Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a segunda postagem do mês de Outubro. Aproveitando que estamos nos aproximando do dia das crianças, resolvi falar de uma coleção de bonecos que fez parte da infância de muitas crianças dos anos 80 que não podiam comprar os caros Comandos em Ação, estou falando deles, os S.O.S. Commandos.
Imaginem a cena: estamos no ano de 1989, você é uma criança que pede de presente de aniversário, natal ou dia das crianças um boneco dos Comandos em Ação para a sua tia ou madrinha, eis que no dia ao abrir seu presente, você dá de cara com outro boneco, de plástico vinil, mais maleável e mais barato. Isso com certeza aconteceu com muitos garotos dos anos 80, mesmo assim os S.O.S. Commandos acabaram conquistando uma legião de fãs. Mas, como surgiram esse soldados que competiram com os G.I Joes?
No ano de 1985, a empresa de brinquedos Diamond Toymakers lançou uma linha de bonecos baseados no filme Comando Para Matar de Arnold Schwarzenegger (isso mesmo, uma linha de brinquedos baseada em um filme violento, coisa dos anos 80).
Na história de fundo da coleção, acompanhamos as batalhas do C.Team liderados por Matrix (o personagem do Schwarzenegger no filme) enfrentando o grupo terrorista F.E.A.R.
No ano de 1989, a Gulliver resolveu lançar a coleção no Brasil embalada pelo sucesso dos Comandos em Ação da Estrela, marotamente a empresa mudou o nome da coleção para S.O.S. Commandos por dois motivos: Não pagar licenciamento para o filme e pegar carona no nome Comandos da Estrela, confundindo pais desavisados.
Pra completar a bagunça, a Gulliver usou o poster do filme Keruak- O Exterminador de Aço, um clássico da Sessão das Dez do SBT, na embalagem da coleção brasileira, numa mistura de cara de pau e criatividade típica da década de 80.
No ano de 1992, a coleção ganhou sua primeira expansão com novos personagens. Na verdade, a Gulliver usou a cabeça dos bonecos de outras coleções americanas como The Corps e até mesmo de uma coleção do Rambo.
Por falar nos bonecos do Rambo, a Gulliver transformou ele em dois novos personagens: Dino, uma bizarra versão loira e Chucky, uma versão com uniforme tático.
Os S.O.S. Commandos também possuíam uma linha de veículos com motos e helicópteros também vindos de outras coleções, que apesar de simples, não faziam feio perto dos seus irmãos mais famosos da Estrela.
Bem é isso aí pessoal, espero que vocês tenham gostado de relembrar essa coleção que até podia decepcionar as crianças em um primeiro momento, mas que acabaram fazendo um grande sucesso com a molecada. Em breve, trarei novas postagens, até a próxima.
Ótima matéria. Eu tive alguns desses e o legal é que, como eles eram mais ou menos do tamanho dos Comandos em Ação dava pra brincar com todos juntos.
ResponderExcluirApesar de ter nascido na êxtase metade dos anos 90, devo ter pego alguma leva desses bonecos, pois lembro que tive uns 2 desses que tincham a maior cara de Mad Max
ResponderExcluirEu tive muitos desses brinquedos. Parabéns pela materia
ResponderExcluir