quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Os telefilmes toscos da Marvel

     Olá a todos que acompanham blog, sejam bem vindos a mais uma postagem.Antes de começar gostaria de pedir desculpas os leitores, andei meio sumido e a quantidade de postagens diminuíram, na verdade estou em final de bimestre, muitas provas para corrigir, médias para fechar, por isso tenho tido pouco tempo para escrever no Canil, mas não se preocupem que não vou abandonar o blog, então chega de papo e vamos ao que interessa.
    A postagem de hoje é dedicada aos leitores mais novos que acham que a Marvel começou a fazer filmes a partir de 2008 com o Homem de Ferro. Mas também dedico a galera com mais de 30 anos de idade, que assistia aos filmes de super-heróis na Sessão da Tarde ou na Sessão da Dez, em uma época muito distante, onde não existiam super produções, astros famosos e tão pouco fidelidade aos quadrinhos, mas existia uma coisa importante: felicidade!afinal qual fã não gostaria de ver seu herói favorito em um filme?
   Então entra na máquina do tempo,ajeite-se na poltrona e volte para um passado remoto onde o máximo que a casa de idéias conseguia era produzir telefilmes sofríveis.

os piores filmes de super-heróis

O HOMEM-ARANHA (1977) :


SINOPSE:

    Peter Parker é um jovem fotógrafo freelancer que trabalha para o Clarim Diário.Durante uma experiência nos laboratórios da universidade em que estuda, ele é mordido por uma aranha radioativa e descobre que ganhou super poderes, como: super-força, agilidade e a capacidade de escalar paredes e tetos. 
  Quando um misterioso Guru coloca as pessoas sob o controle mental para roubar bancos e ameaça a população de Nova York a cometer suicídio a seu comando, a menos que a cidade lhe pague 50 milhões de dólares, Peter se torna o herói fantasiado Homem-Aranha para parar o diabólico esquema. 

OPINIÃO:

    O episódio piloto da série televisiva do Homem-Aranha foi exibido no cinema de diversos países, inclusive no Brasil. Se na telinha já era perceptível as falhas e efeitos toscos, imagine na tela grande. A fidelidade ao material é quase inexistente, Peter já é um cara de 20 e poucos anos que decide virar o Homem-Aranha pra descolar uma grana do jornal onde trabalha tirando fotos de si, nada de morte do Tio Ben e "grande poderes trazem grandes responsabilidades".

velho-aranha

  Esqueça a habilidade graciosa do herói, aqui ele dá uns pulinhos mequetrefes e parece uma barata tonta quando escala as paredes, a teia é uma cordinha vagabunda que sai de um gigantesco carregador que fica em uma das mãos, além disso nada de piadinhas, quando veste a máscara o Aranha fica totalmente mudo.

o "belo" uniforme

    Mesmo com todos esses defeitos a série tem lugar garantido no coração dos fãs mais velhos que assistiram na Globo ou na Manchete.

DOUTOR ESTRANHO (1978) :


SINOPSE:

   O Psiquiatra Stephen Strange, se torna o novo mago supremo protetor da Terra e precisa deter a bruxa Morgana Le Fay que pretende dominar o planeta através do reino dos demônios.

OPINIÃO:

   Outro filme feito para a televisão, com efeitos toscos, história monótona,e extremamente lenta, além disso o Dr.Estranho foi interpretado pelo péssimo Peter Hooten.

eu vim barganhar um pavê

    Olhe a foto acima e diga se o cara parece aquele típico tio da piada do pavê nas festas de família.

O HOMEM-ARANHA VOLTA ATACAR (1978) :


SINOPSE:

   Na Universidade de Nova York, um dos professores de Peter Parker acidentalmente deu a três alunos todos os materiais que eles precisam para criar uma bomba atômica. Os alunos utilizam o plutônio para tentar construir uma bomba para ilustrar os perigos da energia nuclear. Enquanto o Aranha tenta deter os jovens que estão na mira do Sr  White, um perigoso mafioso, Peter tem que lidar com uma atraente jornalista chamada Gale Hoffman, que está determinada a ter uma entrevista com o Homem-Aranha.

OPINIÃO:

     Aqui temos um curiosos caso, na verdade esse "filme" nada mais é do que a junção de um episódio duplo da série para a televisão, assim como aconteceu anteriormente foi exibido nos cinemas de diversos países, incluindo mais uma vez o Brasil. 

a dona aranha desceu pela parede

    Nem preciso dizer o quanto a trama é besta, com os alunos hippies tentando fazer uma bomba atômica pra provar que ela é perigosa, as cenas de ação mais uma vez são risíveis, com direito a uma cena do aranha pendurado em um helicóptero e que você percebe que é um bonecão. 

O HOMEM-ARANHA O DESAFIO DO DRAGÃO (1979):



SINOPSE:

    O Homem-Aranha precisa proteger o ministro Desenvolvimento Industrial da China, que é amigo de J. Jonah Jameson e está em perigo. O herói luta contra assassinos da máfia chinesa, porém eles sequestram o ministro, fazendo com que o Aranha vá até a China salvar o amigo de seu chefe.

OPINIÃO:

   Novamente a tática de juntar dois episódios da série de televisão e exibi-la em alguns cinemas, esse é o pior dois três "filmes" , com o herói brigando com lutadores de kung fu.

uma aranha chinesa

    O telefilme só vale pela curiosidade de ver o Homem-Aranha na China.

CAPITÃO AMÉRICA (1979) :


SINOPSE:

    Steve Rogers é um desenhista publicitário que gosta de rodar por aí em seu furgão, até que um dia sofre um atentado por parte de um grupo de terroristas que estavam atrás dos segredos de seu falecido pai. À beira da morte, ele é salvo por um amigo de seu pai e recebe uma injeção de um soro supersecreto chamado FLAG e adquire força e agilidade sobre-humanas. O governo então se manifesta e revela o porque do ataque dos terroristas: o pai de Steve era nada mais, nada menos que o Capitão América! 
   Steve dotado de superforça assume o manto de seu pai, adquire um escudo indestrutível e persegue os terroristas que estão contrabandeando armas nucleares. O furgão de Steve é reformado pelo governo americano que o mune de uma parede retrátil onde era guardada uma supermoto que ele usa para combater os vilões.

OPINÃO:

    Esse é um filme feito para a televisão, com pouquíssima fidelidade aos quadrinhos, nem mesmo o visual do herói foi respeitado: um colante azul em que as tiras branco e vermelhas eram iguais a suspensórios e a máscara do herói nada mais era que um capacete de motoqueiro azul com asas gigantescas pintadas nas laterais além do escudo visivelmente de plástico.

sem comentários

    O filmes possui pouquíssimas cenas de ação, sendo a mais lembrada as que o herói saltava com a sua moto de dentro de seu furgão.

CAPITÃO AMÉRICA 2 (1979):


SINOPSE:

   O Capitão América  investiga um vírus que causa envelhecimento precoce e descobre que um terrorista chamado General Miguel pretende despejar o vírus na cidade de Portland se não lhe pagarem uma milionária quantia em dinheiro.

OPINIÃO:

    Continuação do filme anterior, esse novo telefilme é melhor que o primeiro, o uniforme do herói está mais fiel a sua versão dos quadrinhos,apesar de ainda insistirem com o capacete de motoqueiro.

mais fiel aos quadrinhos

   O filme até que tem umas cenas de ação toscas sendo a mais lembrada a que o herói lança sua moto sobre o muro de um presídio, em seguida, salta com ela a toda velocidade em pleno ar, transformando-a numa  asa-delta.

a famosa cena

    Acho que foi um dos filmes que eu mais assisti no SBT quando era criança. 

HOWARD O SUPER-HERÓI (1986) :


SINOPSE:

    Howard, é um pato com características humanóides que vive em outro planeta , um dia ele atingido por um raio laser disparado por uma máquina experimental construída em nosso mundo.
   Ele é trazido, através do raio, para a cidade de Cleveland, nos Estados Unidos. Lá, ele conhece uma garota chamada Beverly Switzler vocalista de uma banda de rock, que se torna sua única amiga.
Howard precisa, então, tentar se adaptar à difícil vida e costumes locais. As coisas pioram ainda mais quando descobrem que, juntamente com ele, outro alienígena, chamado Senhor das Trevas , foi trazido pelo raio e tem como objetivo dominar nosso mundo.

OPINIÃO:

    Esse foi o primeiro filme da Marvel feito realmente para o cinema, baseado em um obscuro personagem da editora que fez sucesso entre a comunidade hippie dos anos 70.

irresistível

    Mesmo com a produção de George Lucas o filme é considerado um dos maiores fracassos da todos os tempos, com péssima história e ridículos efeitos especiais, porém com o passar dos anos ganhou o status de cult e foi redescoberto após a participação do personagem no final do filme Guardiões da Galáxia.

 A VOLTA DO INCRÍVEL HULK (1988) :


 SINOPSE:

     Após criar uma máquina capaz de controlar as radiações gama, o Dr. David Banner pretende livrar-se da própria radiação e controlar na fera verde em que se transforma, o Hulk . Porém, a maquina de radiação gama é roubada e a namorada do doutor é sequestrada, fazendo com que ele seja obrigado a contar com o Hulk e com um amigo, Donald Blake, que está em posse de um martelo místico que é capaz de invocar o viking Thor.

OPINIÃO:

    Anos após o fim da série de televisão, a Marvel passou a produzir alguns telefilmes do Hulk para lançar alguns outros heróis aproveitando-se da fama do seriado. O primeiro deles foi o Thor o Deus do trovão, porém uma série de exigências dos produtores da emissora ocasionaram diversas mudanças, segundo um deles não seria possível o personagem ser um Deus, segundo ele os telespectadores não aceitariam uma divindade que não fosse O Deus, com isso o herói se tornou apenas um viking vindo do passado.

o deus do trovão e o golias esmeralda

     Mesmo com essas mudanças e o visual tosco, os fãs adoraram ver pela primeira vez dois heróis da Marvel juntos que chegam a se degladiar e depois se unem.

O JULGAMENTO DO INCRÍVEL HULK (1989) :


SINOPSE:

     Ao tentar impedir um assalto a uma mulher no metrô, David Banner acaba se descontrolando e se transformando no Hulk, após voltar ao normal, ele é preso e indiciado por assalto e pode ir a julgamento.Banner passa a ser defendido pelo advogado cego Matt Murdock que na verdade é o herói Demolidor. 
    A única pessoa capaz de inocentar Banner é a moça que foi assediada no metrô. Infelizmente, a jovem foi sequestrada pelo mafioso Wilson Fisk, pois poderia identificar os bandidos que cometeram o crime, comprometendo seus negócios.

OPINIÃO:

    Após o sucesso do primeiro telefilme, a Marvel decidiu investir em mais uma produção para lançar outro herói, nesse caso o escolhido foi o Demolidor, porém as coisas se complicaram nesse filme, a emissora não queria que o heróis parecesse satânico e proibiram que seu uniforme fosse vermelho e com chifres a solução foi criar um uniforme todo preto com uma tela na frente do rosto, o herói mais parecia um ninja genérico que o personagem dos quadrinhos.

hulk e o audacio...ops  demolidor..

    O vilão Rei do Crime também aparece no filme, mas seu visual em nada lembra os quadrinhos, com uma barba, meio calvo, um rabo de cavalo e um bizarro óculos escuro.

o rei do crime com rabo-de-cavalo

    O tal do julgamento do personagem nem acontece de verdade, o que temos é um sonho de Banner em que ele se transforma no Hulk no meio de um tribunal e mais nada, apesar de bem feita a cena não interfere na história.
  Uma curiosidade da dublagem brasileira é que o herói demolidor foi dublado como o Audacioso.

O JUSTICEIRO  (1989):


SINOPSE:

     Desde que sua mulher e suas filhas foram mortas por criminosos em um atentado, o ex–policial Frank Castle decide se vingar de tudo e todos. Revoltado com as falhas da lei,e sabendo que os criminosos que mataram sua família ainda continuavam soltos, ele resolve iniciar uma guerra solitária contra o crime organizado. 
   Morando nos esgotos, Castle passa a agir como juiz e carrasco dos criminosos locais usando a alcunha de Justiceiro. Após matar mais de 125 criminosos Frank Castle passa a ficar na mira da policia polícia.
    Um dia, seu ex–parceiro o tenente Jake Berkowitz o reencontra, e, juntos, terão que a enfrentar a máfia japonesa que pretende ocupar o lugar vago da última organização criminosa que dominava a cidade.

OPINIÃO:

    Uma boa adaptação do anti-herói conhecido como: o Justiceiro, criado em uma história do Homem-Aranha no final dos anos de 1970, o personagem ganhou fama a partir da década de 1980, logo ele foi adaptado para as telas, o filme é bem violento, com muitos tiroteios e todo o clima típico das produções da época, Dolph Lundgren se sai muito bem como o personagem.Porém o filme tem algumas falhas sendo a maior delas o Justiceiro não ter a famosa caveira no seu uniforme, o principal símbolo do personagem.

nada de caveira na camisa

    Mesmo assim o filme fez sucesso nas videolocadoras e tem uma legião de fãs, que consideram esse o melhor filme do personagem.

A MORTE DO INCRÍVEL HULK (1990):


SINOPSE:

    Durante uma experiência do Dr. David Banner  para parar de se transformar no Hulk, uma espiã sabota o laboratório. Banner acaba se apaixonando pela espiã, chamada Jasmine, que confessa que só está realizando essas missões porque a irmã está mantida em cativeiro.Banner decide ajudar a espiã a salvara a irmã, se transforma no Hulk e parte para a sua derradeira missão.

OPINIÃO:

    Terceiro e último telefilme baseado na série de TV do Hulk, é o mais fraco dos três devido ao baixo orçamento, até a peruca do golias esmeralda é mal feita.Dessa vez não temos a participação de nenhum outro super-herói, apesar da espiã Jasmine lembrar a Viúva Negra. 

morreu

    Havia planos para um quarto telefilme onde o Hulk voltaria dos mortos e atuaria ao lado do Homem-Aranha do seriado dos anos 70 interpretado por Nicholas Hamond, porém o ator Bill Bixby acabou falecendo de câncer pouco depois do lançamento do filme.

CAPITÃO AMÉRICA (1990) :


SINOPSE:

    Durante a 2ª Guerra Mundial o americano Steve Rogers se submete a uma experiência comandada por Therese Vaselli, uma cientista que fugiu da Itália por não aceitar os métodos utilizados pelos fascistas. Steve se torna um super soldado, surgindo o Capitão América. Entretanto Vaselli é morta e o segredo de transformar um simples humano num soldado excepcional morre com ela, o que frustra o plano de criar um exército de super soldados. 
    Ao se defrontar com o Caveira Vermelha, um super soldado criado pelos nazistas, o Capitão América é preso num foguete, que tem como alvo a Casa Branca. O herói desvia a trajetória, no entanto vai parar no Alasca, onde fica congelado. 
    Nos anos 90 ele acorda e descobre que o Caveira está vivo e assumiu a identidade de Tadzio di Santis, que quer seqüestrar o presidente Tom Kimball  e usar uma técnica revolucionária para tomar o lugar de Kimball e se tornar o novo presidente dos Estados Unidos.

OPINIÃO:

    Produzido para comemorar o quinquagésimo aniversário do Capitão América, o filme é até possui um roteiro fiel aos quadrinhos porém algumas alterações são inexplicáveis como o fato do Caveira Vermelha de alemão Nazista ter sido transformado em um italiano fascista, além disso ele passa a maior parte do filme usando sem máscara.

caveira italiano 

    O herói por sua vez não é nem um pouco habilidoso,as cenas de ação são quase inexistentes, sendo o maior poder do Capitão América fingir que está enjoado para roubar carros, sem falar nas orelhas de cera na máscara do uniforme.
    O filme acabou não sendo lançado nos cinemas e foi direto para as videolocadoras além de ter sido reprisado a exaustão nas tarde da globo durante a década de 1990.

QUARTETO FANTÁSTICO (1994) :


SINOPSE:

    A cada década passa pela órbita da Terra o cometa colossus que os jovens  universitários Reed Richards e Victor Von Doom tentam transformar em uma nova fonte de energia através de uma invenção. Porém um erro de cálculo do arrogante Victor causa a explosão da maquina e ele é dado como morto.
     Dez anos depois, Reed constrói uma nave ver de perto o colossus e tentar repetir o experimento, agora no espaço, os tripulantes da nave são Ben Grimm e os irmãos Johnny e Sue Storm.
     O único meio de evitar que a nave exploda é utilizar um diamante gigante. Porém, o que  Reed não sabe é que a jóia foi substituída pelo "Joalheiro". Sem o diamante, a espaçonave explode e os quatro retornam à Terra, sãos e salvos, e descobrem seus novos superpoderes. O que os heróis não sabem é que eles estão na Latvéria um país comandando pelo déspota Dr.Destino que é a nova identidade de Von Doom,que não havia morrido.
    Após fugirem do castelo do vilão os quatro retornam para Nova York onde Reed tenta descobrir uma cura para os poderes de seus companheiros principalmente de Ben, que se tornou um monstro de pedra. Ben fica revoltado e vaga pela cidade, assustando involuntariamente as pessoas com sua aparência. Acolhido pelos párias liderados pelo joalheiro que vivem nos subterrâneos, ele conhece e se apaixona pela cega Alicia Masters. O Dr. Destino decide roubar o diamante que está em posse  do Joalheiro para a construção de sua arma de destruição em massa,no meio da confusão o vilão sequestra Alícia e desafia o quarteto fantástico a detê-lo.

OPINIÃO:

    Esse é o famoso filme proibido do Quarteto Fantástico, na década de 1990 após o sucesso estrondoso do filme do Batman da DC, a Marvel vendeu os direitos de uma produção live action de seu primeiro grupo de super-heróis para a produtora New Constantine, porém havia uma clausula no contrato que se um filme não fosse feito no período de sete anos os direitos voltariam para a Marvel e a produtora ainda pagaria uma multa, o tempo passou e estava acabando o prazo, então para não perder os direitos a empresa contratou o produtor Roger Corman responsável por diversas produções classe B para produzir um filme em tempo recorde ao valor de 1 milhão e meio de dólares.

um visual "fantástico"

    Existe uma lenda urbana que diz que quando a Marvel viu o resultado,vetou o lançamento e mandou destruir as cópias. O que a editora não esperava é que uma delas sobrevivesse e se multiplicasse. O filme tornou-se então uma peça rara de colecionador, circulando no mercado negro das convenções de HQs.
     Mas a história verdadeira é digna do mais perverso plano do Dr.  Destino:o filme seria feito apenas para a Constantine não perder os direitos,mas não seria lançado nos cinemas, o pior é que isso não foi contado para nenhum dos envolvidos no filme, nem os coitados dos atores sabiam que estavam em uma produção que jamais seria lançada, além disso diversos posteres promocionais, trailers, matérias em revistas foram produzidas, porém o filme nunca viu a luz do dia.

uma trama digna do dr. destino

    O mais incrível é que mesmo com os efeitos toscos, é o filme mais fiel aos quadrinhos do Quarteto Fantástico.

GERAÇÃO X (1996) :


SINOPSE:

     Um grupo de jovens mutantes com superpoderes estudam em uma escola especial para heróis, mas não convivem bem. Quando um cientista louco capaz de entrar nos sonhos das pessoas sequestra um deles, todos se unem para lutar contra o vilão.

OPINIÃO:

   Telefilme de 1996, seria um piloto para uma série de TV baseado em uma das equipes derivadas dos X-men, que devido ao fracasso dele não foi pra frente.

antes de Hugh Jackman

    O filme possui péssimo roteiro, péssimos efeitos especiais, além de péssimas atuações,somente quatro anos depois os mutantes da Marvel seriam bem retratados no cinema

NICK FURY- AGENTE DA S.H.I.E.L.D. (1998) :


SINOPSE:

    Depois de afastado por cinco anos, o Coronel Nick Fury é chamado de volta à organização secreta SHIELD para deter a nova ameaça representada pela organização terrorista internacional Hidra. O cadáver congelado de seu arqui-inimigo e antigo líder da Hidra, Barão von Strucker, fora resgatado de uma das instalações pelos dois filhos dele, Andrea e Werner, por conter resíduos de um vírus mortal criado pelo cientista nazista Arnim Zola.
    Os irmãos pretendem usar o vírus para matar toda a população de Nova Iorque. Nick Fury e seus agentes de confiança vão até Berlim atrás de Zola, para impedir que ele entre em contato com os irmãos. Mas Andrea prepara uma armadilha para infectar Nick deixando o Coronel só com algumas horas para se salvar e a toda população de Nova York.

OPINIÃO:

Telefilme que tinha como objetivo originar uma série, porém foi um fracasso graças ao roteiro ruim, péssimos efeitos especiais e nenhuma cena de ação.

das praias de malibu para a s.h.i.e.l.d.

   O ator canastrão David Hasselhoff  do seriado S.O.S. Malibu até que era  fisicamente parecido com o Nick Fury dos quadrinhos (sua versão do universo 616, não confundir com o universo Ultimate em que o personagem foi inspirado no ator Samuel L.Jackson que o interpreta no cinema) porém isso não foi o suficiente para salvar o filme do fracasso e os produtores desistirem da série.

    Dois anos depois, foi lançado nos cinemas o filme dos X-men, mostrando que era possível adaptar com dignidade um personagem da Marvel, no ano de 2002 o Homem-Aranha trouxe toda a magia dos quadrinhos para as telas e em 2008 o Homem de Ferro inaugurava uma nova era de filmes da Marvel.
    Bem é isso ai pessoal, espero que tenham gostado de conhecer ou relembrar essas toscas produções que mesmo não sendo fiéis fizeram a alegria de muitos garotos nas tardes dos anos 70, 80 e 90 que sentavam na frente da televisão para poderem ver seus heróis dos quadrinhos em carne e osso, eu mesmo assisti quase todos eles e não me importava nem um pouco com a fidelidade, vou ficando por aqui mas em breve voltou com novidades.Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário