quinta-feira, 10 de maio de 2018

Os 80 anos do Superman parte 6: Martha Kent, a Supermãe


     Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma parte do especial de 80 anos do Superman. A postagem de hoje é bem especial, já que nessa semana comemoramos o dia das mães, porque não falar da matriarca da família Kent ?

para as mães os filhos nunca crescem 

OS VÁRIOS NOMES DA MÃE DO HOMEM DE AÇO:

     Uma coisa que pouca gente sabe, é que durante muitos anos a mãe adotiva do Superman tinha pouquíssima importância nas histórias do herói. Ela surgiu em Superman número 1, aparecendo em poucos quadros, como uma senhora de idade avançada e com o nome de Mary Kent, falecendo no começo da história.

a primeira aparição da mãe do superman

       No ano de 1942, na série cinematográfica com Kirk Allen, a mãe do Homem de Aço é rebatizada como Sarah Kent.

a primeira versão em carne e osso

     O nome definitivo da mãe do herói seria estabelecido apenas no ano de 1951, na revista Superboy número 12 quando ela é finalmente batizada como Martha Kent.

finalmente martha

GANHANDO IMPORTÂNCIA:

      Até a criação do Superboy, os pais do herói não tinham tanta importância, pois haviam falecido antes dele iniciar sua carreira como Superman, foi apenas a partir das histórias sobre a sua infância é que passamos a acompanhar seus pais mais novos em Smallville.

uma martha mais nova

      Martha Kent encontrou Kal-El no foguete que veio de Krypton e como não podia ter filhos, adotou imediatamente a criança, sem se preocupar com a sua origem.

adotando o pequeno kal-el

   Foi Martha quem criou o uniforme de Superboy para o seu filho, com os tecidos da manta que o cobria no foguete kryptoniano. Segundo algumas origens, Martha se baseou nas roupas dos trapezistas de circo, como uma forma de homenagear seus antepassados circenses.

esquema da roupa do superboy feito por martha kent

    Durante o período pré-Crise nas Infinitas Terras, Martha e Jonathan ajudaram seu filho a treinar seus poderes, vindo a falecer apenas quando ele começou sua carreira adulta.

 MARTHA KENT PÓS CRISE:

      Após a saga Crise nas Infinitas Terra, o escritor John Byrne promoveu uma reformulação radical na vida do Superman recontando a sua origem na minissérie: O Homem de Aço. Uma das mudanças mais radicais foi manter os pais do herói vivos, mesmo depois dele adulto, aumentando assim a galeria de personagens que interagiam com ele.

eles continuaram vivos

      Nessa nova origem, Martha também foi a responsável por criar o uniforme de seu filho, mas nessa versão a roupa era feita de tecidos normais.

martha costurando o traje do herói

    Nessa versão, Jonathan Kent foi o responsável por criar a nova identidade visual de Clark, mudando seu penteado e dando-lhe um de seus óculos.

jonathan também ajudou na mudança de visua

     Martha age como um porto moral para Clark, ajudando o filho sempre que possível, como nos casos da Supergirl Matriz, de Krypto, da Supergirl Kara Zor-El e do Superboy Conner Kent, e até dando uns puxões de orelha nele, mostrando que não importa se ele é o ser mais poderoso do mundo, ela ainda é a mãe dele.

puxando a orelha do filho

MARTHA EM O LEGADO DAS ESTRELAS:

    Na nova versão da origem do Superman lançada em 2003, O Legado das Estrelas, a aparência dos Kents foi modificada, para parecerem às versões mais jovens do ator John Schneider e da atriz Annette O'Toole , que interpretam os Kents na série de televisão Smallville.

rejuvenescidos

   Nessa nova versão, Martha é mais sarcástica e ativa, conversando com Clark através de um e-mail criptografado enquanto ele viaja pelo mundo.

MARTHA EM ORIGEM SECRETA:

     A origem de O Legado das Estrelas não foi aceita pelos fãs, sendo desconsiderada rapidamente, porém no ano de 2009, quando Geoff Johns e Gary Frank ,assumiram o titulo do Superman, criaram uma nova origem, juntando os melhores elementos da trajetória do Homem de Aço dentro e fora dos quadrinhos.

 a nova versão de jonathan e martha

     Nessa nova versão, Martha Kent está mais velha que na origem anterior, porém mais nova que em o Homem de Aço. Mais uma vez ela é a responsável por criar o traje do herói ainda na adolescência, o detalhe é que nessa versão o jovem Clark odiou a roupa criada pela mãe.

eu não vou sair com essa roupa mãe!

MARTHA KENT EM OUTRAS MÍDIAS:

   Martha Kent sempre esteve presente nas diversas versões do Superman fora dos quadrinhos, com mais ou menos destaque.
     Em Superman o Filme, Martha já é uma mulher de idade quando encontra o pequeno Kal-El dentro na nave Kryptoniana.

martha, jonathan e o pequeno clark no famoso filme

    Em uma cena emblemática, o pequeno Clark saindo da nave, abre os braços ao ver seus pais, curiosamente nessa versão, o sobrenome da mãe do herói é Clark.

conhecendo os pais

    Na série de 1993,  Lois e Clark- As Novas Aventuras do Superman, os pais do herói são muito parecidos com sua versão pós-Crise, até mesmo fisicamente. 

parecidos com a versão dos quadrinhos

    Em uma cena extremamente engraçada do episódio piloto, Martha costura vários uniformes que são rejeitados por Clark, essas roupas são semelhantes aos uniformes do Capitão América e do Demolidor.

ô mãe não deu certo!!

     Após várias tentativa, Martha finalmente costura o uniforme perfeito para o seu filho, faltando apenas o famoso brasão do herói.

finalmente acertou

 Na série Smallville de 2001, Martha é bem mais nova, na casa dos 40 anos, ela possui um papel bem ativo na série ao lado de Jonathan.

uma martha bem mais nova

    Martha sai da série na sexta temporada, após a morte de Jonathan e quando se torna senadora, retornando apenas na nona temporada em alguns episódios.

senadora kent

    Na nova versão cinematográfica, Martha Kent também é retratada como uma mulher mais nova, na casa dos 50 anos, que serve de apoio para o filho, aparecendo em O Homem de Aço, Batman vs Superman: A Origem da Justiça e em Liga da Justiça.

 a mais nova encarnação de martha kent

    Essa nova Martha Kent é responsável pelo momento mais polêmico envolvendo o Superman e o Batman no cinema.

EXPLICANDO O SALVE MARTHA:

      O que era para ter sido um dos momentos mais dramáticos de Batman VS Superman, se tornou uma cena idiota devido a falta de explicação e acabou virando até meme.

até a turma da mônica sacaneou a cena

     Usando seu conhecimento da identidade secreta do Superman, Lex Luthor sequestra Martha Kent e a mantém em um lugar que nem mesmo ele sabe, para forçar o Homem de Aço a lutar contra o Cavaleiro das Trevas. 

a porrada vai estancar

     Após uma luta violenta, Batman encurrala o Superman e ameaça matá-lo com uma lança de kryptonita, quando o Último Filho de Krypton profere a frase: "Eles vão mata-lá, salve Martha".

salve martha

    O Homem-Morcego para espantado, perguntando porque ele havia dito aquele nome, quando Lois Lane aparece dizendo que era o nome da mãe dele.

lois salva a pátria

    Bruce atordoado diz que sua mãe também se chamava Martha (Martha Wayne) e decide encerrar o que estava fazendo para ir salvar Martha Kent.

foi mal ai parceiro

    Após uma batalha feroz contra os sequestradores, Batman finalmente consegue resgatar Martha Kent.

salvando martha

     Muita gente achou forçada essa solução, além da mudança repentina do Batman que até então odiava o Superman, da primeira vez que eu assisti eu também achei, porém ao assistir a versão estendida pude compreender melhor esse momento. No começo do filme, quando os pais do Batman são assassinados, a última coisa que seu pai fala é justamente o nome da esposa: Martha! e essa é a última lembrança que Bruce tem da mãe.

a morte de martha wayne

    Quando Batman descobre que o Homem de Aço também tem uma mãe e que ela tinha o mesmo nome de sua falecida matriarca, ele percebe que estava quase cruzando uma linha que havia jurado não cruzar, quase tomando o lugar do assassino de seus pais.

o momento do estalo

    Quando Batman decide resgatar a Martha, mãe do Superman, de alguma forma ele está se redimindo de seu próprio senso de fraqueza por não ter conseguido salvar a sua própria mãe e recuperando sua humanidade perdida.
     Bem é isso ai pessoal, espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre uma das mães mais importantes dos quadrinhos, responsável pelos valores morais do maior herói de todos os tempos. É claro que existem outras mães de heróis importantes, mas achei que deveria focar na mãe do Superman, em breve irei postar mais uma parte do especial dos 80 anos do herói. Até a próxima.


4 comentários: