quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Os 80 anos do Batman parte 3: Coringa, o maior inimigo do Batman


      Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a terceira parte do especial de 80 anos do Batman.Todo bom super-herói precisa de um grande vilão e o Batman possui aquele que é considerado o maior vilão das histórias em quadrinhos.
     Aproveitando o embalo do filme estrelado por Joaquin Phoenix, decidi que era hora de falar dele, o príncipe palhaço do crime: O Coringa.

o maior vilão dos quadrinhos

 A CRIAÇÃO DO CORINGA:

      O Coringa foi criado por Bill Finger, Bob Kane e Jerry Robinson para a edição número: 1 da revista Batman de 1940.

a revista com a primeira aparição do coringa

      A inspiração para a criação do personagem veio do filme mudo: O Homem que ri, de 1928. Na trama estrelada por Conrad Veidt , um jovem sofre um acidente e fica para sempre com um sorriso no rosto, a partir daí ele passa a ser exibido como atração de um circo. 

a inspiração para o coringa

     Porém, existe uma polêmica envolvendo a criação do Coringa, segundo Jerry Robinson foi ele quem criou sozinho o personagem inspirado no coringa das cartas de baralho.

UM INIMIGO VIOLENTO E SUA QUASE MORTE:

    O Coringa já chegou mostrando que seria um vilão marcante logo na sua primeira história. Na trama, um louco vestido de palhaço ameaça pelo rádio ( lembrem-se que estávamos na década de 1940) matar pessoas importantes de Gotham City.

a primeira aparição do coringa

   Mesmo com todo aparato policial, o vilão consegue cumprir suas ameaças e dá muito trabalho para Batman e Robin. O Coringa se mostrou um inimigo bastante violento, em apenas duas histórias da edição de sua estréia ele matou nada menos que 12 pessoas, porém sua carreira criminosa quase teve vida curta.

contagem de corpos alta

    No começo das histórias do Batman, o roteirista Bill Finger não gostava de repetir os vilões, a exceção do psiquiatra Hugo Strange, tanto que iria matar o Coringa no final de sua segunda história, mas foi impedido por um editor da National Periodicals (atual DC Comics) que viu um potencial naquele personagem.

salvo no último quadrinho

     Em pouco tempo, o Coringa se tornaria o principal antagonista do Batman, jogando Hugo Strange para escanteio.

DE ASSASSINO VIOLENTO A BUFÃO:

      Com o passar dos anos a personalidade do Coringa foi sendo alterada, ele deixou de ser um assassino e passou a ser retratado como um personagem louco, que fazia planos engraçados com o objetivo de humilhar o Batman.

antes assassino, agora um brincalhão

    Havia um motivo para essa mudança de personalidade, na década de 1950, as revistas em quadrinhos passaram a ser perseguidas, acusadas de incitar a violência juvenil por causa do livro: A Sedução do Inocente, do psiquiatra Frederic Wertham.

o livro que quase acabou com os quadrinhos

   Por causa dessas mudanças, o Coringa virou literalmente um palhaço inofensivo marcado pelos planos mirabolantes, isso acabou refletindo até mesmo no seu visual que ficou mais cartunesco com direito a orelhas pontudas.

as famigeradas orelhas pontudas

    Com o passar dos anos, o Coringa foi perdendo relevância e chegou a ficar inacreditáveis quatro anos sem aparecer em uma única história do Batman.

A VOLTA TRIUNFAL E O VISUAL DEFINITIVO:

    Depois de anos afastado, era hora do maior inimigo do Batman voltar a aparecer. Coube a dupla Neal Adams e Denny O'Neil reformular o personagem com um novo visual que se tornaria definitivo: agora ele era um homem muito alto, extremamente magro, com um enorme sorriso e com o queixo pontiagudo.

alto,magro e de queixo pontiagudo

   Na história: A Vingança Quíntupla do Coringa, o vilão decide matar todos os seus ex-capangas, pois acredita que eles foram responsáveis pela sua prisão, cabe ao Batman tentar impedir os assassinatos. 
    A trama é tão marcante que duas imagens se tornaram icônicas: a primeira é a cena de abertura com o Coringa dirigindo na chuva e a segunda é o Batman correndo numa praia atrás do vilão.

duas imagens clássicas de a vingança quíntupla do coringa

     Depois dessa trama, o Coringa nunca mais ficou tantos anos afastado das histórias do Cavaleiro das Trevas.

AS MÚLTIPLAS ORIGENS:

     Uma das maiores controvérsias em relação ao Coringa é a respeito de sua origem, por ser um psicopata, louco e manipulador, o vilão conta uma história diferente cada vez que menciona o seu passado ou como ele mesmo disse: "-Se vou ter um passado que seja de múltipla escolha."

 as múltiplas versões da origem do coringa

   Existem várias versões para a origem do Coringa, são aproximadamente oito versões já contadas, mas nenhuma é oficial. As mais famosas são as seguintes: 

O CAPUZ VERMELHO:

     A primeira vez que a origem do Coringa foi abordada aconteceu na revista Detective Comics número:168, do ano de 1951.

onde tudo foi revelado

     Na história: O Homem do Capuz Vermelho, Batman e Robin estão ajudando um grupo de estudantes de um curso de investigação quando se veem as voltas com um bandido chamado Capuz Vermelho.O homem-morcego havia enfrentado esse bandido no começo da carreira e ele havia fugido ao mergulhar em um tanque de produtos químicos de uma fábrica.
    No final, é revelado que o Capuz era na verdade o Coringa, o vilão conta que pretendia roubar $1 milhão de dólares e se aposentar, porém, o mergulho nos dejetos químicos da fábrica alterou seu rosto e ele acabou enlouquecendo ao ver sua nova face.

a origem do coringa

    Por mais de 30 anos, essa foi a origem oficial do personagem, até que em 1989 o escritor britânico Alan Moore resolveu expandir ela.

O COMEDIANTE FRACASSADO:

    No clássico: A Piada Mortal, Alan Moore revela que o Coringa era na verdade um comediante fracassado que vivia uma vida miserável ao lado da esposa grávida.

uma vida ruim

     O jovem era um ex-funcionário de uma fábrica de produtos químicos que acabou convencido por dois bandidos a assaltar o lugar. Para não ser reconhecido, ele foi convencido a usar a roupa do Capuz Vermelho, pois caso algo desse errado o bandido é que seria culpado.

explicando o capuz vermelho

    Porém, no dia do assalto o jovem descobriu que sua esposa havia morrido em um incêndio causado por um curto circuito do aquecedor de mamadeira. Pensando em desistir, ele acaba pressionado pelos dois bandidos a continuar com o plano.

 a morte da esposa

    O assalto dá errado e Batman acaba aparecendo, desesperado, o jovem comediante se joga no tonel de produtos químicos para fugir.
     Após a fuga, o jovem observa como seu rosto ficou devido os produtos e acaba enlouquecendo.
enlouquecendo de vez

   Porém, o próprio Coringa revela que isso tudo pode ser apenas uma invenção de sua cabeça, pois não se lembra em detalhes do seu passado.

O ASSALTANTE PERFEITO:

    Outra versão da origem do Coringa foi apresentada na trama: Amantes e Loucos de 2007. Na história conhecemos Jack, um assaltante de banco tão perfeito que começa a ficar cansado com seus atos. Jack só volta a ter algum interesse quando Batman aparece e impede um de seus assaltos.

o assaltante infalível 

    O bandido acaba enfrentando o Cavaleiro das Trevas e tem seu rosto cortado por um Batrangue que dá origem ao seu sorriso. 

o sorriso cicatriz

    Ao longo da história Jack acaba caindo num tanque de produtos químicos e drogas que alteram o humor, dando origem ao Coringa.

saindo dos produtos químicos novamente

     Essa trama é bem polêmica, pois coloca o Batman como responsável pelo acidente que deu origem ao Coringa, além disso ela mistura elementos do filme de Tim Burton de 1989, assim como o filme de Christopher Nolan de 2008.

O CORINGA EM DESENHO ANIMADO:

    Como o Coringa é o maior inimigo do Batman, é óbvio que ele sempre apareceu nos desenhos animados do herói, sendo os episódios com o vilão, os favoritos dos fãs. As principais encarnações animadas do Coringa foram:

AS AVENTURAS DE BATMAN- FILMATION (1968):

    O Coringa apareceu pela primeira vez fora dos quadrinhos em 1968, no desenho: As Aventuras de Batman, da Filmation. O Vilão tinha muito de sua personalidade dos quadrinhos da época, mais interessado em fazer graça e planos mirabolantes.

a primeira versão animada do vilão

     O seu visual na animação continha um detalhe curioso: seu cabelo ao invés de ser completamente verde era preto com duas listras laterais verdes.

listras verdes

    Esse visual do vilão seguiu na continuação da série: As Novas Aventuras de Batman de 1977.

  AS NOVAS AVENTURAS DE SCOOBY DOO (1972) :

     No ano de 1972, o Scooby-Doo ganhou uma nova série batizada de: As novas Aventuras de Scooby-Doo, o programa consistia em episódios de 43 minutos, onde a turma do Scooby-Doo se encontrava com alguma celebridade da época. Batman e Robin apareceram em dois episódios onde eram ajudados pela turma a enfrentarem o Coringa e o Pinguim.

outra versão animada

    Nessa nova encarnação animada, o Coringa finalmente apareceu com os cabelos completamente verdes, mas apresentou a bizarra orelha pontuda da década de 1950. 

SUPERAMIGOS (1985):

      Por incrível que pareça, o Coringa apareceu apenas na última temporada do desenho dos Superamigos. A explicação era que o direito de imagem pertencia a Filmation, apenas em 1985 é que ele foi liberado para a aparecer na série.
      O Vilão apareceu com um visual mais próximo dos quadrinhos da época: Magro, queixo pontiagudo e com o cabelo completamente verde.

visual mais parecido com os quadrinhos

   Na trama do desenho, o Coringa lidera a Gangue Royal Flush a mando de Darkseid enfrentando a Liga da Justiça.

BATMAN ANIMATED SERIES (1992):

     A versão animada mais icônica do vilão foi em Batman Animated Series, onde o Coringa foi retratado fielmente, como nos quadrinhos ele era: violento, louco e capaz de fazer graça.

 a melhor versão animada

     Destaque para a dublagem magistral de Mark Hamil, o eterno Luke Skywalker, que criou uma voz e uma risada marcante para o vilão.

THE BATMAN (2004):

   O desenho O Batman mostrava o início da carreira do Cavaleiro das Trevas. Uma das marcas registradas do desenho era o visual exagerado dos vilões, com o destaque para o Coringa.

um coringa selvagem

      Nessa nova versão o vilão ostentava uma vasta cabeleira, dois dentes salientes, tinha olhos vermelhos, andava descalço e possuía uma agilidade absurda.

THE BRAVE AND THE BOLD (2008):

       O vilão também apareceu em alguns episódios do desenho Batman - O bravo e os Destemidos, onde o herói se encontrava com outros personagens em cada episódio.

visual dos anos 50

      O visual do Coringa foi completamente inspirado no traço de Dick Sprang desenhista do Batman da década de 1950.

OS ATORES DO CORINGA.

      Assim como nos quadrinhos, o Coringa já teve diversas versões em carne osso, cada uma destacando uma característica do vilão. Os atores que interpretaram o maior inimigo de Batman foram:

CESAR ROMERO:

       O primeiro ator a encarnar o Coringa foi Cesar Romero no seriado do Batman de 1966. Nessa versão, o ator apresentou um Coringa mais cômico e louco, preocupado em aprontar com a dupla dinâmica utilizando planos mirabolantes.

o coringa engraçado e de bigode

     Uma curiosidade é que Cesar Romero era dono de um senhor "bigodão" e se recusou a raspar ele para dar origem ao personagem, a saída foi cobrir o bigode de maquiagem o máximo possível, mesmo assim ele ficava visível e acabou se tornando uma marca registrada.

JACK NICHOLSON:

    No filme Batman de 1989, o Coringa foi interpretado pelo astro Jack Nicholson. Na trama ele era o gangster Jack Napier que é traído por seu chefe e após ser encurralado pelo Batman em uma fábrica de produtos químicos acaba caindo em um tonel de rejeitos.

o coringa mafioso 

     A versão de Nicholson é bastante fiel aos quadrinhos, seu Coringa é violento, louco, sádico e imprevisível. Ele é capaz de fazer uma piada e no instante seguinte matar friamente um capanga.

HEATH LEDGER:

     Em Batman O Cavaleiro das Trevas, o Coringa foi magistralmente encarnado por Heath Ledger. Violento, frio, sombrio, caótico, com duas enormes cicatrizes dando origem ao sorriso, com maquiagem borrada e cabelos desgrenhados o vilão acabou roubando a cena do filme para si.

o agente do caos

     Após terminar sua participação na gravações do filme, Heath Ledger acabou falecendo devido ao uso de calmantes para dormir. Sua interpretação foi tão marcante que acabou rendendo um Oscar póstumo de melhor ator.

JARED LETO:

     O ator e músico Jared Leto foi responsável pela pior e mais polêmica versão do Coringa. Seu personagem não passava de um bandido violento e sem carisma. 
     Com um visual esdrúxulo cheio de tatuagens que o personagem nunca teve, dentes podres e um sorriso feito com uma tatuagem nas mãos. 

esquece essa merda

      Pra piorar, essa porcaria de versão serviu apenas pra ser usado no Facebook por adolescentes "noiados" que usam a imagem do personagem com frases nada a ver.

JOAQUIN PHOENIX:

       A versão mais recente do Coringa foi feita por Joaquin Phoenix no filme próprio do personagem. Sem dar spoiler, a trama conta a história de Arthur Fleck, um comediante fracassado, com problemas mentais, que mora com a mãe e que desaba em uma espiral de loucura devido a pressão de uma sociedade que não se importa com ele.

 a encarnação da loucura

     Nessa nova versão, o visual do Coringa é totalmente realista, usando apenas uma maquiagem criada pelo próprio ator. A interpretação de Joaquin Phoenix é muito marcante e assustadora.

      Bem é isso ai pessoal, espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre o maior inimigo do Batman e suas mais variadas encarnações. Em breve trarei mais uma parte do especial de 80 anos do Batman, até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário