terça-feira, 12 de abril de 2016

A Liga da Justiça de Grant Morrison

    Olá a todos que acompanham o blog,sejam bem vindos a mais uma postagem.Hoje irei falar sobre a minha série de HQs favorita: a Liga da Justiça de Grant Morrison.

os sete magníficos

   Antes de começar eu gostaria de fazer um rápido resumo sobre o que ocorreu com a LJA(Liga da Justiça da América) até chegarmos a fase Morrison:

A LIGA COMÉDIA:

uma fase memorável

   Após a minissérie Lendas,os artistas Keith Giffen,J.M. DeMatteis e Kevin Maguire reformularam a super equipe da DC, transformando-a em um sucesso de crítica pois as histórias eram em tom de comédia exagerada, a equipe era formada por heróis quase desconhecidos ou do segundo escalão como besouro azul,gladiador dourado,fogo,gelo,Guy Gardner,senhor milagre, capitão átomo,soviete supremo mesclados com os veteranos batman,Ajax o caçador de marte,canário negro e senhor destino.Foi um estouro de vendas até 1992 quando a formula se esgotou.

A LIGA JURGENS:

uma fase subestimada

    No ano de 1992,após as sagas crise na liga e pânico nos céus,houve uma pequena reformulação na equipe com a entrada do  escritor/desenhista Dan Jurgens, ele mesclou o besouro azul,o gladiador dourado,fogo e gelo com o a vilã máxima e o misterioso Blood Wynd além da chegada do superman como novo líder da equipe, essa fase é pouco lembrada pelos leitores, pois muitos dizem que essa formação foi feita apenas para morte do herói, eu discordo,foi uma fase muito boa, que mesclava um pouco de piadas da liga dos anos 1980 e um tom mais sério como a liga satélite dos anos 1970,em breve irei falar sobre esse fase da equipe aqui no Blog.

A LIGA IMAGE:
uma fase esquecível

    No ano de 1992 a editora Image Comics explodiu no mercado Norte americano,seus personagens: Spawn, WildCats, Savage Dragon,Gen 13 etc.. eram publicados em histórias com pouco enredo, muita violência,Mulheres sensuais e desenhos de anatomia exagerada. A DC não ficou imune a nova editora e vários de seus títulos foram afetados. Na Liga da Justiça, isso se refletiu na criação de diversas séries derivadas marcadas por aquele estilo:Liga da Justiça Internacional (liderada pela Mulher maravilha)  Liga da Justiça – Força Tarefa (liderada por Ajax o Caçador de Marte) e Justiça Extrema  (liderada pelo Capitão Átomo), mas nenhuma agradou.

O CANCELAMENTO:

   Os baixos volumes de vendas dos vários spin offs da Liga da Justiça em meados da década de 1990 levou a DC Comics a reformular a Liga da justiça como uma única equipe em um único título (todas as outras equipes foram desmanteladas e tiveram seus títulos cancelados). 
   Com isso, a nova Liga da Justiça da foi formada em setembro de 1996,o objetivo era claro: transformá-la novamente na maior equipe das HQs,com isso estava de volta a formação clássica dos anos 1960 com os chamados "sete magnificos": superman,batman,mulher maravilha,ajax-o caçador de marte,aquaman,flash e lanterna verde.

a volta triunfal

  A LIGA DEFINITIVA:

tudo novo

    A nova Liga da Justiça da América foi formada em 1996,na minissérie Justice League: A Midsummer's Nightmare, escrita por MarkWaid e desenhada por Fabian Nicieza.
      Na trama, a enigmática figura do Conhecedor, grande vilão da história e profeta de uma ameaça ainda desconhecida, manipulando as capacidades de Doutor Destino, conferiu superpoderes a uma parcela crescente da população global, de modo a comprometer a segurança do planeta, enquanto os verdadeiros super-heróis permaneciam com a memória bloqueada, julgando-se indivíduos comuns.
    Após recobrarem a memória a equipe derrota os vilões e formam a mais nova encarnação da equipe.

a equipe definitiva

   Após o sucesso da minissérie, a DC Comics lançou uma nova série intitulada Justice League, escrita por Grant Morrison, Mark Waid,Mark Millar, com arte de Howard Porter, que irei analisar arco por arco.

PRIMEIRO ARCO-NOVA ORDEM MUNDIAL:


     Tudo começa quando Um novo grupo de super-heróis autodenominado Hyperclã (Protex, Zum, Zenturion, Armek, E-Mortal, Fluxus, Tronix e Primaid)decide fazer tudo o que a Liga da Justiça não fez: acabar com a fome mundial, com os crimes etc. Em suma, começa a transformar a Terra numa espécie de Paraíso. 

o hyperclan

     Porém, nem tudo é o que parece, o Hyperclan está executando diversos vilões e atacando todos vilões e heróis com poderes baseados no fogo com uma misteriosa doença.
    Na verdade, o Hyperclã  são os marcianos brancos, do mesmo planeta do Caçador de Marte eles na verdade estão querendo dominar a Terra.
     Desconfiados, a LJA se reúne para combater o que eles acreditam que seja uma invasão em massa, as equipes acabam se enfrentando e os justiceiros tombam um por um e são capturados.
    A LJA se liberta e entra em confronto novamente com os alienígenas,os Marcianos Brancos são presos na Zona Fantasma, enquanto outros têm sua mente alterada para agirem como humanos. Vale destacar que ao término deste arco a equipe ganhou uma nova base, a Torre de Vigilância na Lua para que pudessem estar a par de tudo o que acontecesse na Terra.

a nova base

   A próxima história a LJA recruta novos membros,a escolhida é a Mulher do Amanhã,na verdade ela foi criada em conjunto pelo Professor Ivo e Professor F.U.TURO para destruir a recém-formada Liga,ela era uma bomba viva projetada para explodir num determinado momento para matar toda a equipe. 

novos membros?

   Eventualmente, a Mulher do Amanhã negou o seu propósito, descobrindo o conceito de liberdade que seus criadores haviam deliberadamente deixado de fora de sua programação,ela acabou se sacrificando.

SEGUNDO ARCO-FOGO NO CÉU:

 batalha bíblica

    Em uma trama espetacular, a LJA teve que enfrentar a fúria divina literalmente, na trama a Liga conheceu Zauriel, um anjo que assumiu forma mortal devido ao seu amor por uma mulher que ele foi designado para proteger como anjo da guarda,ao mesmo tempo o demônio Neron incita uma rebelião no céu junto ao anjo renegado Asmodel, caberá a liga encarar as legiões divinas rebeldes.Como disse Zauriel:o que vocês fizeram foi bíblico.

TERCEIRO ARCO-SONHOS AMERICANOS:

um velho inimigo

    Após acabarem com a rebelião de anjos a LJA volta a sua base, a equipe acaba sendo atacada e capturada por um antigo inimigo:O Chave. O vilão acaba prendendo os membros da equipe, fazendo com que eles sonhem com novas vidas.

o novo arqueiro

   A Liga a acaba sendo salva por Connor Hawke, o novo Arqueiro Verde, que passa a integrar a equipe. Além dele,o jovem herói Aztek, também se tornou membro da Liga.

QUARTO ARCO- A PEDRA DA ETERNIDADE:

a maior aventura da LJA

   A pedra da eternidade é considerado o melhor arco de Grant Morrison no título da equipe, Na complexa trama, Lex Luthor surge com sua nova Gangue da Injustiça: Circe, Coringa, Mestre dos Espelhos, Mestre dos Oceanos, Doutor Luz e Jemm, o Filho de Saturno, que estava sendo usado pelos vilões,desfrutando de seus poderes telepáticos.

a nova gangue da injustiça

   Durante a trama, Flash, Aquaman e Aztek encontram Metron dos Novos Deuses, que diz que eles devem encontrar a Pedra Filosofal, ou toda a realidade vai sofrer. Enquanto isso, Arqueiro Verde e Lanterna Verde acabam sendo ludibriados por Circe, que convence o jovem Arqueiro a se tornar membro da Gangue.

metron avisa sobre a pedra

   Enquanto Lex Luthor executava seu plano contra a Liga no comando da Gangue da Injustiça, Flash, Lanterna Verde e Aquaman são levados numa viagem interdimensional em busca da Pedra Filosofal, que os fez conhecer o Mundo das Maravilhas. Uma Terra onde tudo existia em proporções gigantescas.
   Na Terra, Batman está concluindo suas negociações com o Mestre dos Espelhos, o único mercenário na Gangue da Injustiça, Batman recebe seus companheiros restantes para atacar o satélite da Gangue.
  Enquanto isso,após várias viagens dimensionais, Aquaman, Flash e Lanterna Verde reentram na órbita da Terra. Eles pensam que está tudo bem, mas quando vêem que a Europa foi substituída por um Poço de Fogo de Apokolips, eles percebem que estão no futuro. 

o futuro é agora

   Os três descobrem que Darkseid é o novo soberano da Terra, desde que ele invadiu o planeta após a destruição Pedra Filosofal. Nisso, eles reúnem outros heróis restante para ajudá-los. A equipe rebelde felizmente consegue matar Darkseid com ajuda das versões futuristas de batman e elektron.

o mega vilão

   No passado, a Liga recebe a ajuda do Homem-Borracha contra a Gangue da Injustiça, enquanto é revelado que o Arqueiro Verde estava agindo como um agente infiltrado entre os vilões.
   Nisso, Lanterna, Aquaman e Flash voltam do futuro, chegando a tempo de conseguirem avisar ao Caçador de Marte, que evitou Superman de destruir a pedra filosofal, o que ocasionaria o futuro apocalíptico onde Darkseid seria o soberano da Terra.Logo depois, a equipe consegue retirar a pedra das mãos do Coringa. Luthor, então, entra em acordo a Liga usando a pedra para ressuscitar as pessoas que haviam morrido em um ataque da gangue. Com isso, a Liga destruiu todas as provas da trama da Gangue da Injustiça.
   Após esta grande aventura, Aztek deixou a Liga após descobrir que o verdadeiro financiador do projeto que lhe deu poderes era Lex Luthor,o arqueiro verde também decide sair,receosos com o futuro em que Darkseid dominaria a Terra a Liga decide se dissolver.

o fim da liga?

QUINTO ARCO-OLIMPO:

os novos membros

    A Liga da Justiça manteve-se desativada por um curto período, retornando logo com o reforço dos novos integrantes: Homem-Borracha, Aço,Caçadora, Zauriel,Órion,Barda e Oráculo, eles acabam tendo que enfrentar um novo e perigoso inimigo: Prometheus, a LJA só derrota o vilão garça a ajuda da mulher gato.
 Segundo os fãs essa formação da equipe tem muitas similaridade com o Olimpo da mitologia grega,onde cada membro lembrava um dos deuses.

o olimpo das Hqs

SEXTO ARCO-DESEJOS:

o fim de batman?

   A Liga da Justiça enfrenta Julius Setember,um homem que conseguiu o poder de realizar os sonhos das pessoas,mesmo contra a vontade delas, com isso batman acaba desaparecendo, a equipe irá precisar da ajuda de elektron, para salvar seu companheiro,mesmo que para isso precisem destruir o maior sonho de batman: ter seus pais vivos.

 SÉTIMO ARCO- MISTÉRIO NO ESPAÇO:

escravizados por um aliado?

    Nessa trama a LJA é sequestrada e levada para o planeta Rann, por um antigo membro da equipe: Adan Strange que está agindo de maneira irracional, a liga acaba sendo escravizada, só que na verdade Strange está apenas fingindo,pois irá precisar da ajuda dos heróis para libertar sua esposa e filha que foram sequestradas.

OITAVO ARCO-O MESTRE DOS SONHOS:

nos braços de morpheus

   A Liga da Justiça enfrenta Starro, que captura toda América do Norte colocando em estado de sono permanente, a equipe acaba contando com a ajuda de Sandman, Ao fim desta aventura, a equipe recebe a visita da Legião da Justiça A (versão futurística da Liga vindas do século 853).

NONO ARCO- DC UM MILHÃO:

passado contra presente

   A Legião da Justiça A voltou no tempo para convidar a Liga da Justiça do século XX para as festividades do retorno do Superman I do Sol, depois de milênios de estadia dentro dele.
   Preocupados com a segurança da Terra, a Legião da Justiça A decide substituir a LJA no posto de defender o universo, enquanto eles vão para o futuro.Porém, um vírus instalado por Vandal Savage no Homem-Hora do século 853 é liberado pelo mundo, sendo letal tanto para máquinas quanto para humanos,destruindo a cidade de Montevidéu.
   A Liga da Justiça da América do século XX e a Legião da Justiça A cooperaram para acabar com o plano do supervilão Vandal Savage,que,sendo imortal, existe em ambos os séculos, e destruir o futuro inimigo do Superman: Solaris, um Supercomputador/Estrela.

DÉCIMO ARCO-FANTASMAS:

espíritos do passado

   Cada membro da equipe é assombrado por espíritos de seu passado, superman encara o general Zod,Batman enfrenta o espírito do vilão matadouro que havia sido morto por azrael,assim ocorre com os outros membros.

ajuda do além

   Ao investigarem o caso, a LJA descobre que isso foi causado pelo bruxo Felix Fausto e a equipe acaba recebendo a ajuda dos membros falecidos da liga da justiça para derrotar o vilão.

DÉCIMO PRIMEIRO ARCO-MOMENTO CRITICO:

contra as forças armadas

    Após a saga dos fantasmas, a equipe teve que enfrentar os Ultramarines,equipe criada pelos EUA como um grupo de super-humanos patrocinados pelo governo para rivalizar com a mais independente Liga da Justiça. Liderado pelo General Wade Eiling.
   Durante uma briga com a Liga, os Ultramarines perceberam que estava sendo ludibriados pelo perigosamente insano General Eiling, seu comandante, diagnosticado com um tumor inoperável no cérebro, ele transferiu sua mente para um corpo indestrutível,se tornando a criatura extremamente poderosa conhecida como General. As duas equipes se unem e teleportam Eiling pra Eros 433, uma rocha no espaço, onde ele se tornaria inofensivo.

DÉCIMO SEGUNDO ARCO-CRISE INTERDIMENSIONAL:

LJA E SJA

   Aqui temos uma grande aventura onde a Sociedade da Justiça e Liga da Justiça se unem novamente, desta vez para impedir o ataque de um gênio maligno da 5ª Dimensão, que havia se unido ao herói renegado Triunfo.
    Durante a trama ocorre uma gigantesca luta entre o superman e o capitão marvel, além das duas equipes tentarem impedir uma invasão de seres da 5ª dimensão e a destruição do nosso mundo.

DÉCIMO TERCEIRO ARCO-LIGA DA JUSTIÇA VS TITÃS:

choque de heróis

     A Liga da Justiça  lutou contra a equipe dos Titãs quando Victor Stone, o Cyborg,antigo membro dos titãs com seu traje bélico, o Omegadromo decidiu reconstruir o Império de Technis e logo  capturou uma variedade de “entulhos” de tecnologia de outros planetas.  Ao se dirigir à Terra, decidiu transformar nossa Lua em um o novo planeta Technis, povoando-a com seus amigos Titãs.
   A LJA e os Titãs primeiramente se confrontaram quanto ao que fazer com Victor, mas logo se unem para impedir Victor, assim eles conseguem abrigar a alma de Victor no Omegadromo, recuperando assim a personalidade do amigo, fazendo com que ele retorna-se a ser o Cyborg. Esta saga reuniu todos aqueles que já foram ou ajudaram os Titãs e marcou o início de uma nova fase na vida dos jovens heróis.

DÉCIMO QUARTO ARCO-TERRA 2:

espelho distorcido

   A história reintroduziu o Sindicato do Crime da Amérika, uma versão maligna da LJA de outra dimensão,na trama, em uma outra Terra,Alexander Luthor escapa de sua prisão e parte para a nossa Terra em busca da ajuda da Liga da Justiça, como a última esperança de todo um planeta. Com um pedido desesperado desse outro Luthor, a Liga Da Justiça parte uma tentativa de salvar esse mundo caótico.

o Luthor de outra Terra

   Uma vez na nova Terra a Liga da Justiça enfrenta Ultraman, Coruja, Anel Energético, Johnny Quick, e Supermulher, versões maliginas dos heróis da equipe. A Liga os prende na lua. Não contando com esquemas que o Coruja tem para se livrar de quase todas as situações sempre que possível.

a fuga do sindicato

  O Sindicato do Crime viaja para a Terra da Liga da Justiça e começam uma carnificina na tentativa de conquistar o planeta.

o sindicato em nossa dimensão

     Ambas as equipes descobrem que eles são incapazes de cumprir suas próprias metas na Terra dos outros. A Liga da Justiça não pode salvar a Terra do sindicato, já que a população, em grande parte, aceita o Sindicato do Crime como uma entidade legítima para sua Terra.
   Enquanto isso, o Sindicato do Crime não pode controlar a Terra da Liga pois sempre serão derrotados.Porém o que ambas não desconfiam é que existe um inimigo em comum que ira tentar destruir as duas Terras.

DÉCIMO QUINTO ARCO-TERCEIRA GUERRA MUNDIAL:

o épico final

   O último arco da era Grant Morrison como escritor da Liga da Justiça foi simplesmente épico,a equipe combate a ameaça de Mageddon o anti-sol, uma arma terrível com a força suficiente para destruir Deuses,seu poder era o de gerar guerra de forma irracional, de incitar violência e agressividade entre as pessoas. Estando próximo da Terra, os primeiros afetados são aqueles com predisposição ao mal e, naturalmente, os supervilões.

o terrível Mageddon

   A primeira manifestação de Mageddon enfrentada pela Liga da Justiça, portanto, ocorre durante uma revolta em Belle Reve, prisão onde são mantidos alguns dos mais perigosos vilões do Universo DC. Após algumas lutas, a situação é controlada pela equipe, que encontra a origem da violência no telepata Hector Hammond. Este estava com sua enorme cabeça envolvida por um nefasto globo ocular, que o controlava. Como Orion e Zauriel logo confirmaram, era o primeiro emissário de Maggedon.

o primeiro emissário

   Enquanto isso a LJA enfrenta também a nova formação da gangue da Injustiça, que se aproveita da situação para tentar acabar com a equipe de uma vez por todas.

a nova formação da gangue da injustiça

   Guerras eclodem por todo o planeta, quando Mageddon joga todas as nações uma contra as outras, a gangue da injustiça ataca,a torre de vigilância da LJA na Lua é explodida,o superman é capturado por mageddon, aço é hipnotizado e caçadora é expulsa da equipe.

momento de desespero

   Para derrotar Mageddon e libertar o superman, a LJA irá contar com a ajuda de todos os super-heróis do planeta, dos novos Deuses,do mundo das maravilhas,de toda a população do mundo transformada num exército de super-humanos e até mesmo de todos os batalhões de anjos do paraíso liderados por Zauriel.

humanos,super-heróis e até anjos contra mageddon

   Assim,de maneira espetacular,após 41 edições terminou a fase de Grant Morrison a frente da Liga da Justiça, que trouxe de volta toda a Glória da equipe.

obrigatório para fãs

   No Brasil toda essa fase foi  publicada na revista os melhores do mundo da Editora Abril,menos crise interdimensional e Terra 2 que saíram em superman premium e o último arco(3ºguerra mundial) que foi publicado pela editora Mythos.

a minha coleção

    A revista melhores do mundo é muito fácil de se achar em sebos ou no mercado Livre,eu mesmo achei as minhas em uma banquinha de feira sendo vendida a R$1,50 cada uma,ela é obrigatória para todos os fãs de super-heróis.
   Espero que tenham gostado dessa postagem,em breve irei falar sobre a fase de Dan Jurgens a frente da LJA, até a próxima pessoal.  

4 comentários:

  1. A melhor fase da liga,sem dúvidas. Triste saber que hj o que temos é essa liga dos novos 52.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho... veja esse outro artigo aqui, vc vai curtir muito: http://sindicatonerd.com.br/guia-lja-versao-5-fase-torre-de-vigilancia/

      Excluir
  2. A melhor fase da liga,sem dúvidas. Triste saber que hj o que temos é essa liga dos novos 52.

    ResponderExcluir
  3. (Nem sei se você vai me ler depois de tanto tempo, mas bora lá...)

    Você me representa, seja quem for o autor aí!

    Respeito pacas o valor de cada uma das outras fases mais clássicas da equipe, com certeza, mas não tem jeito: a Era Morrison permanece incomparável, insuperável, soberana e absoluta até hoje para mim. O que o "mago" fez com a equipe foi sublime. Mesmo o tão criticado Superman "elétrico" (que, na verdade, era eletromagnético) foi magistralmente explorado nas mãos do cara: Morrison soube abordar as então novas habilidades do azulão melhor até mesmo que os próprios roteiristas dos "supertítulos" da época. E adicionais como Zauriel, Aztek e Aço, dentre alguns outros, foram de grande valia ali também. Período excepcional da Liga da Justiça, sem dúvida. Junto à mensal do Starman Jack Knight e à minissérie "O Reino do Amanhã", essa obra-prima do Morrison foi o que regeu com categoria a DC da segunda metade da década de 90, na minha opinião.

    Ótimo texto, cara. Reavivou diversas boas lembranças aqui.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir