domingo, 15 de março de 2020

Batman as mega sagas dos anos 90 parte 2: Contágio


      Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a segunda parte do especial das grandes sagas do Batman no anos 90. Antes de começar, gostaria de pedir desculpas aos leitores do blog, não é sensacionalismo da minha parte,  por uma incrível coincidência o tema de hoje casou justamente com o momento tenso que estamos vivendo ante a pandemia de Corona Vírus, hoje é dia de lembrar quando o Cavaleiro das Trevas enfrentou uma epidemia mortal em Gotham City, então coloque sua máscara protetora, pois é hora de relembrar a saga Contágio.

enfrentando um vírus mortal

INSPIRADO NO MUNDO REAL:

        No ano de 1995, o mundo se viu preocupado devido a uma epidemia do vírus Ebola, esse vírus surgido no Zaire (atual República Democrática do Congo) causava fortes hemorragias, falência múltipla dos órgãos e na maioria dos casos levava a morte.
       No ano seguinte, baseada nessa situação, a DC Comics resolveu criar uma história, onde Batman enfrentava um inimigo que não podia ser visto ou derrotado com os punhos, um vírus inspirado no Ebola, que iria infectar Gotham City. Era uma premissa totalmente inédita e calcada no mundo real.

COMEÇA A INFECÇÃO:

        A história começa quando Jean-Paul Valey, o Azrael, entra em contato com Batman informando que um perigoso vírus infectou um membro da ordem de São Dumas, chamado de: Ebola Golfo A, apelidado de Esmagador. Azrael mostra um vídeo onde um membro da ordem foi infectado, ele está com uma séria hemorragia, com sangue saindo pelos poros.
         
os efeitos do vírus

     O Cavaleiro das Trevas questiona Azrael sobre quem havia criado o vírus, o Anjo Vingador não tem certeza se foi a própria ordem quem criou o Esmagador e que o vírus estava a caminho de Gotham. 

azrael informa sobre a chegada do vírus

     Após algumas investigações, Batman acaba descobrindo que um empresário chamado Peter Maris  havia sido contaminado e estava espalhando a doença pela cidade.

o vírus começa a se espalhar

      O Homem-Morcego informa a James Gordon da situação, porém, o velho amigo de Batman já não é mais o comissário de policia da cidade desde o final dos eventos da Queda do Morcego, o ex-chefe de polícia avisa ao prefeito Armand Kroll que em um primeiro instante não leva os avisos a sério.
       O empresário infectado mora em um exclusivo condomínio de luxo: Babylon Towers, ele propõe aos outros proprietários que se isolem no edifício, uma vez que ele é totalmente auto-suficiente.

os ricos se isolam

      O que Maris não sabe é que ele é o portador da doença e que passou a infecção para outras pessoas no seu trajeto do aeroporto até em casa.

A BUSCA POR SOBREVIVENTES DE UMA EPIDEMIA ANTERIOR:

       Batman descobre que anos atrás, houve uma epidemia do Esmagador no Alaska e que houve um grupo de sobreviventes, o Cavaleiro das Trevas divide seus aliados em duas equipes: Robin, Alfred, Azrael e Mulher-Gato partem para o Alaska na tentativa de achar uma das pessoas que pode conter a cura. Batman, Asa Noturna, Oráculo e Caçadora ficam em Gotham para proteger a cidade.

a busca pelo sobrevivente da epidemia anterior

     Enquanto isso, em Gotham City, o vírus Esmagador começa a se espelhar matando um amigo da policial Renee Montoya.

o vírus começa a matar as pessoas 

  Robin consegue uma amostra do sangue do sobrevivente do Alaska e retorna a cidade para sintetizar uma vacina.

AS COISAS SAEM DE CONTROLE E ROBIN É INFECTADO:

        A situação em Gotham sai de controle, o vírus Esmagador se alastra rapidamente pela cidade matando várias pessoas em questão de horas. O prefeito de Gotham acaba contaminado e o governador decide colocar a cidade em quarentena. A população descobre que o foco da contaminação é o edifício Babylon Towers e decidem incendiar o edifício.

os moradores de gotham decidem incendiar babylon towers

     No meio do caos da cidade, Batman pede que Hera Venenosa, que possui imunidade a vírus e venenos, entre em Babylon para distribuir a vacina. A vilã acaba não cumprindo as suas ordens, pois está disposta a roubar todos os moradores e leiloar a cura.

hera venenosa tenta leiloar a cura

      Batman decide entrar em Babylon Towers para prender Hera Venenosa e impedir que o local seja incendiado, o Homem-Morcego acaba descobrindo que a amostra de sangue não era a correta para a produção de uma vacina. Do lado de fora,Robin, Asa Noturna e Caçadora conseguem conter a população enfurecida, porém, os heróis não tem como impedir que o prédio seja incendiado.

a queda de babylon towers

       Horas depois do incêndio em Babylon Towers, Batman e os demais heróis tentam deter um tumulto em outra parte da cidade, no final da confusão, Robin descobre que foi contaminado pelo Esmagador.

robin é infectado

      Agora mais do que nunca, Batman precisa correr contra o tempo para achar uma cura e salvar um dos seus parceiros. 

A CURA FINALMENTE:

         Na Batcaverna, Batman, Alfred e Asa Noturna ficam desesperados, pois Robin começa a ter hemorragia pelos olhos precisando usar uma venda.
         A Mulher Gato descobre que existe um outro sobrevivente da epidemia do Alaska, a anti-heroína parte para Cuba, onde mora a sobrevivente, ela consegue convencer a sobrevivente e parte para Gotham City. Ao chegar na cidade, Batman informa a Mulher Gato que nenhuma cura pode ser sintetizada a partir de qualquer amostra de sangue dos sobreviventes da epidemia anterior.
       Azrael  descobre em arquivos da ordem de São Dumas a cura para o Esmagador, ele corre para Gotham City, fugindo de assassinos enviados pela Ordem para impedi-lo, e entrega a fórmula para um hospital.

 azrael encontra a cura

      Em poucas horas, uma vacina é sintetizada e distribuída para a população, incluindo Robin que se cura em poucos dias.

robin se cura

         Aos poucos as coisas vão voltando ao normal em Gotham, Marion Grange substitui Armand Krol como prefeita da cidade e readmite Gordon como comissário de polícia. Apesar de quase morrer pelo vírus Esmagador, Robin se junta a Batman e Asa Noturna para restaurarem a ordem na cidade.
         O que os heróis não sabiam era que a ordem de São Dumas não havia espalhado o vírus, o responsável era um inimigo muito antigo, era apenas uma questão de tempo para que o responsável se revela-se.

A REPERCUSSÃO DA SAGA:

         Contágio é uma saga que desperta amor e ódio, apesar da trama interessante, muitos fãs não gostam dos desenhos de Keley Jones, eu já acho o estilo dele fantástico lembrando histórias de terror. Além disso, é muito bacana ver o Batman impotente diante de uma situação que ele não pode resolver.
       No Brasil, Contágio foi publicada apenas uma única vez pela editora Abril em 1998, com uma péssima colorização que deixou a história extremamente escura.

a saga no Brasil

      A saga deu origem a uma continuação meses depois, onde é revelado o verdadeiro responsável pela infecção da cidade e em breve vocês irão ver aqui no blog, até a próxima.





2 comentários:

  1. Dessa Bat-Saga eu gosto bastante, assim como de sua sequência.

    É um material que eu compraria novamente.

    E realmente, as edições da Abril estavam graficamente muito ruins nesse período pré-Premium.

    A premissa das "Torres da Babilônia" é tão bacana que até foi usada pelo George A. Romero em "Terra dos Mortos" alguns anos depois.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
  2. " Contágio é uma saga que desperta amor e ódio, apesar da trama interessante, muitos fãs não gostam dos desenhos de Keley Jones, eu já acho o estilo dele fantástico lembrando histórias de terror. Além disso, é muito bacana ver o Batman impotente diante de uma situação que ele não pode resolver.
    No Brasil, Contágio foi publicada apenas uma única vez pela editora Abril em 1998, com uma péssima colorização que deixou a história extremamente escura."

    concordo com tudo, exceto em relação a arte, às vezes dava agonia de ver os desenhos desse cara que você citou.

    essa fase é muito bacana, há um clima de tensão constante, por causa do tempo pra arranjar a cura estar se esgotando e vários coadjuvantes do universo do Batman possuem destaque em algum momento da obra. Bem que a Panini podia lançar esse arco em 2 ou 3 encadernados num formato econômico. Mais um excelente post, Beagle.

    ResponderExcluir