quarta-feira, 25 de março de 2020

Batman as mega sagas dos anos 90 parte 3: O Legado do Demônio

        Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a terceira parte do especial das mega sagas do Batman dos anos 90. Na postagem anterior, vimos como o surgimento de uma variação do vírus Ebola quase destruiu Gotham City, agora é hora de sabermos quem foi o responsável pela criação da praga.

a face do demônio

A PRAGA VOLTA A RONDAR GOTHAM:

       A trama começa algumas semanas depois da crise do vírus Esmagador, quando Batman informa a Tim Drake que o ex-prefeito Armand Krol morreu devido ao vírus e que o antídoto que Azrael havia conseguido era ineficaz, devido a uma mutação do Esmagador.

o vírus volta a aparecer

      O Cavaleiro das Trevas entra em contato com Azrael e descobre que o possível local da criação do Esmagador é no Sudão, no continente africano.

o possível local de criação do vírus esmagador

      Enquanto isso, o conselho municipal de Gotham pretende isolar os sobreviventes do vírus, porém a prefeita e o comissário Gordon conseguem impedir a medida temporariamente.

A BUSCA PELA ORIGEM DO ESMAGADOR:

       Batman, Robin e Asa Noturna viajam em um jato particular para o Sudão para tentar encontrar a origem do vírus, deixando Gotham sob os cuidados da Caçadora.

os heróis viajam e a caçadora protege gotham

       Os heróis chegam a uma câmara subterrânea no meio do deserto. Após derrotarem um grupo de terroristas e  passarem pelo perigoso labirinto no subsolo, os heróis são cercados na superfície, onde encontram o responsável pela criação do vírus Esmagador: Ra's Al Ghul.
  
A VINGANÇA DO DEMÔNIO:

      O verdadeiro criador da epidemia que assolou Gotham é Ra's Al Ghul, um terrorista imortal conhecido como A Cabeça do Demônio, seu objetivo é matar 90% da população da Terra e governar o restante ao lado de sua filha Thalia.

o verdadeiro criador do vírus esmagador

       Ra's descobriu a existência da Roda das Pragas, um gigantesco artefato, que é na verdade uma tabela que permite a criação de qualquer tipo de vírus, ele afirma que roubou a fórmula do Ebola Golfo A da Ordem de São Dumas e que pretende criar um vírus ainda mais poderoso e mortal.

a roda das pragas e o plano de ra's

       Batman e Robin enfrentam os capangas de Ra's, incluindo seu braço direito Ubu, enquanto Asa Noturna tenta enfrentar o vilão.

asa noturna vs ra's al ghul

    Quando está perto de matar o antigo Robin, Batman aparece e assume a luta contra seu mais terrível inimigo.

a luta contra o demônio

     Após uma batalha dura, o Demônio foge com a ajuda de Ubu que se revela como Bane, o homem que quebrou o cruzado de capa.

o homem que quebrou batman

     Batman percebe que o destino do mundo está em suas mãos e que agora precisa deter dois loucos homicidas.

 A CAÇADA PELO MUNDO:

      Com a ajuda de Oráculo, a ex-Batgirl Barbara Gordon, Batman descobre que Ra's Al Ghul pode ter se dirigido para três destinos para tentar espalhar o novo vírus: Paris, Edimburgo e Gotham. Asa Noturna e Robin vão para Paris, enquanto Batman se desloca para Edimburgo.

os destinos do vírus

     Na cidade luz, o Menino Prodígio e o ex-Robin se unem a Henry Ducard, um assassino profissional e ex-professor de Bruce Wayne na caçada aos terroristas.

ducard entra em cena

     Após uma investigação, os três partem para o museu do Louvre para impedir que o grupo terrorista de Ra's dissemine o novo vírus. Depois de  muita dificuldade, Ducard mata quase todos os terroristas e Asa Noturna consegue derrotar os demais criminosos, impedindo que o vírus seja espalhado em Paris.

 a batalha do louvre

      Em Edimburgo, Batman investiga uma exposição sudanesa em um antigo castelo. O Cavaleiro das Trevas também enfrenta um dos grupos de Ra's e consegue impedir que um dos criminosos libere uma cápsula com o vírus.

batman também detém o vírus

     Depois disso, os três heróis decidem retornar a Gotham, pois sabem que será ali que o terrorista tentará se vingar do Homem Morcego.

A BATALHA POR GOTHAM CITY:

     Em Gotham City, Batman,Robin, Asa Noturna e Caçadora descobrem o esconderijo de Ra's. Ao entrar no local, o Cavaleiro das Trevas encara Bane, o herói finalmente tem sua revanche, quando foi derrotado pelo vilão durante a Queda do Morcego. A batalha é dura, Bane parece que vai vencer, porém Batman consegue derrotar e humilhar o vilão.

batman vs bane a revanche

     Os outros três heróis descobrem que Ra's Al Ghul está em um navio no porto de Gotham e partem para o local. A batalha é extremamente complicada: Caçadora enfrenta Thalia, a filha de Ra's; Robin encara os capangas e Asa Noturna enfrenta o próprio vilão.

os heróis enfrentam ra's

    Com muita dificuldade, os jovens heróis derrotam o Cabeça do Demônio, conseguem todas a informações da Roda das Pragas que estava no computador de bordo e explodem o barco do vilão, impedindo a disseminação do novo vírus.

os planos de ra's são frustrados

A CURA FINALMENTE

     Com a derrota de Ra's AlGhul e Bane, os heróis começam a ajeitar as coisas em Gotham, porém o número de mortos pelo Esmagador começa a aumentar. Oráculo passa a ter acesso a Roda das Pragas e consegue finalmente sintetizar um antídoto definitivo para o vírus. Batman decide agir como Bruce Wayne para agilizar a distribuição da cura.

batman decide agir como bruce wayne

      Mesmo com a descoberta da cura e  o fim da epidemia, as coisas em Gotham ainda continuam as mesmas, com o crime rondando a cidade.

A SAGA NO BRASIL:

      Assim como Contágio, O Legado do Demônio só foi publicado uma única vez em nosso país pela editora Abril, nas revistas Batman 5ª série números: 21 e 22 e Batman Vigilantes de Gotham número: 21 e 22 no ano de 1998.Diferente de Contágio, a Abril não publicou todas as histórias do Legado, como o destino de Bane após a luta com Batman.


a saga no Brasil

      Diferente de Contágio, poucas pessoas lembram de O Legado do Demônio, talvez pelo clima mais tradicional de mocinho contra vilão, oposto a saga anterior onde o inimigo era invisível.
     Bem é isso aí pessoal, espero que tenham gostado de conhecer ou relembrar mais uma fantástica saga do Batman dos anos 90 e se você achava que o pior já passou, se preparem, pois na próxima postagem iremos ver uma ameaça ainda maior vinda das profundezas da terra que irá virar a vida do Cavaleiro das Trevas de cabeça pra baixo. Até a próxima.

5 comentários:

  1. Olá Beagle!

    "... clima mais tradicional de mocinho contra vilão..."

    Acho que justamente por isso, essa "saguinha" é a minha preferida, até mais do que a sua sua anterior "Contágio". Acredito até que as duas podem ser consideradas como uma única e grande história.

    O retorno de Al Ghul como a grande antítese do Morcego e se confirmando como o mais perigoso e invencível (afinal ele domina a "poder" da longevidade) inimigo, foi muito emocionante e surpreendente, tanto na revelação dele ser o arquiteto do apocalipse como também de seu novo UBU ser ninguém menos do que o sumido Bane, nos proporcionando a verdadeira revanche com o Batman.

    Pena que a Abril na época não quis investir na mini-série posterior mostrando o destino do bombadão, (talvez por ser inferior, quem sabe?) mas isso passado tanto tempo não importa mais.

    No tocante a Abril, mesmo tendo nos apresentado uma saga mais enxuta, na época eu não senti falta de nada, pois ela sabia fazer seus cortes, a solução de uma caixinha misteriosa guardando a edição #21, foi uma bela sacada, apesar da impressão do miolo, continuar muito ruim nesse período.

    Valeu pelas recordações, companheiro.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na verdade se não me falha a memória, a abril só não publicou a minissérie Bane of Demon que mostrava como se deu a aliança entre Bane e Ra's e o inicio do relacionamento do bombado com a Thalia. Outra história ligada a contágio foi o One Shot Bane, essa edição especial foi lançada junto com o filme Batman & Robin. O pior é que esse one shot mostrava o Bane depois da surra sequestrando um navio petroleiro e enfrentando o Batman novamente, o mais bizarro é que a abril prometeu essa história em batman vigilantes de gotham 22 (tem até chamada) que seria publicada na ultima parte de contágio, mas inexplicavelmente não saiu

      Excluir
  2. Para finalizar quem sabe "Contágio e "Legado do Demônio" possam sair na Coleção "Lenda do Batman" da Eaglemoss no lugar de "Terremoto" que consta em volumes futuros, mas que já foi publicado pela Editora no passado recente junto com "Terra de Ninguém".

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
  3. Olá, beagle, sou evil_arthas do blog retroavengers. Recentemente vi seu post sobre as revistas de videogames e gostei muito. Gostaria de entrar em contato contigo. Nosso email: retroavengers@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Mais um excelente post, Obrigado, Beagle.

    ResponderExcluir