sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

X-men: O Guia de Leitura e a História dos Mutantes


     Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma postagem especial do Canil do Beagle. Se preparem para um verdadeiro serviço de utilidade pública nerd, o guia de leitura dos X-men.

uma história extensa

     Muitos leitores do blog são fãs de histórias em quadrinhos,  uma vez lá nos primórdios do Canil, um leitor perguntou se eu poderia falar sobre a história dos X-men, fiquei com isso na cabeça, mas fui adiando, pois sabia que a cronologia dos mutantes é uma das coisas mais confusas do universo dos heróis, eis que decidi abordar o assunto de maneira diferente, resolvi fazer um guia de leitura em ordem cronológica baseado nos encadernados já lançados no Brasil, dessa maneira, além de conhecer a história dos alunos do professor Xavier, vocês vão saber a ordem correta de leitura, porém, como tudo que envolve os X-men é confuso, existem fases que não saíram por aqui. Além disso, alguns períodos pulam de um encadernado para o outro, mas acredito que vocês vão conseguir entender.     Então, chega de conversa e se preparem para uma verdadeira aula de história mutante e onde elas saíram.

OS X-MEN ORIGINAIS:       

    A história dos X-men mostra o professor Charles Xavier reunindo um grupo de jovens nascidos com poderes especiais, mutantes, com o objetivo de proteger a humanidade de mutantes malignos. A equipe original é formada por: Ciclope, Garota Marvel, Fera, Anjo e Homem de Gelo. As primeiras histórias dos heróis saíram na Biblioteca Histórica Marvel números: 1 a 3 da editora Panini.


     Nesses encadernados acompanhamos as primeiras batalhas contra Magneto, o surgimento da Irmandade de Mutantes Malignos, a ameaça dos Sentinelas, o ataque do Fanático e os primeiros embates com os Vingadores.

AS ÚLTIMAS HISTÓRIAS DA EQUIPE ORIGINAL:

    Existe um hiato das histórias dos X-men entre as edições 31 a 49 que não saíram em encadernados no Brasil, nessa fase os heróis mudam de uniformes, passando a usar trajes individuais, o professor Xavier é dado como morto e a equipe se separa. É nesse ponto que começam as histórias que saíram na Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel - Clássicos números: 15 ( Crepúsculo dos mutantes) e 16 ( A sombra de Sauron) da editora Salvat.


     Nesses encadernados, os X-men se reúnem novamente, acompanhamos a chegada de dois novos heróis no grupo: Destrutor e Polaris, a equipe enfrenta as ameaças dos Sentinelas, do Monólito Vivo, de Sauron e a volta de Magneto. Além disso, os heróis descobrem que o professor Xavier está vivo, enfrentam uma invasão alienígena e o Fera se transforma em uma criatura azul e peluda.
 
OS NOVOS X-MEN E A FASE DE OURO DA EQUIPE:

      Mesmo com as boas histórias dos últimos números, a revista dos X-men sofreu um baque e passaram apenas a reprisar histórias antigas, esse fato se estendeu da edição 66 até a 93. No ano de 1975, Len  Wein e Dave Cockrum reformulam a equipe com novos membros vindos de diversos lugares do mundo: Tempestade (Quênia), Wolverine ( Canadá), Colossus (União Soviética), Noturno (Alemanha Ocidental), Banshee (Irlanda), Solaris (Japão) e Pássaro Trovejante (Estados Unidos).
      A nova equipe liderada por Ciclope foi um sucesso, em poucas edições a equipe criativa mudou, entraram Chris Claremont e John Byrne e o título chegou ao seu auge, onde foram apresentadas as melhores histórias dos X-men. Essa fase saiu nos encadernados: Segunda Gênese, Magneto Triunfa, A Saga da Fênix Negra e Dias de Um Futuro Esquecido pela editora Panini.

                              
    Nesses encadernados acompanhamos a formação da nova equipe, a morte do Pássaro Trovejante, a origem da Fênix, as primeiras aparições do império Shi'ar, o surgimento da Tropa Alfa, as maquinações do Clube do Inferno, a ameaça da Fênix Negra, a chegada de Kitty Pryde, o surgimento da Nova Irmandade de Mutantes liderada pela transmorfa Mística e a descoberta de que os Sentinelas vão dominar o mundo no futuro.

A AMEAÇA DA NINHADA:

     Após a saga espacial envolvendo a Fênix Negra, os X-men se viram novamente encarando uma ameaça vinda dos confins do universo, a Ninhada. Os mutantes precisam se unir aos Shi'ar para enfrentarem uma raça alienígena capaz de incubar suas presas e assumir sua forma. Essa gigantesca saga saiu na Coleção Histórica Marvel: X-men números: 6, 7 e 8 da editora Panini.


    Nesses encadernados, os X-men, além de enfrentarem a Ninhada, encaram novamente a Irmandade da Mística e seu mais novo membro: Vampira. O professor Xavier tem sua mente transferida para um clone e volta a andar e para fechar, temos a criação da segunda equipe do professor Xavier: Os Novos Mutantes.

UM PERÍODO DE DESCANSO:

      Após a saga da Ninhada, os X-men viveram um período de certa tranquilidade, porém ocorreram mudanças significativas para a  história da equipe. Essa fase ainda não saiu em um encadernado novo, porém foi lançado na edição O Melhor dos X-men número 1 da editora Abril.


    Nesse encadernado, vemos a primeira aparição dos Morlocks e como Tempestade se tornou sua nova líder, a entrada de Vampira na equipe, o quase casamento de Wolverine, a mudança do estilo de Tempestade que adota um visual punk com direito a moicano, o encontro e casamento de Ciclope com Madelyne Pryor.

A CHEGADA DO X-FACTOR:

     Outro momento importante foi o surgimento do X-factor, a terceira equipe mutante, formada pelos X-men originais. Isso ocorreu após os Vingadores e o Quarteto Fantástico descobrirem que Jean Grey estava viva e que a Fênix era na verdade uma entidade cósmica que assumiu a aparência da heroína.  Mais uma vez essa história ainda não saiu em um novo encadernado, mas foi publicada em Grandes Heróis Marvel Número 30 da editora Abril.


    Nesse encadernado, temos a volta de Jean Grey, Ciclope abandonando a esposa e o filho recém nascido e a primeira missão do X-Factor.

O MASSACRE DE MUTANTES:

   Essa foi a saga mais violenta dos heróis mutantes até então. Um grupo de vilões chamado de Carrascos mata os Morlocks que viviam em túneis debaixo de Manhattan. Os ataques foram tão violentos que as três equipes mutantes foram afetadas: Colossus ficou preso em sua forma blindada e paralisado, Noturno entrou em coma, Lince Negra ficou presa em sua forma fantasma e o Anjo teve suas asas destroçadas. Essa história saiu no encadernado Massacre de Mutantes da editora Panini.


     Nessa saga, os Morlocks são mortos, Tempestade passa a liderança da equipe para Wolverine que tem uma de suas maiores batalhas com seu inimigo Dentes de Sabre, o Anjo é mortalmente ferido e novos membros se juntam aos X-men: Psylocke, Cristal e Longshot.

CURANDO AS FERIDAS E ENFRENTANDO OUTROS HERÓIS:

     Após o massacre, os X-men se mudam para a ilha Muir de Moira Mactarget na Escócia, eles pedem a ajuda a Reed Richards para salvar Lince Negra que está presa em sua forma etérea e está desaparecendo. O líder do Quarteto Fantástico está sendo manipulado pelo Doutor Destino e se recusa a ajudar a jovem, o que leva as duas equipes a lutarem.
     Depois disso, os X-men precisam lutar mais uma vez contra os Vingadores que querem levar Magneto, agora mentor do grupo, para ser julgado pelos seus crimes do passado. Esses dois combates saíram em um único encadernado chamado X-men VS Quarteto Fantástico VS Vingadores da editora Panini.


    Nessa saga, acompanhamos as maquinações do Doutor Destino, a cura de Kitty Pryde e o julgamento definitivo de Magneto

ENFRENTANDO VÁRIAS AMEAÇAS E A FALSA MORTE DOS X-MEN:

     Esse foi outro evento marcante na vida dos mutantes, na verdade cada equipe enfrentou individualmente uma ameaça que mudou o destino delas. O X-factor é traído por Cameron Hodge, o relações públicas do grupo, além disso, enfrentam o poderoso mutante conhecido como Apocalipse e descobrem que o Anjo, que havia cometido suicídio, estava vivo e foi transformado em Morte, um dos cavaleiros do Apocalipse. Já os Novos mutantes ajudaram o Garoto Pássaro, porém Cifra, um dos mais jovens membros do grupo, é assassinado. Os X-men acabam sendo os mais afetados, eles enfrentam uma ameaça dimensional e precisam forjar a sua morte para derrotar o inimigo. Essa saga saiu em três encadernados chamados: A Queda dos Mutantes da editora Panini.

   
      Nesses encadernados, as equipes descobrem a ameaça de Apocalipse, encaram a morte de um jovem herói e precisam se sacrificar para salvar o mundo.

WOLVERINE SOZINHO:

     Quando os X-men forjaram a sua morte, Wolverine passou a frequentar a ilha de Madripoor, Cingapura. Ocultando como pode sua verdadeira identidade, ele combate o crime solitariamente sob a identidade de Caolho. Essas histórias saíram na revista solo do herói e foram republicadas na Coleção histórica Marvel: Wolverine números 1 a 8.



   Esses encadernados são importantes, pois mostram Wolverine no auge de sua popularidade, enfrentando diversas aventuras sozinho, além disso vários fatos do passado misterioso do herói são abordados.

VIVENDO NA AUSTRÁLIA E ENFRENTANDO O INFERNO:

     Após forjarem a sua morte, os X-men passam a viver na Austrália onde atuam secretamente, Madelyne Pryor que se juntou a equipe após ser abandonada por Ciclope, acaba descobrindo sua identidade: ela era um clone de Jean Grey criada pelo Senhor Sinistro. Decidida a se vingar de todos, ela faz um pacto com o demônio Nastirth e se torna a Rainha dos Duendes e abre um portal entre o limbo infernal e Nova York. Os X-men precisam se unir ao X-Factor para deterem a invasão infernal e ainda encarar as manipulações do Senhor Sinistro, o líder dos Carrascos e verdadeiro responsável pelo massacre de mutantes. Essa gigantesca saga saiu nos encadernado X-men Inferno números 1 a 6 da editora Panini.



    Nesses encadernados, os heróis enfrentam novamente a Ninhada, descobrem a existência de Genosha, um país que escraviza mutantes; enfrentam os demônios do limbo, a traição de Madeleyne, os Novos Mutantes se afastam definitivamente das outras equipes, o X-factor descobre que os X-men estão vivos e que foram manipulado por Sinistro e a mansão Xavier é destruída.

SEPARADOS PELO MUNDO:

     Após o inferno, os X-men enfrentaram várias ameaças e a maioria teve que entrar em um artefato chamado portal do destino, ganhando novas vidas sem lembranças de suas outras vidas, com isso Tempestade se tornou uma criança, Colossus um pintor, Cristal uma cantora e Psylocke uma ninja asiática. O paradeiro de Destrutor acaba indefinido. Wolverine acaba se juntando a uma jovem mutante chamada Jubileu e salva Psylocke. Algumas dessas histórias saíram nos encadernados O melhor dos X-men número 1 que foi reprisada em Gênese Mutante número 1.


    Nesse encadernado vemos a aparente morte de Tempestade, a transformação de Psylocke em uma ninja asiática, o ressurgimento de Vampira e a volta de Magneto.

QUANDO O ÓDIO SE TORNA GENOCÍDIO:

    Alguns anos atrás, os X-men conheceram Genosha, uma ilha-nação que mantinha mutantes como escravos, os heróis derrotaram o governo. Porém, a nova governanta do país se uniu a Cameron Hodge, inimigo do X-factor que havia sido decapitado pelo Arcanjo. Só que nos instantes finais de sua vida, Hodge fez um pacto com Nastirth durante o Inferno e sua cabeça voltou a vida acoplada a um corpo robótico.
    O ensandecido Hodge declara guerra as equipes mutantes sequestrando diversos heróis e levando-os para Genosha. Os X-men, O X-factor e os Novos Mutantes empreendem uma invasão a Genosha, começando uma verdadeira guerra. Essa aventura se deu no encadernado Programa de Extermínio da editora Panini, que reprisa também a primeira estadia dos X-men no país que havia sido publicada em Inferno.


    Nesse encadernado, vemos o reagrupamento dos X-men, a morte de Warlock, a descoberta do paradeiro de Destrutor que renasceu como um magistrado de Genosha.

O REAGRUPAMENTO DOS X-MEN E A VOLTA DO PROFESSOR XAVIER:

    Após a guerra em Genosha, os X-men formam uma nova equipe com: Tempestade, Wolverine, Gambit, Jubileu, Banshee, Psylocke e Forge. A nova equipe vai para o espaço encontrar o professor Xavier, que estava vivendo a anos com os Shi'ar e enfrentam uma conspiração Skrull. Essa história saiu nos Maiores Clássicos dos X-men número 2 que foi reprisada em Gênese Mutante números 1 e 2.



    Nesse encadernado, acompanhamos a aventura dos X-men no espaço ao mesmo tempo em que Vampira está na Terra Selvagem e encontra Magneto, que volta a ser um vilão.

A BATALHA CONTRA O REI DAS SOMBRAS:

     Após resgatarem o professor Xavier, os X-men descobrem que o Rei das Sombras, o primeiro mutante maligno enfrentado pelo professor, está vivo e tomou a Ilha Muir, será preciso a união dos X-men e o X-factor para derrotar o vilão. A saga da Ilha Muir saiu em Os Heróis Mais Poderosos da Marvel número 22 da editora Salvat.


    Nesse encadernado vemos a batalha contra o Rei das Sombras, o professor Xavier tendo sua coluna fraturada e voltando a andar de cadeira de rodas, e ao final os X-men e o X-factor se unem em uma gigantesca e poderosa equipe.

ENTRE O AZUL E O DOURADO:

    Ao final da saga da Ilha Muir, os X-men e o X-factor se uniram em uma única equipe, para resolver o problema do número de membros, o professor Xavier dividiu os X-men em duas equipes: o time Azul (Ciclope, Wolverine, Gambit, Vampira, Psylocke, Fera e Jubileu) e o time Dourado (Tempestade, Jean Grey, Colossus, Arcanjo, Homem de Gelo, Forge, Banshee e Bishop). 
    Logo em sua primeira missão ambas as equipes precisam enfrentar a ameaça de Magneto que voltou a ser um vilão. Esse arco saiu em Gênese Mutante números 1 e 2, que reprisou também boa parte das histórias de Os maiores Clássicos dos X-men 1 e 2.


      Nesses encadernados vemos a formação das novas equipes, a batalha contra Magneto, o surgimento do Omega Vermelho e novas revelações do passado de Wolverine.

A VINGANÇA DE CONFLYTO E O SURGIMENTO DO VÍRUS LEGADO:

      Durante um discurso público, o professor Xavier é mortalmente ferido por Cable, líder da X-force, a nova equipe formada pelos Novos Mutantes. Os X-men e o novo X-factor, agora uma equipe do governo, partem em busca dos jovens heróis, o que eles não sabem é que o verdadeiro autor do atentado é Conflyto, um clone de Cable. 
    Ajudados por Apocalipse e pelo Senhor Sinistro, os heróis vão encarar o novo vilão. Essa história ainda não foi republicada em um novo encadernado e saiu em X-men Gigante número 1 da editora Abril.


     Nesse encadernado vemos a volta de Apocalipse, conhecemos a verdadeira identidade de Cable, ele é o filho de Ciclope e Madelyne que foi enviado para o futuro e voltou no tempo e no final Conflyto libera na atmosfera o vírus Legado, que seria fatal para os mutantes.

 A VOLTA DE MAGNETO E A TRAGÉDIA DE WOLVERINE:

      Após ser dado como morto por meses, Magneto retorna e empreende um ataque devastador a Terra, todas as equipes mutantes decidem deter o mestre do magnetismo. Durante a batalha em Avalon, a nova base espacial do vilão, Wolverine tem o adamantium arrancado de seus ossos pelos poros por Magneto. Essa saga saiu nos encadernados batizados de Atrações Fatais números 1 a 3 da editora Panini.


     Nesses encadernados vemos a morte da irmã de Colossus pelo vírus Legado, o professor Xavier apagando a mente de Magneto e descobrimos que Wolverine possui garras de ossos.

 A ERA DO APOCALIPSE:

     David Heler, o mutante conhecido como Legião e filho do professor Xavier, decide voltar ao passado e matar Magneto para que seu pai não precise sofrer no futuro, o problema é que ele erra o disparo que mataria o vilão e acaba atingindo o próprio pai. Com Xavier morto toda a linha do tempo é alterada e o vilão Apocalipse se torna o governante do mundo.
     Nessa nova realidade, Magneto forma um grupo de X-mens para deter o poderoso vilão. Essa saga marcante saiu no Brasil em A Era do Apocalipse números 1 a 6 da editora Panini.



     Nesses encadernados vemos que Magneto está casado com Vampira, Wolverine forma uma dupla com Jean Grey, Ciclope é um soldado de Apocalipse e Bishop é o único que sabe o que está acontecendo.

MASSACRE E A MORTE DOS HERÓIS MARVEL:

     Após consertarem a realidade e impedirem a era do Apocalipse, os mutantes enfrentam um novo e poderoso vilão: Massacre. Os X-men descobrem que o vilão é o professor Xavier que enlouqueceu e toma Manhattan de refém com um exército de Sentinelas, as equipes mutantes se unem aos Vingadores e ao Quarteto Fantástico para deter seu mentor. 
    Durante a saga, descobrem que o vilão é na verdade a união da mente de Xavier e Magneto e surgiu quando o professor apagou a mente de seu maior inimigo. Essa saga saiu em Massacre números 1 a 4 da editora Panini.


      Nesses encadernados vemos a chegada de Joseph um clone mais jovem de Magneto, vemos como as constantes frustrações afetaram o professor Xavier e testemunhamos as mortes dos Vingadores e do Quarteto Fantástico para deterem Massacre.

A GUERRA DE MAGNETO:

     Depois de passar meses se recuperando do ataque do professor Xavier, Magneto decide atacar todo o planeta e se vingar de Joseph, o seu clone que acreditava ser uma versão jovem do vilão. Essa história saiu em Os Vilões Mais Poderosos da Marvel: Magneto e as Guerras Magnéticas da editora Salvat.


    Nesse encadernado vemos mais uma volta de Magneto, sua luta contra os X-men, a morte de Joseph e ao final o vilão ganha o controle de Genosha, tornando a ilha uma nação segura para os mutantes.

OS X-MEN PRONTOS PARA O NOVO MILÊNIO:

      Após um período de péssimas histórias, o roteirista Grant Morrison assume o título mutante e vira tudo de cabeça para baixo, a revista passa a se chamar Novos X-men e se torna quase um universo a parte. A equipe abandona os uniformes colantes passam a usar roupas de couro, além disso os X-men se tornam quase uma força policial mutante com muita ficção científica. 
     Durante esse período Genosha é devastada por Cassandra Nova, a irmã gêmea do professor Xavier, que causa um verdadeiro genocídio mutante, o professor revela em rede nacional ser um mutante e abre a escola para todos, além disso descobrimos o surgimento das mutações secundárias, Ciclope passa a ter um caso extraconjugal com Emma Frost, a Rainha Branca. Ao longo dessa fase, Magneto revela estar vivo e empreende o mais devastador ataque a Nova York, ele só é detido após matar Jean Grey. Essa fase saiu em vários encadernados batizados de: E de extinção, Imperial, Novos Mundos, Rebelião no Instituto Xavier, Planeta X e Ecos do Amanhã.



     Nesses encadernados vemos a destruição de Genosha, o surgimento das mutações secundárias e o ataque devastador de Magneto.

DE VOLTA AO ESTILO SUPER HERÓI:

     Ao final da fase dos Novos X-men, o roteirista Joss Whedon assume o título e resolve voltar a era de ouro, sua primeira ação é voltar com os uniformes coloridos e fazer dos mutantes novamente uma equipe de super heróis. Nessa fase Kitty Pryde volta a equipe, Ciclope assume o romance com a Rainha Branca, é revelada que existe uma cura para os poderes mutantes, o professor Xavier enfrenta seus demônios e Colossus, que havia morrido para conseguir a cura do vírus legado, volta a vida. Essa fase saiu nos encadernados Surpreendentes X-men números 1 a 3.


     Nesse encadernado, vemos a volta de Kitty e Colossus,  a tensão da possível cura mutante, o surgimento de Perigo, a manifestação física da sala de perigo e a ameaça de Ord do Grimamundo.

UM MUNDO PERFEITO PARA TODOS E A EXTINÇÃO MUTANTE:

     A Feiticeira Escarlate enlouqueceu e quase matou seus colegas dos Vingadores, seu pai, Magneto resolve levar a filha para as ruínas de Genosha para ser tratada. Os Vingadores e os X-men resolvem ir ao local para dar um jeito em Wanda, porém, graças aos seus poderes de mudar a realidade ela acaba criando um mundo onde os mutantes dominam tudo e são a maioria. 
    Os X-men e os Vingadores vão recobrando as memórias e decidem dar um jeito de uma vez por todas em sua colega, durante a batalha ela fala uma única frase: "-Chega de Mutantes" e apaga os poderes de quase todos os mutantes ao redor do mundo. Essa saga saiu em Dinastia M, encadernado da editora Panini.


    Nesse encadernado vemos quais são os sonhos mais profundos dos heróis e ao final a espécie mutante é reduzida para menos de 200 indivíduos no mundo inteiro.

O RACHA DOS X-MEN:

      Após o dia M e a quase extinção da espécie mutante, Ciclope passou a ser um verdadeiro líder militar, com medo do fim de sua espécie, ele leva todos os X-men para Utopia, uma ilha em São Francisco formada pelos destroços do Asteroide M. Após descobrir o nascimento de Esperança, a primeira mutante nascida após o dia M, Ciclope fica cada vez mais esperançoso. Cable decide levar o bebê para o futuro para treina-la. 
     Após um ataque envolvendo os Sentinelas, Ciclope acaba ficando paranoico e decide se isolar, ele acaba lutando com Wolverine causando um racha nos mutantes. Essa história saiu na Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel número 72, O cisma da editora Salvat.


    Nesse encadernado vemos como Ciclope vai se tornando um líder cada vez mais frio e capaz de tudo para proteger os mutantes, ele acaba se tornando uma terceira via entre Xavier e Magneto

A BATALHA DEFINITIVA CONTRA OS VINGADORES:

     A força Fênix está voltando a Terra, para Ciclope isso pode ser a chance de restaurar a raça mutante, já para os Vingadores isso pode causar a extinção da Terra. Decidido a proteger Esperança, que voltou do futuro agora como uma adolescente, para que ela seja a hospedeira da Fênix, Ciclope e os X-men entram em confronto direto com os Vingadores.
    Durante a batalha, a Força Fênix se divide em cinco hospedeiros: Ciclope, Rainha Branca, Namor, Colossus e Magia, decidido a criar um mundo perfeito, Ciclope enlouquece com o poder, ataca os Vingadores e mata o professor Xavier. Essa saga saiu na Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel números 86, 87, 88 e 90 Vingadores vs X-men da editora Salvat.


    Durante a saga, vemos a maior luta entre os X-men e os Vingadores, a loucura de Ciclope, a Morte do Professor Xavier e ao final Scott é considerado um terrorista mutante.

HERÓIS E MUTANTES UNIDOS:

      Ao final da guerra com os X-men, o Capitão América decide criar uma equipe mesclando Vingadores e X-mens para provar que não existe preconceito com os mutantes.Essas histórias saíram nos encadernados Fabulosos Vingadores e o Eixo da editora Panini.
  

    Nesses encadernados descobrimos que o Caveira Vermelha quer se apossar do cérebro do falecido professor Xavier e usar seus poderes.

CICLOPE TERRORISTA MUTANTE

    Após a guerra com os Vingadores, Ciclope foge da prisão e passa a ser perseguido como um terrorista Mutante, ele forma sua própria equipe de X-men para proteger os oprimidos. Essas histórias saíram nos encadernados dos Fabulosos X-men da editora Panini.


    Nesses encadernados vemos como Ciclope vai crescendo cada vez mais como líder revolucionário dos mutantes.

OS X-MEN DE ONTEM E HOJE:

    Desiludido com os rumos que os X-men tomaram, o Fera decide trazer os X-men originais do passado para os tempos atuais. Como os Jovens heróis vão reagir ao saber os rumos que suas vidas tomaram? Essas histórias saíram nos encadernados Novíssimos X-men da editora Panini.


    Nesses encadernados vemos o choque entre os jovens X-men e suas contrapartes mais velhas e como isso afeta em especial o velho Ciclope

 A BATALHA DO ÁTOMO:

    A presença dos jovens X-mens acaba afetando o espaço tempo, eles precisam ir embora, porém as versões novas de Scott e Jean decidem forjar o seu próprio futuro


     Nesse encadernado vemos como todos os X-men, do passado e do presente reagem  as possíveis mudanças em suas vidas.
    
    Bem é isso aí pessoal, espero que tenham gostado de conhecer a história dos X-men e saber onde cada uma delas foi publicada. Ao longo do ano posso fazer outros guias de leitura é só sugerirem nos comentários. Até a próxima.


10 comentários:

  1. Parabéns pela postagem amigo. Ficou muito boa e clara. Pena que alguns materiais aí são meio difíceis de achar. Até me deu vontade de ler alguns desses que eu perdi.

    Só é importante a quem for atrás pra comprar se conscientizar que a qualidade desse material é variável. Por exemplo acho que o Massacre é bem passável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.
      Massacre é mediano mesmo, mas considere o resultado dele dentro e fora dos quadrinhos, sua relevância para o meio e o que veio depois. Exceto por Dinastia M que fez um retcon da saga de kulan Gath ( X-men 13 e 14 da Abril) e Fabulosos Vingadores do Remender que inovou em algo óbvio na Marvel e nunca ninguém fez, nenhum outro arco teve a importância de Massacre pros mutantes. Desgaste? Fim dos roteiros originais? Ou apenas maus escritores? Não sei, mas nada de novo no front há 20 anos.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Guia de leitura de grande utilidade pública!

      Parabéns pelo post!

      Excluir
    2. muito obrigado, esse é um guia essencial para os fãs dos mutantes

      Excluir
  3. Faltou aí a saga operação tolerância zero e a saga cérebro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá essas sagas ainda não haviam sido lançadas em encadernados quando escrevi o texto, Operação Tolerância Zero será lançada esse ano no encadernado grandes sagas dos x-men

      Excluir
  4. parabéns gostei muito serve para quem havia parado a um bom tempo para poder se situar atualmente, seria ótimo que você o atualizasse a cada 2 anos.

    ResponderExcluir