sábado, 18 de fevereiro de 2017

Os Trapalhões parte 3: As revistas em quadrinhos

   Olá a todos que acompanham o blog, sema bem vindos a terceira e última parte dos especial sobre os Trapalhões. Hoje irei falar sobre as histórias em quadrinhos do quarteto de humoristas.


as versões em quadrinhos

  Para quem não sabe Didi, Dedé,Mussum e Zacarias apareceram em diversas versões em quadrinhos, todas elas fizeram muito sucesso e na maior parte das vezes as histórias tiravam sarro de diversos elementos da cultura pop seja da televisão, cinema e literatura das décadas de 1970,1980 e 1990. Agora se ajeite na "pôtrona" e se prepare para relembrar essas saudosas revistas.

OS TRAPALHÕES ADULTOS E POLITICAMENTE INCORRETOS (EDITORA BLOCH) :

os trapalhões em versão adulta

   A editora Bloch foi responsável pela publicação da primeira fase das revistas de histórias em quadrinhos dos Trapalhões, entre 1976 e 1987.
  Produzida pelo estúdio do consagrado Ely Barbosa,inicialmente a revista era extremamente fraca pois tentava adaptar para os quadrinhos o mesmo estilo do programa de televisão com esquetes longos que funcionavam melhor na TV, além de uma forte censura.


 a primeira fase da revista contava com fotos dos trapalhões na capa

   Um dia uma das publicações caiu nas mãos de Ely que detestou o conteúdo, ele acreditava que se a revista seguisse aquele caminho estaria fada ao cancelamento, então resolveu promover uma mudança radical na publicação, assim a revista ganhou um novo visual e conceito que a tornou um campeão de vendas.
   Surrealismo,metalinguagem e um humor  politicamente incorreto deram o tom da revista,histórias sobre mulheres, bebidas, malandragem, machismo,piadas de teor sexual,com homossexuais e outros temas que fariam a patrulha do politicamente correto ficar de cabelos em pé e fazer "textões" no Facebook foram as marcas registradas da revista dos Trapalhões na Bloch.

o começo da nova fase

  Os  super-heróis das histórias em quadrinhos eram um dos principais alvos da revista: Super-Ômi, Super-Veio, Nega Maravilha, He-Gay, Batimão e Robinho destruíam todos os conceitos dos heróis. Personalidades como Michael Jackson, Silvio Santos, Xuxa, o presidente da República João Baptista Figueiredo e até o Papa João Paulo II eram alvos das piadas da revista, ou seja não sobrava "pedra sobre pedra".



politicamente incorreto é pouco

  A revista fez tanto sucesso que deu origem a um álbum de figurinhas, almanaques, uma revista solo do Didi e até uma publicação em formato americano chamada Super Trapalhões.


o crescimento da franquia

   Mesmo diante de todo esse sucesso o grupo de humoristas rescindiu o contrato com a Bloch no final de 1987, visando atingir um público maior com outro formato e outra editora.

OS TRAPALHÕES CRIANÇAS ( EDITORA ABRIL) :

trapalhões em versão infantil

    Em janeiro de 1988, cerca de três meses depois de sua ultima edição na Bloch, Os Trapalhões  apareceram na Editora Abril em uma versão muito diferente: dessa vez, Didi, Dedé, Mussum e Zacarias eram crianças no melhor estilo turma da Monica.

o começo da nova fase

  O grupo agora eram crianças que passavam por diversas aventuras no bairro em que moravam, as histórias consistiam em fatos cotidianos da turma, como namorar meninas bonitas, brigar contra grupos de garotos rivais e um tentar pregar peça no outro.



trapalhadas infantis 

   A revista era produzida pelo estúdio de  César Sandoval, criador da Turma do Arrepio, os personagens, agora voltados exclusivamente para o público infantil, alcançaram sucesso na área de licenciamento muito maior que sua encarnação anterior, aparecendo em camisas, chaveiros, bonecos, adesivos,discos, álbuns de figurinhas, capas de caderno,copos e o que mais você puder pensar.

trapalhões em todos os lugares

  O sucesso da nova versão do grupo foi imediato e deu origem a diversos almanaques e publicações especiais.

edições especiais

  Mesmo com todo o sucesso da revista nada se compara ao que surgiu no período com as aventuras dos Trapalhões.

AS AVENTURAS DOS TRAPALHÕES (EDITORA ABRIL): 

do cinema para os quadrinhos

   Desde que surgiram as histórias em quadrinhos dos Trapalhões, o grupo sempre foi conhecido por satirizar personagens do cinema, televisão e por ai vai,assim no ano de 1989 chegava as bancas a segunda publicação dos Trapalhões pela editora ABRIL: As Aventuras dos Trapalhões, a revista ainda apresentava as versões infantis, porém com um novo conceito: parodiar filmes, seriados, novelas, programas de televisão e histórias em quadrinhos.

o começo das paródias

   Assim Drácula,Robocop,jornada nas estrelas, Conan, máquina mortífera, o exterminador do futuro, Batman, Homem-Aranha, Indiana Jones, a hora do pesadelo, as tartarugas ninjas, um tira da pesada,Elvis Presley, Jô Soares,Jurassic Parque, Jiraya, cybercops,Kamen Rider foram parodiados pelo quarteto, nada escapava das excelentes sátiras dos Trapalhões, além de ótimos roteiros era uma forma das crianças conhecerem os mais variados filmes e seriados.






 

  O sucesso da revista foi gigantesco, dando origem a diversos almanaques,uma Graphic Novel premiada e duas revistas com aventuras estilo RPG em que o leitor decidia o destino da história.

RPG, almanaques e edições premiadas

  As duas publicações da Editora Abril duraram até 1994, pouco depois da morte do Mussum, assim chegou ao fim as principais publicações dos Trapalhões, óbvio que tentaram fazer revistas solo do Didi, mas elas não chegavam nem aos pés da fase áurea das publicações do grupo, portanto não irei abordá-las.
   Bem é isso ai pessoal, espero que tenham curtido bastante esse primeiro especial do ano, matado a saudade e conhecido muitas curiosidades a respeito dos Trapalhões.Até a próxima.  







  


Nenhum comentário:

Postar um comentário