quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

As Sessões de Filmes das Madrugadas da Globo


     Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos ao Canil do Beagle. Você leitor ou leitora mais velhos, gostavam de assistir a um bom filme e ficar acordados até mais tarde quando eram novos? Então preparem-se, pois essa postagem foi feita especialmente para vocês, pois é hora de relembrar as antigas sessões de filmes da madrugada da Globo.

filmes na madrugada 

       Hoje em dia, quando alguém quer assistir a um filminho o que ela costuma fazer? Acessa a Netflix, a TV a Cabo ou baixa da internet, correto? Porém, o que os leitores mais novos não sabem é que antigamente quando alguém queria assistir um bom filme era preciso esperar passar na televisão. Hoje em dia pode parecer absurdo, mas antigamente, a "janela de exibição" (o tempo que demorava entre um filme passar no cinema e ser exibido na televisão) era de no mínimo 4 anos, chegando a 10 em alguns casos. Outra coisa que os mais novos talvez não saibam é que muitos filmes passavam tarde da noite, ou seja, esse lance de ficar acordado de madrugada não é um hábito criado pela geração Internet ou Netflix, seus pais e avós já faziam isso lá nas décadas de 1970,1980 e 1990.

enquanto alguns dormem, outros assistem filmes

      Antigamente, em um tempo em que TV por assinatura era uma realidade distante dos brasileiros e que não existiam aparelhos de videocassete, as pessoas tinham apenas alguns canais de televisão para se divertir, mas o que as emissoras faziam para preencher a programação até tarde da madrugada? Exibiam filmes, sejam nacionais, norte americanos, europeus, coloridos ou preto e branco, o importante era entreter aquelas pessoas que por algum motivo não conseguiam dormir à noite, assim tínhamos as sessões de filmes da madrugada, por isso peguem o travesseiro, o lençol e se ajeitem no sofá, pois é hora de relembrar ou conhecer algumas delas.

CORUJA COLORIDA:

os primeiros filmes da madrugada

    Essa talvez seja a sessão de filmes que a galera mais velha vai se lembrar com muito carinho: a Coruja Colorida.


     Foi a primeira sessão de filmes das madrugadas da Rede Globo, criada em 1972, ela exibia filmes das décadas de 1950 e 1960 para a geração dos anos 70 com filmes estrelados por Marlon Brando, Burt Reynolds, Jerry Lewis, Elvis Presley, James Dean e outros.

     

clássicos que seus avós assistiam

     Alguns anos depois, a Coruja Colorida ganhou a companhia de outra sessão de filmes batizada de  Sessão Coruja.

 SESSÃO CORUJA:

todo dia tem a hora da sessão coruja

     Vendo que sua sessão de filmes fazia sucesso, no ano de 1976 a Rede Globo criou uma nova faixa de filmes: a Sessão Coruja.


    Essa nova sessão exibia apenas filmes em preto e branco enquanto a Coruja Colorida trazia filmes a cores. Essa faixa de filmes é mencionada pela banda Barão Vermelho na música Pro Dia Nascer Feliz : "Todo dia tem a hora da sessão coruja ,só entende quem namora, agora vão bora".

CORUJÃO:

sinônimo de filmes da madrugada

    No ano de 1986, a Coruja Colorida e a Sessão Coruja foram fundidas em uma só, dando origem ao Corujão.


       O Corujão rapidamente se tornou sinônimo de filme da madrugada, quando era exibido de Sexta a Domingo, em alguns casos chegavam a exibir três sessões seguidas batizadas de Corujão I, II e III.
       Vários filmes dos anos 70 e 80 foram exibidos no Corujão como: Encurralado, Taxi Driver, Aeroporto 80-O Concorde, Inferno na Torre, Operação França, Desejo de Matar, entre outros.


clássicos da madrugada

      A partir de 1998, o Corujão passou a ser exibido diariamente, substituindo várias sessões de filmes que eram exibidas nas madrugadas da Globo, trazendo filmes dos anos 80 e começo dos 90 como: Top Gun, Caça-Fantasmas, Aliens o Resgate, Comando Para Matar, Sexta-Feira 13, a Hora do Pesadelo, entre outros.


     
clássicos dos anos 80, agora nas madrugadas

       Infelizmente, nos dias de hoje, o Corujão virou apenas uma sessão tapa buraco, exibindo filmes completamente cortados.

CINE CLUBE:

filmes com áudio original nas madrugadas

       O Cine clube talvez seja uma das sessões menos conhecidas dessa lista, exibida nas madrugadas de Segunda-Feira pela Rede Globo entre 1984 e 1996, tinha como objetivo exibir filmes com som original e legendas em português.


    Verdadeiros clássicos das décadas de 1930 até 1960 foram exibidos como: Viva Zapata, Billy the Kidd, Casablanca, Um Corpo Que Cai, Psicose, entre outros.

filmes com áudio original, uma raridade na tv aberta

     O Cineclube também exibia filmes britânicos, italianos, franceses, espanhóis entre outros. Em 1992 a sessão mudou de dia, sendo exibida aos Domingos após o Domingo Maior e antes do Corujão. O Cineclube acabou extinto no ano de 1996.

CLASSE A:

filmes variados as quartas

    O Classe A é outra sessão de filmes exibidos durante a semana pela Rede Globo, foi criada no ano de 1976.


     Sendo exibida sempre as Quartas-Feiras depois do Jornal da Globo, com filmes de gêneros variados como: Dr.Fantástico, Tarzan- O Filho da Selva, Platoon, Touro Indomável, Bonnie & Clyde: Uma Rajada de Balas, Xica da Silva, entre outros.

quarta também era dia de filmes de madrugada

       Como ocorreu com outras sessões, Classe A foi extinta na segunda metade da década de 90, mas precisamente no ano de 1997, sendo substituída pelo Intercine.

 CAMPEÕES DE BILHETERIA:

o maior rival do corujão

     Essa talvez seja a segunda sessão de filmes da madrugada mais lembrada pela galera mais velha. Campeões de Bilheteria era uma sessão de filmes criada em 1978, exibida as Terça, Quintas e Sextas, depois do Jornal da Globo. No caso das Sextas-Feiras a sessão era exibida antes do Corujão.


     Vários filmes passaram por essa sessão como: Os 10 mandamentos, ...E o Vento Levou, Cleópatra, Magnum 44, A Hora do Pesadelo, Rocky III, Triângulo de Paixões, Príncipe Valente entre outros.


uma grande variedade de filmes passou nessa sessão

       Assim como as antigas sessões de filmes semanais, Campeões de Bilheteria foi extinto no ano de 1998, sendo substituído pelo Intercine.

SESSÃO DE GALA:

era sempre depois do supercine

      Uma das sessões de filmes mais charmosas da Rede Globo, criada no ano de 1976, era exibida nas madrugadas de Sábado para Domingo, sempre após o Supercine e antes do Corujão.


      Como o próprio nome dizia, a Sessão de Gala trazia filmes mais classudos ou Cults como: Cantando na Chuva, o Grande Ditador, Blade Runner-O Caçador de Andróides, Alien- O 8º Passageiro, Chinatown, A Cor do Dinheiro, O Iluminado, Os Intocáveis, Ligações Perigosas, entre outros.


os cults das madrugadas de sábado

     A sessão de Gala começou a perder prestígio a partir do ano 2000, quando foi Substituída pelo programa Altas Horas. No ano de 2003 passou para as madrugadas de Domingo para Segunda, depois do Domingo Maior. Após resistir bravamente, a Sessão de Gala foi extinta no ano de 2019, sendo substituída pela sessão Cinemaço.

DOMINGO MAIOR:

filmes pra quem não dorme de domingo pra segunda

     Outra antiga sessão de filmes dos finais de noite da Globo, o Domingo Maior foi criado no ano de 1979, sendo exibido sempre depois do Fantástico.


      Assim como o Corujão e o extinto Campeões de Bilheteria, o Domingo Maior exibe nas madrugadas de Domingo pra Segunda filmes dos mais variados gêneros, principalmente de ação. Filmes como: Warriors- Os Selvagens Da Noite, Comando Delta, O Predador, Ninja 3: A Dominação, Instinto Selvagem ,Stallone Cobra, X-men, entre outros.


muita ação nas madrugadas de segunda

     Uma curiosidade para os leitores, antes da estreia da Tela Quente, muitos filmes passavam pela primeira vez no Supercine ou no Domingo maior, como podemos ver nessa chamada para a primeira exibição de Sexta-Feira 13 parte 2 no ano de 1987.


     O Domingo Maior é uma das poucas sessões de filmes da Globo que ainda estão no ar, as outras são: Sessão da Tarde, Tela Quente, Corujão, Temperatura Máxima, Supercine e Cinemaço.

    Bem é isso ai pessoal, espero que tenham gostado de relembrar ou conhecer essas sessões de filmes que marcaram principalmente a galera que passou dos 40 anos. Hoje em dia, além de baixar filmes na internet e com o advento dos sistemas de Streaming como: Netflix, Amazon Prime e o Globoplay, as pessoas não ligam mais para sessões de filmes na TV aberta, mesmo assim quem virou a madrugada assistindo esses programas não esquece jamais. Em breve o Beagle vai trazer novas postagens sobre filmes antigos, quem quiser é só dar sugestões. Até a próxima.

8 comentários:

  1. Excelente post, meu amigo! Uma verdadeira viagem no tempo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Lembrei de quando eu estava no final do ensino fundamental e costumava ficar enfurnado em casa trocando o dia pela noite, enquanto jogava videogame e assistia os filmes das madrugadas...

    Lembro que foi em uma sessão do Corujão que conheci Bom dia Viatnam, excelente filme...

    ResponderExcluir
  3. Quando era pré-adolescente sempre virava sexta pra sábado e sábado à noite assistindo filmes nessas sessões. vi muitos clássicos que jamais passariam na TV aberta atual. Ótimo post, Beagle!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Excelent postagem - parabéns e obrigado!

    O Cineclube praticamente moldou meu gosto por filmes clássicos de Hollywood desde meus 11 anos, quando assistí ao primeiro filme jamais exibido nele, na sexta-feira, 6 de janeiro de 1984 (De Repente no Último verão) e o último, que já gravei em VHS em março de 1996 (Arthur, O Milionário), pois "Sai de Baixo" empurrou a grade pra frente e não houve mais espaço para minhas amadas sessões cinéfilas.

    Só uma coisa: no começo dos anos 80, antes de surgir o Supercine, havia um outro programa de filmes. Se a memória não me falha, era chamado Primeira Exibição, não?

    ResponderExcluir
  6. Cara, tem algo errado aí, eu via filmes escondido desde os 9 anos, nos anos 70, cada dia tinha um nome diferente, classe A, cinema na madrugada, festival de sucessos, campeões de bilheteria e corujao, isso tudo nos anos 70, me corrija se eu estiver errado pois perdi muita aula de manhã pois via esses filmes ai

    ResponderExcluir