quinta-feira, 28 de abril de 2016

Superaventuras Marvel- a melhor revista mix do Brasil

    Olá a todos que acompanham o blog,sejam bem vindos a mais uma postagem do canil do Beagle,antes gostaria de agradecer os elogios e visitas na postagem sobre Grandes Heróis Marvel,como havia prometido aqui vai mais uma postagem sobre a "casa das idéias".
   Hoje irei falar de outra revista da editora Abril que marcou os leitores das décadas de 1980 e 1990,sem sombra de dúvidas a melhor revista mix que tivemos em nosso país,estou falando da saudosa Superaventuras Marvel.

o logotipo inesquecível 

    Tudo começou nos primeiros anos da década de 1980, a editora Abril havia conseguido tirar da RGE os direitos de publicação de alguns super-heróis como: Capitão América,Thor,Homem de Ferro,Demolidor,Conan,Surfista Prateado entre outros heróis considerados de segundo escalão, isso mesmo que você leu, quem poderia imaginar que antigamente Capitão América,Homem de Ferro e Thor eram tidos como heróis de segunda linha da Marvel enquanto que Homem-aranha,Hulk,X-men e Quarteto Fantástico eram as estrelas da editora?, o mundo dá voltas.
   A editora Abril tinha apenas três gibis Marvel em bancas: Capitão América,Heróis da TV e Terror de Drácula.Tendo suas duas revistas de super-heróis lotadas pra darem conta de tantas séries a solução foi criar  uma nova revista mix seguindo os mesmos moldes de Heróis da TV.

o começo da marvel na Abril

   Então no ano de 1982, chegava às bancas a revista Superaventuras Marvel(conhecida carinhosamente como SAM) que até hoje ainda é considerada como a melhor revista mix da Marvel já publicada no Brasil.

a lendária edição número 1

   Entre os principais destaques de SAM estavam: o Demolidor de Frank Miller,os X-Men de Chris Claremont e John Byrne,Thor de Walt Simonson,Conan - o Bárbaro de Roy Thomas/Barry Smith e John Buscema,Dr. Estranho,Justiceiro, Tropa Alfa,entre vários outros heróis que se revezavam no mix da revista,ou seja era simplesmente o melhor da Marvel.Assim como fiz anteriormente, foi fazer uma pequena análise de cada fase de SAM.

PRIMEIRA FASE SAM- HERÓIS,BÁRBAROS E MUTANTES:

   Essa primeira fase de SAM é considerada pelos fãs como a melhor de todas e lembrada com muito carinho pelos leitores,o carro-chefe era o demolidor que havia sido reformulado por Frank Miller,o herói deixou de enfrentar tantos super-vilões e passou a encarar os marginais das ruas,traficantes, cafetões,assassinos profissionais,estupradores e o seu grande inimigo: o Rei do Crime.


o demolidor era a estrela de SAM

   Conan o Bárbaro estava em seu auge,o personagem vinha sendo publicado em Heróis da TV,além disso um filme baseado no personagem havia estreado no mesmo ano do lançamento da revista e era um sucesso de bilheteria.

conan vivia seu auge

   Pegando carona do sucesso de Conan,a  editora Abril começou a publicar em SAM outras séries baseadas na obra de Robert Howard (criador do Conan): Sonja - A Guerreira e Kull - o Conquistador,ganhando a simpatia dos leitores.

Kull e Sonja pegaram carona com conan

   Luke Cage,Pantera Negra,Mestre do Kung Fu  e Doutor Estranho formavam o quarteto de heróis com histórias cheias de ação,porradaria e até misticismo.



heróis pouco conhecidos faziam sucesso 

   No ano de 1983 a editora Abril conseguiu os direitos de publicação dos demais títulos da Marvel,entre eles os fabulosos x-men, a equipe já era conhecida do público pela RGE, mas foi nas páginas de SAM  que os mutantes consolidaram sua fama.

a explosiva estreia dos x-men

   Pouco após a estréia dos mutantes, começava a melhor história da equipe:a saga da fênix negra que se estendeu por meses e teve seu explosivo final publicado em Grandes Heróis Marvel número 7.
  Outra história muito lembrada dessa fase foi publicada em  SAM nº 45:  Dias de um Futuro Esquecido, onde os X-Men  deviam evitar um futuro sombrio onde os  robôs Sentinelas dominaram o planeta e mataram quase todos os heróis.
   Além disso os mutantes encararam a tropa alfa e seu maior inimigo:magneto o mestre do magnetismo.


 
as grandes sagas dos x-men


SEGUNDA FASE SAM-OS HERÓIS URBANOS E O DEUS DO TROVÃO

   Nessa segunda fase de SAM a revista teve duas baixas:os X-Men e Conan ganharam revistas próprias,mas isso não foi motivo para desespero,afinal o demolidor estavam em seu auge,com a publicação de: A queda de Murdock, que foi um divisor de águas na vida do Demolidor e também da revista SAM, na história a identidade secreta do herói cai nas mãos de seu maior inimigo: o Rei do Crime, a partir daí,o herói tem a vida completamente destruída pelo vilão: o Demolidor perde o emprego,a casa, é espancado até quase a morte e seus amigos são caçados e perseguidos.
   Mesmo com a censura de algumas cenas a história foi um sucesso absoluto com os leitores.


a queda de Murdock marcou SAM

   A revista também ganhou um reforço de peso com a estréia do Justiceiro,assumindo junto com o demolidor o título de carro-chefe de SAM, com histórias violentas e cheias de ação, mostrando a vida de Frank Castle um ex-militar que teve a família assassinada por mafiosos,a partir daí ele passa a caçar todos os bandidos sem piedade,o problema é que seu caminho sempre cruzava com o demolidor e os dois sempre acabavam lutando devido à seus diferentes pontos de vista sobre o combate ao crime.


o justiceiro era a segunda estrela de SAM

   Outra série que também fazia muito sucesso entre os leitores de SAM era Thor de Walt Simonson, o roteirista foi o responsável pela melhor fase do herói com histórias cada vez mais calcadas na mitologia nórdica(o personagem ficou ainda mais parecido com sua versão mitológica) onde enfrentava as artimanhas de Loki,foi transformado em um sapo e teve seus ossos transformados em vidro devido a uma maldição da Deusa Hella sendo obrigado a usar uma armadura.


a melhor fase de Thor passou por SAM

   Superaventuras Marvel chegaria a sua centésima edição, e para comemorar a revista foi totalmente dedicada ao Demolidor, trazendo sua 1ª aparição nos quadrinhos, o primeiro encontro com Elektra,entre outros clássicos.

edição comemorativa com a estrela da revista


TERCEIRA FASE DE SAM-O DIABO CONTRA O DEMÔNIO:

   A terceira fase de SAM começou na edição 114, de Dezembro de 1991, nessa fase o Demolidor(agora escrito por  Ann Nocenti) encarava as maquinações do demônio Mefisto e seu filho coração negro que tentavam corromper a alma do protetor da cozinha do inferno.


enfrentando o diabo

   O justiceiro continuava sua guerra contra o crime de maneira ainda mais violenta,o personagem estava em seu auge chegando a ganhar uma revista mensal em preto e branco.


o auge do justiceiro

   O quarteto fantástico estreava na revista com uma nova formação e um novo visual para o coisa.


a nova fase do quarteto fantástico

   O Surfista Prateado também voltava aos gibis em novas aventuras cósmicas,agora livre da barreira invisível que o aprisionava na Terra, o herói acabou sendo o responsável pela ressurreição do vilão Thanos, que tempos depois entraria em guerra com os heróis Marvel na saga desafio infinito.

   
 
a volta do surfista prateado e thanos

  Outro personagem sumido das revista da Abril e que agora retornava em nova fase era o Motoqueiro Fantasma,com um visual renovado e mais agressivo o Espírito da Vingança passava a incorporar outro hospedeiro o jovem Danny Ketch.

a volta do motoqueiro fantasma


QUARTA FASE DE SAM- A DECADÊNCIA:

   A fase final de Superaventuras Marvel começou na edição 156 em Junho de 1995, com a saga:A herança do Rei, continuação de a queda do rei do crime, apresentada em Grandes heróis Marvel, mostrava a união do demolidor,do justiceiro e do nômade contra criminosos que tentavam tomar o posto deixado pelo Rei do Crime.


a última boa saga de SAM

   Nesse período estreou na revista a equipe dos novos guerreiros,uma equipe de super-heróis adolescentes com histórias que apesar de não serem marcantes tinham muita ação.

os novos guerreiros 

   O problema é que SAM começava a mostrar sinais de desgaste:o demolidor passava por sua pior fase,com histórias fracas onde utilizava uma armadura ridícula.


demolidor é você?

    A revista vinha se arrastando a meses, o tiro de misericórdia foi dado pela própria editora Abril, que em uma estratégia estúpida resolveu transformar SAM em mais um título dos x-men que viviam seu auge de popularidade no Brasil,com a publicação das fracas histórias de Cable como carro chefe da equipe,chegando a colocar um X ao lado do logotipo da revista.



a decadência da revista

    O fim chegou na edição 176 em Fevereiro de 1997 com a conclusão da saga:Aliança Falange uma história dos x-men, foi um final triste e melancólico pra uma revista tão importante para os leitores Brasileiros.

o tiro de misericórdia

    Bem é isso aí, espero que tenham gostado e matado a saudade daquela que foi a melhor revista mix do Brasil,que com certeza tem um lugar guardado no coração dos colecionadores, em breve mais uma postagem sobre a Marvel,agora sobre a revista Heróis da TV,até a próxima pessoal.





7 comentários:

  1. Olha, descobri esse blog recentemente e fico maravilhado com tantas boas postagens, volto a minha infância lendo esse blog, parabéns pelas matérias amigo, ganhou um fã!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigado Thyago Militão,meu objetivo era esse:falar das coisas que eu curtia na infância de uma maneira descontraída,além de diversas dicas

      Excluir
  2. Didático e muito bem organizado parabéns Professor!

    ResponderExcluir
  3. Saudades de SAM ainda tenho todas elas quardadas com carinho aqui em casa. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  4. Quando eu comecei a comprar gibis em 1981, Heróis da TV e Capitão América já estavam a todo vapor. Então, quando a Abril decidiu publicar SAM, vi uma grande oportunidade de começar uma coleção desde o #1. E não me arrependi. Demolidor de Miller, X-Men de Claremont/Byrne e Tropa Alfa estavam entre minhas preferidas. Parabéns pela ótima matéria.

    ResponderExcluir
  5. Satisfação imensa reler aos textos antigos do blog que sempre tiveram grande qualidade.

    Obrigado pelo material, Bleagle!

    ResponderExcluir