terça-feira, 26 de novembro de 2019

Os 80 anos do Batman parte 6: O Homem-Morcego no cinema


      Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma postagem do especial de 80 anos do Batman. Hoje irei falar sobre os filmes do Cavaleiro das Trevas que são verdadeiras super produções, que faturaram muito dinheiro e definiram o herói para as novas gerações então se preparem para uma jornada de altos e baixos.

o cavaleiro das trevas no cinema

O ANIVERSÁRIO DE 50 ANOS, UMA SUPERPRODUÇÃO E UMA NOVA BATMANIA:

       No ano de 1989, Batman completaria seu 50º aniversário, vários eventos foram programados para a comemoração, sendo o auge a estréia do primeiro grande filme do herói ( A produção de 1966 não conta, pois era quase um episódio estendido da série de televisão).
      A produção do filme porém demorou uma década até acontecer, desde 1979, os produtores Benjamin Melniker e Michael E. Uslan tinham interesse de produzir um filme do Batman nos mesmos moldes do Superman de Richard Donner, de uma maneira séria e sombria, como o herói havia sido concebido. 

a inspiração 

     O problema é que para todos os estúdios a visão que as pessoas tinham do Homem-Morcego era a do seriado engraçado da década de 1960, para muitos o Batman ainda era o herói barrigudo interpretado por Adam West.

era assim que viam o batman até 89

       Depois de perambularem por diversos estúdios que insistiam em uma comédia, Melniker e Uslan foram contatados pela Wanner Bros.que detinha os direitos do personagem e havia decidido bancar a aventura dos dois.
       O estúdio contratou para a direção o novato Tim Burton que havia dirigido: As Grandes Aventuras de Pee Wee e Os fantasmas se Divertem. O filme inicialmente contou com o roteiro de Steve Englehart , escritor das histórias do Batman dos anos 70, a trama contaria com a participação de Batman, Robin, Coringa, Rupert Thorne e Silver St. Cloud.

um jovem Tim Burton

      Os produtores e o diretor não ficaram satisfeitos com o roteiro devido ao excesso de personagens, o roteirista Sam Hamm foi contratado para escrever um novo roteiro do zero, a nova trama abordaria os primórdios do Cavaleiro das Trevas, sendo tratado como uma lenda urbana, perseguido pela policia e enfrentando o Coringa, sua origem seria mostrada apenas em flashbacks. A trama traria elementos de Batman Ano Um, A Piada Mortal e Cavaleiros das Trevas, grandes sucessos dos quadrinhos da época.

as inspirações para o roteiro

      A campanha de marketing do filme foi avassaladora, entre 1988 e 1989 tínhamos imagens do Batman por todos os lados, dando origem a uma segunda Batmania, esse era O FILME que todos deveriam ver naquele ano.

a nova batmania

      Propagandas em jornais, revistas, comerciais de televisão, posters, bonecos, copos, álbuns de figurinhas, pra onde se olhava tínhamos o onipotente símbolo do herói. Durante muito tempo, Batman O Filme foi a 8ª maior bilheteria da história do cinema americano que acabou dando origem a uma série de 4 filmes.

BATMAN (1989) :


SINOPSE:

       Após testemunhar a morte de seus pais quando criança, o milionário Bruce Wayne luta contra o crime em Gotham City disfarçado como o vigilante conhecido como Batman, que coloca medo nos corações dos criminosos. Quando o mafioso deformado intitulado Coringa começa a controlar o submundo do crime e ameaça envenenar a cidade, Batman precisa encarar seu maior desafio.

OPINIÃO:

        "O filme que me definiu como nerd",  é dessa maneira que eu me refiro a Batman o filme. Sombrio, violento e gótico, a produção rapidamente nos faz esquecer da série engraçada dos anos 60 com o seu clima de filme noir.
       Apesar de baixinho, Michael Keaton impõe respeito em sua armadura preta, fazendo os fãs esquecerem de Adam West, graças a sua interpretação quase psicótica do Homem-Morcego.
Kim Basinger, vinda diretamente de 9 e 1/2 Semanas de Amor, esbanja sensualidade e tem uma boa química com Keaton como a intrépida repórter Vicki Vale.
     O que dizer do Coringa de Jack Nicholson? Ele roubou o filme em uma interpretação fabulosa que lembra muito o personagem nos quadrinhos, ele consegue ao mesmo tempo fazer uma piada e no minuto seguinte atirar a queima roupa em seu braço direito sem piscar.

um excelente elenco

      Mesmo com um roteiro regular, devido a greve dos roteiristas de 1988/1989, Sam Hamm não pode terminar o roteiro que foi concluído por Tim Burton, o filme diverte como uma boa adaptação.

BATMAN O RETORNO (1992):


SINOPSE:

      O monstruoso Pinguim,um ser deformado que vive nos esgotos de Gotham, se alia ao inescrupuloso empresário Max Shreck para assumir a prefeitura de Gotham e se vingar dos cidadãos da cidade. Porém, a secretária de Shreck, Selina Kyle, descobre os planos do empresário e é quase morta por ele.
     Ao sobreviver a tentativa de homicídio, Selina assume a identidade da sensual Mulher Gato que se alia ao Pinguim para incriminar Batman.

OPINIÃO:

       "Esse não é um filme pra criança!", Toda vez que assisto Batman O Retorno me vem esse pensamento na cabeça. Após o sucesso do primeiro filme, Tim Burton teve liberdade total nessa segunda produção, assim o diretor deixou o filme ainda mais sombrio e violento se inspirando nos clássicos do expressionismo alemão.
      Aqui temos um Bruce Wayne ainda mais maduro com alguns fios brancos e ainda mais violento, Batman chega a incendiar e explodir alguns bandidos.
     A Mulher Gato por sua vez é retratada como uma dominatrix sadomasoquista com uma roupa de couro e látex que vive se insinuando e se lambendo.
     O Pinguim por sua vez é uma criatura deformada que expele uma bile escura e vive assediando e apalpando as mulheres.

não é um filme infantil

      O filme foi um sucesso de bilheteria, porém arrecadou menos que o filme anterior, além disso quase foi um fracasso de marketing, devido a violência, muitos pais reclamaram e o Mc Donald's ficou alucinado pois não conseguia vender seu bonecos do Mc Lanche Feliz e não queria ter seu produto ligado a um filme violento. 

bonequinhos de um filme violento

    Por causa de todos esses problemas o diretor Tim Burton não foi chamado para o terceiro filme da cinessérie. 

 A SAÍDA DE BURTON, A CHEGADA DE SCHUMACHER E O FRACASSO DA SÉRIE:

       Tim Burton já estava se preparando para o terceiro filme do Batman já havia decidido que Robin Williams seria o Charada e Rene Russo o par romântico do herói, porém em uma reunião com os executivos da Wanner Bros. Burton foi informado que não dirigiria o próximo filme, mesmo assim ele teve seu nome como produtor do terceiro filme.
       Pra cadeira de diretor foi chamado Joel Schumacher, ele já havia dirigido ótimos filmes de ação como: Garotos Perdidos, Um dia de Fúria e O cliente.

um diretor pra vender brinquedos

      O objetivo era fazer um filme com mais ação e voltado para a família, o problema é que a Wanner estava mais interessada em vender brinquedos ligados ao filme e Schumacher  era um grande fã do seriado dos anos 60, assim os filmes do Batman começaram a naufragar no cinema.

BATMAN ETERNAMENTE (1995) :


SINOPSE:

        Ao mesmo tempo em que enfrenta o maligno Duas Caras, um vilão com dupla personalidade, Batman precisa enfrentar a fúria de Edward Nygma, um ex-funcionário de Bruce Wayne que foi demitido por criar um aparelho capaz de ler a mente das pessoas. Furioso, Nygma assume a identidade de Charada e se alia ao Duas Caras com o objetivo de destruir o Homem-Morcego e Wayne.
       Enquanto isso, Wayne ajuda Dick Grayson, um jovem que teve os pais assassinados pelo Duas Caras e quer se vingar. O Cavaleiro das Trevas também precisa lidar com Chase Meridian, uma psicóloga especialista em dupla personalidade que se apaixona por Wayne e Batman. 

OPINIÃO:

        "É um filme divertido!" Toda vez que assisto Batman Eternamente é isso que eu penso, o filme acabou levando má fama por causa de Batman & Robin, mas é uma aventura muito bacana, que mistura o clima dos filmes do Burton com uma certa leveza, em alguns momentos me lembra os filmes da Marvel.
       Aqui temos um Batman mais porradeiro que dá socos, chutes, chutes giratórios, arm lock, cambalhota no ar, se pendura em helicóptero e sai do meio das chamas de uma explosão.

esse cena é foda
       
        Já que Tim Burton saiu da direção, Michael Keaton também resolveu não seguir na série por discordar da visão do novo diretor. Assim, Joel Schumacher escalou um novo elenco com atores mais novos.

um elenco completamente novo

       Val Kilmer faz um trabalho correto como Bruce Wayne, passando um ar de playboy problemático, mesmo que o roteiro queira colocar cenas engraçadas.
       O Robin de Chris O'Donnel é bem mais velho, na casa dos 19 anos, com um estilo de motoqueiro rebelde e com um uniforme bacana.
        Já Nicole Kidman continua na linha das namoradas sensuais de Batman, aqui ela chega a aparecer apenas de camisola.
       Jim Carrey vinha do arrasa quarteirão O Máskara, e deu um ar alucinado ao Charada, lembrando Frank Gorshin do seriado dos anos 60.
       O único erro pra mim foi o Duas Caras de Tommy Lee Jones, que ao invés de interpretar o lado trágico do personagem, parecia mais o Coringa de César Romero com um chiclete rosa colado na cara.

os novos uniformes

      Apesar dos críticos não terem gostado, o novo filme foi um grande sucesso, sendo a maior bilheteria de 1995, o que garantiu uma nova sequência e mais liberdades para Schumacher e foi aí que aconteceu o desastre.

BATMAN & ROBIN (1997) :


SINOPSE:

        Batman e Robin estão passando por uma crise, o jovem herói quer mais reconhecimento e independência do Homem-Morcego. A dupla dinâmica precisa enfrentar dois novos vilões: Mr. Freeze, que busca a cura para a doença degenerativa de sua esposa, e Hera Venenosa, uma Botânica capaz de hipnotizar os homens e  que pretende jogar a dupla dinâmica um contra o outro.
      Ao mesmo tempo Alfred acaba adoecendo e recebe a visita de Bárbara, sua sobrinha que descobre o segredo de Bruce e Dick e acaba assumindo a identidade de Batgirl.

OPINIÃO:

       Esse é o pior filme de todos os tempos, não sou eu que estou falando, mas muitos críticos. Com o sucesso de Batman Eternamente Joel Schumacher teve total liberdade pra fazer o filme como quisesse e aí é que foi o problema!
       O filme virou uma comédia pastelão, praticamente uma versão da série dos anos 60, cenários exagerados, neon pra todo lado, piadinhas, uniformes com mamilos, close na bunda do Batman, nosso herói escorregando pelo pescoço de um dinossauro no melhor estilo Fred Flintstone, o batmóvel parecendo um abre alas de escola de samba, Arnold Schwarzenegger com pantufas de ursinho e a famigerada cena do batcartão de crédito.

é muita coisa errada junto

       Nada se salva nesse filme, George Clooney substitui Val Kilmer como Batman, mas o ator tem sua pior interpretação.
      Resultado: O filme foi um fracasso de bilheteria e sepultou a franquia no cinema por quase uma década.

O PERÍODO DE HIATO, PROJETOS JOGADOS FORA E O SURGIMENTO DA TRILOGIA ESPETACULAR:

       Batman & Robin foi um fracasso de bilheteria e crítica que sepultou os filmes do Batman de 1997 até 2005. O diretor Joel Schumacher ainda tentou produzir Batman Triumphant, com uma pegada séria, onde teríamos a presença do Espantalho e da Arlequina, porém o diretor ficou marcado para sempre como o responsável pelo sepultamento da franquia e nenhum fã queria seu envolvimento.

cartaz criado por fãs do filme que não saiu

         Durante esse período vários projetos foram cogitados e abandonados, entre eles: Batman vs Superman (que ocorreu anos depois), Batman do Futuro (inspirado na série animada) e Batman Ano Um (inspirado nos quadrinhos).
        O diretor Darren Aronofsky chegou a escrever um roteiro inspirado em Batman Ano Um, porém devido algumas mudanças absurdas seu projeto foi descartado.

esboços de Aronofsky para batman ano um

      A ideia de reiniciar a franquia Batman só tomou forma quando o roteirista David S. Goyer se uniu ao diretor Christopher Nolan para contar a origem do Cavaleiro das Trevas de uma maneira verossímil e acabaram criando uma trilogia que definiu os padrões para os novos filmes de super-heróis.

BATMAN BEGINS (2005) :


SINOPSE:

     O jovem milionário Bruce Wayne viu seus pais serem assassinados e o crime não ser solucionado devido a corrupção de Gotham City. Revoltado, Wayne viaja para o Extremo Oriente, onde recebe treinamento em artes marciais dos mestres Henri Ducard e Ra's Al Ghul, membros da misteriosa Liga das Sombras.
    Quando Ducard revela que a verdadeira proposta da Liga é a destruição completa da cidade de Gotham, Wayne retorna à sua cidade com o intuito de livrá-la de criminosos e assassinos. Com a ajuda do mordomo Alfred e do expert Lucius Fox, ele assume a identidade de Batman e forja uma aliança com o tenente James Gordon para combater a corrupção na cidade.

OPINIÃO:

       Um dos melhores filmes de super-heróis já feitos, Batman Begins redefiniu os padrões para os filmes de heróis de sua época, com um roteiro sério e maduro, o filme se aprofunda no psicológico de Bruce Wayne e explica toda a motivação para a sua luta contra o crime.

conhecendo as motivações de bruce

      Além disso, cada equipamento do herói, desde seu traje, suas armas até o Batmóvel é explicado de forma minuciosa, fazendo a platéia realmente acreditar que tudo aquilo pode ser real. Como o uniforme que tem mais movimentos que os anteriore,s dando mais agilidade ao herói.


um uniforme ágil

      O Batmóvel virou um verdadeiro tanque de guerra com o nome de Tumbler, capaz de destruir tudo pela frente e até mesmo andar pelos telhados.

o espetacular batmóvel

     O elenco estelar brilha de maneira magnífica, trazendo interpretações que nada devem aos quadrinhos e sendo muito superior aos outros filmes do Homem-Morcego.

BATMAN O CAVALEIRO DAS TREVAS ( 2008) :


SINOPSE:

        Com a ajuda de Jim Gordon e do promotor público Harvey Dent, Batman tem mantido a ordem em Gotham City. Mas um criminoso conhecido como Coringa  é contratado pelos mafiosos da cidade para matar o herói. O Coringa é totalmente incontrolável e decide instaurar um verdadeiro caos na cidade.
      Os três guardiões da justiça de Gotham serão testados psicologicamente e fisicamente como nunca foram antes em, um confronto bastante pessoal. 

OPINIÃO:

      O melhor filme do Batman e um dos melhores filmes de heróis. O Cavaleiro das Trevas é na verdade um filme policial com a presença do Batman e que filmaço! Tudo é perfeito: roteiro, atuações, cenas de ação, tensão, drama.
     O elenco está completamente afiado, entregando atuações memoráveis como Aaron Eckhart que mostrou toda a tragédia de Harvey Dent e sua transformação em Duas Caras, mostrando pra Tommy Lee Jones como se faz.

o assustador duas caras

      Falar de Batman O Cavaleiro das Trevas é falar da atuação apoteótica de Heath Ledger como o Coringa, o vilão rouba todas as cenas em que aparece. Infelizmente Ledger morreu antes do filme estrear nos cinemas e não pode receber o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

Why so serious ?

     Depois de Cavaleiro das Trevas nenhum outro filme do herói conseguiu ser tão perfeito, nem mesmo sua continuação.

BATMAN O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE ( 2012):


SINOPSE:

     Oito anos após a morte de Harvey Dent, Gotham City está pacificada e não precisa mais do Batman. A situação faz com que Bruce Wayne se torne um homem recluso em sua mansão, convivendo apenas com o mordomo Alfred.
    Um dia, em meio a uma festa realizada na Mansão Wayne, uma das garçonetes contratadas rouba um colar de grande valor sentimental. Trata-se de Selina Kyle, uma esperta e habilidosa ladra que, apesar de flagrada por Bruce, consegue fugir. Curioso em descobrir quem é ela, Bruce retorna à caverna para usar os computadores que tanto lhe serviram quando vestia o manto do Homem-Morcego. Aos poucos começa a perceber indícios do surgimento de uma nova ameaça a Gotham City, personificada no brutal Bane, um terrorista da Liga das Sombras.
       Bruce decide voltar a ser Batman, mas devido a forma física é espancado por Bane que fere sua coluna. Bane faz Gotham City refém e planeja explodir uma bomba nuclear na cidade. Cabe a Batman se recuperar dos ferimentos e retomar o controle de sua cidade.

OPINIÃO:

        Batman O Cavaleiro das Trevas Ressurge é um filme polêmico, alguns gostam, outros não. Depois do épico filme anterior, seria quase impossível superar o que havia sido feito, além disso após a  trágica morte de Heath Ledger, o diretor Christopher Nolan decidiu terminar sua trilogia de forma diferente do que havia.
       Inspirado nos arcos: A Queda do Morcego e Terra de Ninguém, o filme traz como vilão o poderoso Bane que quebra o Cavaleiro das Trevas e toma Gotham.

quebrando o morcego
    
       Além disso, temos a participação da sensual Mulher Gato, interpretada de forma maravilhosa por Anne Hathaway, mostrando a personagem de caráter dúbio como um ladra profissional como nos quadrinhos.

tão linda quanto Michelle Pfeiffer

       Com quase 3 horas de duração, o filme acaba tendo alguns furos de roteiro, porém possui boas cenas de ação como a batalha final nas ruas de Gotham.

luta final no meio da rua

     Foi uma boa despedida para essa versão do herói, mas alguns fãs acharam um final muito aquém do esperado.

O ÓTIMO BATMAN QUE NÃO TEVE UM FILME PRÓPRIO:

       Essa foi uma situação curiosa, Ben Affleck interpretou Batman no universo criado pelo diretor Zack Snyder. Nessa versão, temos um Batman envelhecido, brutal e extremamente violento. Ben Aflleck foi o ator mais parecido com o personagem nos quadrinhos e desenhos animados, assim como tivemos o melhor uniforme de todos, bem fiel aos quadrinhos.
       O grande problema é que o Batman de Affleck apareceu apenas em Batman vs Superman a Origem da Justiça, Esquadrão Suicida e Liga da Justiça. Infelizmente, com o fracasso do universo criado por Snyder e a reestruturação dos filmes da DC pela Wanner, Ben Affleck acabou abandonando o papel e assim nunca tivemos um filme solo de sua versão do Batman.

BATMAN VS SUPERMAN- A ORIGEM DA JUSTIÇA (2016) :


SINOPSE:

      O confronto entre Superman e Zod em Metrópolis fez com que a população mundial se dividisse acerca da existência de extraterrestres na Terra. Enquanto muitos consideram o Superman como um novo deus, há aqueles que consideram extremamente perigoso que haja um ser tão poderoso sem qualquer tipo de controle. Bruce Wayne é um dos que acreditam nesta segunda hipótese. Com isso, sob o manto de um Batman violento e obcecado, eles se enfrentam enquanto o mundo se pergunta que tipo de herói precisa.

OPINIÃO:

      Polêmico, assim é definido Batman VS Superman, é um filme pesado, sério e tenso com boas cenas de ação, fugindo do padrão estabelecido pela concorrência. Porém, devido a diversas interferências do estúdio, o filme teve várias cenas cortadas o que prejudicou a trama.
     No caso do Batman temos um herói bem violento e obcecado, Ben Afleck é o ator que mais se aproximou da aparência do herói nos quadrinhos.

um bruce wayne perfeito

     O uniforme do Batman é um show a parte, sai a armadura preta e entra em cena um traje cinza bem fiel aos quadrinhos.

esse uniforme é lindo

     Além disso, temos talvez a melhor sequência de ação envolvendo o Cavaleiro das Trevas: o resgate de Martha Kent no depósito.


     Para a grande maioria dos fãs, esse foi um ótimo filme do Batman dentro de um péssimo filme do Superman.

ESQUADRÃO SUICIDA (2017):


SINOPSE:

      Após a morte do Superman, a agente Amanda Waller  está convencida que o governo americano precisa ter sua própria equipe de metahumanos, para combater possíveis ameaças. Para tanto, ela cria o projeto: Esquadrão Suicida, onde perigosos vilões encarcerados são obrigados a executar missões a mando do governo.
     O grupo é autorizado pelo governo após o súbito ataque de Magia, uma das "convocadas" por Amanda, que se volta contra ela. Desta forma, liderados pelo major Rick Flag,Pistoleiro, Arlequina, Capitão Bumerangue, Crocodilo, El Diablo e Katana são convocados para a missão. Paralelamente, o Coringa aproveita a oportunidade para tentar resgatar o amor de sua vida: Arlequina.

OPINIÃO:

      O filme do Esquadrão Suicida é uma bagunça só, a produção passou por várias refilmagens e cortes, porém temos algumas participações do Batman de Ben Affleck prendendo o Pistoleiro, capturando a Arlequina e recebendo um dossiê sobre meta-humanos de Amanda Waller.

a aparição do batman

     O filme foi um fracasso de crítica, mas um sucesso de bilheteria e ainda temos a carismática Margot Robbie como Arlequina.

LIGA DA JUSTIÇA (2017):


SINOPSE:

        Impulsionado pela restauração de sua fé na humanidade e inspirado pelo ato altruísta do Superman, Bruce Wayne convoca sua nova aliada Diana Prince para o combate contra um inimigo ainda maior: o Lobo da Estepe. Juntos, Batman e Mulher-Maravilha buscam e recrutam rapidamente um time de meta-humanos: Aquaman, Flash e Cyborg.
   Após serem derrotados no primeiro confronto, Batman acredita que a única maneira de derrotar Lobo da Estepe é ressuscitando o Superman.   

OPINIÃO:

        Esse talvez seja o filme mais problemático da história, após as polêmicas envolvendo Batman VS Superman, Zack Snyder começou a dirigir o filme da Liga da Justiça. Porém, devido a uma tragédia familiar, Snyder acabou saindo da produção do filme.
      Para a cadeira de diretor foi chamado Joss Whedon que havia dirigido os dois primeiros filmes dos Vingadores. Segundo rumores, a verdade é que a Wanner não havia gostado do que Snyder estava fazendo e aproveitou a tragédia familiar para tirar ele da direção, além disso Whedon refilmou quase tudo que já havia sido feito.
   Por causa desses problemas o filme é um verdadeiro Frankenstein, com algumas cenas sérias de Snyder e outras engraçadinhas de Whedon. 

release the snyder cut

      No Caso do Batman ele foi um dos personagens mais prejudicados, agora Bruce faz piadinhas e solta tiradas engraçadas e pra completar, na época Ben Afleck estava passando por problemas de alcoolismo, estando visivelmente fora de forma.

batman fora de forma e tiozão do pavê

      Ainda tivemos o famoso problema do bigode de Henry Cavill que foi removido de maneira grotesca virando motivo de chacota.

bizarro é pouco

    Mesmo depois de dois anos do lançamento do filme, muito fãs pedem que a Wanner lance a Snyder Cut com a versão do primeiro diretor.     

 A SAÍDA DE AFLECK E A CHEGADA DE PATTINSON:

          Após o fracasso e as polêmicas envolvendo o filme da Liga da Justiça, era chegada a hora de realizarem o filme do Homem-Morcego desse universo. Batizado de The Batman, o filme seria dirigido e estrelado por Ben Afleck, porém devido a confusão envolvendo o filme da Liga a Wanner queria se afastar o máximo do universo criado por Snyder, isso foi sendo feito com Aquaman e Shazam, filme mais leves e família.
       O tempo foi passando e Ben Afleck acabou desistindo de interpretar o herói devido ao seu problema com o álcool e a idade. Assim Matt Reeves foi escalado para a cadeira de diretor e Robert Pattinson como o Homem-Morcego.
       Pouco se sabe sobre o filme mas boatos dizem que ele será inspirado em O Longo Dia das Bruxas  e que Batman usará seu famoso uniforme azul e cinza pela primeira vez no cinema.

uma arte do possível uniforme do novo filme

       Apesar dos fãs reclamarem da escolha de Robert Pattinson para interpretar o herói, acredito que ele fará um bom trabalhopois é um ótimo ator, basta ver sua performance em Água Para Elefantes, Cosmópolis e O Farol.

    Bem é isso aí pessoal, espero que tenha gostado de conhecer a carreira do Batman no cinema, entre altos e baixos o herói sempre foi sinônimo de superproduções, em breve trarei a ultima parte do especial contando a trajetória do Batman nas bancas brasileiras. Até a próxima!. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário