Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma postagem do Canil do Beagle. Hoje irei abordar a minha série de jogos favorita, um clássico dos Hack 'n Slash ( uma variante dos Beat 'n Up), com muita magia, criaturas místicas e pancadaria medieval, estou falando da série Golden Axe.
Golden Axe foi produzido pelo grande Makoto Uchida, que já havia mostrado seu talento no clássico Altered Beast. Na época, Uchida estava fascinado pelo RPG Dragon Quest e desejava fazer um game que seguisse esta linha. Mas os executivos da SEGA queriam algo mais simples e que pudesse ser comercializado no mercado de arcades.
Inspirado pelo filme de 1982, Conan - O Bárbaro, estrelado por Arnold Schwarzenegger, Uchida passou a desenvolver um jogo onde jogadores poderiam se divertir em um mundo medieval cheio de fantasia parecido com o filme do bárbaro.
Então, no ano de 1989, Golden Axe foi lançado para os fliperamas, e logo se tornou um grande sucesso.
A HISTÓRIA DO JOGO:
A história de Golden Axe se passa em um reino distante chamado Yuria. Nesse reino existia um poderoso artefato mágico: o Machado Dourado (Golden Axe), que continha todo o poder do reino.
Todo o reino caiu em desgraça quando o demoníaco Death Adder e suas tropas maléficas invadiram vilas, destruindo e matando inocentes. O próprio Death Adder raptou o rei e a princesa, aprisionando-os em seu castelo; Ele ainda se apoderou do Machado Dourado se tornando praticamente invencível.
Quando tudo parecia perdido surgem três bravos guerreiros dispostos a derrotar o gigante tirano e devolver a paz em Yuria,são eles:
O bárbaro, vindo das altas montanhas com força e coragem para enfrentar qualquer inimigo. Usando uma pesada espada, ele procura por vingança pela morte de sua mãe. Além da espada, ele também usa magias baseadas no elemental Terra.
A amazona, veio das profundas florestas de Yuria. Ela viu seus pais serem massacrados por Death Adder e agora ela jurou vingança. Ela possui controle sobre o elemental Fogo e o Dragão.
O anão, vindo das minas de Wolud, onde seu irmão foi cruelmente assassinado por Death Adder. Ele controla o elemental Trovão.
GRÁFICOS, JOGABILIDADE E CRIATURAS:
O jogo também possui uma ótima jogabilidade, os comandos e ações básicos como pular, correr, dar golpes e soltar magias são executados de maneira rápida e eficiente. A jogabilidade muda um pouco quando o jogador passa a fazer o uso de alguns tipos de monstros a seu favor como:
CHICKEN-LEG:
É a criatura mais encontrada ao longo do jogo, ataca com golpes de cauda que derrubam quem for atingido.
BLUE DRAGON:
Este dragão de escamas azuis é o segundo tipo de criatura que o jogador mais encontrará. Ele cospe uma pequena torrente de chamas que atinge inimigos à média distância e os derruba.
RED DRAGON:
A última e mais poderosa das criaturas é esta variação avermelhada do Blue Dragon, ele cospe bolas de fogo que atravessam a tela inteira e atingem a longa distância. O tipo de montaria perfeita para manter inimigos perigosos afastados.
A VERSÃO DE MEGA DRIVE:
O Jogo foi um sucesso estrondoso graças aos seus belos gráficos e boa jogabilidade, rapidamente Golden Axe foi portado pra o Mega Drive na primeira leva de jogos dos console.
Graças a placa System 16, a adaptação para o Mega Drive ficou perfeita e quase idêntica ao dos Arcades, com poucos cortes.
Uma curiosidade da versão do Mega Drive é a existência de dois estágios extras. Quem conhecia a versão do fliperama teve uma surpresa ao vencer Death Adder no sexto estágio e descobrir que o jogo ainda continuava! Isso mesmo, após salvar o rei e a princesa você entrava no castelo do vilão e enfrentava inimigos ainda mais fortes, depois os jogadores descobrem que Death Adder é apenas um capacho de um outro guerreiro ainda mais poderoso, chamado Death Bringer. Ele não só é mais forte e ágil como também pode soltar magias elementais.
A luta contra Death Bringer é realmente difícil, ainda mais que ele tem dois esqueletos guardiões que só morrem caso ele próprio morra antes.
A VERSÃO MASTER SYSTEM:
Golden Axe também foi adaptado para o Master System, essa versão apesar de mais lenta possuí bons gráficos para os padrões do console.
Infelizmente, a versão do Master cortou Gilius e Tyris, sobrando apenas o bárbaro que nessa versão foi mudado e se tornou o príncipe Tarik que precisa recuperar o Machado Dourado e salvar ele mesmo o seu reino. Mesmo com essas mudanças, nessa versão os jogadores podem escolher qual a magia querem usar durante sua jornada.
Por causa das mudanças na história, o final dessa versão é bem diferente, temos imagens do príncipe Tarik claramente chupadas de Conan O Bárbaro num dos finais mais bacanas do Master System.
GOLDEN AXE WARRIOR:
Golden Axe Warrior é um RPG e foi o primeiro spin-off da franquia Golden Axe, tendo sido lançado para o Master System no ano de 1991. A trama do jogo coloca o jogador na pele de um jovem guerreiro que está tentando vingar a morte de seus pais, tendo que explorar 10 labirintos, onde irá coletar nove cristais que foram roubados pelas forças do mal e por último travará uma batalha contra o maligno Death Adder.
Na época de seu lançamento, muitas revistas especializadas em games rotularam Golden Axe Warrior como um clone de The Legend of Zelda, da Nintendo. Muitos fãs da SEGA não se importaram com as críticas, e consideram Golden Axe Warrior como um dos grandes games lançados para o Master System.
GOLDEN AXE
II -
Com o enorme sucesso de Golden Axe, tanto nos fliperamas quanto nos consoles, uma continuação era mais do que esperada pelos fãs do jogo. Em 1991, Golden Axe II foi então lançado exclusivamente para o Mega Drive.
Apesar de ser um bom jogo, Golden Axe II mais parece uma expansão do jogo original (algo bem comum nos jogos lançados hoje em dia), trazendo praticamente o mesmo modo de jogo do primeiro, só que com gráficos e sonoridade melhores. A única diferença que existe em relação a jogabilidade de Golden Axe II se comparada com a do primeiro jogo, está no uso das magias. Agora, o jogador antes de usá-las pode escolher o nível da magia que pretende lançar em seus inimigos, não sendo necessário gastar todo o poder de uma vez só.
A HISTÓRIA:
Três anos se passaram desde a batalha contra o gigante do mal, Death Adder .Quando o senhor das trevas conhecido como Dark Guld, aparece e tenta conduzir o reino de Yuria ao caos novamente. Ele começou pegando o lendário Machado Dourado para usar seu poder e seu exército para trazer destruição à terra. Gilius Thunderhead, Ax Batller e Tyris Flare unem forças mais uma vez para salvar o mundo desta nova ameaça.
O Jogo fez bastante sucesso, porém a SEGA decidiu lançar uma continuação da versão Arcade e deu origem ao melhor jogo da saga.
Golden Axe: The Revenge of Death Adder é a verdadeira sequência do game original. Lançado de forma exclusiva para os fliperamas, no ano de 1992 e fez uso da poderosa placa Sega System 32, trazendo gráficos muito bonitos com personagens grandes e boas animações.
A VINGANÇA DE DEATH ADDER:
Décadas após ser derrotado, Death Adder foi
revivido e ele está mais poderoso do que nunca, pois além de possuir o Machado
Dourado, ele faz uso de um escudo com cabeça de dragão que rouba magias.
Mais uma vez surgem novos
guerreiros dispostos a enfrentar o vilão, mesmo que isso custe a vida deles:
STERN BLADE:
Ele é essencialmente um clone
do Ax Battler, ele possui uma magia de fogo que incinera os inimigos.
TRIX:
É uma espécie de Hobbit com um
tridente. Ele usa uma magia vegetal que faz as árvores crescerem e seus
frutos recuperam a energia..
É uma centaura extremamente rápida que ataca
com um bastão e coices, além de usar a magia da terra
GOAH E GILLIUS THUNDERHEAD:
É um gigante montado por Gilius
Thunderhead, eles formam o personagem mais poderoso, tanto em força quanto em
magia.
A JOGABILIDADE:
Uma curiosidade é que a versão americana é mais curta enquanto que a japonesa mais longa, tecnicamente na versão japonesa você percorre obrigatoriamente todos os caminhos do jogo, independente do caminho escolhido você irá percorrer o que não escolheu mais à frente e na americana não. Revenge of Death Adder é o melhor jogo da série, o único defeito foi não ter ganho uma versão caseira, ficando restrito somente aos fliperamas.
No ano de 1993, Golden Axe III foi lançado para o Mega Drive e infelizmente não causou um grande impacto. Tanto que seu lançamento ficou apenas no Japão, já que a Sega of America achou que o jogo não tinha qualidade suficiente para ser lançado em outros países. No Brasil, os fãs não tiveram esse problema, pois várias cópias vindas do Paraguai apareceram nas locadoras .
O lendário Machado Dourado, que dá ao seu dono poder quase que ilimitado, foi mais uma vez roubado por forças do mal, fazendo com que a terra de Yuria seja colocada em grande perigo. O culpado do roubo desta vez foi um ser chamado Dammed Hellstriker que de posse do Machado Dourado, lançou uma terrível maldição sobre todos os guerreiros de Yuria.
Felizmente, o lendário Gilius Thunderhead, bastante envelhecido, uniu um pequeno grupo de bravos guerreiros, para derrotar o diabólico vilão, são eles:
KAIN GRINDER:
O poderoso bárbaro vindo das terras do norte. Durante a ascensão ao poder de Damned Hellstrike, a tribo de Kain foi dilacerada pelos exércitos de demônios e muitos de seus amigos próximos foram mortos. Kain ouviu falar de um chamado às armas do lendário anão Gilius Thunderhead e procurou ajudá-lo a recuperar o Machado de Ouro.
PROUDE CRAGGER:
Uma espécie de homem das cavernas gigante, extremamente forte vindo das montanhas rochosas de Yuria. Ele foi feito de escravo por Dammed, mas foi libertado por Gilius Thunderhead e decidiu ajudar na luta contra o vilão.
CHRONOS LAIT:
O Jogo herdou de The Revenge of Death Adder a possibilidade de escolher por qual caminho seguir: o de baixo, mais difícil e longo ou o de cima, o mais curto e fácil.
Golden Axe 3 é o jogo que mais possui comandos especiais para ataques únicos; você
pode se defender; pode dar saltos duplos; pode tomar impulso na parede;lançar
sua arma nos inimigos. O jogo apresentava golpes combinados entre os heróis, se
você jogasse em dupla e colocasse um personagem a frente um do outro, os
personagens faziam uma confirmação com a cabeça e poderiam aplicar um golpe
conjunto, isso também possibilitava magias duplas.
Pena que poucos viram as qualidades de Golden Axe III e até hoje ele é deixado de lado pelos fãs.
GOLDEN AXE- THE DUEL:
Na metade da década de 1990 os games de luta estavam em alta: Street Fighter, Mortal Kombat, Fatal Fury, The King Of Fighters. De olho nesse sucesso, a SEGA lançou um game de luta baseado em Golden Axe. Se a série já tinha em suas versões domésticas o viciante modo Duel, onde muitos jogadores deixavam de jogar o modo normal do game para passar horas lutando contra as mais terríveis criaturas em uma espécie de pré Street Fighter, porque não lançar um game somente focado neste modo de jogo? E foi exatamente isso o que ocorreu em 1994, quando a SEGA lançou para os fliperamas o game Golden Axe-The Duel um jogo com gráficos espetaculares.
UM JOGO DE LUTA COM HISTÓRIA:
Muitos anos se passaram desde o último confronto com o terrível Death Adder, mas as forças das trevas novamente estão em atividade, e uma nova guerra entre as forças do bem e do mal está prestes a começar. O lendário Machado Dourado se torna alvo da cobiça de seres malignos, e Death Adder ressurge do mundo dos mortos para tentar colocar mais uma vez suas mãos nesta arma poderosíssima. Felizmente, existem bravos guerreiros, como Gillius Rockhead e Milan Flare, descendentes diretos de dois lendários heróis do passado, que farão de tudo para impedir que o machado sagrado seja possuído pelo mal. Começa então uma série de combates, onde vários guerreiros de diversas localidades de Yuria lutarão até a morte pela posse do Machado Dourado.
Órfão pela guerra e encontrado por um guerreiro famoso, Kain Blade aprendeu a arte da esgrima desde a tenra idade. Seguiu vagando pelas várias províncias para ajudar aqueles em necessidade. Ele busca o machado na esperança de unir as províncias do continente e terminar com os planos diabólicos de seus inimigos, Zoma e Keel.
Princesa do reino de Winwood e descendente de Tyris Flare, que ajudou a derrotar Death Adder há muito tempo, Milan Flare é a protetora do reino e depende da magia do vento para combater seus adversários. Se Milan vencer, o Machado Dourado será usado para garantir que Winwood não caia.
GILLIUS ROCKHEAD:
Vindo de uma família de lutadores ilustres, o bisavô de Gillius Rockhead, Gillius Thunderhead, é o lendário guerreiro que ajudou a matar Death Adder. Quando a notícia do reaparecimento da Death Adder atingiu a cidade de Gilliam, Gillius Rockehead foi o primeiro a se preparar para a guerra.
Serviu como um conselheiro do rei de Lustan, um reino que beirava o Planalto Sul, nos dias antigos. A cobiça de Zoma por poder se tornou demais para o rei, que lhe baniu. Ele usa as energias da vida de viajantes capturados para se sustentar nesse ambiente sombrio. O reaparecimento do Machado Dourado desperta seu desejo de poder mais uma vez.
É da Ilha de Miribar, um lugar único, abastecido com produtos e animais de terras distantes e um colégio de curandeiros que é o melhor das províncias. Doc renuncia a sua posição na escola para buscar o Machado Dourado. Ele prometeu trazer o machado de volta para a província.
KEEL:
Um guerreiro elfo da província nortenha de Cristal. Aqueles que viajam através da tundra, o fazem apenas em grandes números, pois Keel assombra as estradas à procura de presas. Ele sempre foi ambicioso e prometeu que ele um dia será o governante de Cristal.
Uma menina nascida na parte nordeste do continente, uma coleção de pequenas províncias que até recentemente lutou contra o outro. Ela foi abandonada quando bebê e criada pelos Degaas, o espírito do deserto. Embora ainda jovem e ingênua, Jamm aprendeu uma série de estilos de luta dos animais e espera manter o que resta das províncias para eles.
PANCHOS:
O pai de Pancho, um inventor, ensinou-o ainda jovem as habilidades deste oficio. Mas Pancho não estava satisfeito com a sua vida e ansiava por aventura. Quando ouviu que o machado foi trazido à tona, ele dirigiu-se para o campo de batalha ,vestido com armadura brilhante e carregado com grandes bolas de metal.
GREEN:
Único sobrevivente de raça de homens-planta gigantes que viviam nas profundezas das florestas do continente até ser dizimado pelo exército de Death Adder. Green se prepara para o retorno de Death Adder por muitos anos. Quando ouve sobre o Machado Dourado , ele percebe que a chance de conhecer Death Adder face-a-face está próximo.
DEATH ADDER:
Acreditava-se ter morrido após a batalha com Gillius Thunderhead em The Revenge, mas o vilão ressuscitou pela terceira vez. Se Death Adder ganhar o Machado Dourado, o continente terá de enfrentar uma era de horror e desespero.
GOLDEN AXE:
A representação física dos poderes do Machado Dourado, este guerreiro gigante blindado de ouro serve como um último desafio a qualquer um que reivindica o poder do Machado.
Golden Axe- The Duel fez um certo sucesso e foi portado para o Saturn, o 32 Bits da SEGA. Depois disso, seria necessário esperar 9 anos para jogar um novo jogo da franquia.
SEGA AGES 2500- GOLDEN AXE:
No ano de 2003, a SEGA criou a linha SEGA AGES 2500, onde lançou diversos remakes de seus jogos para o Playstation 2 e Golden Axe foi um deles. Tinha tudo para ser um jogão, Golden Axe era o game perfeito para ser levado a um universo 3D aberto, numa era pré God of War.
GOLDEN AXE BEAST RIDER:
Lançado em 2008 para Playstation 3 e XBox 360, Golden Axe Beast Rider tinha tudo para trazer a série de volta a glória do passado, principalmente devido ao sucesso de God of War, mas infelizmente o jogo foi um fracasso de crítica e público.
A HISTÓRIA:
O QUE DEU ERRADO?
Apesar dos bons gráficos, o grande problema Beast Rider reside na frustrante falta de liberdade. Diferente de jogos de sua geração como God of War e Dante's Inferno, as belas paisagens não são nada senão percursos fixos e lineares, ora limitados por elementos da natureza, ora por paredes invisíveis. Tyris é incapaz de subir um pequeno monte, de saltar uma pequena cerca, sendo bloqueada abruptamente.
A interação com o cenário também se mostra praticamente nula, tirando alguns vasos e baús bem demarcados e convenientemente largados no meio do cenário. Golden Axe: Beast Rider também oferece algumas feras como montaria. O aspecto que deveria ser o carro chefe da jogabilidade não são mais do que simples montarias, estas feras não apresentam grande utilidade e pouco acrescentam a diversão do jogo.
GOLDEN AXE MYTH:
Lançado em 2011, Golden Axe Myth foi um jogo produzido por fãs, desenvolvido com OpenBOR, o mecanismo de código aberto que também foi usado para criar o remake de Streets of Rage.
A HISTÓRIA:
O objetivo do jogo mais uma vez é recuperar o Machado Dourado, abrindo caminho por 16 locais diferentes com a ajuda de 4 protagonistas principais: o bárbaro Ax Battler, a amazona Tyris Flare, o anão Gilius Thunderhead e Death Adder que aqui é um herói.
Golden Axe Myth era o jogo que os fãs queriam desde 1994, ele possui belos gráficos, dignos de uma sequência oficial, boa jogabilidade e as melhores coisas da franquia clássica. Mas, infelizmente, a SEGA em sua visão tacanha tirou o jogo do ar, preferindo manter a franquia enterrada.
otimo texto
ResponderExcluirPassei tardes jogando nos fliperamas.
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