1. O 3 da série pra mim é perfeito, me fez sonhar muito sendo um ninja na infância. Até hj depois de anos assisto ele. Pena que os sonhos não voltaram acontecer...Vida adulta é boa, pena que perdemos a essência de quando somos crianças.

    ResponderExcluir