sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

O Gavião Negro: O mais confuso super-herói da DC

   Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais complicada postagem do Canil do Beagle.Hoje resolvi tentar falar sobre o mais complicado, bagunçado e reformulado herói das história em quadrinhos: O Gavião Negro.

um dos visuais mais icônicos 

  A PRIMEIRA APARIÇÃO DO HERÓI:

     O Gavião Negro surgiu no ano de 1940, na mesma revista em que o Flash original (o Joel Ciclone) apareceu pela primeira vez.

dois heróis por um

   Com um visual icônico formado por uma máscara de gavião, asas e uma maça, o Gavião Negro chegou a ser um dos principais membros da Sociedade da Justiça e da Liga da Liga da Justiça.

um visual impactante pra época

      Diferente de todos os outros heróis da editora, o Gavião sofreu diversas mudanças ao longo das décadas devido as constantes mudanças cronológicas na DC Comics, por causa disso ele possui "dezenas" de origens e mudanças de visual, chegando um ponto que nem mesmo a própria editora sabia o que fazer com o herói.

 ERAM DOS DEUSES GAVIÕES? - GAVIÃO NEGRO I  ( CARTER HALL):

     A primeira origem do Gavião Negro conta a história do arqueólogo Carter Hall, que durante uma expedição a uma pirâmide descobriu um par de asa artificiais e um cinturão que anulava a gravidade, ao tocar nesses objetos, Carter teve uma visão e descobriu que era na verdade a reencarnação de um príncipe do antigo Egito chamado Khufu, ele havia encontrado uma nave alienígena que havia caído na Terra, essa nave vinha do planeta Thanagar, o príncipe e sua esposa Chay-Ara acabaram sendo mortos por um feiticeiro e séculos depois reencarnaram.

o carter original

  Após essa descoberta Carter tomou para si os objetos, reuniu um arsenal de armas medievais  e adotou a identidade do herói conhecido como Gavião Negro, aceitando um emprego como curador do museu  de Midway City para ocultar suas atividades.

o gavião original

   Carter conheceu a secretária Shiera Sanders, que ele reconheceu como a reencarnação de Chay-Ara. Os dois se apaixonaram e ele encontrou o cinturão dela, criando um par de asas artificiais como as suas, Shiera então tornou-se a Mulher-Gavião.

a mulher-gavião original

     O Gavião Negro e a Mulher Gavião se tornaram membros importantes da Sociedade da Justiça, o herói alado chegou a liderar a equipe durante um tempo.

o gavião na sociedade da justiça

     DO ESPAÇO PARA A TERRA - GAVIÃO NEGRO II ( KATAR HOL) :

    Durante o período conhecido como a Era de Prata, a maioria dos personagens da DC Comics foram reinventados com uma pegada mais voltada para a ficção científica muito popular na década de 1960, com isso personagens como Flash, Lanterna Verde, e Átomo foram completamente remodelados, tudo parecia ir bem até que chegou a vez do Gavião Negro.

a reformulação do herói

    Em sua nova origem o herói era Katar Hol do planeta Thanagar, ele veio a Terra junto a sua parceira Shayera Thal  atrás de um criminoso chamado Byth, em nosso planeta adotaram a identidade de Gavião Negro e Mulher Gavião.

a nova versão do herói

   Os dois heróis se juntaram a Liga da Justiça, o Gavião formou uma grande rivalidade com o Arqueiro Verde, devido a diferenças políticas. 

gavião negro vs arqueiro verde

     A reformulação deu certo até a edição número 22 da revista Justice League of America quando a equipe descobriu que existia uma Terra paralela a nossa onde a Sociedade da Justiça vivia, as duas equipes passaram a se encontrar e com isso a DC possuía dois Gaviões Negros, para tentar diferenciá-los a editora mudou o visual do herói original tirando o seu capacete lhe dando uma máscara, no Brasil o herói da Era de Ouro passou a ser chamado de Falcão da Noite.

o falcão da noite

     Após a Crise nas Infinitas Terras em 1986, todos os heróis da Sociedade da justiça foram literalmente jogados no limbo, com isso a DC resolveu o problema dos dois Gaviões.

O POLICIAL DO ESPAÇO -GAVIÃO NEGRO III ( KATAR HOL) :

    Tudo parecia tranquilo, até que no ano de 1989 foi publicada a minissérie Mundo Gavião contando a origem pós-Crise nas Infinitas Terras do herói.Na nova origem Katar Hol era membro de uma violenta força policial de Thanagar, que agora era um planeta fascista e que segregava a sua população e a de outros planetas.

a miséria criada pelos thanagarianos

     Em sua nova versão o herói possuía asas tecnológicas e uma armadura.Após uma armadilha preparada por um inimigo, Katar acabou sendo acusado de assassinato e fugiu para a Terra junto com sua parceira  Shayera onde se tornaram novos heróis.

o novo visual do gavião

  Devido a essa nova origem a DC passava novamente a ter dois Gaviões (três, se contarmos o do limbo) e para resolver esse problema a editora criou uma confusão tão grande que acabou afetando o personagem para sempre

FEL ANDAR- DE HERÓI A VILÃO:

    Para resolver o problema de cronologia a DC decidiu transformar o Gavião Negro da Era de Prata em um vilão, isso mesmo, o personagem era na verdade Fel Andar, um espião Thanagariano enviado à Terra para abrir caminho para uma invasão  ao planeta. Aqui, ele adotou a identidade de Carter Hall Jr., e afirmava ser filho de Carter e Shiera Hall, o Gavião Negro e a Mulher-Gavião originais, o espião havia se juntado a Liga da Justiça e agido em segredo durante anos.

 de herói a traidor

    Durante a saga Invasão, o traidor revelou sua identidade mas foi derrotado pela própria Liga da Justiça e banido da Terra.

 O DEUS DA BAGUNÇA - GAVIÃO NEGRO IV (O AVATAR DO DEUS GAVIÃO) :

     Após a saga Armageddon Inferno a Sociedade da Justiça foi resgatada do limbo e novamente a editora tinha dois heróis alados.

a volta dos heróis do passado

   Para resolver de uma vez por todas esse problema, a DC decidiu fundir todas a versões do herói em uma só, durante a saga Zero Hora.

as varias versões do herói

    O personagem foi fundido no Avatar do Deus Gavião, com direito a visão de ave de rapina e asas naturais.

o deus gavião

    Mesmo com essa fusão o personagem continuou apresentando incoerências,o Deus Gavião acabou enlouquecendo, sendo mandado para o limbo e morrendo após a saga a Vingança do Submundo.

voltando para o limbo

DE VOLTA AO CLÁSSICO- GAVIÃO NEGRO V ( CARTER HALL) :

   Quando assumiu o título da Sociedade da Justiça, Geoff Johns reformulou mais uma vez o Gavião Negro, que era novamente uma a encarnação do Carter Hall da Era de Ouro, explicando que ele fora amaldiçoado a reencarnar constantemente.

 a volta do príncipe egípcio

    Nessa reformulação, a nova Mulher Gavião era Kendra Saunders, uma jovem que não nutria paixão pelo herói.

a volta da mulher gavião

    Parecia que as coisas haviam se acertado para o complicado herói, até que na saga Crise de Identidade o roteirista Brad Meltzer abordou o personagem como a sua versão da Era de Prata, fazendo parte do passado da Liga da Justiça.

de volta a bagunça

O ÚLTIMO GAVIÃO- GAVIÃO NEGRO VI (NOVOS 52) :

      Após a saga Flashpoint, todo o universo DC foi reformulado na iniciativa conhecida como Novos 52, o Gavião Negro teve sua origem reformulada pela "milésima" vez, agora ele era Katar Hol,um thanagariano que estava preso na Terra com amnésia e respondia pelo nome de Carter Hall, em pouco tempo ele recobra a sua memória e passa agir como o violento herói Gavião Negro membro da Liga da Justiça da América, equipe criada por Amanda Waller.

visual exagerado

    Atualmente o personagem morreu na saga: A morte do Gavião Negro, isso pode servir de entrada para mais uma reformulação.

mais uma morte do gavião

    Bem é isso ai pessoal,como falei essa foi a mais complicada postagem aqui do blog, me perdi com as diversas versões do Gavião Negro e acho que ainda está faltando muita informação, mesmo assim serve como um pequeno resumo da complicada cronologia do personagem. Até a próxima galera.

3 comentários:

  1. Bom texto, e realmente, a DC, até onde sei, desfez muita coisa dos Novos 52 e vários personagens voltaram ao que eram, mas agora está havendo a fase Rebirth, quem sabe surge o 68268068206828609º Gavião Negro?!

    ResponderExcluir
  2. Uma boa abordagem, que me levou a crer que foi dada muita liberdade ao autor do momento, e este desrespeitava a abordagem anterior, criando uma bola de neve descontrolada, onde a preocupação era o presente, esquecendo o passado, e que acabou com o futuro, e isto para a natureza original do Gavião Negro se tornou fatal, e pior, um herói com o potencial para ser um dos maiores de sua editora, e o pessoal, que ganha para isso, complicou tudo. Para consertar tudo de vez, na minha opinião, vou só falar uma referência que até o Capitão América entenderia: Void Indigo!

    ResponderExcluir
  3. Quando eu comecei a ler HQs da DC eu fiquei um tempo confuso sobre o Gavião Negro e o Falcão da Noite kkkk. As coisas só melhoraram com o Geoff Johns mesmo... Gostaria que no Rebirth ele voltasse como o herois que o Johns reformulou... em mais uma ressurreição.

    ResponderExcluir