sexta-feira, 13 de abril de 2018

Os 80 anos do Superman parte 5: O Superman de Dan Jurgens


    Olá todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a 5ª parte do especial dos 80 anos do Superman. Na postagem de hoje irei falar de uma das fases mais emblemáticas do herói, que se estendeu por toda a década de 1990, quando o escritor e desenhista Dan Jurgens assumiu o comando dos títulos do Superman.

a história símbolo dessa fase

    Dan Jurgens levou novamente o Homem de Aço ao topo das revistas mais vendidas, mesmo com muitas polêmicas e jogo de marketing, essa fase é lembrada com carinho por mim, portanto se acomodem e vamos lembrar os alto e baixo dessa época.

O ARTISTA:


    Dan Jurgens, é um dos maiores responsáveis pelo sucesso do Homem de Aço durante a década de 1990. Ele é o criador do herói futurista Gladiador Dourado, um dos membros mais queridos da Liga da Justiça da década de 1980.

o gladiador dourado

     Jurgens assumiu o título Superman no ano de 1991, ainda na fase de Jerry Ordway e Roger Stern. Os três juntos de Breet Breeding, Karl Kesel, Louise Simonson e Jon Bogdanove formavam a equipe artística de todos os títulos do Homem de Aço no período e em pouco tempo Jurgens seria o cabeça do grupo.

DANDO AINDA MAIS DESTAQUE PARA OS COADJUVANTES:

     Uma das coisas que sempre gostei da era Jurgens, foi o fato de que o universo de coadjuvantes do Superman era enorme, isso começou na fase do Byrne, se estendeu na era Ordway/Stern e atingiu seu ápice durante a passagem de Dan Jurgens.
    Existiam centenas de coadjuvantes e não apenas Lois, Jimmy e Perry; Tinham os funcionários do Planeta Diário, o pessoal do Beco do Suicídio, os policiais da Unidade de Crimes Especiais, a galera dos laboratórios S.T.A.RS, os agentes do Cadmus até os funcionários da Lexcorp tinham importância.

uma cidade viva

     Metrópolis perecia uma cidade real, com personagens reais e complexos.

VOLTA DO ERRADICADOR:

     O primeiro grande arco da era Jurgens foi espetacular, o Erradicador, o artefato kriptoniano, assume uma forma humana e decide transformar a Terra no planeta natal do Superman.

a volta do erradicador

      O Homem de Aço precisa deter o ser descontrolado, para isso parte para o combate em uma luta que chega até o Sol.

 A TRAMA DE LEX LUTHOR II :

     Durante a fase de Jerry Ordway e Roger Stern, Lex Luthor havia descoberto que estava com um câncer terminal devido a exposição ao anel de kriptonita, o vilão decidiu cometer suicídio jogando um caça experimental que ele pilotava contra uma montanha, isso era parte de um plano  megalomaníaco.
    Na verdade, o vilão foi para um laboratório secreto na Austrália, onde seu cérebro foi transplantado para um clone mais novo e saudável. 

o novo corpo de lex luthor

    Com o novo corpo mais jovem, possuindo inclusive uma longa barba e cabeleira ruiva, Lex Luthor retornou para Metrópolis, fingindo ser seu próprio filho ilegítimo.

o melhor visual de luthor

      Rapidamente Lex Luthor II ganhou a confiança de todos em Metrópolis, inclusive do Superman e de vários outros heróis.

apoiado por outros heróis

    Fingindo tentar reparar o mal que seu "pai" havia feito no passado, nos bastidores Luthor planejava a destruição do Homem de Aço.

PANICO NOS CÉUS E A VOLTA DE BRAINIAC:

    Foi a primeira grande saga da era Dan Jurgens, na trama Brainiac assume o comando do Mundo Bélico de Mongul e decide invadir o planeta Terra. O vilão tem ao seu lado a vilã Maxima, Draaga o ex-campeão do Mundo Bélico e a Supergirl Matriz controlada mentalmente.

o exército de brainiac

    Com um gigantesco exército alienígena, o vilão chega aos céus de Metrópolis, fazendo com que o Homem de Aço una um verdadeiro exercito de heróis, além dos Novos Deuses e até do vilão Exterminador para derrotarem Brainiac.

o exército do superman

     A batalha se divide em dois frontes: na Terra Batman e um grupo de heróis lutam contra tropas alienígenas que chegaram ao solo enquanto um outro grupo de heróis invade o Mundo Bélico para deter Brainiac, que agora é um só com o planeta artificial.

a batalha no mundo bélico

    Durante a batalha no Mundo Bélico, Máxima, Draaga e a Supergirl se livram da influência do vilão e se unem ao exercito do Superman, o desfecho é dramático com Máxima apagando a mente de Brainiac, deixando o vilão catatônico.

brainiac catatônico

    Após a derrota do vilão, os heróis são recebidos em Metrópolis com festa patrocinada por Lex Luthor II.

SUPERMAN LÍDER DA LIGA DA JUSTIÇA: 

    No ano de 1992, Dan Jurgens também assumiu o título da Liga da Justiça, com um objetivo ainda maior. Após a vitória contra a invasão alienígena, a Liga da Justiça foi reativada, agora liderada pelo Homem de Aço, essa nova formação contou com: Besouro Azul, Gladiador Dourado, Fogo,  Gelo, Guy Gardner, Máxima e Bloodwynd.

liderando a liga da justiça

     Essa fase marca a passagem da Liga comédia para aventuras mais sérias, nessa fase o Homem de Aço tenta dar mais seriedade a equipe, diminuindo a influência de Maxwell Lord, além disso os desentendimentos do Superman com Guy Gardner eram constantes. Guy chegou a perder o anel e o posto de Lanterna Verde da Terra, porém ele se apossou do anel amarelo de Sinestro.

os desentendimentos com guy gardner

      Essa fase da equipe é pouco apreciada pelos leitores, pois muitos dizem que essa formação foi feita apenas para morte do Superman, eu discordo, foi uma fase muito boa, que mesclava um pouco das piadas da Liga dos anos 1980 e um tom mais sério como o da Liga satélite dos anos 1970. Entre os vilões enfrentados nessa fase temos: a Gangue Royal Flush, o Senhor das Armas e o Destruidor Cósmico.

 MORTE E O RETORNO DO SUPERMAN:

    Esse talvez seja o arco pelo qual Dan Jurgens é mais conhecido, tudo começou no ano de 1992, quando estava para ser produzido uma nova série chamada Lois e Clark- As aventuras do Superman, o objetivo era que o casamento do herói ocorresse simultaneamente nos quadrinhos e na série.

 a nova série que atrasou o casamento

     Porém, o casamento do Homem de Aço era para ser o grande evento do ano com o personagem, como solucionar o problema? Durante uma reunião, o editor Mike Carlin sugeriu brincando: Porque a gente não mata ele? E a ideia foi aceita!. Esse foi um dos maiores golpes de marketing das histórias em quadrinhos, pois muitos heróis já haviam morrido anteriormente, porém estamos falando do Superman, o maior herói de todos, sua morte foi um evento que mexeu não só com o meio nerd mas também com quem não acompanhava os quadrinhos, lembro que a história foi até anunciada no Jornal Nacional e no Fantástico.
     O que se seguiu foi uma saga épica, onde o Homem de Aço enfrentava uma gigantesca criatura vinda das profundezas da Terra chamada Apocalypse.

vindo do inferno

     A criatura causa uma devastação por onde passa e derrota facilmente a Liga da Justiça, é preciso a intervenção do Superman para evitar um massacre.

passando por cima

      A batalha entre o Superman e a criatura, cruzou toda a Costa Leste dos Estados Unidos e terminou em Metrópolis, com o herói derrotando o monstro e morrendo nos braços de sua amada Lois Lane em uma cena impactante.

a cena épica

      Essa história causou um grande impacto na industria de quadrinhos, fazendo as vendas das revistas do Superman irem para a estratosfera. Após a morte do herói, as revistas do personagem ficaram três meses sem serem lançadas, criando uma grande expectativa nos fãs, depois desse período começou um novo arco chamado: Funeral para um amigo, onde vemos o funeral do Homem de Aço e o impacto de sua morte em vários personagens.

o funeral do superman

    Após o sepultamento, o corpo do herói é sequestrado pelo projeto Cadmus que queria clonar ele, cabe a Lois Lane, o Guardião e a Supergirl resgatarem o corpo do Homem de Aço.

o resgate do corpo

    Depois disso, começa o último arco da saga: O retorno do Superman, onde surgem quatro "Supermens": Super-Ciborgue, Erradicador, Aço e Superboy ; cada um deles afirmando ser o original.

os substitutos 

    Durante a saga, o Super-Ciborgue se revela um traidor, destrói a cidade de Coast City e o verdadeiro Superman reaparece com um visual mais agressivo (de roupa preta e cabeludo), é revelado que ele não morreu, apenas entrou em uma espécie de coma profundo.

o famosos uniforme negro

   Após uma grande batalha que contou com a ajuda do Superboy, do Aço, da Supergirl e até do Lanterna Verde, o verdadeiro Homem de Aço derrota o traidor.

a derrota do traidor

    Ao final da saga, os títulos do Superman estavam liderando as listas de revistas mais vendidas dos Estados Unidos.

A REVANCHE CONTRA APOCALYPSE:

    Assim como o Superman voltou da morte, era obvio que seu assassino também retornaria, nessa nova batalha o Homem de Aço se une ao herói Tempus e ao vilão Darkseid para deterem a criatura que agora é controlada pelo Super-Cibogue.

a revanche contra apocalypse

     Durante a saga, o herói descobre que Apocalypse foi gerado em Krypton, como uma arma de guerra indestrutível.
criado em krypton

    Superman só consegue derrotar o vilão jogando-o numa região nos confins do tempo, onde não havia vida.

 A BATALHA FINAL CONTRA LUTHOR E A DESTRUIÇÃO DE METRÓPOLIS:

     Jurgens também criou uma saga que muitos fãs consideram como a batalha definitiva contra seu arqui-inimigo, Luthor usou sua nova identidade para continuar a atormentar o Superman secretamente, como parte de um de seus planos, ele chegou até mesmo a seduzir a Supergirl. 
   Mas o período saudável não durou muito, e seu novo corpo começou a sofrer com uma doença que afetou todos os clones produzidos pela LexCorp, inclusive o segundo Bizarro, a doença começou a deteriorar Luthor, que experimentou um período de envelhecimento precoce.

o envelhecimento de luthor

    Ele também tornou-se mais descuidado, numa época que Lois Lane descobriu provas de que Lex Luthor havia assassinado uma funcionária da LexCorp e incriminado outra pessoa.

a investigação de lois

     A investigação levou Lois a descobrir a verdade sobre a morte forjada de Lex e sobre sua nova identidade. Luthor passou então a persegui-la, a repórter resistiu com a ajuda do Superman e desmascarou publicamente o vilão, ele então ativou um plano para destruir toda a cidade de Metrópolis. 

a destruição do planeta diário

     O plano quase deu certo, provocando milhares de mortes que só não foram maiores graças a intervenção do Superman, da Supergirl, de Aço e do Superboy.

a destruição de metrópolis

     Luthor não foi levado a julgamento, pois suas assistentes recuperaram seu corpo e levaram para um lugar desconhecido.

VOLTAR A MORRER:

     A policia de Metrópolis descobre um corpo com o uniforme do Superman embaixo da estátua erguida no memorial da época que o herói havia sido dado como morto.

um novo corpo

       Começa então uma série de duvidas se o herói era um impostor ou o corpo encontrado na cripta   era do verdadeiro Homem de Aço? 

a volta de brainiac

     Após muita investigação, Superman descobre que tudo não passava de um plano de Brainiac.

 MORTE DE CLARK KENT:

    Uma das sagas mais esdrúxulas dessa fase de Jurgens, tudo começa quando Kenny Braverman, um amigo de infância de Clark descobre a identidade dele.

a descoberta da identidade

     Kenny está infectado pela radiação de kriptonita do foguete que trouxe Clark para a Terra e o culpa por sua condição, ele adota a identidade do vilão Conduíte e passa a perseguir o herói e seus familiares.

o novo vilão

  Para dentar salvar sua família, Clark decide forjar a morte da sua identidade secreta para poder combater o vilão.


a batalha contra o amigo de infância
    
     O herói chega a pensar em desistir da identidade de Clark Kent, porém Lois o convence que seria impossível ser o Superman 24 horas por dia.

O JULGAMENTO DO SUPERMAN:

      Aqui a fase de Jurgens começa a dar sinais de cansaço, na trama o Homem de Aço é capturado por caçadores de recompensas e levado para o espaço, para ser julgado, a acusação? a destruição de Krypton.

preso e julgado

    Durante a saga o herói descobre que o Super-Ciborgue está envolvido, por causa dessa história pela primeira vez o Superman não participou de uma mega-saga da DC Comics, no caso: A Vingança do Submundo.

 VOLTA DE LEX LUTHOR:

     Luthor continuou preso em seu corpo envelhecido, até fazer um pacto com o demônio Neron na saga A Vingança do Submundo.

o demônio musculoso 

    O demônio restaurou o corpo de Luthor, tornando mais jovem e musculoso em troca de sua alma. 

um luthor bombado

    Quando voltou a Metrópolis, já reconstruída, Luthor foi preso, mas foi absolvido de todas as acusações alegando que foi sequestrado e substituído por um clone, que seria o verdadeiro culpado pela destruição da cidade.

 NOITE FINAL:

    Foi uma saga curiosa, onde um ser chamado Devorador de Sois encobre o nosso astro, levando o planeta Terra a uma escuridão perpétua.

o devorador de sois

    O herói mais afetado foi o Superman, que começou a perder seus poderes, uma vez que ele funciona como uma espécie de "bateria solar".

os heróis encaram a noite perpétua

    Após várias tentativas a criatura é derrotada pelo ex-Lanterna Verde, Hal Jordan, que havia se tornado o vilão Parallax, que dá a própria vida para deter a criatura.

a redenção de Hal Jordan

    Essa morte de Jordan foi uma maneira que a DC encontrou para torná-lo novamente um herói, pois os fãs não gostaram do Lanterna Verde mais famoso virar um vilão após a destruição de Coast City, durante o Retorno do Superman.

O CASAMENTO DO SUPERMAN:

      Foi o grande evento de 1996, e aconteceu tanto nas histórias em quadrinhos, quanto na série de televisão, afinal Lois e Clark se relacionam desde a criação do herói em 1938.

casamento na televisão

    Foi uma edição especial produzida por dezenas de artistas que trabalharam com o Homem de Aço, a história mostra várias situações comuns como a escolha da roupa dos noivos, as despedidas de solteiro e como o Superman reage a perda de seus poderes.

a escolha do vestido

    Na cena final, Dan Jurgens presta uma homenagem: Jerry Siegel, o criador do herói é o sacerdote que abençoa a união do casal.

o grande momento

      Na cena final, vários autores e desenhistas que trabalharam com o personagem ao longo dos anos são retratados na igreja.

O SUPERMAN ELÉTRICO:

     Foi a pior coisa que aconteceu durante a passagem de Dan Jurgens pelo herói, na verdade foi a pior coisa que aconteceu com ele em 80 anos!.
    Depois de perder seus poderes durante a saga: A Noite Final, o corpo do Superman passa a sofrer um colapso após o "re-acendimento" do Sol e se torna pura energia elétrica.

como diria o capitão Fábio de tropa de elite: esquece essa m....

 Capaz de produzir raios, controlar sinais elétricos e se mover através de campos de energia, o herói precisa usar um traje de contenção azul para não se dissipar.

o horror

     Como coisa ruim não vem só, o herói foi dividido em dois: um Superman Azul calmo e tranquilo e um outro Superman Vermelho e mais agressivo.

nada é tão ruim que não possa piorar

      A queda nas vendas foi evidente e para conter a fúria dos fãs foi feita uma saga para acabar com essa confusão.

OS GIGANTES DO MILÊNIO :

     Foi a saga que encerrou a medonha era do Superman Elétrico, e por incrível que pareça é até divertida. Os Gigantes do Milênio são criaturas gigantescas que despertaram após milhares de anos durante um fenômeno conhecido como "Ciclo das Eras", do Egito, veio Sekhmet; da Inglaterra, Herne e da Península de Yucatan veio Cabraca.

os gigantes do milênio

    Ironicamente, estes seres foram despertados no mesmo momento em que o Superman se dividiu em dois seres elétricos, ambos repletos da mesma força eletromagnética que reflete as linhas da Terra.
   Ligados através de magia, os Gigantes do Milênio passaram a seguir tais linhas, causando catástrofes naturais por onde passam.

a destruição causada pelos gigantes

    Na tentativa de impedir as atitudes dos seres místicos, os dois Superman aliam-se a vários heróis como: Aço, Supergirl, Superboy, Aquaman, os Desafiadores do Desconhecido, a Liga da Justiça e os Novos Titãs.

os heróis surgem pra ajudar no combate

 Quando tudo parecia perdido, os heróis finalmente perceberam que tudo fazia parte natural de um ciclo terrestre. Assim, Superman expandiu toda sua energia eletromagnética para "limpar" as linhas magnéticas da Terra, levando ao fim da destruição causada pelos gigantes, porém os dois Homens de Aço desaparecem no processo.

SUPERMAN ETERNAMENTE:

    Após a péssima saga do Superman Elétrico, nada melhor que comemorar os 60 anos do personagem voltando ao básico.

de volta ao básico

  Na trama, o Superman reaparece em Smallville, sem seus poderes energéticos e com seus poderes originais.

a volta do original

     Na história que se segue, o herói precisa endireitar sua vida e resgatar a filha de Lex Lutor que foi sequestrada pelo Bizarro 3.

O SUPERMAN DAS QUATRO ERAS:

    Ainda comemorando os 60 anos do Superman, o herói misteriosamente passa a viver em quatro eras históricas diferentes:

A ERA DE OURO:

o superman da década de 1930

        Na década de 1930, o Homem de Aço atua no período da Segunda Guerra Mundial, enfrentando os nazistas e com as mesmas características de seus primeiros anos nos quadrinhos produzidos por Jerry Siegel.

A ERA DE PRATA:

um período inocente

    Na década de 1950, o Homem de Aço vive em um período mais inocente, enfrentando inimigos como invasores alienígenas e outras bizarrices , as histórias lembram o estilo de Curt Swan.

A ERA SINTÉTICA:

o superman da era disco

     Na década de 1970, Clark Kent não trabalha para o Planeta Diário, mas como âncora de telejornal para uma poderosa rede de televisão. Muitas cores e uma Lois Lane extremamente feminista marcam esse período que lembra a época de Neal Adams.

A ERA FUTURA:

os heróis do futuro

       No ano de 2900, um descendente do Homem de Aço combate as ameaças de seu tempo ao lado dos descendentes de diversos heróis.

     Na verdade tudo não passava de um plano de um novo vilão: Dominnus, capaz de manipular o tempo e o espaço.

o verdadeiro vilão

      Foi uma saga muito divertida que apresentou aos fãs a evolução do Superman ao longo de seus 60 anos.

O REI DO MUNDO:

      Foi o último arco da era Jurgens, atormentado por “sonhos premonitórios” que mostram o fim do mundo em um holocausto nuclear, Superman começa uma cruzada para eliminar todas as armas nucleares da Terra, para “salvar a humanidade dela mesma”.

pesadelo nuclear

       Isolado em sua Fortaleza da Solidão, o herói se autoproclama o rei do mundo, hackeia todos os satélites para monitorar a Terra 24 horas, cria um exército de robôs e num ato extremo, destrói todo o arsenal nuclear do planeta jogando-o no Sol.

o rei do mundo

    Essa atitude faz com que a liga da Justiça entre em rota de colisão com o herói, para fazer ele recobrar o juízo.

 a liga encara o superman

     Durante a saga, Superman descobre que Dominnus estava manipulando a sua mente e que era o responsável pelo falso sonho premonitório. Após derrotar o vilão, o Homem de Aço agora precisa fazer a humanidade recuperar a confiança nele.
    O que começou como uma fase espetacular, acabou com histórias bem fracas. Depois desse arco, Jeph Loeb assumiu como principal roteirista do herói, dando novos rumos ao personagem, que culminaram na saga Mundos em Guerra.

      Bem é isso aí pessoal, espero que tenham gostado de conhecer essa longa fase do Homem de Aço que trouxe coisas muito bacanas e também muita coisa ruim, mas que deixaram o herói no topo das revistas mais vendidas na época. Hoje em dia, Dan Jurgens ainda continua realizando trabalhos com o personagem, mas sem o mesmo impacto que no passado.
      Com isso termino as postagens referentes ao Superman desde a sua reformulação Pós-Crise em meados da década de 1980, até o começo dos anos 2000.
     Em breve continuarei com as postagens especiais em homenagem aos 80 anos do Homem de Aço, até a próxima.



Um comentário:

  1. Adorei, deu um geralzao, para mim que nunca consegui ler consegui entender bastante do que se passou nas revestidas antigas, valeu!

    ResponderExcluir