Olá a todos que acompanham o blog,sejam bem vindos a mais
uma postagem,hoje irei falar de um dos desenhos mais bacanas da minha infância:o
Capitão Planeta.
vai planeta!
Para quem nunca ouviu falar do personagem aqui vai um pouco
de história:no começo da década de 1990, o Empresário norte americano Ted Turner(dono
do canal TBS,fundador do Cartoon Network e um dos sócios da Time-Wanner) criou
o personagem como uma forma de alertar sobre os perigos da poluição e da importância
da ecologia para seus telespectadores,
que em sua maioria são crianças e adolescentes.
criador e criatura
Com uma trama atual, roteiros inteligentes e enfocando o mundo globalizado a série acabou conquistando uma legião de fãs.
A HISTÓRIA:
a abertura já contava a trama
Gaia, o espírito da terra, foi despertada de um longo sono e
percebeu o quanto o planeta está sofrendo com a poluição e as atitudes dos
homens gananciosos.
os espirito da Terra
Ela então envia cinco anéis mágicos para cinco jovens
escolhidos ao redor do mundo para lutarem pelo meio ambiente, formando a equipe
conhecida como os protetores, são eles:
Kwame (África)
o líder da equipe
Oriundo
de Gana,Kwame
é o líder do grupo. Ele viu florestas se transformarem em desertos e a vida
selvagem desaparecer. Ele faz de tudo com seus poderes para salvar espécies em
extinção pelo mundo.
Poder: seu elemento é a Terra. Ele pode criar pequenos terremotos, mover
rochas para abrir fendas no chão, criar pequenas ilhas no meio do oceano
movimentando a terra e mudar a terra para um estado mais sólido (como rocha) ou
"liquefeito" (como lama).
Wheeler (América do
Norte)
o rebelde do grupo
É o típico personagem americano, é um jovem impulsivo de cabelos
ruivos nascido no Brooklyn, em Nova York,impulsivo,bem-humorado e muitas vezes
atrapalhado. Adora fazer piadas dos outros protetores e enfrenta os vilões sem
medo.Está quase sempre flertando com Linka.
Poder: Wheeler tem o poder do Fogo, podendo usar seu anel para criar
algumas pequenas chamas, esquentar objetos metálicos e iluminar locais escuros.
Linka (Europa
Oriental-União Soviética)
a racional da equipe
Sua nacionalidade é tida como sendo originária da antiga União Soviética. Com temperamento frio, é a que
normalmente usa a lógica nas situações. Quase sempre despista os avanços de
Wheeler.
Poder: seu elemento é o Vento. Ela pode mudar a direção da corrente de ar, além de provocar pequenos tornados.
Poder: seu elemento é o Vento. Ela pode mudar a direção da corrente de ar, além de provocar pequenos tornados.
Gee (Ásia)
a atleta da equipe
De origem tailandesa é estudante de biologia
marinha em geral, é especialista em espécies de seres vivos e ecossistemas
do fundo do mar. Sendo a mais atlética do grupo.
Poder: seu elemento é a Água,ela pode controlar
pequenas quantidades líquidas, criar ondas, redemoinhos ou mesmo dar formas à
água.
Ma-Ti ( América do Sul)
o caçula do grupo
É o mais jovem da equipe, de nacionalidade brasileira.
Possui vasto conhecimento no ecossistema de florestas tropicais, principalmente
plantas exóticas.
Poder: possuindo o poder mais abstrato do grupo, o Coração, Ma-Ti pode se comunicar com animais através de telepatia. Apesar de raramente usar contra humanos, ele também pode controlar as pessoas fazendo ela ser mais bondosa.
Poder: possuindo o poder mais abstrato do grupo, o Coração, Ma-Ti pode se comunicar com animais através de telepatia. Apesar de raramente usar contra humanos, ele também pode controlar as pessoas fazendo ela ser mais bondosa.
Quando a situação fica extremamente perigosa, os jovens
combinam os poderes de seus anéis,gritando seus poderes:Terra,Fogo,Vento,Água e
Coração, a partir dai surge o Capitão Planeta: um poderoso herói que é a
manifestação física dos elementos do nosso planeta.
a invocação do herói
O Capitão Planeta obtém forças a partir
dos elementos naturais e enfraquece ao ser exposto a poluentes de qualquer tipo,quando surge o Capitão sempre diz a sua famosa fala: "Pela união de seus
poderes, eu sou o Capitão Planeta!"
o herói e seu mullet
VILÕES:
os destruidores da Terra
O que seria de um super-herói se não fosse seus vilões?
Normalmente são empresários ou cientistas inescrupulosos que ganham a vida
poluindo ou destruindo os recursos naturais do planeta, cada vilão ainda é
auxiliado por um capanga, são eles:
Porco Greedly :
Com a
aparência de um verdadeiro suíno, adora devorar os recursos não-renováveis da
Terra como petróleo e minerais.Seu capanga-mor é Rigger, um homem magro de aspecto nojento.
Drª. Blight:
Cientista
cruel,com o rosto desfigurado por ácido, que se empenha em criar novas toxinas,
monstruosidades biológicas, espalhar a poluição e outras que envolvam seu
intelecto.Blight possui como ajudante o supercomputador chamado M.A.L.,
cuja inteligência artificial é puramente voltada para o mal.
Looten Plunder:
Sempre
vestindo elegantes ternos geralmente feitos de pelagem animal e com cabelos
presos em rabo-de-cavalo, este obscuro magnata vive para arrecadar mais
dinheiro e praticar a caça clandestina. Seu mercenário assecla é Argos
Bleak líder do exército particular de Looten Plunder
Duke Nukem:
Um
homem "revestido" com pedras radioativas douradas,ele está sempre em
busca deste tipo de material não só para consumir e ficar mais forte mas também
para contaminar a Terra com sua radiação. Seu capanga Roupa-de-Chumbo é normalmente um covarde que se
assusta com o poder de seu chefe.
Verminoso Scum:
O vilão
que personifica a falta de saneamento público e crescimento urbano sem
planejamento. Ele é literalmente um rato humanóide, que vive nos esgotos
subterrâneos das grandes cidades. Ele gosta de poluir utilizando principalmente
materiais de esgotos e não pensará duas vezes em lançar hordas de ratos, lixo e
produtos químicos nocivos para fora de seus domínios.Não possui um capanga
secundário fixo.
Matreiro:
Ele lida principalmente com lixo e produtos tóxicos,
fingindo tratar dos mesmos com seriedade mas na realidade costuma despejar toda
a sujeira em rios, lagos, florestas e outros ambientes naturais.Seu parceiro Sujão não passa de um trapalhão chorão e
incompetente.
Zarm:
O principal inimigo de
Gaia e do Capitão Planeta. Ele é, assim como Gaia, um espírito planetário,
porém destruidor e maligno - em contraste com Gaia, Zarm pode se manifestar
fisicamente aonde bem quiser. Ele devastou inúmeros mundos pelo universo afora
e tentou fazer o mesmo com a Terra, onde acabou derrotado e expulso por
Gaia. Com sua maldade e escuridão ele tenta de tudo para consumar o lado mau da
espécie humana a fim de que esta destrua a si mesma e seu próprio mundo. Normalmente aparece disfarçado para enganar as pessoas ao seu redor, mas também
se caracteriza em sua real aparência, tendo um porte muscular com longos
cabelos negros e um tipo de armadura imperial que lhe confere uma pose
majestosa. Sua corrupção e sede de poder não possuem limites. No
episódio 15, "O Conquistador", Zarm tenta corromper os Protetores
para que abandonassem os anéis dados por Gaia e lhes ofereceu as Luvas do
Poder, muito mais poderosas. Ma-Ti foi o único que desconfiou e recusou a
oferta, o que salvou a vida de Gaia.
Capitão Poluição:
É o arqui-inimigo
do Capitão Planeta,ele é a contraparte poluída do herói, combinando os poderes
poluentes de outros anéis malignos dado por Zarm aos demais vilões da série. O
Capitão Poluição possui sua própria frase introdutória "Pela união de seus
poderes poluidores, eu sou o Capitão Poluição!".
Os poderes dos anéis eram: Super-Radiação (contraparte
do Fogo, portado por Duke Nukem), Desmatamento (contraparte da Terra,
portado por Looten Plunder), Fumaça (contraparte do Vento, portado
por Matreiro), Tóxicos (contraparte da Água, portado por Verminoso
Escória) e Ódio (contraparte do Coração, portado pela Dra.Blight).
A série foi um sucesso estrondoso,nos Estados Unidos,durou 6
temporadas com 113 episódios, a Marvel Comics publicou uma série de quadrinhos
do Capitão Planeta que duraram 12 edições.
capitão em quadrinhos
O herói também ganhou um jogo de
videogame para o mega drive,mas que infelizmente era muito fraco.
o jogo de videogame
Além disso
foi criada por Ted Turner a Captain Planet Foundation (Fundação Capitão Planeta) que apóia e organiza projetos de gestão ambiental que
permitiram mais de 1,1 milhão de jovens em todos os EUA e ao redor do mundo a
fazerem melhorias ambientais significativas em suas escolas ou comunidades.
a fundação existe até hoje
No Brasil a série animada chegou em 1991,no programa Xou da
Xuxa, fazendo também muito sucesso, marcando toda uma geração.
heróis e vilões
Bem, é isso ai, espero que tenham gostado de conhecer ou de
terem matado a saudade do capitão planeta, um desenho bacana que tratava de um tema que até hoje é atual, até a próxima pessoal e lembrem-se:O PODER É DE VOCÊS!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário