quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Os 80 anos do Batman parte 5: Batman a série dos anos 60


       Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma parte do especial de 80 anos do Batman. Novamente peço desculpas pelo tempo entre uma postagem e outra, mas devido ao excesso de trabalho acabo deixando o blog de lado, mas não se preocupem que ele não vai acabar.
       Na postagem de hoje irei falar sobre um dos momentos mais icônicos da carreira do Homem Morcego, que o transformou definitivamente em um ícone da cultura Pop e deu origem a uma verdadeira Batmania, estou falando dela a inesquecível série dos anos 60.

um clássico definitivo

 CRIANDO UM CLÁSSICO:

      A série do Batman foi criada em meados da década de 1960, quando a 20th Century Fox decidiu produzir um novo seriado de ação inspirado nas antigas matinês do Zorro e do Cavaleiro Solitário, o personagem escolhido foi o Batman e a produção teve início.
     O seriado teria uma pegada séria e aventuresca, porém quando William Dolzier assumiu a produção, tudo mudou de figura. 

Dolzier ao lado de West e Ward

     Dolzier nunca havia lido um gibi na vida, ao fazer isso como forma de pesquisa chegou a conclusão de que seria impossível levar a sério um homem fantasiado de morcego combatendo o crime, então o produtor decidiu optar pela comédia exagerada, o que acabou virando a marca registrada da série.

UM CLÁSSICO CAMP:

        A série do Batman apostou na comédia escrachada, adotando um ar Camp ( uma coisa exageradamente artificial), abusando das cores, dos cenários e da música.
        Para marcar o estilo Camp, foi criado um tema de abertura que se resumia a basicamente um bordão com o nome do herói: Ta-na-na-na-na-na-na-na....Batman!!!!

a marcante abertura

      Outra marca registrada da série eram as onomatopeias que apareciam na tela no meio das lutas, dando um ar de história em quadrinho em movimento, era só começar alguma batalha,  que logo a tela da televisão era inundada por: POW!, SOCK!, BLAP!, BIFF!, BANG E OUCHS!!.

as famosas onomatopeias

    Graças a essas características, a série se tornou um verdadeiro sucesso, virando um fenômeno cultural que marcou quem assistiu quando criança.

ESCOLHENDO OS MOCINHOS:

         Para interpretar os heróis foram escolhidos os atores Adam West como Batman e Burt Ward como Robin.
        Adam West foi escolhido para ser o protagonista da série após o produtor Willian Dozier assistir a um comercial do achocolatado Quick estrelado pelo ator.

pinta de galã

      Já Burt Ward foi selecionado como parceiro do Homem Morcego por passar um certo ar de ingenuidade ao menino prodígio.

menino inocente

      Os heróis eram o símbolo máximo da retidão moral, se recusando a fazer qualquer coisa que ferisse a lei e os bons costumes o que as vezes gerava situações hilárias.

VILÕES ESPECIALMENTE CONVIDADOS:

       Diferente dos quadrinhos, os vilões da série não possuíam nenhuma origem, eles eram maus e ponto. Por ser uma série de comédia, os inimigos do Batman eram mais insanos do que violentos, praticavam planos mirabolantes e quando capturavam a dupla dinâmica, deixavam os heróis presos em uma engenhosa armadilha.
      A grande sacada da série era escolher grandes atores para o papel dos vilões, por causa disso, os inimigos do Homem Morcego acabavam roubando a cena para si. Quase toda a galeria de vilões foi usada e até alguns vilões novos foram criados para a série, sendo os principais:

CORINGA (CÉSAR ROMERO):

o coringa de bigode

     O maior inimigo do cruzado de capa era a maior atração da série, o príncipe palhaço do crime estava sempre disposto a humilhar o nosso herói.
     Interpretado de maneira alucinante pelo ator César Romero, o Coringa da série é lembrado até hoje por uma característica bem peculiar: Romero ostentava um belo "bigodão" e se recusou a raspá-lo para série, para contornar esse problema, os produtores carregavam na maquiagem pra disfarçar o bigode do ator, porém ele sempre ficava visível.

PINGUIM (BURGESS MEREDITH):

qüem-qüem!

     Sempre disposto a cometer crimes envolvendo guarda-chuvas ou pássaros, o vilão se destacava pelo seu andar engraçado e por imitar constantemente a ave que dava origem ao seu nome com o famoso Qüem-qüem-qüem! Na verdade Burgess Meredith, o eterno treinador Mickey de Rocky-Um lutador, odiava a piteira com cigarro que era obrigado a usar porque lhe irritava a garganta, para disfarçar o pigarro, ele fazia o barulho do Pinguim.

CHARADA (FRANK GORSHIN)

Jim Carrey é você?

       Outro vilão alucinado, o Charada, ficou marcado pelas adivinhações absurdas, o uniforme verde limão com uma grande interrogação no peito e pela interpretação marcante do magricelo Frank Gorshin.
       Na terceira temporada foi pessimamente interpretado por John Astin, o Gomez da Família Adams.
       A interpretação alucinada de Gorshin foi tão marcante, que quando Jim Carrey interpretou o Charada no filme Batman Eternamente de 1995 repetiu os mesmos trejeitos da série dos anos 60.

MULHER GATO (JULIE NEWMAR, EARTHA KITT E LEE MERIWETHER) :

miau

      A sensual ladra de Gotham estava sempre disposta a roubar joias e tentar seduzir o cruzado de capa, o que dava origem a situações hilárias, pois Batman sempre recusava as investidas da sedutora vilã.
     A Mulher Gato foi interpretada por três atrizes: Julie Newmar que marcou uma geração de fãs nas duas primeiras temporadas; Eartha Kitt que atuou na terceira temporada e Lee Meriwether que interpretou a vilã no longa metragem da série.

CHAPELEIRO LOUCO (DAVID WAYNE):

eu quero o capuz do batman

     Nos quadrinhos, o Chapeleiro acredita ser o personagem de Alice no país das maravilhas, já na série o vilão é alucinado por roubar chapéus e seu maior objetivo é roubar o capuz do Batman.

SENHOR FRIO (GEORGE SANDERS, ELLI WALLACH E OTTO PREMINGERI):

três graus abaixo de zero

     Também chamado de Senhor Zero, o vilão congelante teve três interpretes ao longo da série, porém nenhum deles foi marcante.

REI TUT (VICTOR BUONO):

um simpático vilão exclusivo

     Era um bonachão que acreditava ser a reencarnação de um faraó do antigo Egito, o hilário vilão usava até mesmo roupas típicas. O Rei Tut foi um vilão criado especialmente para a série e é lembrado com carinho pelos fãs.

O CABEÇA DE OVO ( VICENT PRICE) :

 the foulest stench is in the air 

      Outro vilão criado para a série, o Cabeça de Ovo se considerava o vilão mais inteligente do mundo, seus crimes sempre eram relacionados obviamente a ovos.

   ESCALANDO O PRÉDIO E ENCONTRANDO FAMOSOS:

      Uma piada recorrente na série durante as duas primeiras temporadas era que Batman e Robin sempre encontravam alguma celebridade da época quando escalavam a parede externa de um prédio, alguém sempre abria uma janela e levava um rápido papo com a dupla dinâmica.

encontrando uma celebridade

      Entre as celebridades que apareceram na cena da escalada tivemos: Jerry Lewis, Dick Clark, Sammy Davis Jr, Bill Dana, o Tropeço da Família Addams, O Besouro Verde e Katto e até o próprio Papai Noel.
     Infelizmente, a piada da escalada foi retirada da terceira temporada devido a queda na audiência da série.

UMA REPETIÇÃO QUE DAVA CERTO:

     Quem acompanhava a série notava que a estrutura narrativa era sempre a mesma: Começava com um dia bucólico em Gotham, de repente um vilão cometia um crime impossível e realizava um roubo. De mão atadas, o comissário Gordon e o chefe O'Hara convocavam Batman e Robin pelo bat-fone ou pelo batsinal.

gordon e o'hara no bat-fone

     Na mansão Wayne, Bruce e Dick estavam as voltas com a tia Harriet quando eram discretamente informados por Alfred sobre o chamado.

a tia Harrite

     Os heróis davam uma desculpa absurda para se livrar da velhinha, após serem informados pelo comissário do ocorrido, desciam para a batcaverna escorregando em um poste.

para a batcaverna

     Dentro da caverna, os heróis utilizavam o batcomputador para descobrir qual era o vilão que havia cometido o crime e depois entravam no batmóvel partindo para a ação.

a espetacular batcaverna

     A dupla dinâmica enfrentava o vilão, porém na primeira luta eram derrotados e colocados para morrer em alguma armadilha engenhosa.

preso em uma armadilha absurda

     O episódio terminava com nosso heróis em apuros prestes a morrer e uma narração sempre dizia mais ou menos assim: Será que os vilões vão se dar bem dessa vez? será que nossos heróis vão passar dessa pra melhor? ou será que a dupla dinâmica vai se safar? Não perca no próximo episódio, nessa mesma bat-hora, nesse mesmo bat-canal. Deixando um gancho para o próximo capítulo.

nessa mesma bat-hora, nesse mesmo bat-canal

    No segundo episódio da história, nossos heróis sempre escapavam da armadilha, depois de muita luta e perseguições acabavam derrotando o vilão e salvando o dia.  

A BATMANIA:

   Segundo estudiosos norte americanos de cultura pop, a década de 1960 foi dominada pelos três Bs : os Beatles, Bond e Batman. Realmente isso é verídico, enquanto na música os quatro rapazes de Liverpool dominavam as paradas de sucesso, James Bond detonava na literatura e no cinema, já na televisão Batman era a série da vez.

os três ícones dos anos 60

    Graças a estética Camp, a série do Homem Morcego deu origem a uma verdadeira Batmania, rapidamente o mundo se viu tomado de produtos relacionados ao Batman, para onde se olhava lá estava a imagem do herói em produtos licenciados.

capa da revista life

     Adam West e Burt Ward viraram celebridades instantâneas com mulheres se jogando aos seus pés, personalidades da época se estapeavam para aparecer na série.

O LONGA METRAGEM:

     No auge da Batmania, entre a 1ª e a 2ª temporada, um longa metragem para o cinema foi produzido para aumentar a popularidade do herói, principalmente em países que ainda não tinham transmissão a cores na televisão.

poster do primeiro filme do batman

    Na trama, a dupla dinâmica enfrentava os quatro vilões principais da série: Coringa, Pinguim, Charada e Mulher Gato, de uma só vez.

os quatro vilões juntos

     Com um orçamento maior, o herói utilizou outros veículos além do batmóvel como: a batlancha e o batcóptero. 

outros veículos

     Tomadas da batlancha e do batcóptero foram usadas a exaustão na 2ª e 3ª temporada da série, dando a impressão de serem novas cenas.

 A CHEGADA DA BATGIRL E O FIM DA SÉRIE:

     No final da 2ª temporada, a audiência da série começou a cair, pra reverter a situação, os produtores introduziram na 3ª temporada a heroína Batgirl interpretada por Yvonne Craig. A personagem era Bárbara Gordon, a filha do Comissário Gordon, que agia secretamente como heroína.

a chegada da batgirl

      A personagem servia para atrair a molecada que ficava louca com a bela atriz em um collant de lurex e como um possível interesse romântico do Batman.
     Apesar de ter dado uma renovada na dinâmica das histórias, nem a chegada da Batgirl conseguiu salvar o seriado. Com apenas 26 episódios na terceira temporada, a série chegou ao seu fim encerrando a Batmania.

    Bem é isso ai pessoal, espero que tenham gostado de relembrar ou conhecer essa série que para o bem ou para o mal tornou o Cruzado de Capa um ícone da cultura pop, até hoje o Batman barrigudo de Adam West é a representação do herói para muitas pessoas.
     O Cavaleiro das Trevas só voltou a ser um fenômeno cultural novamente no final da década de 80 e durante os anos 90 quando chegou ao cinema em verdadeiras superproduções, mas isso é assunto para outra postagem. Até a próxima!.    

Um comentário: