quinta-feira, 21 de abril de 2016

Caverna do Dragão

   Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma postagem do canil do beagle,hoje irei falar de mais uma das minhas séries animadas favoritas e que possui uma legião de fãs:Caverna do Dragão.

um dos meus desenhos favoritos

O COMEÇO DE TUDO:

    No final da década de 1970 foi criado um jogo de tabuleiro chamado dungeons and dragons, sendo o primeiro grande RPG(role playing game), onde os jogadores criavam personagens e viviam uma aventura em um reino imaginário.No ano de 1982 Gary Gygax,criador do jogo resolveu levar a Marvel productions e a CBS a produção de uma animação baseada no famoso RPG.

o pai dos RPG

O INICIO DA SÉRIE:


a abertura

    A abertura da série mostra um grupo de seis jovens:Hank,Sheila,Diana,Eric,"Presto" e Bob em um parque de diversões embarcando em um novo brinquedo,a  montanha russa chamada Dungeons & Dragons. Contudo, durante o passeio, um portal se abre e transporta os jovens para outro mundo, chamado simplesmente de Reino, no qual o grupo já aparece trajando outras roupas e recebendo logo em seguida armas mágicas(de acordo com a classe de personagens dos jogos de RPG) de um homenzinho que se apresenta como o Mestre dos Magos (Dungeon Master, no original, termo também presente nos RPGs,a pessoa que conduz a história do jogo).
    A partir daí, os jovens passam por diversas aventuras buscando voltar para casa, durante sua jornada iram enfrentar  o Vingador, um mago maléfico,que tenta a todo custo tomar as armas do poder dos jovens com a intenção de derrotar tanto o Mestre dos Magos quanto Tiamat o rei dos dragões, para assim dominar o Reino.

OS PERSONAGENS:
  
 Uma das características marcantes de caverna do dragão eram seus personagens carismáticos com qualidades e defeitos que conquistaram os fãs, eram eles:

Hank- o ranger:


    É o líder e também o mais velho do grupo,apesar de um exímio estrategista, sente culpa por ter permitido que seus amigos entrassem no Reino. Recebeu um arco mágico capaz de criar flechas energéticas, que podem ser esticadas, dobradas ou até mesmo utilizadas como corda.

Sheila- a ladra:


    Meiga e com jeito maternal se preocupa com todos no grupo,principalmente seu irmão mais novo Bob. Recebeu uma capa com capuz que lhe dá invisibilidade.

Eric- o cavaleiro:


    Filho de pais ricos, é constantemente arrogante e egoísta, preocupado mais consigo e com uma chance real de retornarem para casa. Devido a sua natureza, coloca o grupo muitas vezes em perigo, mas, não raro, arrisca-se para salvá-los. Recebeu um escudo que o protege contra ataques mágicos ou físicos; esse escudo pode criar campos de força para defender uma pequena área em seu entorno.

"Presto"- o mago:


     Seu nome verdadeiro é Albert, sendo Presto um apelido criado por colegas de escola, Recebeu um chapéu de feiticeiro, do qual podem ser retirados objetos e magias aleatórias. O poder do chapéu não é inteiramente dominado por Presto, que em determinados momentos causam muitos problemas para os heróis.

Diana-a acrobata:


    É extremamente confiante,madura  e centrada. Recebeu um bastão, usado em saltos e acrobacias. Tão flexível quanto as flechas de Hank, o bastão pode regenerar-se se quebrado

Bobby- o bárbaro:


    É irmão caçula de Sheila. Impetuoso, demonstra temeridade inconsequente, o que por vezes cria problemas para o grupo. Sabe da afeição que Hank sente por sua irmã, mas isso não o impede de tê-lo como amigo. Não costuma ter paciência com Eric e afeiçoou-se de maneira especial por Uni. Recebeu um tacape, cujo golpe, muito forte, é capaz de quebrar pedras e criar pequenos abalos sísmicos.

Mestre dos magos:


     Enigmático e misterioso,é o guia dos garotos,usa informações cifradas que ocultam suas reais intenções e por vezes seus motivos se demonstram dúbios. No intento de ajudar o grupo a retornar a seu mundo, acaba por utilizá-los para enfrentar as forças ocultas do Reino, especialmente o Vingador, e assim restaurar o equilíbrio entre ordem e caos. 

uni:


     É um filhote de unicórnio aparentemente órfão,o que se torna a mascote das personagens e tem afeto especial de Bobby. Por pertencer ao Reino, não pode acompanhar os garotos de volta ao mundo real.

Vingador:


     Um feiticeiro maléfico, opressor de diversos povos e raças, com grandes habilidades místicas. Ao longo do seriado, o Mestre dos Magos dá a entender que o Vingador já foi uma boa pessoa há muito tempo, e que o vilão se demonstrou o maior dos erros do Mestre . Aparentemente, o Vingador usufrui de algum tipo de imortalidade que lhe garante o retorno à vida mesmo quando seu corpo é, temporariamente, destruído. Ao longo do seriado, diferentes castelos são mostrados como morada do Vingador; especificamente em um, é possível ver uma estátua do Vingador com dois chifres.

Demônio das sombras:


     Serve ao Vingador como seu informante. Apenas mais adiante na série passa a interagir com os garotos , inicialmente os espreitando sem que eles tenham ciência. É extremamente leal a seu mestre, pelo qual nutre profundo temor.

Tiamat:


     Apesar da dublagem possuir uma voz masculina,Tiamat é uma Deusa Dragão de cinco cabeças cada qual representando uma das raças de dragões cromáticos :a vermelha cospe fogo,a branca raios congelantes, a verde gás venenoso, a azul rais comuns e a preta lança ácido, aparentemente não está do lado de ninguém,é temida até mesmo pelo vingador.
     Tiamat vive no Cemitério dos Dragões, como guardiã dos ossos dos antigos dragões que ali se dirigiram para morrer, bem como de algumas armas mágicas como as que o Mestre dos Magos deu aos garotos.

O REINO E SUAS CRIATURAS:

mapa do reino

    O mundo de Caverna do Dragão é simplesmente chamado de "O Reino" (Realm of Dungeons & Dragons, no original). Há diversas cidades pequenas,vilarejos ou burgos espalhadas pelo reino, chefiadas por pessoas denominadas "prefeitos" .Há cidadelas maiores, cercadas por grandes muros e governadas como um principado ou um rein . A maioria das aglomerações urbanas tem ciência do Vingador e muitas demonstram temor e obediência a ele.

uma das cidades do reino

    A variedade de raças encontradas no reino de carverna do dragão é enorme, a maioria podendo ser vista na primeira versão do Livro dos Monstros de Dungeons and Dragons como:orcs, goblins,dragões,esqueletos,aranhas gigantes,vermes gigantes bruxos, gigantes e o poderoso beholder.





 
os habitantes do reino de caverna do dragão

O sucesso no Brasil:

um grande sucesso

     A série estreou no país em 1986, no programa Xou da Xuxa da Rede Globo . Na época, os RPG ainda não haviam sido publicados no país (algo que só ocorreria na década seguinte) . A emissora exibiu por muito tempo apenas as duas primeiras temporadas; só em 1993 exibiu a terceira temporada, no programa TV Colosso, com nova dublagem.
     Caverna do Dragão fez um sucesso absurdo no Brasil,mais até que nos Estados Unidos,gerando uma legião de fãs que sempre sonhavam em ver o episódio em que os heróis finalmente retornavam para casa.


O FALSO FINAL:

estariam eles no purgatório?

     No final de 1998, circulou na Internet um rumor de que o último episódio da série teria sido vetado por sua assombrosa revelação: na verdade, as personagens do desenho já estariam mortas desde o primeiro episódio, devido a um terrível acidente no carrinho de montanha russa no qual embarcaram. Os meninos teriam sido mandados ao Inferno, sendo o Mestre dos Magos e o Vingador as duas faces de um mesmo ser demoníaco, capaz de oferecer esperança e temor em um processo de crescente agonia psicológica.
    O boato ainda afirma que o dócil unicórnio Uni seria um agente espião, eventualmente responsável por impedir os meninos de regressar ao seu mundo.
    De tão famoso, o boato pôs em evidência os criadores da série, entre eles o roteirista Mark Evanier e o próprio criador da série Gary Gygax que desmentiram o boato.

O FINAL VERDADEIRO:

como teria sido

      Em 1986,após passar pro dificuldades a D&D empresa responsável pela série fechou, com isso a marvel e a CBS decidiram interromper a série no meio de sua terceira temporada que estava com baixa audiência. Apesar de escrito, o script para o último episódio não foi produzido,devido ao súbito cancelamento da série, o final se daria em um episódio duplo chamado réquiem.
     O episódio inicia com os seis garotos enfrentando uma hidra. O Mestre dos Magos aparece durante a briga mas se recusa a ajudá-los, o que causa estranhamento geral. Mais tarde, o Vingador surge e apresenta uma maneira para a turma voltar ao seu mundo: encontrar uma chave escondida e arremessá-la em um abismo. A proposta faz o grupo se dividir em dois (Eric, Presto e Sheila de um lado e Hank, Bobby, Diana e Uni do outro). Após quase morrerem em um vulcão, eles se juntam novamente e encontram a tal chave dentro de um sarcófago com a imagem do Vingador. Ao serem atacados por uma ameba gigante, Eric usa a chave em uma fechadura e salva seus amigos da morte certa. Isso faz o Vingador se transformar em sua forma real (um cavaleiro) e se revela filho do Mestre dos Magos. Com o vilão libertado, os garotos ganham a opção de voltar para seus lares ou continuar no reino para viverem novas aventuras.
     O episódio termina sem o espectador saber se eles retornaram ou não para a Terra, deixando aí o espaço para uma continuação na temporada seguinte.
    Quem se interessou, foi lançado no Brasil um Belíssimo box com todos os episódios da série,além de vários extras.

uma edição de colecionador
 
   Bem é isso aí, espero que tenham matado a saudade de um desenho que está guardado no coração de uma legião de fãs,até a próxima pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário