terça-feira, 22 de outubro de 2019

os 80 anos do Batman parte 4: Robin, O Menino prodígio


     Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a quarte parte do especial de 80 anos do homem morcego. Hoje irei falar sobre um dos personagens mais importantes da história do Batman, que deu origem aos parceiros dos super-heróis e que também é alvo de muita polêmica e piadinha estou falando do menino prodígio: o Robin.

os vários robins

  O PRIMEIRO HERÓI JUVENIL:

    Pouca gente sabe, mas o Robin tem uma grande importância para a indústria dos quadrinhos, ele foi o primeiro Sidekick, ou seja o parceiro juvenil de um super-herói adulto. Na verdade existiram dois motivos para a criação do personagem:

  1º  motivo: Quando foi criado, Batman era um personagem extremamente sombrio e violento, então Bob Kane, Bill Finger e Jerry Robinson decidiram criar um personagem juvenil para trazer um pouco de colorido ao universo do morcego e para atrair as crianças que poderiam se identificar mais com o jovem herói.

  2º  motivo: Os criadores do homem-morcego acharam que seria bem menos maçante haver alguém com quem Batman pudesse conversar em suas aventuras em vez de viver pensando ou conversando sozinho.

 a estreia de robin 

    Após a criação e o sucesso de Robin, surgiram outros Sidekicks para vários heróis como: Bucky para o Capitão América, Centelha para o Tocha Humana original, Ricardito para o Arqueiro Verde, Kid Flash como o parceiro do Flash, Aqualad ajudante do Aquaman, Moça-Maravilha como ajudante da Mulher Maravilha entre outros.


jovens heróis

A INSPIRAÇÃO DO PERSONAGEM:

     O Robin foi inspirado nos acrobatas de circo, além disso na sua primeira história é dito que seu nome foi inspirado em Robin Hood. 

teria sido robin hood uma inspiração?

    Outra inspiração óbvia é que o Robin é um pássaro muito comum nos Estados Unidos com as penas avermelhadas que lembram o uniforme do herói, no Brasil a ave recebe o nome de Pintarroxo ou Tordo.

a ave robin

   AFINAL ROBIN É GAY?

     Essa talvez seja a maior polêmica envolvendo o personagem que sempre foi alvo de piadinhas, principalmente devido ao seu uniforme multicolorido, na verdade essa polêmica surgiu no mundo real na década de 1950, quando o psiquiatra Fredric Wertham, iniciou uma campanha contra as histórias em quadrinhos inspirada no Macartismo.

o verdadeiro culpado

    Segundo Wertham, os quadrinhos eram responsáveis pela delinquência juvenil da sociedade norte americana. O psiquiatra publicou um livro chamado: A Sedução dos Inocentes, onde dizia entre outras coisas que: era inconcebível que um homem adulto como o Batman vivesse com um garoto como o Robin. Para embasar suas teorias, Frederick Wertham mostrava cenas totalmente fora de contexto que davam a entender que o menino prodígio vivia uma relação homossexual com o homem morcego.

reparem que existem dua camas, uma do lado da outra



    Depois disso, o personagem nunca mais se livrou do estigma de homossexual, se tornando alvo de piadinhas até hoje.

OS PRINCIPAIS ROBINS:

   Uma coisa que quem não acompanha os quadrinhos não sabe é que existiram diversos Robins ao longo das décadas, sejam na cronologia oficial ou não. Os principais meninos prodígios foram:

ROBIN  I ( DICK GRAYSON ):

o primeiro de todos 

      É o Robin original, Richard "Dick" Grayson, era um jovem acrobata  de circo, sua família era conhecida como: "Os Grayson's Voadores".Devido a uma chantagem de um mafioso, os pais de Dick foram mortos no meio de uma apresentação, Bruce Wayne estava na platéia e assistiu tudo, o milionário ficou chocado e como se tivesse revivendo a morte dos próprios pais decidiu ajudar o garoto a canalizar a sua dor.
    Durante a investigação do caso, Bruce revelou sua identidade a Dick e passou a treiná-lo para que juntos pudessem combater o crime, o garoto adotou a identidade de Robin e se tornou o parceiro do cavaleiro das trevas.

o juramento

     Inicialmente, Bruce se tornou o guardião legal de Dick, mas com o passar do tempo acabou adotando o garoto de maneira oficial.
    Com o passar dos anos a relação entre ambos foi se desgastando,  Dick foi para a universidade e depois fundou sua própria equipe de heróis juvenis: A Turma Titã que posteriormente se chamou Os Novos Titãs.


a turma titã original

    Cansado de viver na sombra de seu pai adotivo, Dick assumiu uma nova identidade: Asa Noturna se tornando totalmente independente, com o passar dos anos o jovem se reaproximou do Batman, apesar de ser considerado uma pessoal difícil de se lidar, o detetive e o jovem herói voltaram a conviver pacificamente.

a nova identidade de asa noturna

    Com o passar dos anos, o Asa Noturna chegou a liderar uma das formações da Liga da Justiça e posteriormente assumiu a identidade de Batman quando Bruce havia sido dado como morto.

assumindo o manto de batman

ROBIN  II  ( JASON TODD ) :

o violento jason todd

    O segundo Robin foi Jason Todd, um garoto órfão que morava nas ruas e vivia fazendo pequenos roubos para sobreviver, numa noite Jason resolveu roubar as rodas do Batmóvel, porém foi pego no ato pelo cavaleiro das trevas.

roubando o batmóvel

       Inicialmente o menino foi levado para um lar de jovens abandonados, porém o local era comandado por uma criminosa que usava os jovens para cometerem assaltos, resgatado do lugar por Batman, o jovem foi convidado a se tornar o novo Robin, esse talvez tenha sido o maior erro da carreira do homem morcego.
     De personalidade forte, rebelde e violento Jason desobedecia constantemente as ordens de Batman, um dia Jason descobriu que sua mãe estava viva e partiu sozinho ao seu encontro na Etiópia, ao chegar no país o menino acabou se encontrando com Batman que estava atrás do Coringa, ambos os heróis descobrem que estavam investigando o mesmo caso.

jason encontra a sua mãe

     Jason percebeu que sua mãe estava nas mãos do palhaço do crime, apesar dos pedidos de Batman, o jovem herói foi ao encontro de ambos e descobriu que sua mãe era cúmplice do vilão, o menino prodígio caiu em uma armadilha e foi espancado violentamente pelo Coringa com um pé-de-cabra até deixá-lo à beira da morte.

o espancamento

    O vilão prende mãe e filho juntos a uma bomba que explode e mata ambos, Batman chega minutos depois apenas para encontrar o cadáver do jovem.

 a chocante morte de jason

    Alguns dias após sua morte, o vilão Ras Al Ghul roubou e mergulhou o corpo de Jason no Poço de Lázaro, Jason voltou a vida, porém tomado de ódio e com o desejo de se vingar de todos, até de Batman, o rapaz acabou adotando o nome de Capuz Vermelho ( o mesmo nome que o Coringa usou antes de ficar desfigurado). 

 de volta dos mortos

    Jason se tornou um vigilante violento que chega a combater o próprio Batman, com o passar do tempo o ódio do jovem foi diminuindo, chegando a trabalhar com o homem morcego, Batman se sente culpado por todo trauma que aconteceu a Jason e sempre que pode fica de olho no jovem rebelde.

ROBIN III ( TIM DRAKE ) :

o mais esperto de todos

    Timothy "Tim" Drake era um jovem garoto que acompanhou as aventuras de Batman e Robin desde o assassinato dos “Graysons Voadores”, crime do qual ele foi testemunha ocular. Tim deduziu as identidades de Bruce e Dick através de suas habilidades instintivas de detetive e passou a acompanhar suas carreiras com uma proximidade ainda maior. Tim também deduziu sozinho o assassinato do segundo Robin, e percebendo que Batman entrara em uma espiral auto-destrutiva e suicida, decidiu pedir a Dick que voltasse a ser Robin.  

pedindo a dick para ele voltar a ser o robin

    Mais tarde, Tim conseguiu salvar a vida de Bruce e Dick da morte certa diante do Duas-Caras. Alfred e Dick, por fim, conseguem convencer Bruce a aceitar Tim como Robin, por considerar que o menino tinha muito potencial e que isso é a única forma de impedir que Bruce acabasse encontrando a morte em combate.

batman precisa do robin

    Bruce aceitou a proposta com a condição de que Tim deveria obedecê-lo sem questionamento, além de usar um novo uniforme a prova de balas

o novo uniforme

      Tim foi o mais maduro de todos os Robins, o melhor detetive e tido pelo próprio Bruce Wayne como o Robin de maior potencial. Ao contrário de Dick e Jason, vindo de famílias muito pobres, Tim nasceu em família de classe média, após a mãe de Tim ser assassinada por um vilão, o rapaz passou a viver numa casa na propriedade de Bruce Wayne junto ao seu pai que acreditava que o garoto trabalhava para o bilionário. 
       Quando seu pai foi assassinado pelo vilão Capitão Bumerangue, Tim acabou também adotado oficialmente por Bruce. 

a morte do pai de tim 

    Com o passar dos anos, Tim Drake assumiu a identidade de Robin Vermelho, após Dick Grayson assumir o lugar de Batman e dar a vaga de Robin pra Damian Wayne.

a nova identidade de tim

ROBIN IV ( STEPHANIE BROWN ):

a robin que não deu certo

   Stephanie Brown, era namorada de Tim Drake e também  atuava como a heroína conhecida como Salteadora.


a salteadora

      A jovem assumiu o lugar de Robin por um curto período, quando o pai de Tim descobriu sua identidade secreta e o proibiu o jovem de continuar sua carreira. 

 a nova robin

     Stephanie permaneceu pouco tempo no cargo de Robin, durante uma guerra de gangues a jovem foi assassinada pelo criminoso conhecido como Máscara Negra. 

 a morte de stephanie

   Após a mudança no universo DC conhecida como Novos 52, Stephanie ressuscitou e se tornou uma das Batgirls.

a terceira batgirl

ROBIN V ( DAMIAN WAYNE ) :

o irascível damian

    Damian é filho de Talia Al Ghul (filha do vilão Ra's Al Ghul), com Bruce Wayne. Criado pelo avô, o terrorista Ra's Al Ghul, Damian cresceu acreditando que violência era o caminho para tudo, durante algum tempo o garoto odiou o pai, porém eles acabaram se acertando.

 a complicada relação entre pai e filho

    Após Batman ser dado como morto, ele se tornou o novo Robin, combatendo o crime em Gotham ao lado do novo Batman, Dick Grayson.

 a nova dupla dinâmica

     De personalidade forte e violenta, Damian constantemente desobedecia as ordens de Dick, jogando na cara que ele era  filho legítimo de Bruce enquanto Dick era apenas adotado. Com passar do tempo a relação dos irmãos melhorou, Damian aos poucos mudou a sua atitude, passando a lutar fielmente pela justiça e a obedecer as ordens de Dick.
      Após a volta do pai, Damian passou a melhorar seu temperamento, chegando até mesmo a liderar a equipe dos Jovens Titãs e se tornando definitivamente o dono do manto de Robin.

ROBIN-CARRIE KELLEY:

 a mais cult dos robins

     Na minissérie de 1986: Batman o Cavaleiro das Trevas, conhecemos a jovem Carrie Kelley, que inspirada pela volta do Batman resolve assumir a identidade de Robin, ela acaba salvando o herói das mãos do líder mutante.

saltando para a fama

     Carrie se torna a nova parceira do homem-morcego, ajudando nas mais variadas missões inclusive contra o Superman e evoluindo nas minisséries posteriores.

ROBIN DE CARNE E OSSO:


     Robin é extremamente importante na mitologia do Batman e acabou sendo interpretado por diversos atores fora dos quadrinhos
NOS SERIADOS:

      Na década de 1940, o menino prodígio apareceu nos dois seriados para o cinema sendo interpretado por Douglas Croft e depois por John Duncan.


os primeiros robins de carne e osso

Na década de 1960, na famosa série de televisão, Robin encontrou seu interprete definitivo na pele de Burt Ward, onde se metia em várias enrascadas além de ter criado o famoso bordão: Santa (alguma coisa) Batman.

o robin definitivo

    No ano de 2018, estreou a nova série dos Titãs na rede de streaming Netflix, no seriado, Robin é interpretado por Brenton Thwaites e como nos quadrinhos ele é um ex-artista de circo que após a morte de seus pais, foi treinado por Batman para combater o crime como seu parceiro. Agora em sua vida adulta ele trabalha como detetive no Departamento de Polícia de Detroit, Dick se torna o líder de um novo grupo de heróis em sua busca para sair da sombra de seu mentor.

a mais recente encarnação de robin

    Ao que tudo indica, assim como nos quadrinhos, Robin também assumirá o manto de Asa Noturna na segunda temporada da série.

NO CINEMA:

     Na década de 1990, Robin foi levado as telas nos longas Batman Eternamente e Batman e Robin, interpretado pelo ator Chris O'Donnell, no terceiro filme da série acompanhamos a origem do personagem que no final assume a identidade de Robin em uma armadura muito bacana.

a bonita armadura de batman eternamente

   No péssimo quarto filme colocaram uma roupa quase idêntica a do Asa Noturna, mas continuaram a chamá-lo de Robin.

sem comentário

   No filme  Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Joseph Gordon-Levitt interpretou o jovem policial John Blake, que ajudou Batman ao longo do filme. 

 advinha quem é?

    Nas cenas finais, não só é revelado que o verdadeiro nome de John é Robin, como ele descobre a Batcaverna e ativa seus sistemas, dando a entender que o jovem dará continuidade ao legado de Batman. A escolha do nome Robin foi uma forma de homenagear todos os Robins.


     Bem é isso ai pessoal, espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre a carreira do menino prodígio, suas diferentes encarnações e que tenham entendido toda a polêmica que existe em torno do personagem. Em breve trarei mais uma parte do especial dos 80 anos do Batman, até a próxima .

Um comentário: