sábado, 9 de dezembro de 2017

Nuclear: da fama ao esquecimento.

    Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma postagem.Hoje irei falar de um dos meus super-heróis favoritos, que fez muito sucesso entre o final da década de 70 e meados dos anos 80 e que hoje é pouco lembrado pelos fãs, estou falando dele o poderoso Nuclear.

sim, eu sou fã do nuclear

A CRIAÇÃO DO HERÓI:

   O Nuclear foi um herói criado pelo desenhista Al Milgron e pelo roteirista Gerry Conway no ano de 1978 no título: Firestorm the Nuclear Man.

a estreia do nuclear

    A revista contava a história do estudante do Ensino Médio Ronald Raymond, um dia ele estava assistindo a um experimento científico do professor Martin Stein, quando um acidente nuclear fundiu o corpo dos dois em um terceiro ser que foi batizado de Nuclear,um poderosos ser capaz de voar, possuir super força além de alterar a estrutura molecular de qualquer objeto sendo um dos heróis mais poderosos da DC Comics.

a origem do herói

    Os poderes do herói logo chamaram a atenção do Superman que acabou conhecendo o novato e formando uma grande amizade se encontrando algumas vezes para combaterem o crime.

o superman ajudou na popularidade do nuclear

   Em pouco tempo Nuclear foi convidado a entrar para a Liga da Justiça provando ser um valoroso membro da equipe.

como diz o ditado: quem tem padrinho não morre pagão

O AUGE DO SUCESSO:

      Graças a histórias com muita aventura e um clima juvenil que lembrava em alguns momentos o Homem-Aranha. O Nuclear se tornou um dos principais heróis da DC no começo da década de 1980, onde protegia a cidade de Pittsburgh ao lado da heroína Águia Flamajante.

uma dupla carismática

     A maior inimiga do herói era a vilã Nevasca, por diversas vezes ela fez com que o herói se voltasse contra seus amigos para proteger Pittsburgh.

Nevasca já obrigou nuclear a se aliar a ela

     A fama de Nuclear era tão grande que ele foi o principal herói das duas últimas temporadas do desenho animado dos Superamigos junto com o Cyborg. Curiosamente, no Brasil o herói foi chamado de Tempestade na dublagem do desenho.


 
a participação nos superamigos

    O Nuclear foi um dos principais heróis de grandes sagas da editora na primeira metade dos anos 80 como: Crise nas Infinitas Terras,  Lendas, Milênio e Invasão.

O SEGUNDO NUCLEAR  E  O COMEÇO DA QUEDA DA POPULARIDADE:

      No ano de 1986, Gerry Conway resolveu deixar o título do herói no número 58, e John Ostrander assumiu o título mudando radicalmente o personagem. 

a virada do herói

     Já no primeiro arco descobrimos que o professor Stein está com um câncer terminal devido a radioatividade dos poderes do herói.amargurado Ronnie decide ajudar o amigo acabando com todo arsenal nuclear do mundo além de todo e qualquer material radioativo. Isso fez com que o Nuclear entrasse em rota de colisão tanto com o governo dos Estados Unidos quanto com o da antiga União Soviética, por causa disso o heróis lutou contra a Liga da Justiça,o Esquadrão Suicida e com os Sovietes Supremos.

contra a liga da justiça e o esquadrão suicidada

     Durante a luta contra o herói soviético Mikhail Arkadin, o Nuclear foi pego por uma explosão de uma bomba atômica, o professor Stein desapareceu e Ronie a Mikhail formam a segunda versão do Nuclear, muito mais magro, sério e calado.

o novo nuclear

    A revista do herói mudou de tom, saiu as aventuras adolescentes e entraram histórias de espionagem e tom político, em pouco tempo o título do herói foi perdendo a popularidade.

   O ELEMENTAL DO FOGO E O QUASE ESQUECIMENTO:

     No ano de 1980 John Ostrander promoveu uma mudança radical na vida do personagem,uma gigantesca saga o Nuclear descobriu que era na verdade um herói divino, um elemental do fogo, assim como o Monstro do Pântano era o elemental das plantas e o Tornado Vermelho o elemental dos ventos. O herói acaba se encontrando com o orixá  Xangô e os outros deuses africanos, ele os ajuda a enfrentarem Obatala o Deus do Pano Branco.

xangô e nuclear

   Durante a batalha o herói assumiu um novo visual, se libertou da psique de Ronald Raymond e Mikahil Arkadin e se declarou o guardião divino da Terra.

o novo visual do elemental do fogo

   Apesar de interessante essa fase foi um fracasso de vendas ninguém mais se importava com o herói, tanto que a exceção de Conspiração Janus ele não participou de nenhuma grande saga da editora, com isso o título do herói foi cancelado na edição 100.

AS POUCAS APARIÇÕES NOS ANOS 90:

   Sem a popularidade de outrora o Nuclear foi quase esquecido pela editora, o herói reapareceu na revista Justiça Extrema, um dos títulos da Liga da Justiça em 1995. 

uma volta pouco inspirada

     Na saga o elemental do fogo volta a Terra e funde-se novamente a Ronald, que também  estava com um câncer terminal, pela primeira vez o jovem podia se tornar o Nuclear sem precisar se fundir com outra pessoa, passando a fazer parte da equipe do Capitão Átomo e posteriormente se tornou membro reserva da Liga da Justiça.

membro reserva da liga da justiça

 A MORTE  DO PRIMEIRO NUCLEAR E A NOVA VERSÃO DO HERÓI:

    Durante a saga Crise de Identidade, Raymond foi atravessado por uma espada mágica de um vilão e acabou explodindo devido ao vazamento nuclear de seu corpo.

 a explosão do primeiro nuclear

     A energia resultante se fundiu a um jovem chamado Jason Rusch, que se tornava o novo Nuclear ao se fundir com qualquer pessoa.

o novo nuclear na liga

   Esse novo Nuclear passou a fazer parte da Liga da Justiça na fase de Brad Meltzer.

O NUCLEAR DOS NOVOS 52:

      Após os eventos da saga Flashpoint, o Nuclear teve sua história completamente alterada. Ronald Raymond é capitão do time do futebol. Após um ataque terrorista no seu colégio, o colega de Ronnie, Jason Rusch utiliza uma “partícula de Deus” dada a ele pelo professor Stein.
      A “partícula de Deus” transforma Jason e Ronnie em dois Nucleares diferentes que unidos formam um terceiro Nuclear conhecido como Fúria.

o complicado nuclear dos novos 52

     Esse conceito complicado foi logo abandonado e o herói se aproximou de suas características originais, na edição 18 de Liga da Justiça o herói entrou para a equipe e de cara enfrentou Despero.

enfrentando despero

O NUCLEAR EM LEGENDS OF TOMORROW:

     O Nuclear passou a fazer  parte do universo das séries de TV da DC a partir da primeira temporada da série do Flash, primeiro como a união entre o professor Martin Stein e o jogador de futebol americano Ronald Raymond, o jovem acaba se sacrificando no final da primeira temporada. 

o primeiro nuclear no seriado do flash

   Na segunda temporada de Flash, o professor Stein passa a se unir com Jeffrey Jackson com um novo visual. 

o segundo nuclear

    O herói fez um relativo sucesso e se tornou um dos personagens regulares da série Legends of Tomorrow.

      Bem é isso ai pessoal, espero que tenham gostado de matar a saudade ou conhecer um pouco desse herói que fez muito sucesso, caiu no esquecimento e agora volta a ter importância para a nova geração de fãs.Em breve falarei de outros heróis pouco lembrados, se quiserem dar sugestões, elas serão bem vindas, até a próxima postagem.

5 comentários:

  1. Muito bom. Eu li os clássicos, e na época era um dos meus personagens favoritos. Faltou mencionar que o Parasita se tornou vilão do Superman, e infelizmente por isso, acabou se tornando mais relevante do que o Nuclear

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Parasita era vilão do Superman no pré-Crise. O que fizeram foi retomar o status do vilão que depois sofreu reboot com a Origem Secreta de Geoff Johns e voltou a ser inimigo do kryptoniano de cara.

      Excluir
    2. O Parasita era vilão do Superman no pré-Crise. O que fizeram foi retomar o status do vilão que depois sofreu reboot com a Origem Secreta de Geoff Johns e voltou a ser inimigo do kryptoniano de cara.

      Excluir
  2. Jax e o professor Martin Stein já iniciaram Legends of Tomorrow na matriz do Nuclear. A versão anterior com Ronnie Raymond e Stein apareceu na série do Flash.

    ResponderExcluir
  3. Jax e o professor Martin Stein já iniciaram Legends of Tomorrow na matriz do Nuclear. A versão anterior com Ronnie Raymond e Stein apareceu na série do Flash.

    ResponderExcluir