sábado, 1 de fevereiro de 2020

O Almanacão de Férias da Turma da Mônica


     Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma postagem do Canil do Beagle. Esse é o último final de semana das férias escolares de verão, então nada mais justo do que relembrar uma publicação que fez parte da infância de muita gente nesse período, e também porque minha esposa sugeriu o tema de hoje, estou falando dele o inesquecível Almanacão de Férias da Turma da Mônica.

   
                     

a alegria das férias escolares

O PRIMEIRO ALMANACÃO:

       Uma coisa que pouca gente sabe é que o primeiro Almanacão não tinha esse nome, ele se chamava Superalmanaque do Maurício e surgiu na verdade como uma edição especial no ano de 1986, quando a turminha ainda era publicada pela Editora Abril. Essa edição especial tinha um formato grande em relação as revistas tradicionais e possuía 212 páginas, sendo dividida entre republicações de histórias antigas e passatempos.

o embrião do almanacão

    Quando a Turma da Mônica mudou de editora e foi para a Editora Globo no ano de 1988, foi lançado um novo Superalmanaque do Maurício em Julho com o mesmo formato da Editora Abril.

o primeiro almanaque na globo

     Porém, devido a mudança de editora, o nome da publicação teve que ser alterado a partir da edição número 2, sendo batizado definitivamente como Almanacão de Férias.

finalmente o nome que consagrou a revista

     E assim, depois dessa mudança de nome, o Almanacão se tornou a revista favorita das férias da criançada dos anos de 1980 e 1990.

REPUBLICAÇÕES E HISTÓRIAS INÉDITAS:

      Como o próprio nome dizia, o Almanacão era lançado apenas no período de férias escolares: em Janeiro e em Julho, dessa maneira tínhamos sempre duas publicações ao ano.

férias de verão e de inverno

    Uma das características mais marcantes dos Almanacões eram que eles sempre traziam republicações de histórias antigas da turminha, algumas consideradas raridades, sendo que a primeira história do título obrigatoriamente era uma trama inédita com mais páginas.

mônica avisando das reprises das histórias

      Dessa maneira, os fãs mais novos podiam ler histórias de anos atrás, além de curtirem uma história inédita.

OS PASSATEMPOS:

      Outra grande marca registrada da publicação, eram as páginas de passatempos, o Almanacão trazia páginas e mais páginas de cruzadinhas, caça-palavras, jogo dos 7 erros, desenhos para pintar, entre outras coisas. Algumas edições tinham até 80 páginas de passatempos pra deixar a criançada distraída durante as férias.


os passatempos eram a marca registrada do almanacão

     Algumas edições traziam giz de cera ou lápis de cor como brinde pros pequenos usarem nos passatempos.

MUDANDO DE EDITORA E DE NOME:

       No ano de 2007, a Turma da Mônica mudou novamente de editora, indo para a Panini, assim como ocorreu quando saiu da Abril para a Globo, o Almanacão de Férias teve que mudar de nome, novamente, dessa vez sendo chamado de Grande Almanaque de Férias Turma da Mônica. Mantendo as mesmas características: Saindo nas férias de Janeiro e Julho, a primeira história inédita e as demais sendo republicações, além das várias páginas de passatempos.



novo nome, mesma revista

     Esse nome permaneceu de 2007 até 2017, quando nas férias de Julho de 2018 foi relançado com o nome de Almanacão de Férias da Turma da Mônica, um nome mais parecido com o clássico que estabeleceu a fama da revista.

a volta do nome clássico

      Bem é isso aí pessoal, espero que tenham gostado de relembrar essa simpática revista que marcou as férias de uma geração de crianças, dedico essa postagem a minha esposa, Paula, uma verdadeira fã do Almanacão e que a muito tempo me pedia pra fazer essa postagem. Em breve trarei novas postagens para relembrar a infância dos leitores. Até a próxima.








Um comentário:

  1. acho q mudou de nome de novo:
    https://www.amazon.com.br/Super-Almanaque-Turma-M%C3%B4nica-Ed/dp/8542630521/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=Almanac%C3%A3o+de+F%C3%A9rias&qid=1594648652&refinements=p_85%3A19171728011&rnid=19171727011&rps=1&sr=8-1

    ResponderExcluir