sexta-feira, 15 de março de 2019

Os 100 momentos mais marcantes da Marvel Comics parte 5: 60º ao 51º lugar


     Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos ao Canil do Beagle. Depois de uma pequena pausa para o carnaval é hora de continuar a lista com os 100 momentos mais marcantes da história da Marvel Comics e hoje irei apresentar do 60º ao 51º lugar, preparem-se para muitas surpresas.

momentos históricos


60º O PROFESSOR XAVIER REVELA QUE É UM MUTANTE:


      Novos X-men foi um dos títulos mais revolucionários dos heróis mutantes, depois da ressaca do mega sucesso da década de 1990, os heróis passaram por um período de histórias ruins e no ano de 2001 Grant Morrison assumiu o título e virou tudo de cabeça pra baixo: saem os uniformes coloridos e entram jaquetas de couro, a escola Xavier passa a receber alunos como uma escola "normal" e os heróis enfrentam um novo e poderoso inimigo: Cassandra Nova, a irmã gêmea do professor Xavier.
    Após uma dura batalha, que incluiu a morte de milhares de mutantes da ilha-nação de Genosha, Cassandra é derrotada e o professor Xavier resolve revelar na televisão, para o mundo inteiro o que só seus alunos sabiam: que ele também era um mutante. Apesar de ter uma "surpresa futura" nesse ato, ele serviu pra mostrar que o novo título veio para sacudir realmente o universo mutante.
No Brasil: Novos X-men: E de extinção (Panini)

59º SAIA DA MINHA CABEÇA OU EU ATIRO:


     Realmente Novos X-men quebrou diversos paradigmas dos mutantes, logo no primeiro arco e esse momento simboliza ele completamente. Ao usar o equipamento Cérebra (sim isso mesmo! segundo o Fera: uma nova versão do Cérebro ainda mais potente) para localizar mutantes, Xavier tem sua mente invadida por Cassandra Nova, ciente da ameaça, o professor saca uma pistola e dá um ultimato a invasora: Saia já da minha cabeça ou eu atiro!, o professor X só não chegou as vias de fato porque foi salvo por Jean Grey que desconectou o equipamento. Foi um verdadeiro choque para os fãs verem o pacífico Charles Xavier portando uma arma e ameaçando se suicidar  caso sua mente fosse controlada por um inimigo.
 No Brasil: Novos X-men: E de extinção (Panini)

58º A MORTE DO PÁSSARO TROVEJANTE:


    Essa parte do especial está lotada de mutantes, mas eles realmente possuem muitos momentos marcantes em sua história. Giant Size X-men número: 1 foi o título que trouxe a nova formação dos mutantes com heróis vindos de vários lugares do mundo: a queniana Tempestade, o soviético Colossus, o alemão Noturno, o canadense Wolverine, o irlandês Banshee, o japonês Solaris e o apache Pássaro Trovejante.
      A nova equipe substituiu os X-mens originais e os roteiristas estavam dispostos a mostrar que nada seria como antes, logo na segunda aventura da equipe decidiram matar um de seus membros: o Pássaro Trovejante, muita gente pode não dar a mínima para o herói, mas lendo os dois arcos em que ele aparece vão notar uma curiosidade: ele era agressivo, impulsivo, não recebia ordens, queria mostrar que era o melhor e sempre batia de frente com Ciclope! reconheceu essa personalidade? Isso mesmo, é a personalidade do Wolverine! Nas primeiras histórias do grupo, o Pássaro Trovejante é que era o rebelde e esquentado, Wolverine era apenas um coadjuvante com poucas falas e sua personalidade só começou a ser alterada a partir da história que deu origem a Fênix.
   Na verdade era o herói canadense que deveria ter morrido na história, mas o canadense John Byrne, que iria assumir o título, conseguiu convencer o escritor Len Wein a poupar seu conterrâneo e no fim mataram o primeiro rebelde da equipe. Imaginem como teria sido se o Pássaro Trovejante tivesse ficado vivo? será que seria tão famoso quanto é o carcaju?.
   No Brasil: Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel, Clássicos n° 34, X-men Segunda gênese  (salvat).

57º GALACTUS APARECE NO JULGAMENTO DE REED RICHARDS:


     Reed Richards, o líder do Quarteto Fantástico, foi preso e levado a julgamento por um tribunal intergalático, a acusação: ele salvou a vida do devorador de mundos Galactus, que posteriormente destruiu o planeta natal dos Skrulls.
      Vários seres importantes participaram do julgamento seja como testemunhas de acusação quanto de defesa: Odin, o Vigia, a Eternidade, os Krees, os Shiars, os Skrulls e quando todos menos esperavam eis que surge uma testemunha de defesa: o próprio Galactus, o temor e a surpresa toma conta do tribunal quando o gigante aparece, mostrando o porquê dele ser a força mais temida do universo Marvel. 
    O devorador de mundos explica que não é um assassino e que apenas precisa saciar a sua fome, a Eternidade aparece para afirmar que Galactus é uma força de equilíbrio cósmico e que seus atos são importantes para todo o universo. Após essas duas aparições Richards é considerado inocente da acusação.
    No Brasil: Marvel Saga número 2, (Abril)

56º A MORTE DO GUARDIÃO:


     Já ouviram falar da expressão: morte estúpida? Não por ela ocorrer de uma estupidez, mas por ela ser inesperada e até bruta. Considero a morte do Guardião da Tropa Alfa uma morte estúpida, após enfrentar uma equipe de vilões, os componentes eletrônicos do traje do Guardião entram em curto e ameaçam explodir, ele se isola em uma sala e tem apenas 20 segundos para desativar seu traje, faltando apenas 2 segundos para a explosão e prestes a conseguir se salvar, Heather, a esposa do herói, entra na sala e essa distração é o suficiente para que o herói não desative seu traje e ele morre na explosão, assim de maneira seca e surpreendente, um fato que chocou vários leitores.
   No Brasil:  Marvel Saga número: 5 (Abril)

55º  A CHEGADA AO PLANETA DAS BATALHAS DE GUERRAS SECRETAS:


     Guerras secretas foi a primeira maxi-série da Marvel onde os maiores heróis e vilões da editora lutavam pelo premio oferecido por Beyonder, um ser onipresente, a história já começa de forma impactante: uma página dupla mostrando os maiores heróis da Marvel aparecendo dentro de um domo espacial.
   No Brasil: Secret Wars-Guerras Secretas edição definitiva (Panini)

54º HOMEM-ARANHA DESCOBRE QUE NED LEEDS É O DUENDE MACABRO:


     Foi o maior mistério do universo do Aranha durante toda a década de 1980: Quem era o Duende Macabro? Inicialmente, o vilão era uma cópia repaginada do antigo Duende Verde, porém ele acabou se tornando uma ameaça ainda maior e começou a subir de status no mundo do crime dando muito trabalho ao Homem-Aranha.
      Em um certo momento, Peter Parker e seu amigo de trabalho Ned Leeds são enviados a Berlim Ocidental para desvendarem um caso de espionagem. Homem-Aranha acaba se encontrando com Wolverine e descobre que o caso era mais perigoso que imaginava, ao voltar para o hotel encontra Ned Leeds morto, amarrado a uma cadeira com o pescoço cortado.
    Ao voltar  para os Estados Unidos com o corpo do amigo, começa um boato de que o Duende havia sido morto pelo mercenário conhecido como Estrangeiro, o Aranha vai até o Rei do Crime buscar informações, o mafioso afirma que tem detalhes da morte do vilão e deixa uma pasta de informações em sua mesa para o herói ler, ao sair da sala um grito desesperado de: Não é possível!!! ecoa pelo corredor, o leitor descobre junto ao Homem-Aranha que seu amigo era o Duende Macabro. Anos depois, essa informação foi desmentida, mas na época chocou vários leitores.
   No Brasil: Homem-Aranha número:95 (Abril)

53º- SURGE O BEYONDER:


     Guerras Secretas foi uma verdadeira revolução na história da Marvel, os maiores heróis e vilões da editora foram reunidos para lutarem entre si, quando todos ainda estavam se questionando como foram parar no espaço, um portal se abre no meio da escuridão infinita, um facho de luz surge e dele sai uma voz dizendo: "-Eu sou Beyonder, destruam seus inimigos e seus maiores desejos serão realizados!" então a força cósmica constrói em segundos um planeta para que os seres poderosos lutassem. Uma aparição épica que ficou marcada na memória de quem leu a saga.
   No Brasil: Secret Wars-Guerras Secretas- edição definitiva (Panini).

52º OS X-MEN ENCONTRAM OS NOVOS TITÃS:


     Entre o final da década de 1970 e o começo de 1980, Marvel e DC promoveram alguns encontros entre seus personagens. No ano de 1982, as equipes que mais vendiam revistas em ambas editoras eram os X-men da Marvel e os Novos Titãs da DC. Em uma trama espetacular, Darkside ressuscita a Fênix Negra forçando a união das equipes, o momento em que os heróis se encontram é maravilhoso, em uma bela página com ambas as equipes de frente para a outra, mostrando o que havia de melhor nas editoras naquela época.
    No Brasil: Grandes Encontros Marvel & DC Número: 2 (Abril)

 51º- WOLVERINE PERDE O ADAMANTIUM:


     Foi um acontecimento, em meados dos anos 90, em comemoração aos 30 anos dos X-men a editora promoveu uma mega saga trazendo de volta Magneto, que havia sido dado como morto.
    O vilão ataca a Terra com um pulso eletromagnético de sua nova estação espacial: Ávalon, forçando o professor Xavier a montar uma equipe para invadir a base inimiga. Durante a feroz batalha, Wolverine ataca Magneto que furioso toma uma atitude drástica: arranca todo o adamantium, o metal indestrutível que cobria o esqueleto de Wolverine, pelos poros do herói. Violento, brutal e aterrorizante a cena se tornou um dos símbolos dos quadrinhos dos anos 90 e quem leu na época  ficou marcado pela imagem.
    No Brasil: X-men Gigante número: 2 (Abril)

   Bem é isso aí pessoal, chegamos a metade da lista, daqui pra frente as coisas vão se intensificar cada vez mais, teve leitor do blog me dizendo que se surpreendeu e nem se lembrava de alguns fatos, não se preocupem que momentos chaves estão se aproximando com os primeiros lugares, em breve vocês irão vibrar com as posições. Até a próxima.



2 comentários:

  1. Eita ... belos momentos: essa do guardião eu não conhecia. Que morte estúpida mesmo hehe Tou vendo no guia dos quadrinhos e foi o Byrne que escreveu. Não foi o melhor momento dele.

    Tá ficando uma bela lista mesmo. Várias indicações de leitura. Essa história do Reed eu já ouvi falar mas agora deu vontade de ler.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado, vale muito a pena ler o julgamento do reed richards a abril lançou uma versão editada só com os eventos ligados a trama

      Excluir