sábado, 7 de março de 2020

Batman as mega sagas dos anos 90 parte 1: A Queda do Morcego


       Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos ao primeiro especial do Canil do Beagle em 2020. Aproveitando o relançamento no Brasil da saga Batman: A Queda do Morcego pela Panini, resolvi abordar as principais mega sagas que o Cavaleiro das Trevas viveu durante a década de 1990.
     Como o assunto é bem extenso, resolvi transformar em um especial, então preparem-se para uma viagem a uma época bem conturbada na vida do Homem-Morcego.

histórias longas e marcantes

ANTES DAS MEGA SAGAS:

     O Homem-Morcego sempre foi um dos maiores heróis dos quadrinhos, porém durante décadas suas histórias sempre foram contidas, começando e terminando na mesma edição ou no máximo na edição seguinte. No ano de 1977, surgiu a que pode ser considerada a primeira grande história envolvendo o Batman chamada: Onde Você Estava Na Noite em Que Batman Foi Morto? Na trama, Batman é dado como morto. Vários criminosos afirmam ter matado o famoso vigilante. Mas quem? Para tirar a limpo a história e descobrir quem realmente o matou, os chefões do crime montam um tribunal, onde cada supervilão dá seu depoimento, no caso: Mulher Gato, Charada, Lex Luthor e Coringa.


a primeira saga?

      Essa divertida história foi publicada originalmente em 4 partes, sua última republicação no Brasil foi em Batman 70 anos número 4: As estranhas mortes de Batman, em 2010.

a última vez que saiu no Brasil

      Depois disso, Batman sempre esteve envolvido em histórias mais complexas que demandavam mais edições, entre essas sagas destaco: As Dez Noites da Besta, Morte em Família e Um Lugar Solitário Para Morrer.

sagas complexas

      Eram histórias grandes, mas que duravam no máximo 6 edições, foi preciso a saída de um grupo de desenhistas da Marvel e o surgimento de uma nova editora para virar o mundo do Cruzado de Capa de ponta a cabeça.

A CHEGADA DA IMAGE E A ERA SOMBRIA DOS HERÓIS:

     O mundo dos quadrinhos foi surpreendido no ano de 1992, quando um grupo de desenhistas da Marvel Comics decidiram abandonar a empresa. Todd McFarlane, Jim Lee, Rob Liefeld, Jim Valentino, Erik Larsen, Marc Silvestri e Whilce Portacio eram os maiores desenhistas da Casa das Ideias, com traços espetaculares para época.

os responsáveis pela reviravolta dos anos 90

     Esses desenhistas eram tratados como Superstars e suas revistas vendiam milhões de exemplares, mas eles queriam mais liberdade e serem donos dos personagens que criavam, coisa que não acontecia na Marvel. Assim, em meados de 1992, eles romperam contrato com a Marvel e criaram sua própria editora: Image Comics,com novos heróis, diferentes do que o público estava acostumado, eles eram: violentos, sombrios, armados e sempre rodeados de lindas mulheres.



novos heróis radicais

       Rapidamente, a Image se tornou a líder de vendas nos quadrinhos, graças a desenhos estilizados, histórias violentas e revistas produzidas por computadores, com capas duplas, efeitos holográficos e até trazendo cards de brinde.
     Relegada ao 3º lugar nas vendas de revistas, a DC Comics decidiu provocar mudanças drásticas em alguns dos seus principais personagens. Assim, o Superman foi morto e substituído por quatro heróis; os Novos Titãs caçados por um membro da equipe que enlouquecera; o Lanterna Verde virou um vilão após ter sua cidade destruida; a Mulher Maravilha perdeu seu posto sendo substituída e o Aquaman ficou cabeludo, barbudo e perdeu uma das mãos. Com o Batman, a editora decidiu colocar em uma cadeira de rodas e substituí-lo por uma versão mais moderna e violenta.

não era fácil ser herói da dc nos anos 90

     Podemos dizer que a década de 1990 foi uma época sombria  e complicada para ser um herói da DC Comics.

A QUEDA DO MORCEGO:

       A primeira mega saga envolvendo o Batman foi: A Queda do Morcego, publicada entre Setembro de 1992 até Janeiro de 1995. Na história, Batman é derrotado pelo novo vilão Bane e substituído pelo violento Jean-Paul Valley, o anti-herói Azrael.

os personagens da trama

     Devido ao seu tamanho, a Queda do Morcego é dividida em vários momentos: o Prólogo, Herói Quebrado, Quem Manda na Noite, A Cruzada, A Busca, O Retorno de Bruce Wayne e Filho Pródigo.

O PRÓLOGO:

       A saga começa em ritmo lento, mas com bastante drama. Após anos enfrentando os mais variados vilões, Bruce Wayne começou a apresentar sinais de esgotamento físico e psicológico, começando a ter dificuldades de enfrentar simples criminosos.

bruce wayne acabado

      Nessa primeira fase, Batman enfrenta vilões de 5ª categoria como: Cabeça de Metal, Caçador de Cabeças, o Aranha Negra e o Máscara Negra.

vilões de 5ª dando trabalho

    Cada vez mais debilitado, Bruce foi obrigado a procurar uma médica, a Dra. Shondra Kinsolving, pela qual acaba se apaixonando, além disso, ele pediu ajuda a um jovem chamado Jean-Paul Valley, que atuava como assassino da ordem de São Dumas: Azrael.

recrutando azrael

        As coisas começaram a piorar de verdade quando chega a Gotham um criminoso chamado Bane, o vilão tinha uma fixação por derrotar Batman e tomar a sua cidade, dominando o submundo. Além de inteligente e ótimo estrategista, Bane tinha ainda suas capacidades físicas ampliadas com uso de um super-anabolizante injetável chamado Veneno, que aumentava sua massa muscular em questão de segundos.

a primeira aparição pública de bane

     Ao chegar a Gotham, o vilão chegou a conclusão de que Bruce Wayne era o Batman e que o vigilante estava adoecido e enfraquecido. Pra tentar ajudar o Homem Morcego, que estava sedado, Robin pede para que Jean-Paul use o uniforme de Batman pela primeira vez.

azrael substitui bruce pela primeira vez

     Bane resolveu enfraquecer ainda mais o herói, para tanto, ele realiza uma fuga em massa do Asilo Arkham, o manicômio que guardava alguns dos maiores inimigos do Batman.

fuga em massa

      Com os maiores vilões do Homem Morcego soltos por Gotham City, começa a fase mais dramática da queda.

HERÓI QUEBRADO:

     A segunda fase da Queda do Morcego recebeu o nome de: Herói Quebrado, após a fuga do Asilo Arkham, Batman, Robin e Azrael precisaram capturar os fugitivos, cabendo ao Cavaleiro das Trevas enfrentar seus maiores inimigos: Sr. Zsasz, Chapeleiro Louco, Amígdala, Vagalume, Hera Venenosa, Duas Caras, Espantalho e o Coringa.

quase um videogame

     Após derrotar e prender todos os vilões, Batman estava completamente exausto e decidiu retornar para casa, ao entrar na Mansão Wayne, o herói se depara com Bane, que havia invadido sua casa.

a grande encontro

      Irritado, o Cavaleiro das Trevas parte pra cima do vilão, porém, Bruce mal conseguiu se defender, sendo espancado até quase a morte.

apanhando como nunca

      No final, Bane, ao invés de simplesmente matar o herói, preferiu humilhá-lo ainda mais, dando uma joelhada em sua coluna, deixando-o inutilizado.

a famosa cena

      Batman estava derrotado, humilhado e Bane era definitivamente o novo dono da noite de Gotham City.

QUEM COMANDA A NOITE :

       Após ter sua coluna afetada e ser jogado de um prédio, Batman é resgatado da rua por Alfred, Robin e Jean-Paul disfarçados de enfermeiros. Na Mansão Wayne, Alfred coloca em prática suas habilidades médicas, porém ele percebeu que Bruce poderia estar paraplégico definitivamente.

sendo tratado na caverna

     Gotham estava a beira do caos, Bane promove uma onda de crimes para se tornar o dono da cidade. Bruce decide escolher alguém para substituí-lo, assim Jean-Paul Valley assume o manto de Batman, enquanto Bruce se recupera.

jean-paul recebe o manto em definitivo

       Os problemas começam quando a Dra. Shondra e o pai de Tim Drake, o Robin, são sequestrados, obrigando Bruce e Alfred saírem de Gotham para ir ao resgate dos dois, deixando a cidade nas mãos do novo Batman.

o sequestro de shondra

     Aos poucos, Jean-Paul demonstra uma personalidade violenta e pequenos surtos, isso ocorre devido a uma programação mental do seu tempo como assassino da ordem de São Dumas.

jean-paul começa a perder o controle

     O novo Batman acredita que é hora de um novo morcego comandar a cidade, após ser derrotado por Bane em uma luta, Jean-Paul cria um novo uniforme, na verdade uma armadura com garras.

o novo uniforme 

    Disposto a retomar o controle da cidade, Jean-Paul parte pra cima de Bane espancando o vilão até quase a morte.

a violência do novo batman

     Humilhado, Bane pede para ser morto, mas Jean-Paul resiste e diz que Bane foi derrotado, assim, o novo Batman mostra quem mandava na noite.

A CRUZADA:

      Após derrotar Bane, o novo Batman começa a surtar aos poucos, tendo visões de São Dumas, acreditando que ele está em uma cruzada medieval.

jean-paul surta e passa a ter visões

      Jean-Paul começa a ficar cada vez mais violento. O novo Batman expulsa Robin da Batcaverna e lacra quase todas as entradas do esconderijo.

o novo batman ataca robin

      Após ser quase morto pelo Dr. Phosphorus, um vilão com o corpo em chamas, o novo Batman faz novas alterações na armadura, colocando lança-chamas e disparadores de lâminas.

um visual ainda mais agressivo

       O Novo Batman enlouquece de vez quando deixa um assassino chamado Matadouro morrer na sua frente, sem nem tentar salvá-lo, por causa disso, um homem sequestrado pelo vilão acaba morrendo.

deixando um vilão morrer

   Robin acaba testemunhando o fato e percebe que as coisas saíram definitivamente de controle, era a hora de Bruce Wayne retornar a Gotham. 

 A BUSCA:

       Após sair de Gotham para resgatar Shondra e o pai de Tim, Bruce descobre  que o sequestrador é o irmão de Shondra, Benedict Asplin. Ambos eram mutantes com o poder de curar e matar, Shondra não queria ajudar o irmão criminoso, pois cada vez que usava seu poder, sua mente regredia . Após muito esforço, Bruce resgata o pai de Tim e Shondra, ela por sua vez cura totalmente a coluna do herói.

shondra usa seu poder

    Infelizmente, Shondra usa todo seu poder para curar Bruce e sua mente regride a infância permanentemente.

shondra regride a infância

      Era chegada a hora de retornar a Gotham City, porém o que Bruce encontra não é nada digno de seu legado.

O RETORNO DE BRUCE WAYNE:

      Bruce retorna a Gotham, reencontra Tim e descobre tudo o que Jean-Paul aprontou em sua ausência, após arrombar a Batcaverna, Bruce se depara com o novo Batman.

bruce encontra o novo batman

       Assutado com seu visual e comportamento, o Cavaleiro das Trevas decide confrontá-lo, porém é facilmente derrotado, pois estava fora de forma.

bruce leva um chega pra lá

       Sem alternativa, Bruce Wayne recorre a um treinamento relâmpago com Lady Shiva, uma das maiores assassinas do mundo, para voltar a ser o Batman.
         De volta a sua antiga forma, Batman, Robin e Asa Noturna enfrentam o enlouquecido Jean-Paul, a batalha ocorre pelas ruas de Gotham, com Jean-Paul atacando sem se importar com os inocentes.

morcegos em guerra

      A batalha tem sua conclusão dentro da Batcarverna. Usando sua inteligência, Bruce derrota Jean-Paul que recobra a sanidade e assim Bruce Wayne retoma sua posição como verdadeiro e único Batman.

jean-paul volta a sanidade

     Bruce deixa o humilhado Jean-Paul ir embora.Dessa forma, chega ao fim a maior saga do Homem-Morcego até aquele momento.

O FILHO PRÓDIGO:

      Originalmente Filho Pródigo não fazia parte da Queda do Morcego, porém, com os anos ela passou a ser considerada o epílogo da saga, pois consertava um dos maiores erros da queda: Batman ter escolhido um estranho para assumir seu manto, no lugar de Dick Grayson, o primeiro Robin.

bruce conserta seu maior erro

        Na trama, Batman decide deixar Gotham temporariamente para resolver pendências ligadas a sua identidade de Bruce Wayne, no período que estava afastado e de cadeira de rodas. O herói convoca Dick para que ele assuma temporariamente o manto de Batman, a relação dos dois não estava boa, pois Bruce preferiu confiar em um estranho do que no seu primeiro parceiro.
      Após assumir o manto do morcego, Dick começa a enfrentar diversos vilões como: Crocodilo, Ventríloquo e Scarface e principalmente, o Duas Caras.
      Dick começa a perceber o quanto sombrio e violento é o mundo em que Bruce vive e acredita que essa vida não é a que ele deseja.
       Bruce retorna mais uma vez disposto a voltar a ser o Batman. O Cavaleiro das Trevas tem uma longa conversa com seu antigo parceiro, as mágoas são postas pra fora de ambos os lados, Bruce explica que não chamou Dick para substituí-lo, pois sabia que o pupilo havia passado por uma crise com os Novos Titãs após a caçada dos Gnus.

resolvendo as desavenças

          Bruce e Dick se reconciliam como pai e filho, o milionário reassume o manto, porém adota um uniforme totalmente preto, mostrando uma nova era para o Cavaleiro das trevas.

ainda mais sombrio

 A SAGA NO BRASIL:

      No Brasil, a saga foi um sucesso absoluto, a Queda do Morcego foi publicada entre 1994 e 1996 pela editora Abril nas revistas Liga da Justiça & Batman e Batman 4ª série, Filho Pródigo saiu em Batman 5ª série e Batman- Vigilantes de Gotham.




a primeira publicação no Brasil

      No ano de 2008, a editora Panini publicou um encadernado contendo apenas a parte Herói Quebrado, mas na época devido a baixa venda da edição, a editora não publicou a continuação, frustrando os leitores.

tentativa frustrada

      Eis que finalmente agora em 2020 a saga está sendo republicada por duas editoras: a Planeta de Agostini está trazendo a saga em 9 encadernados na coleção A Lenda do Batman.



a versão da planeta de agostini

       A editora Panini, por sua vez, depois de muitos pedidos, vai republicar em 3 grandes encadernados de mais de 600 páginas.

os três tijolões da panini

        Não importa por qual editora, mas essa é uma saga obrigatória para os fãs do Batman terem na coleção.
        Bem é isso aí pessoal espero que tenham gostado de relembrar ou conhecer essa saga que marcou todos os fãs do Cavaleiro das Trevas, em breve trarei a segunda parte do especial das super sagas em que Batman enfrenta uma epidemia de Ebola em Gotham City. Até a próxima.

6 comentários:

  1. Olá novamente companheiro.

    Que trabalheira danada fazer essa contextualização do mercado de comics noventista e o resumão de "A QUEDA".

    Parabéns!

    Mas apenas como dado adicional, "Batcriminoso" é que pode ser considerada como a primeira saga continuada do Morcego.

    Foram originalmente cinco edições em Detective Comics.

    Saiu pela Ebal na 3¤ serie P&B do personagem anos antes e foi parcialmente publicada recentemente pela Panini em Lendas do Aparo #8.

    Isso porque Ernie "CONAN" Chan desenhou as duas partes finais.

    Numa possível Lendas (caso não tenham sido cancelada) do Len Wein que é o roteirista, ela poderá ser publicada integralmente.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Vam! é a história em que o Batman é acusado de matar a Thalia Al Ghul não é? putz eu esqueci dela, fiquei meio P da vida pq a história é muito boa mas não teve o final publicado

      Excluir
    2. Essa mesma, Beagle.

      E a Panini poderia ter pulado os três capítulos desenhados pelo Aparo pra depois publicar a saga completa nas Lendas do Wein.

      Foi uma decisão ruim. Pois agora, se as Lendas do Wein saírem teremos três repetecos, se não sairem a história permanecerá sem final.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
  2. Interesting content. I have bookmarked your blogspot. Greetings Masha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. thanks, i hope you like the blog, because i talk about various pop culture issues

      Excluir
  3. Escelente post. Vou ler as demais partes. Parabéns pelo trabalho, Beagle.

    ResponderExcluir