quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Seriados Médicos

    Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma nova postagem do Canil do Beagle. Como vocês estão? conforme prometi, aqui está a postagem de Fevereiro. Hoje irei abordar um tema muito bacana que eu garanto que muita gente vai curtir: Seriados Médicos.

o gênero mais famosos da atualidade

ME PASSE O DESFIBRILADOR:

     Já faz mais de 30 anos que a televisão retrata a medicina das formas mais variadas: drama, ação, romance, comédia, suspense. Existem muitas produções que têm como pano de fundo, hospitais, clínicas, médicos, paramédicos e pacientes; Fazendo muito sucesso e liderando a audiência seja na televisão ou no Streaming.

ACHO QUE É HERPES....

      Na última década, graças aos sistemas de Streaming, os seriados médicos acabaram virando o gênero favorito de muita gente, então decidi abordar algumas dessas séries, incluindo alguns clássicos esquecidos. Resolvi apresentar as séries por ano de produção, dessa forma não teremos um ranking polêmico. Portanto, trate de colocar o seu jaleco, pegue o estetoscópio, sua ampola de adrenalina e vamos relembrar ou conhecer algumas delas.

 ST. ELSEWHERE (1982):

A TRAMA:

     Ambientada no fictício St.Eligius Hospital, um decadente hospital-escola no bairro South End em Boston. A série mostra o dia a dia dos doutores Donald Westphall , Daniel Auschlande e sua equipe de residentes. Os dramas dos pacientes e médicos era o mote do seriado.

    O apelido do hospital, "St. Elsewhere" ( Santo Qualquer Lugar) , é uma gíria usada na área médica norte americana para se referir a hospitais menos equipados que atendem pacientes recusados ​​por instituições de maior prestígio; também é usado na academia médica para se referir a hospitais universitários em geral.

OPINIÃO:

     Uma série inédita no Brasil, conheci St. Elsewhere numa revista Superinteressante sobre as 100 maiores séries de todos os tempos, sendo um dos primeiros trabalhos de Denzel Washington. Acabei assistindo uns 5 episódios no youtube, é bem mais cadenciada do que as séries posteriores, focando na parte dramática, apesar de possuir alguns momentos agitados. Fez bastante sucesso nos anos 80, durando de 1982 até 1988. Uma curiosidade é que no capítulo final, é revelado que toda a história da série era um "sonho" do personagem Tommy Westphall, filho autista de Donald Westphall, e que o St. Eligius Hospital era, na verdade, uma mini-réplica dentro de um globo de neve, que serviu de base para a imaginação de Tommy

TAL PAI TAL FILHO (1989):

A TRAMA:

     A série contava a história de Douglas “Doogie” Howser, de apenas 16 anos, o garoto até podia parecer ser um adolescente normal, mas na verdade era um gênio superdotado,com um QI  avançado, por isso já era formado em medicina pela Universidade de Princeton.

    Doogie tinha que dividir o seu tempo entre passear no shopping e fazer um parto no Centro Médico Eastman, onde já trabalhava há dois anos. Ao final de cada episódio, ele escrevia as experiências vividas em um diário no seu computador.

OPINIÃO:

      Com essa história incomum, a série Tal Pai, Tal Filho revelou para o público, um jovem Neil Patrick Harris, de How I Met Your Mother, mostrando que ele já era talentoso desde a adolescência. Lembro bem dessa série quando foi exibida na Sessão Aventura à tarde, pois era diferente ver alguém tão novo sendo médico, além disso uma coisa que me marcou era que no final Doogie sempre escrevia no seu computador e foi o primeiro lugar em que eu vi um computador na vida.

E.R PLANTÃO MÉDICO (1994):

 

A TRAMA: 

    A série mostra o cotidiano dos médicos e enfermeiras que trabalham no Count General Hospital, um fictício hospital de Chicago, em especial do residente John Carter, o jovem acaba fazendo parte da equipe dos doutores Mark Greene, Peter Benton e Doug Ross.

OPINIÃO:

    O seriado médico mais importante de todos os tempos (foi mal Grey’s Anatomy), acompanhei até a 5ª temporada na Globo. A série criada por Michael Chricton( autor de Jurassic Park) simplesmente foi uma febre,com muito drama, ação e adrenalina, criando um jeito único de tratar a medicina sob as lentes da câmera. Às vezes, uma cena demorava minutos para sofrer um corte. A intenção era transmitir, em plano sequência, toda a ação de um pronto socorro em Chicago.

    A série explodiu na audiência, transformou George Clooney em astro de Hollywood e fez história ao transmitir um episódio ao vivo.

 CHICAGO HOPE (1994):

A TRAMA: 

    A série se passava no fictício hospital particular Chicago Hope e mostrava o Dr. Jeffrey Geiger, um cirurgião promissor com problemas emocionais derivados da morte de seu filho pelas mãos da mãe, sua esposa. Além disso, acompanhávamos o dia a dia dos outros médicos do hospital. 

OPINIÃO:

     Ah Chicago Hope, o maior rival de E.R Plantão Médico, lembro de assistir essa série na Record quando era adolescente. O episódio piloto de Chicago Hope foi exibido um dia antes da estréia de E.R Plantão Médico, entretanto, a partir da semana seguinte, os dois programas começaram a competir diretamente pela audiência. Apesar de Chicago Hope ter sido muito bem recebido pela crítica, Plantão Médico. mostrou-se, logo em sua primeira temporada, um campeão de audiência. No ano seguinte, Chicago Hope mudaria de dia e horário.

THIRD WATCH-PARCEIROS DA VIDA (1999):

 
A TRAMA:

     Com muita ação, a série mostrava o dia a dia de bombeiros, policiais e paramédicos que trabalhavam em Nova York. O roteiro inovou ao juntar os três tipos de profissionais na mesma série.

 OPINIÃO:

    Uma série que acompanhei na época da faculdade pelo SBT, era espetacular acompanhar a pressão das três profissões e como elas interferiam nos relacionamentos familiares e amorosos, além da saúde física e psicológica de cada personagem.

   Uma coisa louca, mórbida e espetacular é que a terceira temporada foi lançada após os atentados de 11 de Setembro explodindo a audiência da série. As consequências da tragédia foram exploradas pelos roteiristas e produtores, tanto nas tramas, como nos locais onde aconteciam a ação.

SCRUBS (2001):

A TRAMA: 

    Scrubs conta a história dos novos internos John "J.D." Dorian, Chris Turk  e Elliot Reid, enquanto eles embarcam em suas carreiras como médicos no Sacred Hospital. Para ter certeza que eles vão se encontrar no caminho, estão os Doutores Perry Cox, chefe de medicina, e Bob Kelso , além da enfermeira Carla Espinosa. 

OPINIÃO:

     O seriado era uma paródia dos grandes dramas médicos da TV americana como E.R Plantão Médico e Chicago Hope, com situações inusitadas, médicos que estão mais preocupados com seus problemas pessoais do que com os pacientes, personagens caricatos, entre outros.

DR. HOUSE ( 2004):

 A TRAMA:

     No fictício Hospital-Escola Plainsboro de Princeton, no estado de Nova Jersey, o Dr. Gregory House, um médico rabugento e antissocial, ajuda a desvendar mistérios médicos com a ajuda de uma equipe de jovens profissionais.

 OPINIÃO:

   Uma das melhores séries médicas da década passada, DR.House se destacava graças ao seu protagonista: Gregory House, um médico mal humorado, sarcástico, não tinha medo de falar o que pensava; realista e sincero ao extremo, mas que era viciado em sedativos devido a um problema na perna.

 GREY’S ANATOMY (2005):

A TRAMA: 

     A série acompanha a vida de Meredith Grey, filha da respeitada cirurgiã geral Ellis Grey, após seu ingresso no programa de residência no Seattle Grace Hospital. Durante seu tempo como residente, ela trabalha ao lado de seus colegas onde cada um se desdobra para equilibrar sua vida pessoal com o trabalho agitado e horários de treinamento que eles tem a cumprir. A jovem médica ainda precisa lidar com Derek Shepherd, chefe de Neurocirurgia e interesse amoroso de Grey 

OPINIÃO:

     Não tem como falar de séries médicas e não citar Grey’s Anatomy ,esse é o seriado médico de maior sucesso nos Estados Unidos e do mundo desde E.R Plantão Médico.

    Graças as tramas com muito drama e romance envolvendo as equipes de médicos, residentes e enfermeiros .A série atingiu um sucesso acima da média e já está na 17ª temporada.

 CHICAGO MED - ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA (2015):

A TRAMA:

     O seriado mostra o dia a dia da equipe de médicos, enfermeiros e funcionários do caótico Gaffney Chicago Medical Center, apresentando os desafios diários dos médicos para salvarem seus pacientes.

 OPINIÃO:

   Série derivada da Franquia Chicago, se passa no mesmo universo de Chicago Fire (Sobre bombeiros) e Chicago P.D.( sobre policiais). Ela é avaliada por médicos como fiel a área, em se tratando de abordagens, diagnósticos e procedimentos. Graças ao seu ritmo acelerado, ela é comparada a E.R Plantão médico.

 THE GOOD DOCTOR- O BOM DOUTOR ( 2017):

A TRAMA:

      A série mostra a história de um jovem médico portador de autismo e síndrome de savant, Shaun Murphy que se muda do interior para trabalhar em uma equipe de cirurgia do renomado hospital San Jose St. Bonaventura. Shaun se depara diariamente com desafios da profissão e tem sua capacidade colocada à prova em todos os momentos.

OPINIÃO:

     Minha série favorita na atualidade, o que poucos sabem é que é uma versão norte americana de uma série sul coreana. É maravilhoso acompanhar as peripécias do dr. Murph e ver como ele lida com os problemas do dia a dia devido a sua condição, mesmo com toda a adversidade, ele surpreende a todos por conseguir esclarecer os casos mais complicados de seus pacientes.

 HOSPITAL NEW AMSTERDAM: TODA VIDA IMPORTA (2018):

 

A TRAMA:

     A série segue o doutor Max Goodwin quando ele se torna o diretor médico de um dos hospitais públicos mais antigos dos Estados Unidos, com o objetivo de reformar a instalação negligenciada e dar ânimo à uma equipe médica que está desmotivada. Para conseguir seu objetivo, ele pretende passar por cima da burocracia, a fim de fornecer atendimento excepcional aos pacientes, porém ele acaba descobrindo que possui uma grave doença.

 OPINIÃO:

    Mais uma boa série que nos apresenta um médico capaz de tudo para melhorar a qualidade do atendimento no hospital.

 VOU TER QUE IMPROVISAR UMA GAMBIARRA- AS SÉRIES BRASILEIRAS:

     O nosso país não possui a tradição de seriados estrelados por médicos, mas tivemos quatro séries que marcaram a TV brasileira:

 OBRIGADO DOUTOR (1981):

A TRAMA:

     O Dr. Rodrigo Junqueira se desilude com sua profissão e por força das circunstâncias é levado a exercer a medicina em um pequeno hospital de Andorinhas, uma cidade rural no interior do país. No processo, ele entra em contato com os conflitos existenciais dos pacientes que o procuram em busca não apenas de auxílio profissional, mas também de ajuda pessoal. Rodrigo decide trabalhar em prol da comunidade, lutando diariamente contra a falta de recursos do hospital e a concorrência da medicina caseira, recurso usado pelos habitantes para tratar seus males.

OPINIÃO:

      O primeiro seriado brasileiro sobre médicos, os episódios apresentavam temas como epidemias, acidentes de trabalho, falta de recursos nos hospitais e modernização, enfatizando as relações afetivas entre os moradores da cidade e o médico, vivido pelo ator Francisco Cuoco. Conheci a série numa repise em 1995 no especial 30 anos da TV Globo, quando a emissora exibiu 10 capítulos do seriado.

 MULHER (1998):

A TRAMA:

     O seriado mostrava o cotidiano de uma clínica especializada em atendimento a mulheres, a Machado de  Alencar, desde casos comuns como gestação e o tratamento do câncer, até outros mais graves como violência doméstica, doenças sexualmente transmissíveis e casos raros de doenças. Martha é a principal médica da clínica, uma das primeiras mulheres obstetras do Brasil. Ela convida para se juntar à ela Cristina, uma médica jovem e talentosa, embora insegura em algumas situações. As duas passam a compartilhar as dificuldades da profissão e o convívio com Afrânio, dono da clínica, médico de ética duvidosa e sem muito senso de responsabilidade social.

 OPINIÃO:

     Inspirada no seriado E.R Plantão Médico, a série Mulher abordou a medicina pela ótica feminina, abordando temas como gravidez na adolescência, aborto,  síndrome de Down, câncer de mama, gravidez prematura, ameaça de demissão de mulheres grávidas, adultério, estupro, filhos perdidos entre outros.

   A série fez sucesso e teve 62 episódios  divididos em duas temporadas sendo vendida para diversos países.

 UNIDADE BÁSICA (2016):

A TRAMA:

      Paulo é um médico experiente que trabalha em uma Unidade Básica de Saúde da periferia de São Paulo. Com métodos pouco ortodoxos, ele trabalha com medicina preventiva. Sua rotina muda com a chegada de Laura, uma jovem ambiciosa recém-formada em engenharia química e medicina. Ao contrário de Paulo, ela procura uma carreira bem sucedida e remunerada.

 OPINIÃO:

     Produzida pelo Universal Chanel, Unidade Básica é uma série anterior a Sob Pressão, porém ocorreu um hiato de 4 anos entre a primeira e a segunda temporada, o que prejudicou o sucesso da série que para completar é exibida num canal por assinatura.

SOB PRESSÃO (2017):

A TRAMA: 

     O dia-a-dia dos funcionários de um hospital público no subúrbio do Rio de Janeiro não é nada fácil, especialmente para o Dr. Evandro, o cirurgião-chefe da equipe médica. Cético, ele encontra alívio para os seus problemas na companhia da doutora Carolina, sua colega de trabalho que, diferente dele, encontra na fé o refúgio para seus problemas. A equipe precisa superar todos os limites para manter os pacientes vivos em um hospital decadente onde tudo falta.

OPINIÃO:

     Uma das melhores séries nacionais dos últimos anos que não deve em nada aos melhores seriados norte americanos, porém retratando a dura realidade dos hospitais públicos brasileiros. A série teve origem em um filme homônimo lançado em 2016. Dos personagens originais do filme, permaneceram na série apenas os médicos interpretados por Júlio Andrade, Marjorie Estiano e Stepan Nercessian. A Globo exibiu o filme duas semanas antes da estréia da primeira temporada. 

     Bem é isso ai pessoal, espero que tenham gostado de relembrar ou conhecer essas séries que se tornaram um hit nas últimas décadas. Apesar do ritmo lento vou tentando postar por aqui, até a próxima.

 

2 comentários:

  1. Dr. HOUSE é uma ótima série. Só acho que deveriam ter enrolado menos pra finalizá-la. Torcia pelo casal House e Cameron.

    ResponderExcluir