quinta-feira, 17 de maio de 2018

Rambo- O exército de um homem só


     Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a uma postagem especial de aniversário do Canil do Beagle. Hoje irei falar sobre um dos mais famosos personagens do cinema, inicialmente um neurótico de guerra, acabou se tornando um símbolo da década de 1980, marcando uma geração de fãs; Estou falando dele, o soldado programado para matar, o exército de um homem só: Rambo.

símbolo dos anos 80

A GUERRA DO VIETNÃ:

     Antes de mais nada, é preciso conhecer o contexto histórico em que o personagem foi criado. A guerra do Vietnã aconteceu entre os anos de 1959 e 1973, durante a Guerra Fria, quando os Estados Unidos invadiram o Vietnã do Norte, governado pelo socialista Ho Chin Minh, aliado da União Soviética.

a imagem mais marcante da guerra do vietnã

      A partir de 1964, os Estados Unidos enviaram centenas de tropas, que por não conhecerem o território, formado por uma floresta tropical fechada e uma enorme quantidade de chuva, sofreram bastante. 

dá quase pra ouvir fortunate son nessa foto

      Os vietcongues, o exército do Vietnã do Norte, possuíam vantagens por conhecer completamente o local onde estavam lutando. Enquanto os norte americanos utilizavam armamentos modernos , os vietcongues faziam usos de táticas de guerrilha que só eles dominavam.

no meio da mata

      A partir do final da década de 1960, o movimento hippie e outros setores da sociedade norte americana, começaram a realizar  manifestações contrárias a guerra pedindo a volta dos soldados.

passeata contra a guerra do vietnã

      Devido as sucessivas derrotas e sem o apoio da população, em 1975 o governo norte americano retirou todas as suas tropas do Vietnã. Porém, os jovens soldados que retornaram, ao invés de serem recebidos como heróis, foram taxados de assassinos por parte da população, isso juntamente com os traumas causados pela guerra, acabou dando origem a diversos casos de surtos psicóticos ao longo das décadas de 1970 e 1980.

RAMBO- O PRIMEIRO SANGUE, O LIVRO:

    O que pouca gente sabe, é que o personagem Rambo foi criado pelo escritor David Morrel no ano de 1972, para o livro First Blood, que conta a história de Rambo (sem o primeiro nome), um jovem soldado que lutou na guerra do Vietnã e que por causa do xerife de uma cidadezinha acaba tendo um surto psicótico devido aos traumas da guerra.

uma das capas americanas e a versão brasileira

      A expressão first blood, se refere aos traumas de guerra que muitos jovens norte americanos sofreram ao lutarem no Vietnã.
     Diferente do filme, o surto do jovem Rambo é muito mais violento no livro, durante sua fuga ele mata todos os policias da delegacia e depois dezenas de civis. Após quase destruir toda a cidadezinha com explosivos que ele mesmo fabricou, Rambo é caçado pelo seu superior do exército: o Coronel Trautman e pelo xerife, o soldado acaba encurralado em uma loja onde é morto com um tiro na cabeça.
    O livro foi um sucesso de crítica e acabou sendo adaptado para o cinema com o ator Sylvester Stallone no papel de Rambo.

RAMBO- PROGRAMADO PARA MATAR (1982):


SINOPSE:

     John Rambo, um veterano da guerra do Vietnã, volta aos Estados Unidos e descobre que nada mais é como antes. Numa viagem à procura de um colega do exército, passa por uma cidadezinha em que é considerado vagabundo pelo xerife e acaba detido. 

rambo e o xerife

    Na delegacia de polícia, os sádicos guardas torturam o jovem soldado, sem saber que isso iria  reavivar situações antes vividas na guerra.

relembrando o vietnã

    Atingido pelas lembranças do Vietnã, Rambo surta, escapa da delegacia e foge para uma floresta vizinha, aumentando a raiva do xerife.

aqui eu sou a lei

    Inicia-se então uma caçada, que vai misturar a agressividade e o aprendizado do ex-soldado nos campos de batalha, ingredientes explosivos de um confronto final.

OPINIÃO:

     O primeiro filme da série é espetacular, um drama que mostra o que aconteceu com os solados que retornaram da guerra do Vietnã, além dos traumas sofridos durante o combate, muitos acabaram sendo abandonados pelo governo e pela sociedade. O Filme mostra que Rambo não sabia fazer outra coisa na vida a não ser lutar e ao enfrentar a arrogância de um xerife de uma cidadezinha, acaba tendo um surto e coloca a cidade abaixo e é preciso o seu ex-comandante para deter a máquina de matar. O emocionante discurso de Rambo no final mostra que essa é uma história anti-guerra.

o emocionante desabafo

     Pena que diferente do livro, o personagem sobrevive no final e esse discurso foi abandonado nas sequências.

A ERA REAGAN:

      Antes de conhecer as sequências de Rambo, é preciso entender o contexto histórico para compreender a mudança que ocorreu no personagem e nos filmes da série. Ronald Reagan foi o 40º presidente dos Estados Unidos entre 1981 e 1989, seu governo foi marcado pela política neoliberalista e de intervenção militar em diversos países para tentar conter o avanço da influência da União Soviética. 

o presidente Reagan

     Reagan era oriundo do cinema e graças a isso iniciou uma verdadeira onda patriótica no país, onde enaltecia o poderio bélico norte americano, além de recuperar o orgulho da população que estava em baixa após a guerra do Vietnã e o caso de Watergate. Esse patriotismo exacerbado juntamente ao militarismo tomou conta da cultura norte americana por toda a década de 1980.

o patriotismo norte americano estava em toda parte nos anos 80

     Esse comportamento acabou influenciando o personagem Rambo, que de um neurótico de guerra virou um supersoldado, que derrotava sozinho exércitos socialistas, se tornando um símbolo americano no período.

RAMBO 2: A MISSÃO (1985) :


SINOPSE:

    John Rambo está cumprindo pena em uma penitenciária federal, quando recebe uma proposta: Se participar de uma missão secreta que consiste em localizar prisioneiros americanos que ainda estão no Vietnã, será perdoado e reintegrado ao exército.

recebendo a proposta

    Rambo aceita a missão e acaba descobrindo que realmente ainda existem prisoneiro de guerra no Vietnã, ele acaba resgatando os soldados, porém é abandonado no ponto de fuga sendo traído pelo próprio exército.

descobrindo que foi traído

    Na verdade, o exército não queria nenhuma prova que ainda existam prisioneiros, pois isto acarretaria gastos de  bilhões de dólares para libertá-los e reacenderia a guerra. Com isso, Rambo acaba sendo capturado e torturado, tanto por soldados vietnamitas quanto por soviéticos.

voltando a ser torturado

     Depois de muita tortura, o soldado acaba conseguindo escapar e vai matando todos os seus captores das mais variadas formas incluindo flechas explosivas e lança misseis. 

 a flecha explosiva

    No final do filme, Rambo consegue resgatar os prisioneiros e decide se vingar de quem o traiu.

OPINIÃO:

     Esqueça tudo do primeiro filme, aqui Rambo deixou seus traumas de lado e se tornou um supersoldado que derrota sozinho todo um exército de soviéticos e vietnamitas, a produção pega carona na patriotada da Era Reagan e Rambo vira um herói. 
    O filme se baseia em casos que apareciam na imprensa, de que ainda existiam prisioneiros de guerra no Vietnã anos depois do final do conflito, porém ele vale mais pelas cenas de ação memoráveis e divertidas como Rambo pilotando um helicóptero, matando vietnamitas com flechas explosivas e o final onde ele metralha toda a base do exército e encara o burocrata que o deixou para trás.

extravasando a raiva

     O filme foi um campeão de bilheteria e levou a carreira de Stallone as alturas, além de dar origem a diversos clones.

RAMBO III (1988) :


SINOPSE:

    Rambo está refugiado em mosteiro budista na Tailândia , em busca de paz espiritual, ele acaba sendo contatado pelo Coronel Trautman para ajudar na luta contra as tropas soviéticas no Afeganistão, porém o soldado recusa a oferta.

lutando para conseguir dinheiro

    O retiro é interrompido quando Trautman, é sequestrado por tropas soviéticas no Afeganistão. O soldado parte para o resgate e irá contar com a ajuda dos Mujahideen para salvar seu amigo.

rambo e os mujahideen

      O resgate acaba falhando e Rambo também é capturado, mais uma vez ele é torturado, porém consegue resgatar Trautman e fugir.

 a fuga com trautman

    Após a fuga, Rambo decide escorraçar os soviéticos lutando inclusive contra um poderoso helicóptero MI-24.

OPINIÃO:

      Se Rambo 2 vale pela fanfaronice, esse aqui é indefensável, roteiro quase inexistente que se sustenta apenas nas cenas de ação, a famosa faca que o personagem usa desde o primeiro filme acabou virando quase um sabre nessa sequência. Além disso, chega a ser irônico ver o personagem ao lado dos Mujahideen, que ano depois viriam a se tornar o grupo terrorista Talibã, tanto que no final do filme originalmente vinha uma dedicatória: "Esse filme é dedicado aos valentes Mujahideen" ; anos depois a frase foi trocada para: "Esse filme é dedicado ao valente povo do Afeganistão".

RAMBO IV (2008):


SINOPSE:

      Uma guerra civil acontece há quase 60 anos na fronteira com a Birmânia, envolvendo os birmaneses e a tribo karen. John Rambo vive no norte da Tailândia, onde pilota um barco no rio Salween. Cansado de lutar, Rambo leva uma vida simples e solitária, apenas acompanhando o fluxo de rebeldes e refugiados.

vivendo em paz

    Até que um dia surgem Sarah Miller e Michael Burnett, dois missionários que desejam levar alimentos e remédios às pessoas afetadas pela guerra. Inicialmente relutante, Rambo aceita a proposta de levá-los pelo rio. Mas 10 dias depois o pastor Artur Marsh o procura, dizendo que os missionários foram capturados e que havia recolhido dinheiro para contratar mercenários para resgatá-los. O pastor agora quer que Rambo leve os mercenários até o local onde ele deixou os missionários, mas ele decide também participar da operação de resgate.

ajudando os mercenários

     O resgate não sai como o previsto e mais uma vez Rambo irá liberar toda a sua fúria contra os soldados inimigos.

OPINIÃO:

     Então, nem sei por onde começar, já tinha 13 anos que o último filme do personagem havia sido lançado, quando em 2001 após os atentados do dia 11 de Setembro, começaram boatos de que Sylvester Stallone havia se trancado em sua casa para escrever um novo roteiro de um filme do Rambo onde ele caçaria Osama Bin Laden. O tempo passou, a ideia inicial foi abandonada e no ano de 2008, exatos 20 anos depois da última aparição do supersoldado, um novo filme chegou aos cinemas, porém o roteiro é tão fraco quanto o da parte 3 e só vale pela violência exagerada e ver o Rambo massacrando soldados com uma metralhadora antiaérea em uma cena absurdamente violenta.

um verdadeiro massacre

     É um filme que não tem motivo de existir, diferente de Rocky Balboa, lançado dois anos antes retomando de maneira brilhante a saga do boxeador.

OS PLÁGIOS DE RAMBO:

     Graças ao sucesso de Rambo II- A missão, os cinemas e videolocadoras se viram lotados de produções picaretas que eram plágios descarados do filme de Stallone como: Hitman- A última defesa, Strike Comando- Comando de Ataque, Missão Mortífera, a série Thunder- o Homem chamado Trovão com três filmes e o plágio mais famoso: Bradock com três filmes estrelados por Chuck Norris.



os plágios de rambo

     Apesar do baixo orçamento, esses filmes fizeram sucesso e deram muita audiência quando foram exibidos na televisão.

RAMBO E OS COMBATENTES DA LIBERDADE ( 1986) :

rambo em desenho animado

   No ano de 1986, com o sucesso do filme Rambo II- A Missão, o estúdio Ruby Spears resolveu fazer um desenho animado com o personagem; Isso mesmo fizeram um desenho com um violento neurótico de guerra que derrotava exércitos sozinho.

usando metralhadora

    Assim surgiu Rambo e Os Combatentes da Liberdade, porém diferente de sua versão cinematográfica, o soldado não possuía nenhum trauma de guerra e atuava ao lado de uma equipe especial do exército chamada: Força da Liberdade. A equipe era formada por Rambo, Kat, Dragão Branco, Turbo, Touchdown e era liderada pelo Coronel Trautman (que também aparecia nos filmes).

rambo e seus aliados

     Uma curiosidade do desenho, era que Rambo sempre começava os episódios de camisa, porém quando se aproximava do clímax, ele tirava sua camisa, amarrava sua faixa vermelha na testa, colocava seu facão na cintura e ficava com o visual do segundo filme.

agora ficou sério

    A Força da Liberdade enfrentava o grupo terrorista S.A.V.A.G.E., que era formado por: Sargento Havoc, Gripper, Dragão Negro, Mad Dog, Dr.Hyde, X-Ray, Snake Bite e Nômade, sendo liderada pelo cruel General Warhawk.

os vilões do desenho

     Obviamente o desenho não era violento como o filme e ninguém morria, na verdade ele era uma variação barata dos Comandos em Ação e acabou fazendo muito sucesso, dando origem a 65 episódios e a uma verdadeira"Rambomania" .

A "RAMBOMANIA" NO BRASIL:

     Assim como aconteceu nos Estados Unidos, o personagem Rambo acabou fazendo muito sucesso no Brasil, graças ao segundo filme e ao desenho animado. A empresa Glasslite trouxe para o país a coleção de bonecos inspirado no desenho Rambo e Os Combatentes da Liberdade.

os brinquedos da série

     No auge da "febre" tivemos lanternas, pastas escolares, lancheiras, estojos e jogos de videogame inspirados no personagem.


tinha de tudo envolvendo o rambo

      Chegou ao ponto de termos no Brasil até mesmo festas de aniversário infantil  com o tema do Rambo.

ah os anos 80 

    Isso mostra que o brasileiro abraçou o personagem que fez parte da infância de muita gente.

O RAMBO BRASILEIRO:

      Aproveitando-se da "Rambomania" o programa Viva a Noite, apresentado por Gugu Liberato, promoveu o concurso do "Rambo Brasileiro" , isso mesmo que você leu. Na verdade era um monte de fortão descamisado pagando mico, usando o visual do personagem em Rambo II e usando armas de mentira.

sim isso aconteceu

     Por falar em SBT, ele foi o responsável por um momento único na TV brasileira envolvendo o Rambo.

 A BRIGA PARA EXIBIR RAMBO NA TELEVISÃO:

      No ano de 1988, a emissora de Silvio Santos decidiu lançar de surpresa sua nova sessão de filmes: Cinema em Casa, o filme escolhido foi: Rambo- Programado para Matar, porém o SBT escolheu o mesmo dia em que a Globo iria exibir pela primeira vez Rambo II- A Missão. Como forma de retaliação a emissora dos Marinhos resolveu exibir dois episódios da novela Vale Tudo, o SBT não se fez de rogado e colocou no ar por 50 minutos uma imagem estática do Rambo com a frase: "Não se preocupe, quando terminar a novela da Globo você vai ver Rambo".

esse dia foi louco

    Lembro muito bem desse episódio porque meu pai queria ver o Rambo da Globo e eu queria assistir a parte 1 primeiro, fiquei enchendo o saco dele pra deixar na tela com mensagem, acabei levando uns cascudos e sendo posto pra dormir.
    Vencido pelo cansaço, o SBT desistiu da exibição e remarcou para a semana seguinte, a emissora repetiu a mensagem, porém dessa vez ela exibiu o filme, com direito a uma apresentação prévia antes e comentários após sua exibição.

a estreia do cinema em casa

     O filme foi um sucesso e garantiu uma boa audiência ao SBT, que o reprisou inúmeras vezes ao longo dos anos.
      Bem é isso ai pessoal, espero que tenham gostado de conhecer um pouco sobre o Rambo, nas últimas semanas surgiram boatos de que Sylvester Stallone estaria escrevendo o roteiro para um quinto filme, onde o personagem enfrentaria um cartel mexicano, não sei se essa história irá para frente, mas garanto que tão cedo o ex-combatente do Vietnã ira sumir do imaginário popular com seus filmes violentos e exagerados sempre derrotando sozinho todo um exército inimigo.Até a próxima.





4 comentários:

  1. Beagle, participo de um podcast sobre nerdices em geral, e estamos planejando um cast sobre o Rambo. Você gostaria de participar?

    Se quiser nos conhecer acesse www.ouvikings.com.br

    abraços

    ResponderExcluir
  2. ótimo texto, eu tive os brinquedos, um chinelo do rambo (que vinha com a faixa) e uma arminha de espoleta. Agora fiquei na dúvida se eu também fiz aniversário do Rambo mas acho que foram dos Comandos em Ação mesmo hehehe

    Não me lembrava dessa polêmica da exibição hhaahahaha Excelente!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse texto - tem muita informação aí que poderia se perder, não fosse o desprendimento e análise acurada de pessoas como você, Beagle. Você teria interesse em participar de um podcast que eu e amigos produzimos? O tema seria um breve retorno aos anos 80... Espero que sim!!!

    ResponderExcluir