terça-feira, 8 de setembro de 2020

Voyagers!- Os Viajantes do Tempo

       Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma postagem do Canil do Beagle. Hoje irei falar sobre uma das séries que mais curti durante a infância, com muita aventura e ensinamentos de história, é hora de conhecer: Voyagers!- Os Viajantes do Tempo.

ajudando a salvar o tempo

   A CRIAÇÃO DE UM CLÁSSICO CULT:

         Voyagers! foi criada em 1982 por James D. Parriott, você pode não conhecer esse nome de primeira, mas saiba que ele criou o Homem de Seis Milhões de Dólares, a Mulher Biônica e ajudou a produzir o clássico seriado do Incrível Hulk.

clássicos criados por james parriott

        A série mesclava os gêneros ficção científica, aventura e fantasia, contando a história de dois aventureiros que, graças a um artefato especial, viajam pelo tempo lutando para impedir que a história fosse modificada.

viajando no tempo

      Na introdução, um dos personagens sempre falava: "Nós viajamos através do tempo ajudando a história a seguir seu curso e dando um empurrãozinho quando é preciso. Quando a luz vermelha do Omni acende, quer dizer que a história está errada. Nosso trabalho é colocar as coisas de volta no eixo. Luz verde, nós conseguimos, garoto!"

UM ÓRFÃO E UM PIRATA TENTANDO CONSERTAR A HISTÓRIA:

        A série contava a história de Jeffrey Jones, um órfão de 12 anos que morava em Manhattan com seus tios e seu cão em 1984. Numa noite, ele ouve um estrondo e vê um homem atravessando a janela de seu quarto. Esse homem é Phineas Bogg, um ex-pirata do século XVII que fora recrutado por um grupo de viajantes do tempo conhecidos como Voyagers.

phineas na casa de jeffrey

      Os Voyagers tinham como ferramentas o Omni, um estranho relógio de bolso que controlava e "engatilhava" as viagens no tempo e um manual (um livro de história, que sendo impresso no futuro, servia como referência para que o Voyager realizasse sua missão de manter tudo em seus devidos lugares na época em que estava visitando).Se a história estivesse saindo diferente do que devia ser, o Omni mostrava uma luz vermelha; se tudo estivesse certo, luz verde e o viajante tinha cumprido a missão.

o omni mostrando que algo está errado

       O cachorro de Jeffrey ataca Phineas que, no meio da confusão, acaba dando um salto temporal e carregando sem querer o garoto para as suas viagens no tempo.

o começo da confusão

       Para piorar, o manual de história de Bogg fica na boca do cachorro, em 1984, e sem ter muito conhecimento das coisas (era um péssimo aluno dos Voyagers) ele vai precisar da ajuda de Jeffrey, garoto estudioso e grande conhecedor de história. Esse é o começo de muitas aventuras da dupla.

        Ao longo da série Jeffrey e Phineas passam por diversos momentos da história ajudando a cesta em que Moisés se encontrava fosse achada; sobrevivendo a uma batalha de gladiadores no Coliseu de Roma; se envolvendo em missões na 1ª e na 2ª Guerra Mundial; tentando salvar Abraham Lincoln dos espiões rebeldes; ajudando a resolver o caso de Jack, o Estripador; tentando salvar a vida de Molly Brown no Titanic; fazendo com que Thomas Edison criasse a lâmpada, entre outras aventuras.

 

 
indo para diversos momentos da história

      No final de cada episódio, Jeffrey ainda aconselhava o telespectador a consultar a biblioteca pública para conhecer mais informações sobre o que foi mostrado no episódio. Diversão e cultura em um só programa.

UMA SUPER PRODUÇÃO PARA A SUA ÉPOCA:

       Voyagers!- Os Viajantes do Tempo era uma verdadeira super produção para os padrões da TV  norte americana do começo da década de 1980, afinal era preciso recriar cenários históricos, trajes e toda aquela ambientação. Por causa disso, a série era uma das mais caras de seu período.

 

 
recriação de época

    Em cada episódio Jeffrey e Phineas viajavam pelo menos para dois períodos históricos fosse para o velho oeste, a Roma Antiga, a 2ª Guerra Mundial, a Grécia, o império Egípcio, o Titanic ou qualquer outro lugar.

POR QUE A SÉRIE ACABOU?

     Como falei, apesar da boa audiência, o custo de cada episódio era extremamente caro e para completar, grupos conservadores que lutavam contra a violência na televisão reclamavam que a série era muito violenta, havia sim algumas cenas com lutas de espada, tiroteios, brigas, mas nada exagerado.

phineas quase sendo queimado nem é tão violento

     Infelizmente, depois de apenas 20 episódios, Voyagers!- Os Viajantes do Tempo foi cancelada e para completar Jon Erik Hexum, que interpretava Phineas Bogg, acabou dando um tiro acidental na própria cabeça com uma arma que supostamente deveria ser de festim enquanto ensaiava um episódio para a série Retrato Falado e veio a falecer.

O SUCESSO NO BRASIL:

     Voyagers!- Os Viajantes do Tempo fez sucesso também no Brasil quando foi exibida pelo SBT em 1989, sempre após a série do Batman dos anos 60 e acabou ganhando o status de cult.

box com a série completa

     Alguns anos atrás a série foi lançada aqui em um belo box com todos os episódios da série, fazendo a alegria dos fãs. Bem é isso ai pessoal, espero que tenham gostado de relembrar ou conhecer essa série que marcou aqueles que a assistiram. Gostaria de deixar os leitores informados que as postagens do Canil do Beagle vão demorar um pouco mais para serem feitas a partir de Outubro, pois meu filhote vem ai e obviamente o papel de pai vai se sobrepor ao de nerd. Mas não se preocupem, pois sempre que der trarei novidades e não abandonarei o blog. Até a próxima.  

 

 





 


6 comentários:

  1. Adorava essa série! Era moleque e ficava sempre ligado no SBT pra não perder os episódios.

    ResponderExcluir
  2. Beagle, confesso que não conhecia, mas o conceito do seriado lembrou Timesquad - Esquadrão do Tempo, passado no Cartoon Network.

    Muito bacana o post.

    Muita saúde e sabedoria ao vosso filho que está por nascer!

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana esse blog, Beagle. Voyagers era sim uma série muito bacana, lembro de alguma detalhes (sobre como o Phineas não sabia PN de história por passar as aulas todas olhando para uma loira bonita do seu lado - e a série mostrou realmente essa voyager quando eles visitaram a "sede" dos voyagers)...

    Não lembrava que o ator era o mesmo do Retrato Falado, que a Rede Globo exibiu no Brasil alguns anos depois e que se matou com um tiro acidental... De novo, parabéns pelo blog e saúde pro seu filho que chega em algumas semanas!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber o q estava escrito na parte de fora do Omni. Existe uma inscrição na parte de baixo do "V", que até hj não sei o significado. Alguém pra me ajudar?

    ResponderExcluir